Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: FabioCaseiroAproveito para vos pedir umas fotografias dos vossos jardins para retirar algumas ideias

Já os médicos dizem, "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". 🤓
    Concordam com este comentário: gonzaga
  2.  # 202

... sei que não se vê grande coisa.. mas dá para ter uma ideia.
      20240818_164539_1.jpg
  3.  # 203

mais.
    Este jardim tem cerca de 35 anos de intervenção, tendo sofrido diversas alterações e mutações ao longo dos anos... alteração de conceitos, de realidade, maior saber sobre o clima, da flora, optimização de manutenção e de consumos de agua, etc...
    começou com quase tudo em escalracho... e sebe perimetral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
      20230803_1.jpg
      20231209_140125_1.jpg
      20231209_140249_1.jpg
  4.  # 204

Colocado por: RcrdPrntSim, de um lado é terreno agrícola, e trás é um quintal de outra casa, do outro lado é uma vivenda igual a minha, e como o muro é baixo(é dos dois), e para ter privacidade optei por colocar chapa,(casa de imigrantes), se eles quiserem podem comprar chapa e aparafusar a estrutura, basta pedirem autorização que eu dou....e assim fiquei com a parte bonita do meu lado....

É o que acontece conosco. A visinha colocou o bonito para p lado dela e o feio para o nosso lado.
    Do nosso lado pedimos autorização e colocamos aquelas cercas de vime
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
  5.  # 205

Colocado por: primavera
    É o que acontece conosco. A visinha colocou o bonito para p lado dela e o feio para o nosso lado.
    Do nosso lado pedimos autorização e colocamos aquelas cercas de vime

Existia e existe sempre a possibilidade de aproveitar a estrutura para colocar igualmente chapas com o lado "bonito" para o seu lado.
    No meu caso pensei em pintar o alumínio á cor das chapas mas talvez avance por essa via.
    As chapas em si não são caras, o que encarece são as bases e os postes
  6.  # 206

Colocado por: Pedro Barradasmais.
    Este jardim tem cerca de 35 anos de intervenção, tendo sofrido diversas alterações e mutações ao longo dos anos... alteração de conceitos, de realidade, maior saber sobre o clima, da flora, optimização de manutenção e de consumos de agua, etc...
      20230803_1.jpg
      20231209_140125_1.jpg
      20231209_140249_1.jpg

Pedro, esta coisa de gostos... Em primeiro lugar dar-lhe os parabéns por ter o jardim que desejou. Para mim não é de todo o tipo de jardim que eu pretendia porque me faz lembrar uma casa senhorial.
    É óbvio que o natural é outra conversa mas no meu caso simplesmente não é um trabalho que eu queira deixar para outras pessoas. Hoje é assim e no futuro poderá ser outra coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 207

Colocado por: Pedro Barradasmais.
      20230803_1.jpg
      20231209_140125_1.jpg
      20231209_140249_1.jpg

Obrigado pela partilha Pedro.
    Que planta é a da segunda foto, que também surge a meio da terceira?
    E que planta verde claro com flor é a da última foto?
  8.  # 208

Venho aqui agradecer também a partilha do Pedro. Uma das coisas que me tem dado mais dores de cabeça cá em casa é o desenho do jardim. Tenho um terreno em rectângulo e não consigo deixar de sentir que a tendência é ter uma segmentação muito à base de linhas rectas e que o torna pouco bonito: gostava que um dia pudesse vir a sentir que é algo com retalhos e natural.

Pondero seriamente um dia contratar ajuda profissional para resolver este problema. Acredito que fique um pouco caro mas logo que possa, irei desbravar este caminho.
  9.  # 209

Dos meus não tiras grandes ideias 🫣🫣
      Screenshot_2024-09-16-19-18-33-777_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2024-09-16-19-18-20-204_com.miui.gallery-edit.jpg
  10.  # 210

Colocado por: BigmouseDos meus não tiras grandes ideias 🫣🫣
      Screenshot_2024-09-16-19-18-33-777_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2024-09-16-19-18-20-204_com.miui.gallery-edit.jpg

Direitinho e verdinho dá mesmo aspecto de campo de futebol. Para os miúdos deve ser um mimo.
    O outro lado é uma tela em branco
  11.  # 211

Um serviço interessante. para quem deseja autóctones
    https://sigmetum.com/projectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo, Vítor Magalhães, Ruikode
  12.  # 212

Já lá morei perto, no Poceirão.
  13.  # 213

Colocado por: Pedro BarradasUm serviço interessante. para quem deseja autóctones
    https://sigmetum.com/projectos

Deixo aqui outro:

https://www.sementesdeportugal.pt/

Costumo comprar aqui directamente em sementes porque me da um gozo enorme germinar, mas recomendo comprarem o dobro dos pacotes necessários porque a taxa de germinação em algumas espécies anda nos <1%

Ou seja em 200-300 sementes, no final apenas temos 5 ou 6 plantas viáveis ...

