Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cumprimentos a todos, utilizadores, comentadores e moderadores. Este é o meu primeiro post neste fórum, apesar de já o consultar há vários anos. No sentido de não entrar em off-topics ou inundar outras discussões com questões repetidas, passo a apresentar-me a mim e às circunstâncias que me trazem ao Fórum da Casa, e solicito o apoio de quem estiver disponível para me referenciarem os tópicos que devo consultar ou recorrer para cada assunto.

    Sou do Porto, vivo em Matosinhos, sou proprietária de um T2 em Matosinhos, e pretendo em breve mudar-me para o interior do país (distrito de Bragança), para a casa construída pela minha família há cerca de 45 anos.

    Perante isto, apresentam-se-me dois desafios:
    - vender o T2 em Matosinhos
    - proceder a algumas obras na casa de família

    Pretendo utilizar este tópico para o "diário de obra" ou, neste caso, "diários".
    Espero poder utilizar esta tópico também para pedir dicas, orientações, opiniões ou tipos de profissionais a quem recorrer.

    No caso da venda do T2 (que está ainda a ser esvaziado e limpo), a minha maior questão tem a ver com a avaliação e poderaçao sobre as melhorias a fazer ou não. Tenho neste momento contacto com um amigo agente imobiliário, no sentido de perceber se será mais sensato vender a casa
    - tal como está
    - com obras de reparação básicas
    - com algumas obras de melhorias
    - com obras de remodelação significativas

    No que diz respeito à casa da família, em trás os montes, as dúvidas têm a ver com o modo como posso aproveitar e melhorar as estruturas já existentes.

    Conto convosco!
  2.  # 2

    A casa de família:
      IMG_20230412_143822.jpg
      google maps casa avo.jpg
  3.  # 3

    Bem vinda. Como sugestão, acho que as dúvidas e ideias que vier a ter, deverão ser sempre ilustradas com esquemas e/ou desenehos e/ou fotografias. Receberá mais e melhores repostas.
    Nono ainda que as informações que receber aqui nunca substituirão a abordagem de um técnico contratado para o efeito.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Adriana Vicente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaBem vinda. Como sugestão, acho que as dúvidas e ideias que vier a ter, deverão ser sempre ilustradas com esquemas e/ou desenehos e/ou fotografias. Receberá mais e melhores repostas.
    Nono ainda que as informações que receber aqui nunca substituirão a abordagem de um técnico contratado para o efeito.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente


    Muito obrigada desde já. Estou precisamente a tratar de incluir as imagens que posso, neste momento! :) Obrigada pela dica!
  5.  # 5

    Algumas imagens do T2 em Matosinhos, que estou a desenhar no Sketch up, ainda que tosco, para me auxiliar na medição de áreas e visualizar alterações estruturais (ainda em trabalho).
      sketchup3.jpg
      sketchup2.jpg
      sketchup1.jpg
      sketchup6.jpg
      sketchup5.jpg
      sketchup4.jpg
      sketchup8.jpg
      sketchup7.jpg
  6.  # 6

    Plantas da casa:
    - original
    - redesenhada (em trabalho)
      Adriana planta redesenhada.jpg
      adriana planta original.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: nunogouveiaBem vinda. Como sugestão, acho que as dúvidas e ideias que vier a ter, deverão ser sempre ilustradas com esquemas e/ou desenehos e/ou fotografias. Receberá mais e melhores repostas.
    Nono ainda que as informações que receber aqui nunca substituirão a abordagem de um técnico contratado para o efeito.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário:Adriana Vicente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente


    Caro Nuno: sugere-me que crie dois tópicos diferentes (para a remodelação/ venda do T2 e para as obras na casa de família), ou que agrupe tudo neste tópico?
    Quanto à advertência sobre contactar e contratar técnicos especializados - é precisamente isso que pretendo fazer, e as dicas que busco neste fórum são no sentido de me ajudar a distinguir o que são tarefas que posso fazer eu própria, e o que são tarefas que devem ser feitas por profissionais. :)
  8.  # 8

    Algumas imagens da Casa de Família:
    (ao fundo, os anexos em que pretendo intervir)
      1681728754040.jpg
      1681728753931.jpg
      1681728753966.jpg
  9.  # 9

    Algumas imagens dos anexos "toscos", que pretendo modificar:

    Algumas questões, (preparem-se, por favor, para as minhas perguntas mais do que básicas):

    - Junto de que instituição é que eu posso verificar se estas construções anexas estão registadas (legalizadas)? Porque me parece que podem não estarão
    - Querendo fazer alterações, em que ponto dos trabalhos devo assegurar que estas estarão conformes?

