Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: TelhadoA desvantagem é que se corre mal é o responsável mas como trabalha sempre com os mesmos de confiança nunca teve azar.
    qual desvantagem?
    Só se der muito para o torto, porque isso é um chave na mão onde como é obvio quem coloca a cabeça no cepo tem de ter uma margem confortável de segurança.
  2.  # 62

Colocado por: TelhadoEu acho que se as pessoas perderem um bom tempo ou contratarem alguém com conhecimentos para o fazer conseguem alcançar bons preços.
    Agora claro se não querem perder tempo e só querem as coisas prontas aí fica difícil.
    Eu e os meus irmãos fizemos obras gerais numa casa de família na Figueira da Foz e ainda conseguimos arranjar bons preços com a malta local mas tivemos de perder bastante tempo.

Alguns exemplos de preços para moradia T5 com 4WC e jardim
    Instalações eléctricas e ITED - 12000€
    Canalização e loiças sanitárias - 14000€
    Tecto pladur e uma camada 40mm lá mineral - 28€ o m2
    Forra pladur e uma camada 40mm lá mineral - 28€ o m2
    Forra dupla pladur e uma camada 40mm lá mineral - 34€ o m2
    Divisórias simples pladur e uma camada 40mm lá mineral - 36€ o m2
    Divisórias dupla pladur e uma camada 40mm lá mineral - 48€ o m2
    Assentamento bloco térmico 20cm - 27€ o m2
    Pintura com tinta Cin vinylclean tall 9010 - 11€ o m2

Eu trabalho com preços muito mais baratos do que esses, e não consigo construir a 1000€/m2 + iva
  3.  # 63

Colocado por: DR1982qual desvantagem?
    Só se der muito para o torto, porque isso é um chave na mão onde como é obvio quem coloca a cabeça no cepo tem de ter uma margem confortável de segurança.

Então se correr mal com prazos ( há multas ) com questões de garantia etc algo pode correr mal.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 64

Colocado por: Pickaxe
    Eu trabalho com preços muito mais baratos do que esses, e não consigo construir a 1000€/m2 + iva

Acredito que consiga melhores preços pois também é da área nos não e além disso foi numa zona o de não conhecemos ninguém como por exemplo no Porto que conheço montes de empresas neste caso fomos a procura.
    Também tive um colega que é empreiteiro e me disse que tem melhores preços mas que até nem foi mau e ao que oiço falar por aqui foi muito bom mesmo.
    E faltou me um preço que foi o soalho maciço de Pinho colado com cola bicomponente acho que é assim que se diz a 46€ o m2 foram salvo erro 180m2 também acho que foi bom preço ao que oiço por aqui
  5.  # 65

Colocado por: marco1completamente de acordo
    já por aqui tambem referi algumas vezes que isto sim é que seria o papel dos arquitetos, levar a obra até ao fim

Mas enquanto vermos os arquitecto como uma despesa e não um investimento, não vamos conseguir isso.

Eu concordo com a conclusão. Mas, a não ser um arquitecto já com provas dadas, duvido que um dono de obra esteja disposto a largar um extra para o arquitecto para isso.
  6.  # 66

Colocado por: Telhado

Então se correr mal com prazos ( há multas ) com questões de garantia etc algo pode correr mal.

E quem é que acha que paga isso tudo? O DO claro.
    Não estou a dizer que é uma boa ou má opção, é secalhar ima boa forma de controlar a coisa mas exige dinheiro.
    Enquanto isso nao faltam é casas por ai a ser construidas abaixo dos 1000€m2 e ja com ivas incluidos.
  7.  # 67

Mas isto é também muito cultural. Um DO aceita pagar 5% de valor comercial a uma imobiliária. O arquitecto se receber 2% do valor comercial vai comer uma mariscada com a família.
    Moradia de 500k são 25k de comissão para a imobiliária.
    Moradia de 500k consegue-se por 5k a arquitectura.
  8.  # 68

E faltou me um preço que foi o soalho maciço de Pinho colado com cola bicomponente acho que é assim que se diz a 46€ o m2 foram salvo erro 180m2 também acho que foi bom preço ao que oiço por aqui

Por esse valor, se me levantasse da cama para ir trabalhar perdia dinheiro. Literalmente…
  9.  # 69

Colocado por: Joao Dias
    Por esse valor, se me levantasse da cama para ir trabalhar perdia dinheiro. Literalmente…

Não me parece que seja o caso até porque já é uma empresa com 27 anos e aparentemente com alguma dimensão pelo menos pelas instalações que tem e parque de viaturas por isso de certeza que não perde dinheiro.
  10.  # 70

Colocado por: paulovalenteMas isto é também muito cultural. Um DO aceita pagar 5% de valor comercial a uma imobiliária. O arquitecto se receber 2% do valor comercial vai comer uma mariscada com a família.
    Moradia de 500k são 25k de comissão para a imobiliária.

Sem dúvida alguma.
  11.  # 71

Colocado por: gil.alvesNão consigo ver a galeria mas vai de encontro ao que eu digo. Com uma gestão integrada e cuidado logo à concepção acredito que é o(!) modelo necessário a adoptar em PT como já se faz pela Europa.
    Existe compromisso e responsabilidade. E neste caso um bem haja à Arq. que tomou o papel responsável.

