Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Após acompanhar e ler muitas informações contraditórias no fórum, venho expor a minha situação neste novo tópico para que alguma alma caridosa me consiga dar algumas informações/dicas e opiniões sinceras e assim poder decidir sobre o dilema que tenho em mãos:

    -Este mês adquiri um imóvel vivenda geminada no concelho de Vila Nova de Gaia com recurso a financiamento bancário sobre a tipologia de aquisição + obras para HPP o imóvel é anterior a 1937 e por isso isento de alvará de utilização, apesar disso tive de recorrer ao financiamento em tipologia aquisição + obras pois o imóvel de momento não se encontra com "condições de habitabilidade". (têm electricidade só não têm água/sanemento)

    -Inicialmente a ideia passava por reabilitar o imóvel existente sem modificações ás fachadas e por isso pelo que me disseram estas seriam obras isentas de controlo prévio e de apresentação de projectos.

    -Esta era a solução pretendida e o caminho aseguir porque o agente imobiliario informou me que caso quisesse modificar algo no imovél e construir de novo teria de construir igual ao imóvel que está geminado á minha moradia o que fazia com que a minha carteira não conseguisse acompanhar essa pretensão até porque por olho parece que a vivenda que está ao lado têm mais ao menos 3 andares.

    -Após ter conversado off record com alguns elementos da gaiurbe (empresa municipal) os mesmos me informaram que existe a possibilidade de aprovarem projecto de casa térrea com largura escolhida por mim mas que respeitasse a "pendente?" da moradia vizinha, vêm como o recuo necessário ao alargamento da estrada + passeio. Com isto surge me na cabeça o rectangulo 5,10x16 =81,6m2 ou seja poderia construir um t2 térreo com áreas minimas, caso demolisse por completo o imovel existente.

    Com isto surge pela 1a vez a decisão que está no titulo do topico, e agora estou sem saber o que fazer.

    Desculpem a extensão da minha historia mas o dilema têm tantas nuances que não sei mesmo o que fazer.
    Desde já o meu obrigado a todos.
  2.  # 2

    Sendo que a mim até me interessava recuar a casa tendo em conta o perigo que existe nesta estrada (vejam imagens em anexo), não sei se devo aproveitar algo da casa antiga ou deitar tudo abaixo e fazer de novo ou até demolir apenas parcialmente o que existe e construir apenas o que falta de novo. Muitas hipoteses e sem saber o que fazer até porque existem questões de carteira,fiscais e bancárias nestas questões.

    Eu quero tornar aquilo "habitável" apenas tenho 2 anos para o fazer e obter alvará de utilização devido ao banco. Sei que não quero uma certificação energetica menor que b- e gostaria de manter a tipologia atual da casa t2.

    Com isto o que acham que devo fazer ? Não quero nada de especial tudo minimalista o mais barato possivel desde que no fim tenha a licença da camara é o que me interessa. Gostava era mesmo de conseguir fazer agora uma operação que fosse á "prova de futuro" ou seja sendo que existe possibilidade de aumentar em altura por exemplo gostava de deixar essa porta aberta.

    Digamos fazer o minimo agora para habitar ter licença e ir buscar o restante financiamento ao banco e depois com tempo e dinheiro ir melhorando tudo o resto.

    Secalhar o post já está demasiado confuso... :( qualuqer duvida é só perguntar.
      Captura de ecrã 2023-04-10, às 16.03.05.jpg
      Captura de ecrã 2023-04-10, às 16.02.04.jpg
      Captura de ecrã 2023-04-10, às 16.00.12.jpg
  3.  # 3

    Consultar gabinete arquitetura com experiência em VN Gaia e submeter um PIP
    Concordam com este comentário: diasmaria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoConsultar gabinete arquitetura com experiência em VN Gaia e submeter um PIP


    Conhece algum que me possa recomendar ?

    A solução de submeter um pip não passa já pela contratação de um projecto? não sei se isso faz sentido gastar dinheiro nisso perceber que nao tenho dinheiro para a solução apresentada e depois voltar a ideia da reabilitação tal como esta ?