    Obrigada!
      1681728754135.jpg
      1681728753721.jpg
      1681728753684.jpg
      1681728754114.jpg
      1681728754437.jpg
      1681728754219.jpg
  10.  # 10

    Adirana contrate um arquiteto/ Gab. de projectos e com ele esclarece as suas questoes.

    Tem ai um rol de "barracos"...nesses anexos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
  11.  # 11

    Ou seja... no caso da garagem maior (imagens 2 e 3 do post anterior), que não será demolida, e servirá como espaço de oficina, posso ser eu a fazer instalações eléctricas simples (iluminação e tomadas), canalização simples, e depois estas serem vistoriadas? Ou isto é já começar mal?
  12.  # 12

    Colocado por: Adriana VicenteOu seja... no caso da garagem maior (imagens 2 e 3 do post anterior), que não será demolida, e servirá como espaço de oficina, posso ser eu a fazer instalações eléctricas simples (iluminação e tomadas), canalização simples, e depois estas serem vistoriadas? Ou isto é já começar mal?


    A primeira coisa será passar na conservatória e ver o que está registado.

    Logo fica a saber se as construções estão legais ou não.

    Se estiverem legais, ótimo. Caso contrário, tem de ver se são legalizáveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
  13.  # 13

    E para fazer ligações de esgotos terá de ter a aprovação dos serviços municipais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasAdirana contrate um arquiteto/ Gab. de projectos e com ele esclarece as suas questoes.

    Tem ai um rol de "barracos"...nesses anexos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente


    Precisamente, caro Pedro. A minha dúvida era a quem me dirigir primeiro. Sendo que pretendo despender o menos possível, porque o imóvel não é meu (pertence ao meu avô), e sendo que as despesas serão minhas, e me proponho a efectuar eu própria o maior número de coisas possível, as minha dúvidas prendem-se com: depois das limpezas e arrumações feitas, poderei e deverei eu instalar mais pontos de luz no local onde pretendo instalar a oficina? Posso instalar XPS no tecto? Posso pintar as paredes? Posso nivelar o chão com cimento? Ou tudo isto são desvarios, carroça à frente dos bois, e que comportam o risco de ter que "mandar tudo ao ar" por não estar conforme?

    Sem me querer substutuir a nenhum profissional (seria ridículo) mas assumindo os riscos de que as coisas não fiquem tão bem quanto poderiam, que tipo de tarefas é que eu posso assumir para mim e quais as que devo impreterivelmente delegar?

    Como exemplo: no meu T2 que pretendo vender, não contratarei empreiteiro, porque as modificações dos interiores serão superficiais (com excepção do aquecimento central), e pretendo fazer eu o máximo que puder. Já para a venda, recorrerei a uma agência, porque não possuo valências nem conhecimentos que mo permitam fazer.

    Conto com a vossa ajuda paar perceber onde estou a delirar, onde estou a queimar etapas que não devo, e onde posso estar a poupar dinheiro em mão de obra.
  15.  # 15

    Irei então à conservatória na 1a semana de Maio, para verificar a caderneta predial.

