Colocado por: TelhadoA desvantagem é que se corre mal é o responsável mas como trabalha sempre com os mesmos de confiança nunca teve azar.qual desvantagem?
Colocado por: TelhadoEu acho que se as pessoas perderem um bom tempo ou contratarem alguém com conhecimentos para o fazer conseguem alcançar bons preços.
Agora claro se não querem perder tempo e só querem as coisas prontas aí fica difícil.
Eu e os meus irmãos fizemos obras gerais numa casa de família na Figueira da Foz e ainda conseguimos arranjar bons preços com a malta local mas tivemos de perder bastante tempo.
Alguns exemplos de preços para moradia T5 com 4WC e jardim
Instalações eléctricas e ITED - 12000€
Canalização e loiças sanitárias - 14000€
Tecto pladur e uma camada 40mm lá mineral - 28€ o m2
Forra pladur e uma camada 40mm lá mineral - 28€ o m2
Forra dupla pladur e uma camada 40mm lá mineral - 34€ o m2
Divisórias simples pladur e uma camada 40mm lá mineral - 36€ o m2
Divisórias dupla pladur e uma camada 40mm lá mineral - 48€ o m2
Assentamento bloco térmico 20cm - 27€ o m2
Pintura com tinta Cin vinylclean tall 9010 - 11€ o m2
Colocado por: DR1982qual desvantagem?
Só se der muito para o torto, porque isso é um chave na mão onde como é obvio quem coloca a cabeça no cepo tem de ter uma margem confortável de segurança.
Colocado por: Pickaxe
Eu trabalho com preços muito mais baratos do que esses, e não consigo construir a 1000€/m2 + iva
Colocado por: marco1completamente de acordo
já por aqui tambem referi algumas vezes que isto sim é que seria o papel dos arquitetos, levar a obra até ao fim
Colocado por: Telhado
Então se correr mal com prazos ( há multas ) com questões de garantia etc algo pode correr mal.
E faltou me um preço que foi o soalho maciço de Pinho colado com cola bicomponente acho que é assim que se diz a 46€ o m2 foram salvo erro 180m2 também acho que foi bom preço ao que oiço por aqui
Colocado por: Joao Dias
Por esse valor, se me levantasse da cama para ir trabalhar perdia dinheiro. Literalmente…
Colocado por: paulovalenteMas isto é também muito cultural. Um DO aceita pagar 5% de valor comercial a uma imobiliária. O arquitecto se receber 2% do valor comercial vai comer uma mariscada com a família.
Moradia de 500k são 25k de comissão para a imobiliária.
Moradia de 500k consegue-se por 5k a arquitectura.
Colocado por: gil.alvesNão consigo ver a galeria mas vai de encontro ao que eu digo. Com uma gestão integrada e cuidado logo à concepção acredito que é o(!) modelo necessário a adoptar em PT como já se faz pela Europa.
Existe compromisso e responsabilidade. E neste caso um bem haja à Arq. que tomou o papel responsável.
Colocado por: N Miguel OliveiraO modelo "europeu" não é novo, muito longe disso, mas em Portugal não é tão simples exigir 12-15% do valor da obra com Arquitectos para fazer isso... quando estão habituados a valores de 1-2%.
Colocado por: N Miguel OliveiraA malta até pode gastar o dobro em azelhices na obra... mas é dificil darem-se conta disso.
Colocado por: paulovalenteMoradia de 500k são 25k de comissão para a imobiliária.
Moradia de 500k consegue-se por 5k a arquitectura.
Não me parece que seja o caso até porque já é uma empresa com 27 anos e aparentemente com alguma dimensão pelo menos pelas instalações que tem e parque de viaturas por isso de certeza que não perde dinheiro.
Colocado por: TelhadoNão me parece que seja o caso até porque já é uma empresa com 27 anos e aparentemente com alguma dimensão pelo menos pelas instalações que tem e parque de viaturas por isso de certeza que não perde dinheiro.
Colocado por: Pickaxea direção de obra e gestão de projetos deve ser feita por engenheiros.
Colocado por: Pickaxeprojetosprojectos que não envolvam todas as especialidades não são projectos são estudos.