É o que faz mais sentido em qualquer lugar do mundo.
    Portugal vai algo atrasado. O Arquitecto é visto como um Solicitador ou Advogado... que entra em jogo porque é legalmente necessário, ainda é visto como estando desligado da obra. É alguém para resolver as coisas com a burocracia na Câmara, o resto é com a malta que anda mais suja nas obras. Andar limpo passa a mensagem de que não sabe.

O modelo "europeu" não é novo, muito longe disso, mas em Portugal não é tão simples exigir 12-15% do valor da obra com Arquitectos para fazer isso... quando estão habituados a valores de 1-2%.

A malta até pode gastar o dobro em azelhices na obra... mas é dificil darem-se conta disso. Do "que poderia ter sido"...

Qualquer um que diga que gastou 5% com Arquitectos e Engenheiros ainda é chamado de burro. Se paga isso a um agente imobiliário... já é normal... com responsabilidades completamente diferentes.
    Concordam com este comentário: marco1, desofiapedro, Joao Dias, ADROatelier
  12.  # 72

Colocado por: N Miguel OliveiraO modelo "europeu" não é novo, muito longe disso, mas em Portugal não é tão simples exigir 12-15% do valor da obra com Arquitectos para fazer isso... quando estão habituados a valores de 1-2%.

15% pode ser um valor muito razoável ou completamente ridículo. Depende do que é oferecido em retorno.

Inclui todos os custos, do início ao fim, incluindo direcção, fiscalização e coordenação de segurança? (então já não é "o arquitecto", mas sim uma equipa)
    Inclui afectação 100%?
    E tudo o que for preciso ou apenas 9-17h?
    Inclui garantia de aplicação de todas as soluções e materiais definidos em projecto (ou alternativas iguais ou superiores)?
    Inclui garantia de entrega da obra pelo valor previamente estabelecido? Se sim, assume custos de derrapagens?
    Inclui penalizações de atrasos ou má execução?

High stakes, high reward... Mas duvido que a maior parte dos arq. tenha interesse em assumir tais responsabilidades (e competências para tal).

Colocado por: N Miguel OliveiraA malta até pode gastar o dobro em azelhices na obra... mas é dificil darem-se conta disso.

Acha mais facil o arq. conseguir evitar azelhices do que o director e fiscal?

Creio serem valências diferentes (conceito e implementação) e não necessariamente uma superior a outra.
    Um arq. pode ser brilhante conceptualmente e não ser grande conhecedor de *todos* detalhes de implementação.
  13.  # 73

Colocado por: paulovalenteMoradia de 500k são 25k de comissão para a imobiliária.

Sou completamente contra o nosso modelo de mediação imobiliária e acredito que não vale o que pedem (nem de longe).

No entanto, há que referir que:
    A comissão imobiliária é relativa à concretização do negócio de venda, isto é, pelo resultado de lucro alcançado.
    Na fase da arquitectura, é apenas uma promessa (do mercado, não especificamente do arq.). Promete-se que a casa valerá 500k... mas valerá? Ou é apenas o preço de custo para construir? No final, a casa tanto pode valer mais, como menos.
  14.  # 74

Não me parece que seja o caso até porque já é uma empresa com 27 anos e aparentemente com alguma dimensão pelo menos pelas instalações que tem e parque de viaturas por isso de certeza que não perde dinheiro.

Qual é o nome da empresa?
    Será que aplica em todo o país?
  15.  # 75

Colocado por: TelhadoNão me parece que seja o caso até porque já é uma empresa com 27 anos e aparentemente com alguma dimensão pelo menos pelas instalações que tem e parque de viaturas por isso de certeza que não perde dinheiro.

Pode enviar por mensagem pf? :) Obrigado!
  16.  # 76

Os arquitetos devem fazer os projetos bem feitos, a direção de obra e gestão de projetos deve ser feita por engenheiros. Simples.
  17.  # 77

Colocado por: Pickaxea direção de obra e gestão de projetos deve ser feita por engenheiros.

Não concordo!
    Deve ser feito por quem tiver habilitação legal para isso e muito importante, competência técnica.
  18.  # 78

Colocado por: Pickaxeprojetos
    projectos que não envolvam todas as especialidades não são projectos são estudos.

A mentalidade de trabalhar em silos leva-nos ao que estamos.
    Todos apenas a cumprir os mínimos, policiamento apenas e quem vier atrás que feche a porta!

Quem fica mal servido?…
  19.  # 79

Falam como se muitos arquitetos percebessem alguma coisa de obras na parte da execução/prática, para andarem a fiscalizar os trabalhos.

Ainda há pouco acompanhei a construção de um edifício comercial, com essas equipas, papeladas e siglas como o zedasilva costuma referir e foi o que se viu.

Ah e tal não se arranja pessoal bom para trabalhar.
  20.  # 80

pelos vistos a arquiteta do exemplo acima ( casa das petulas) levou a coisa a bom porto
    isso das generalizações... e tambem o que é hoje amanha pode ser diferente....
    uma equipa não é um arquiteto...
    etc....
    mas continua-se bem por cá, em cima do joelho...o que interessa é o que se paga na hora e não no que poderá vir a valer

0.0341 seg. NEW