    Colocado por: nunogouveiaE para fazer ligações de esgotos terá de ter a aprovação dos serviços municipais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente


    Colocado por: nunogouveiaE para fazer ligações de esgotos terá de ter a aprovação dos serviços municipais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente

    Mais uma pergunta estúpida: como se processam estas alterações? Tem que ser submetido algum projecto à Câmara Municipal antes de tocar no que quer que seja, ou estes serviços mais simples (electricidade e canalização) podem ser efectuados e posteriormente vistoriados /fiscalizados (não sei o termo correcto)? (estou a referir-me à garagem, que me parece a única estrutura que poderá estar legalizada)

    Ou seja... eu não quero cometer ilegalidades nem criar espaços que sejam um perigo público, mas preciso mesmo de poupar no que puder ser eu a executar.
  16.  # 16

    Colocado por: Adriana VicenteNo caso da venda do T2 (que está ainda a ser esvaziado e limpo), a minha maior questão tem a ver com a avaliação e poderaçao sobre as melhorias a fazer ou não. Tenho neste momento contacto com um amigo agente imobiliário, no sentido de perceber se será mais sensato vender a casa
    - tal como está
    - com obras de reparação básicas
    - com algumas obras de melhorias
    - com obras de remodelação significativas


    eu vendia como está.

    muitas vezes gastamos dinheiro em obras, que depois o comprador não valoriza.

    além de que as obras só vão atrasar a venda.

    claro que ao vender com as obras feitas podem à partida pedir mais algum dinheiro, mas eu acho que compensa pouco.
    Concordam com este comentário: hangas, Caravelle, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
  17.  # 17

    Colocado por: Adriana VicenteNo caso da venda do T2 (que está ainda a ser esvaziado e limpo), a minha maior questão tem a ver com a avaliação e poderaçao sobre as melhorias a fazer ou não. Tenho neste momento contacto com um amigo agente imobiliário, no sentido de perceber se será mais sensato vender a casa
    - tal como está
    - com obras de reparação básicas
    - com algumas obras de melhorias
    - com obras de remodelação significativas


    Neste ponto o seu amigo consultor imobiliário é talvez quem a pode ajudar mais. Isto porque ele com uma visita ao local rapidamente lhe dá uma opinião.

    Eu vendi este ano um T2 também e tive a mesma duvida. Era um apartamento com quase 20 anos, pelo que beneficiaria com certeza de uma modernização, ou pelo menos umas pinturas.

    Em conversa com agentes imobiliário conhecidos e que conheciam o apartamento, a sugestão foi de vender como está:

    - Apesar da não tão boa aparência da pintura original, fazer uma pintura nova antes de vender poderia levantar desconfiança de estar a esconder alguma patologia.
    - Podia ter mudado os moveis de cozinha, ou pelo menos as portas. Mas seria um gasto que teria que repassar elevando o preço de venda. Achei que valia deixar uma margem de negociação a contar com isso, e assim o comprador poderia fazer o que quisesse com o orçamento que quisesse.
    - Apenas foram reparadas pequenas coisas; e trocadas outras como um exaustor e um forno novo cuja limpeza profunda me daria mais trabalho que o valor de novos low cost. E sempre é um plus dizer que levou equipamentos novos.


    Foi vendido até ligeiramente acima do valor que tinha definido como mínimo, pelo que com o valor do "desconto" em relação ao asking price nunca conseguiria pintar as paredes e modernizar a cozinha.

    A opinião dos agentes com quem falei foi que de as pessoas já estão a espera de num apartamento usado ter que lhe "lavar a cara", e querem fazê-lo ao gosto delas. Tirando reparar coisas obvias e partidas que possam levar alguém a ficar de pé atrás, mais vale aplicar o dinheiro da remodelação num desconto no valor, do que estar com esse trabalho.

    Isto é.. não vale a pena estar a gastar 10 mil Eur a lavar a cara ao apartamento, para depois meter mais esse 10K no valor que tem em mente, complicando avaliações, créditos, etc.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
  18.  # 18

    Colocado por: pauloagsantos

    eu vendia como está.

    muitas vezes gastamos dinheiro em obras, que depois o comprador não valoriza.

    além de que as obras só vão atrasar a venda.

    claro que ao vender com as obras feitas podem à partida pedir mais algum dinheiro, mas eu acho que compensa pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente


    Obrigada, Paulo! :) Pois, a minha questão é mesmo essa. Se compensa ou não. A casa tem quase 20 anos e o prédio está em óptimas condições, mas a casa está infelizmente degradada no seu interior, mas por uso, não por questões estruturais. Daí que substituir um chão que está péssimo, arranjar as portas, molduras e rodapés (interiores) e pintar as paredes parece-me o básico, e julgo que faria a casa ecoar melhor a idade que tem. Parece-me que, escolhendo bem os materiais e fazendo eu o que puder (pintar paredes, instalar chão (laminados flutuante de encaixe), reavivar juntas na cerâmica da cozinha e casas de banho, poderia eventualmente vender a casa a um preço significativamente mais alto do que o investimento que eu faria neste materiais.

