Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco11.terreno bem compactado
    2.Geotextil
    3.betão de limpeza/ regularização
    4.Manta bentonítica
    5.Laje de betão com a espessura calculada

No ensoleiramento da minha casa fiz:
    1- Terra bem compactada/ r0cha existente;
    2- Brita para nivelamento e drenagem;
    3- Tela pitonada
    4 - Betão de limpeza
    5 - XPS 300kPa (na altura não havia para entrega o de 500 kPa, COVID...)
    6 - Manta bentonitica
    7 - Betão armado

Em complemento um dreno perimetral por baixo da brita.

Atenção que a bentonitica é pesada, tem que se preparar bem a sua colocação.

Até agora, tudo OK!
  2.  # 22

Colocado por: gil.alvesCaixa de brita generosa (30+cm)
    Manta geotêxtil
    Terreno natural compactado

Colocado por: marco11.terreno bem compactado
    2.Geotextil
    3.betão de limpeza/ regularização

Geotextil?

Vocês tem medo que nasça ervas daninhas entre o terreno bem compactado e o betão de limpeza/brita?
  3.  # 23

Colocado por: NostradamusVocês tem medo que nasça ervas daninhas entre o terreno bem compactado e o betão de limpeza/brita?
    :)
    Nada disso.
    Geotextil é só para manter a separação de camadas e sendo na parte de terreno natural ajuda depois no rebuçado aos drenos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 24

Colocado por: zedasilva
    Malhasol no betão de limpeza?
    Já cá virão os técnicos de estruturas mas creio que não faz qualquer sentido

Não faz sentido. Nunca vi fazerem isso.
  5.  # 25

talvez
    mas atenção que não é um caso comum de simples betão de limpeza, é um betão de regularização sobre terreno compactado para servir de cama á manta bentonitica e tambem á laje de ensoleiramento.
  6.  # 26

Colocado por: marco1atenção que não é um caso comum de simples betão de limpeza, é um betão de regularização sobre terreno compactado para servir de cama á manta bentonitica e tambem á laje de ensoleiramento.

Essa é a função do betão de limpeza.
    A malhasol só se justifica caso o técnico tenha medo que esse betão parta quer pela má compactação do terreno quer pela "brutidade" dos executantes.
    Pode ser uma justificação mas se assim for é porque a execução ou os executantes não são de confiança
  7.  # 27

zedasilva

sendo essa terra compactada dentro do buraco aberto para a cave, é natural que a compactação não seja algo 100% perfeita, dai que a malha sol no betão de regularização com espessura de 10 cm se possa justificar.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 28

Colocado por: marco1dai que a malha sol no betão de regularização com espessura de 10 cm se possa justificar.

Se o terreno tiver alguma humidade, essa malha sol no betão de limpeza é toda para oxidar.

Eu na minha relativa inteligência (depende dos dias e da direcção do vento), utilizei alguns varões de ferro para fazer a base de cimento da caixa dos drenos. E pensei "assim fica mais resistente", tipo betão armado.
    Depois de feito, fiquei a olhar e a pensar na humidade constante que vai haver naquela caixa e o ferro que com o tempo vai deixar a sua função de resistência para começar a partir o cimento.

Às vezes a pensar no óptimo, faz-se bosta.
  9.  # 29

Colocado por: gil.alvesPiso acabado e respectiva betonilha de regularização
    PRH opcional
    Betão armado à dimensão calculada
    Filme plástico de elevada densidade
    XPS 500kpa
    Betão de limpeza
    Caixa de brita generosa (30+cm)
    Manta geotêxtil
    Terreno natural compactado

Isto parece-me muito bem!
    Talvez trocasse o filme pela manta bentonítica, embora como é tão mais caro e pesado, só mesmo se se justificasse.

Colocado por: gil.alvesIdealmente até levaria uma tela betominosa anti-radão por cima do betão de limpeza e só depois o xps.

Essa tela anti-radão deve ser sempre aplicada?
    Agora já vou tarde, espero que não seja grave.
  10.  # 30

Colocado por: pguilhermeAgora já vou tarde, espero que não seja grave.

O que é cancro... Nada de especial... :)

Exposição e Efeitos na Saúde
    A exposição prolongada ao radão no interior de edifícios é uma das principais causas de aparecimento de cancro do pulmão. Fumadores e ex-fumadores estão sujeitos a um risco maior pela ação combinada do tabaco e do radão. Não existe evidência consistente da relação da exposição ao radão com outros tipos de cancro ou patologias.

in: https://apambiente.pt/radao

Se houver uma cave/desvão com ventilação não é problemático.

Dependendo das zonas do País pode ser mais ou menos problemático.
    Costuma ser uma coisa que as CM "implicam"... ou não... vai das Luas direi eu.
    Aqui para o Norte chegou a haver o "rumor" que o desvão era obrigatório para contornar este efeito.

Se não puseste nada, dependendo do estado da obra talvez haja algo a fazer, se não, é esquecer!...
  11.  # 31

na AML não é preciso, isso tem mais a ver com as regiões mais a norte por causa do granito no solo.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  12.  # 32

Credo!

Fui espreitar o link e fiquei um pouco mais descansado, pois na freguesia o índice de susceptibilidade é "baixo" (nem sequer é "moderado").

De qualquer forma, agora já tenho o betão armado, mas será que se pode colocar por cima?
    Neste caso ainda falta levar a regularização, isolamento, impermeabilização, e por fim, os componentes do PRH.
  13.  # 33

Colocado por: pguilhermeNeste caso ainda falta levar a regularização, isolamento, impermeabilização

Vai ter a impermeabilização por cima da laje?
    Não existem pilares?
  14.  # 34

Por isso é que eu adoro a velha tela à prova de trolha :)
      tela.jpg
    qualquer dia até nas sandes de courato leva tela...
  15.  # 35

Vai ter a impermeabilização por cima da laje?
    Não existem pilares?

Tb é preciso pilares? As obras hoje em dia precisam de tudo…

Fora de brincadeira: como leigo, foi logo a dúvida que me surgiu, mas é a minha receita 🤷🏻‍♂️
    Partilhei as camadas no outro tópico das fundações.
    Tanto a impermeabilização como o isolamento em cima da laje.

Mas agora que me estou a inteirar mais, confesso que estou a ficar um pouco assustado.
  16.  # 36

Colocado por: sltdQuais as camadas corretas no caso de ensoleiramento geral?

sltd, sempre optou por ensoleiramento? E com que camadas?

0.0160 seg. NEW