Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Alguem Já fez uma ligação desde genero? é viável?
    Precisava de 250 de agua quente mas como não tenho espaço para por um de 250 a 300l pensei colocar dois termos em paralelo como na foto em anexo.
    um recebia a agua fria ligava ao outro e o outro enviava agua quente para a canalização..
    é viável? Ou vai perder pressão ou algo do genero?

Obrigado Desde já
      down.jpg
  2.  # 2

A instalação que ilustra não é uma instalação em paralelo, mas sim em série.
    Assim não obtém a maior capacidade,
  3.  # 3

Colocado por: sizeA instalação que ilustra não é uma instalação em paralelo, mas sim em série.
    Assim não obtém a maior capacidade,

Ai obtém obtém, e é a maneira que tira mais rendimento.

Se os colocasse em paralelo, dependendo das perdas de carga nas diferentes tubagens, poderia estar a tirar água fria de um termo e outro com água quente quase parada.

Este, aliás, é o princípio do Fleck Duo para maior rendimento: dois depósitos em série um com o outro.

Mantenha o esquema, que está bem.
  4.  # 4

Há vantagens e desvantagens nos dois modos.

Em série conseguirá uma tomada de agua quente continua algo maior, mas terá menos capacidade de aquecimento.
    E primeiro TA farta-se de trabalhar e o segundo quase não faz nada.

Mas uma instalação em paralelo mesmo, é geralmente mais vantajosa.
    E neste caso, como quer que os dois se comportem como se fossem um maior será a configuração mais adequada.

Tem aqui também um artigo (em inglês) mais elaborado.

https://www.newhomesup.com/hot-water-heaters-series-parallel/
      Screenshot 2023-04-04 at 13.44.48.png
  5.  # 5

Colocado por: ClioIIEste, aliás, é o princípio do Fleck Duo para maior rendimento: dois depósitos em série um com o outro.

Mas o flex duo foi desenhado assim principalmente para assegurar a recuperação rápida do ultimo deposito. Julgo que têm também elementos de potencias diferentes justamente por causa do desbalanceamento nas necessidades de aquecimento de cada.

E é essa a vantagem do série. Melhor recuperação quando é necessária a não totalidade da agua mais rapidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XPTO2511
  6.  # 6

Concordo consigo em tudo. Fica só a ressalva que encontrar um balanço perfeito com os termo-acumuladores em paralelo pode ser um desafio. E a análise que faz do Flex Duo está correta, e podemos perfeitamente usar termoacumuladores em série distintos (em volume, em potência e em setpoint de temperatura) para aproximar o mesmo efeito.
  7.  # 7

Colocado por: XPTO2511Precisava de 250 de agua quente mas como não tenho espaço para por um de 250 a 300l pensei colocar dois termos em paralelo

Ainda assim, não estou a ver como é que dois gastam menos espaço que um maior.
  8.  # 8

Disseram-me que a melhor opção seria esta:

https://files.fm/u/7zva4vbsp

O meu objetivo é alimentar 2 casas de banho e cozinha com o minimo de perda possível.

Qual recomendariam?

Como a canalização é nova de qq forma apenas preciso de ter uma torneira de agua fria e a de agua quente certo?
  9.  # 9

Colocado por: hangas

Ainda assim, não estou a ver como é que dois gastam menos espaço que um maior.

Tenho 1,10 largura para por maquina lavar e termo.
    - Se meter de 300l ele terá de ser assente no chão (têm 60 diametro mais ou menos) mais 59 da maquina = 1,20.
    - Os termos de 120l têm 50cm mais ou menos, consigo por a maquina em baixo, e os termos um ao lado do outro em cima presos a parede :)
  10.  # 10

E 2 wcs e 1 cozinha precisa 250l água quente?? São 6 pessoas a tomar banho seguido?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Um de 150l, deve chegar e sobrar... isso e aplicar redutores de caudal nas torneiras, em particular nos banhos.

0.0146 seg. NEW