    Esqueci-me de dizer uma coisa: eu não pretendo vender a casa a investidores, nem pretendo vender a casa a preços exorbitantes só porque o mercado diz que sim. (chamem-me doida) :)

    Naturalmente que, sem fotos da casa, é difícil apreciar a situação. Colocarei logo que possa fotos do interior, para ilustrar o que quero dizer.
  19.  # 19

    Colocado por: hangas

    Neste ponto o seu amigo consultor imobiliário é talvez quem a pode ajudar mais. Isto porque ele com uma visita ao local rapidamente lhe dá uma opinião.

    Eu vendi este ano um T2 também e tive a mesma duvida. Era um apartamento com quase 20 anos, pelo que beneficiaria com certeza de uma modernização, ou pelo menos umas pinturas.

    Em conversa com agentes imobiliário conhecidos e que conheciam o apartamento, a sugestão foi de vender como está:

    - Apesar da não tão boa aparência da pintura original, fazer uma pintura nova antes de vender poderia levantar desconfiança de estar a esconder alguma patologia.
    - Podia ter mudado os moveis de cozinha, ou pelo menos as portas. Mas seria um gasto que teria que repassar elevando o preço de venda. Achei que valia deixar uma margem de negociação a contar com isso, e assim o comprador poderia fazer o que quisesse com o orçamento que quisesse.
    - Apenas foram reparadas pequenas coisas; e trocadas outras como um exaustor e um forno novo cuja limpeza profunda me daria mais trabalho que o valor de novos low cost. E sempre é um plus dizer que levou equipamentos novos.


    Foi vendido até ligeiramente acima do valor que tinha definido como mínimo, pelo que com o valor do "desconto" em relação ao asking price nunca conseguiria pintar as paredes e modernizar a cozinha.

    A opinião dos agentes com quem falei foi que de as pessoas já estão a espera de num apartamento usado ter que lhe "lavar a cara", e querem fazê-lo ao gosto delas. Tirando reparar coisas obvias e partidas que possam levar alguém a ficar de pé atrás, mais vale aplicar o dinheiro da remodelação num desconto no valor, do que estar com esse trabalho.

    Isto é.. não vale a pena estar a gastar 10 mil Eur a lavar a cara ao apartamento, para depois meter mais esse 10K no valor que tem em mente, complicando avaliações, créditos, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adriana Vicente


    Muito obrigada pela sua partilha. Fez-me repensar tudo as hipóteses que pus... A razão porque ainda não tive a opinião de agentes imobiliários é porque ainda estou a esvaziar e a limpar a casa, e por motivos estúpidos de orgulho não quis que vissem o caos em que a casa está ainda...

    Já ouvi a mesma opinião (vender como está) de algumas pessoas, mas receei sempre que fosse por causa do preço da mão de obra, do não saber como remodelar apelando a um público o mais vasto possível, não saber escolher materiais e ter que delegar muita coisa.

    Mas o seu testemunho fez-me repensar tudo isto. Vou terminar as arrumações o mais rapido possível e pôr os interiores à consideração do meu amigo e de outros agentes, porventura.
    • NLuz
    • 17 abril 2023 editado

     # 20

    Já sabe quanto vale o seu apartamento como está?
    O seu amigo já lhe fez um estudo de mercado para saber, atualmente, como está por quanto venderia ?

    "Esqueci-me de dizer uma coisa: eu não pretendo vender a casa a investidores, nem pretendo vender a casa a preços exorbitantes só porque o mercado diz que sim. (chamem-me doida) :)!"

    Desta suas premissas , calculo que não precise do dinheiro da venda do apartamento...
    Vender a investidores não ? Porque ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana Vicente
 
0.0258 seg. NEW