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: SeGaryEste mês adquiri um imóvel vivenda geminada no concelho de Vila Nova de Gaia com recurso a financiamento bancário sobre a tipologia de aquisição + obras para HPP

    Já meteu a mão, a seguir mete o braço.

    Devia ter metido o PIP (o anterior proprietário) antes de comprar.

    Tem a certeza de que o crédito que contratou tem montante suficiente para as obras que pretende?

    Pode ir para lá morar sem obras de fundo. Só pichelaria... mas é isso que pretende?
  6.  # 6


    Já meteu a mão, a seguir mete o braço.

    Devia ter metido o PIP (o anterior proprietário) antes de comprar.

    Tem a certeza de que o crédito que contratou tem montante suficiente para as obras que pretende?

    Pode ir para lá morar sem obras de fundo. Só pichelaria... mas é isso que pretende?


    A minha história é um pouco difícil de compreender para alguém que está de fora, mas vou tentar resumir sem muitos detalhes.

    Fui "obrigado" a comprar este imóvel por questões pessoais, sendo que eu vivo maior parte do tempo do ano em autocaravana o que pretendo com este imóvel é mais tornar o mesmo "habitável" para a minha mãe viver e ao mesmo tempo "investir" em algo para o futuro pois sei que arrendar é impossível e comprar cada vez vai ser mais difícil decidi arriscar enquanto tenho essa possibilidade.

    A questão é que pelo que percebi as obras sejam qual sejam a fazer devem no final obter "condições de habitabilidade" e isto no prazo de 2 anos para que o banco liberte a tranche que falta , dito isto e sendo que tenho 90k de capitais propríos (+ 10k obras financimento) que posso mobilizar de momento para este investimento não sei o que devo fazer 1.

    Só não quero ajeitar nada agora que daqui a 20 anos venha a perceber que têm de ir abaixo não quero por dinheiro ao lixo. Quero melhorar o imóvel com as minhas condições atuais fazendo tudo "á prova de futuro".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  7.  # 7

    Se só tem 100k para gastar esqueça meter se em aventuras. Fica 2 anos a espera de casa e 100k não chegam, no mínimo 130k (30k projetos, IVA e licenças)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoSe só tem 100k para gastar esqueça meter se em aventuras. Fica 2 anos a espera de casa e 100k não chegam, no mínimo 130k (30k projetos, IVA e licenças)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    Compreendo o que diz mas o que estou a pensar fazer é ajeitar o que existe aos bocados entende? Quero é perceber qual a melhor forma de o fazer dado os prazos.

    Por ordem de preferência:
    Demolição Total + Construção Nova vs Alteração de Moradia Demolição Parcial + Expansão vs Reabilitação do existente sem mudar fachadas.

    Eu não percebo nada disto mas para a CM passar o alvará de utilização no fim da obra o que é necessário de mínimo de condições? Quero eu dizer que se o valor que me diz para fazer isto são os 130k o que está nesse valor incluido ? por exemplo está a fazer a conta a iva 23% ou a 6% ? o preço de um projecto / licença é o mesmo para construção nova e para reconstrução parcial ?

    Caso não tenha dinheiro para pintar a casa por exemplo pinto depois entende? tudo aquilo que se possa fazer depois de obter o alvara de utilização faz se depois. O que gostava mesmo de fazer agora é o mínimo para ajeitar a disposição da casa na rua fazendo o recuo necessário deixando a possibilidade de aumentar em altura no futuro da forma mais barata possivel e com o minimo de condições exigidas para no fim obter alvara de utilização.

    Obrigado pela ajuda
  9.  # 9

    Colocado por: SeGary1937 e por isso isento de alvará de utilização
    isento no seu estado atual... depois das obras passa a necessitar.

    Colocado por: SeGary-Inicialmente a ideia passava por reabilitar o imóvel existente sem modificações ás fachadas e por isso pelo que me disseram estas seriam obras isentas de controlo prévio e de apresentação de projectos.
    nao é apenas a alteração de fachada que conta.