(achei os preços do catálogo Sigmetum, um bocado puxadas para variedades mais banais em plantas vivas em vaso. Mas gostei imenso da variedade oferecida)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo, Ruikode, joanamsequeira
  14.  # 214

Bom dia
    Precisava da vossa ajuda.
    Estou a preparar o jardim (Viseu, 460m altitude, raramente tem geada, mas tem muito sol e calor no verão).
    Frente, sol até ao meio dia. Traseiras (área bem maior), sol durante toda a tarde.
    Pretendo fazer um jardim com plantas perenes, para terem folhas todo o ano. Perguntas:
    ->Existe alguma planta de aspeto tropical que aguente sol direto e este clima?
    ->Rododendros aguentam sol direto da tarde? Alguma variedade, híbridos?
    ->Há alguma variedade que aguente sol da manhã até ao meio dia? Há de folha perene?
    ->Lírios aguentam sol direto da tarde?
    ->Alguma variedade de hosta aguenta o sol da manhã até ao meio dia?
    ->Conífera piramidal que atinja uma altura mais ou menos de 3/4m?
    ->Coníferas que deem bom aspeto no jardim?
    ->Hortênsias aguentam sol direto da tarde ou sol da manhã? As flores perdem a cor?
    ->Buganvília dá para fazer árvore? É de folha perene? Aguenta este clima?

Escolhido já tenho os Neriuns e metrosideros. No restante, ando à deriva, porque desenhos é fácil fazer, mas encontrar plantas adequadas é outra coisa.
    Perdoem-me as perguntas, mas sou novo nestas andanças.
    Obrigado
      Sem Título762.jpg
      Sem Título750.jpg
  15.  # 215

Conseguem dizer que arvore é esta?
      Screenshot_2024-10-09-09-35-30-376_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2024-10-09-09-35-13-552_com.miui.gallery-edit.jpg
  16.  # 216

Isso é um típico Juniperus que se encontra em qualquer loja de jardinagem.

Existe varias variedades, umas mais rasteiras, outras piramidais ou erectas.
  17.  # 217

Parece ser uma conifera, do género cupressus...
    • donn
    • 9 outubro 2024 editado

# 218

Colocado por: FabioCaseiroAproveito para vos pedir umas fotografias dos vossos jardins para retirar algumas ideias

OK! Este pode mostrar ums ideias, embora não seja tudo visível. No muro ao lado direto, há roseiras amarela e vermelho e uma madresilva, e atrás uma bignonia tipo tecomaria - vigorosa, verde todo ano, floresce outono/inverno. As Yucca rostrata são duas (a outra escondida pela lantana), e mais vistosas agora que cresceram o dobro. No outro lado, salvia-comum e (não a vista) capuchinha.

As flores em todo lado, Gazania. Comprei de várias cores e elas semearam livramente, a dar cores diversos. Podem crescer onde nascer. Para trás coberta de potentilha, Potentilla reptans, erva pre-existente que eu julguei trabalho demais a tirar (tem raizes profundos de cor vermelho se cortar.) Há mais aqui - demais!

Há dois anos era só ervas. Eu fiz esforço a limpar todo a "grama bermudas" ou qualquer seja o nome desta praga, adubar com quantidade insuficiente de estrume de coelho, colocar as pedras, cascalho e casca de pinho. Precisa de pouca manutenção, e não muita rega.
    Concordam com este comentário: FabioCaseiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
      20240416_154343x.jpg
  18.  # 219

Preciso de me apetrechar com um corta relvas.. são cerca de 500m2, de relva.

Experimentei um a gasolina, mas tem tração e não gostei. Há máquinas a gasolina sem tração?
  19.  # 220

Colocado por: Bragas VExperimentei um a gasolina, mas tem tração e não gostei. Há máquinas a gasolina sem tração?

Deve haver, mas é um erro enorme. Experimentou onde? Em quê?

0.0518 seg. NEW