Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia Caros,

Numa situação de solicitação de crédito habitação para construção em que a obra dure mais do que os dois anos previstos para que o banco liberte a totalidade do capital através das tranches, sendo que no final desses dois anos não haverá mais direito aos capitais retidos, é possível solicitar -se prorrogação do prazo para finalização da obra? Ou, fica a deve-se ao banco apenas o montante que foi libertando através das tranches?

Obrigado.
  2.  # 2

hum,
    Terá que reunir com o Banco.
    Apresentar as suas considerações que fundamentam a derrapagem/prorrogação do prazo a construção.
    Dificuldades e atrasos na obtenção, entrega de materiais e também mão de obra.
    Se passou pelo periodo COVID, aborde os diplomas genéricos que suspenderam prazos face aos constrangimentos decorrentes da pandemia.
    veja o protocolo do banco para esta situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco_Pires
  3.  # 3

Caro smart,

Muito obrigado pela rápida resposta à minha solicitação. Está a ajudar na clarificação da questão. Obrigado.

Gostaria de obter a opinião de alguém que já terá, eventualmente, passado pelo mesmo?

Muito obrigado.

Att,
    Marco Pires
  4.  # 4

Sim é possível..

É um processo simples..

Vá ao banco e faça o pedido..
  5.  # 5

Caro Bragas V,

Muito obrigado pela sua atenção e colaboração.
    É um processo simples mesmo que na escritura conste que após o período de 24 meses não terei direito ao valor entretanto retido?

Obrigado

Cumprimentos,

Att,
    Marco Pires
  6.  # 6

Colocado por: Marco_PiresGostaria de obter a opinião de alguém que já terá, eventualmente, passado pelo mesmo?
    Junto do Santander consegui duas prorrogacoes de 6 meses cada. Apenas tive de informar atempadamente que por motivos que me eram alheios, o prazo de execução da obra estava atrasado.

Fale com o seu gestor de conta. O banco não tem qualquer interesse em que a obra fique inacabada, daí que em principio aceda em Prorrogar. Pode é ter de fundamentar com maior ou menor rigor a sua pretenção.
  7.  # 7

Caro HAL_9000,

Obrigado pela ajuda.
    O meu banco é a CGD. Espero que dê facto eles simplifiquem o processo.

E no seu caso houve alguma contrapartida? Aumento nos juros ou outra? Ou as condições mantiveram -se as mesmas?

Obrigado.
    • smart
    • 1 maio 2023 editado

# 8

hum..
    não fique muito assustada com contrapartidas
    durante a obra, não paga capital, apenas juros sobre o montante utilizado
    quero dizer, habitualmente é assim
    depois que terminar e tiver a licença de utilização, se as condições não interessarem muda de banco..
    habitualmente não terá encargos e pode selecionar as condições de mercado que melhor satisfaçam o seu interesse
    o importante é ter carcanhol para terminar...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  8.  # 9

Caro smart,

Mais uma vez muito obrigado.

De facto parece que o meu stress sentido devido ao assunto era um pouco exagerado, tendo em consideração as experiências aqui descritas.

Quando faltarem aí uns três meses para o término dos dois anos correspondentes ao período estipulado pelo banco, tratarei de agilizar o pedido de prorrogação.

Pelo que percebi dos comentários anteriores, poderei solicitar prorrogação por períodos de 6 meses? Haverá, com certeza, um limite ao número de prorrogações solicitadas!!!

Só espero é que a CGD não se oponha a este eventual pedido de prorrogação!!!!!

Mais um vez obrigado.

Se houver mais experiências que possam relatar, agradeço deveras o Vosso contributo.

Já estava a ver a minha vida a "andar para trás" sob risco de não ter acesso à totalidade do capital contratualizado inicialmente. É que corria o risco de, para além de não conseguir terminar a casa, ter o crédito habitação à construção para pagar sem ter casa!!!

Agradeço a informação e por me terem diminuído a ansiedade dos últimos dias!!

Mais experiências são bem vindas!!
    Não hesitem em escrever.

Obrigado.

Marco Pires
  9.  # 10

E importante ir ao banco com a prorrogação da licença já concluída. Sem isso nem sequer falam consigo.
    Depois o processo é simples. Tem de entregar montes de papeis e preencher coisas mas não é complicado.
    Aconteceu comigo.
  10.  # 11

Boa noite Caro NielsBohr,

Quando diz "prorrogação da licença já concluída" refere -se mais precisamente a quê? É que eu ainda não solicitei nenhuma prorrogação!! Está a referir-se que só devo efetuar esse pedido de prorrogação quando os dois anos já tiverem passado, é isso?

A sua experiência foi na CGD?

Obrigado.
  11.  # 12

Colocado por: Marco_PiresE no seu caso houve alguma contrapartida? Aumento nos juros ou outra? Ou as condições mantiveram -se as mesmas?
    Na prática houve aumento de juros porque me vêz de dois anos de carência tive 3. Não me deixaram começar a abater antes de informar que não precisava de mais capital (o que até faz sentido). Mas aparte disso, as condições contratualizadas mantiveram-se.
  12.  # 13

Viva Caro HAL_9000,

Na prática o processo foi pacífico sem grandes problemas por parte da entidade bancária?

Solicitou a prorrogação antes do prazo dos 24 meses ter terminado ou após esse tempo?

Obrigado
  13.  # 14

Colocado por: Marco_Piresrefere -se mais precisamente a quê? É
    penso que se referia a licença de construção. Para pedir prorrogação do período para usar o capital, tem de ter a licença de construção tambem válida para esse período.
  14.  # 15

Viva,

A licença de construção estará válida à altura da caducidade dos dois anos para efeitos de libertação das tranches por parte do banco.

Isso não será o problema. O problema é mesmo a prorrogação da libertação das tranches uma vez que a obra pode não terminar em dois anos!!!!
  15.  # 16

Colocado por: smartdurante a obra, não paga capital, apenas juros sobre o montante utilizado

Veio mesmo a calhar este tópico.

Numa situação em que a obra custa por exemplo 200.000€, em terreno próprio, e onde existe capitais próprios a rondar os 90.000€ e um CH para construção de 110.000€, nesses primeiros 2 anos pagamos juros sobre quê?

É que como existe os capitais próprios, só faria sentido pagar juros sobre o montante usado acima disso..
  16.  # 17

Caro LX_2509,

Paga juros sobre o capital libertado pelo banco em cada tranche correspondente à avaliação da obra feita, de forma cumulativa.
    Concordam com este comentário: smart
  17.  # 18

Já agora, especialmente dirigindo-me aos colegas de Fórum que passaram por esta experiência de ter de solicitar a prorrogação ao banco, posso questionar o motivo do atraso das vossas obras?

É só para fazer o ponto de situação da minha situação atual e tentar perceber se não haverão aqui motivos extras que me estarão a "escapar" à primeira vista!!! Isto de empreiteiros... já se sabe como é!!!!
  18.  # 19

Colocado por: Marco_PiresCaro LX_2509,

Paga juros sobre o capital libertado pelo banco em cada tranche correspondente à avaliação da obra feita.

Pois eu também achei que era assim, mas nas simulações que se fazem na net, aquilo dá o valor de juros a pagar para os primeiros 2 anos, e parece não ter em linha de conta os montantes libertados no tempo...
    Já agora, onde é a sua obra?
  19.  # 20

Caro LX_2509,

Eu apenas estou a pagar os juros correspondentes ao capital libertado até então, de forma cumulativa!!!

0.0212 seg. NEW