    Colocado por: SeGaryminimalista o mais barato possivel
    já deve saber que minimalista e mais barato possível nao cabem, na mesma frase.

    Colocado por: SeGaryQuero é perceber qual a melhor forma de o fazer dado os prazos.
    primeiro tem de saber o que tem.. como pode ser melhorado dentro do orçamento.. por isso devia chamar alguém para fazer uma avaliação disso e propor lhe uma solução.

    se quiser mande me um email ou contacte outro arquitecto para fazer uma visita e levantamento/análise à casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  10.  # 10

    Colocado por: SeGaryPor ordem de preferência:
    Demolição Total + Construção Nova vs Alteração de Moradia Demolição Parcial + Expansão
    à primeira viasta eu diria que você não tem orçamento para estas duas opções. mas... tudo depende. se pretende áreas mínimas vou atirar e dizer talvez.. mas é um talvez muito fraco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  11.  # 11

    Colocado por: SeGaryo preço de um projecto / licença é o mesmo para construção nova e para reconstrução parcial ?
    sim.. com nuances..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  12.  # 12

    Colocado por: SeGarypor exemplo está a fazer a conta a iva 23% ou a 6% ?
    é zona ARU?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemosisento no seu estado atual... depois das obras passa a necessitar


    Neste caso então o que posso fazer o que é que conta? se mantiver o tipo de telhado e fachado não são obras isentas?

    Não é zona ARU. Á primeira vista está na fronteira de uma pelo menos em consulta no site da CM.

    Ps: Já lhe enviei email.
  14.  # 14

    Pelo que percebi, quer ter as mínimas condições de habitabilidade mas não tem muito capital. Por outro lado não quer fazer uma obra e depois ser dinheiro deitado ao vento. Está tb preocupado com as autorizações e com o timing imposto pelo banco.
    Daquilo que consigo perceber pelas fotos, na minha opinião, (vale o que vale), deveria manter toda a estrutura exterior e remodelar todo o interior para dotar a casa com as condições de habitabilidade atuais.
    Se necessário for, criar um anexo para ampliar a área da habitação.
    Se puder tire algumas medidas á casa, faça uma planta e tire fotos do interior para aqui no fórum ter uma ajuda um pouco mais detalhada.
    Concordam com este comentário: SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
    • SeGary
    • 11 abril 2023 editado

     # 15

    Colocado por: mmarinhoPelo que percebi, quer ter as mínimas condições de habitabilidade mas não tem muito capital. Por outro lado não quer fazer uma obra e depois ser dinheiro deitado ao vento. Está tb preocupado com as autorizações e com o timing imposto pelo banco.
    Daquilo que consigo perceber pelas fotos, na minha opinião, (vale o que vale), deveria manter toda a estrutura exterior e remodelar todo o interior para dotar a casa com as condições de habitabilidade atuais.
    Se necessário for, criar um anexo para ampliar a área da habitação.
    Se puder tire algumas medidas á casa, faça uma planta e tire fotos do interior para aqui no fórum ter uma ajuda um pouco mais detalhada.
    Concordam com este comentário:SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    incrível como num comentário percebeu logo o meu dilema, obrigado :)

    então sobre as fotos e medidas já vou anexar todas as possiveis neste momento.

    mas na sua opinião faz sentido reabilitar o que existe e não resolver os problemas da "entrada" ? ou seja rua estreita (neste momento entramos pela portao de "garagem". é que é uma estrada em que passa muito carro e na propria fachada da casa dá para perceber os arranhões dos carros.
  15.  # 16

    plantas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ljpt
      11.jpg
      22.jpg
  16.  # 17

    arranhões entrada e moradia geminada
      vizinho geminado.jpg
      arranhoes.jpg
  17.  # 18

    adega traseiras e terreno
      16.jpeg
      17.jpeg
      18.jpeg
  18.  # 19

    entradas e electricidade
      7.jpeg
      13.jpeg
      15.jpeg
  19.  # 20

    quartos andar de cima + escadas
      5.jpeg
      4.jpeg
      3.jpeg
 
0.0270 seg. NEW