Iniciar sessão ou registar-se
    • rgrg
    • 13 maio 2023 editado

     # 1

    Viva!

    Sei que estes posts nem sempre são bem recebidos aqui no FdC mas vou tentar a minha sorte.

    Estou a considerar construir uma moradia.
    Já tenho terreno (710m2). Não tenho qualquer projeto.

    Na minha cabeça, a moradia deverá contar com:
    - 1 suite (com pequeno closet)
    - 2 quartos servidos por 1 WC
    - 1 escritório
    - 1 WC social
    - Cozinha e Sala
    - Pequena lavandaria/arrumos
    - Garagem

    Gostaria que fosse térrea e que tivesse uma pequena piscina.
    Assumo que 180m2 de área bruta sejam suficientes para acomadar as divisões que enumerei em cima.

    Sou um leigo nestas matérias mas queria construir uma moradia confortável e eficiente energeticamente (janelas PVC, bomba de calor, etc).

    A moradia será construída numa vila a 25km de Aveiro.

    Eu sei que qualquer estimativa que se possa fazer nesta fase será grosseira mas ainda assim gostaria de colocar a seguinte questão.

    Será possível construir o que descrevi em cima, incluir arranjos exteriores, muros e mobiliário + electrodomésticos de cozinha por 350.000 euros?

    O terreno está pago e os projetos + licenças não contam para o orçamento anterior.

    Eu sei que é prematuro e que a minha descrição devia ser mais detalhada mas estou numa fase muito inicial e queria perceber se é ou não viável dado o orçamento.

    Muito obrigado. Agradeço qualquer ajuda/esclarecimento/sugestão que me possam dar.
  1.  # 2

    Depende do terreno, para começar. Se tiver de fazer muita contenção de terras é uma coisa, se não é outra.

    Se for para o norte de Aveiro diria que estamos perto…. :)
    • rgrg
    • 13 maio 2023 editado

     # 3

    Sim, estamos perto, estou para norte.

    O terreno é plano e está ao nível da estrada que passa na frente (assumo que isto seja um ponto a favor).

    Relativamente ao meu orçamento, será que encaixa?
  2.  # 4

    Então perante o que tenho visto sim, pode fazer por esse preço e ate menos. Dependerá da arquitetura e do empreiteiro a escolher.
  3.  # 5

    O melhor é mencionar o seu limite financeiro ao arquiteto que escolher e depois pedir orçamentos a empreiteiros.
    Há muitas variáveis que podem influenciar o preço final. Por exemplo quando fala em BC, pode ser uma coisa simples para Aqs, ou uma BC Aqc, para piso radiante, só nisso os valores são muito diferentes. O mesmo se passa com as janelas Pvc, se forem de marca de topo é tiver muitos vãos e grandes, pode contar com uma fortuna.
    Tem de avançar com o projeto e depois pesquisar empreiteiros. Há users dessa zona que o poderão ajudar...
  4.  # 6

    Presumo que com IVA(?)
    Com uma gestão integral de obra, projecto/construção, faz sim até uma Passive House.
    Se for contido e aceitar condições de projecto que não encareçam a obra sem sentido. Não vejo porque não. Mais sendo o terreno plano e não se esticando nas limitações do terreno.
    Talvez com uma garagem mais ao estilo carport…

    Se for pelo método “tradicional” dissociando o projecto da construção é areia movediça… tanto pode dar ou não. Dependerá dos profissionalismos dos técnicos e no fim é você que fica com o menino nas mãos…

    Com cuidado e pés na terra isso faz-se.
    Concordam com este comentário: snob
  5.  # 7

    Colocado por: gil.alvese aceitar condições de projecto
    aqui está a maior dificuldade😂
  6.  # 8

    180m2 brutos para isso tudo nao é assim tão fácil…
    Concordam com este comentário: FabCardoso
  7.  # 9

    Colocado por: DR1982aqui está a maior dificuldade😂

    Céu e terra com o mesmo braço
    Sol na eira chuva no nabal
    Concordam com este comentário: snob
  8.  # 10

    Colocado por: gil.alves
    Céu e terra com o mesmo braço
    Sol na eira chuva no nabal
    quando a esmola é grande… bom mas darei o braço a torcer quando vir isso a funcionar em PT😂
    • RCF
    • 13 maio 2023

     # 11

    Colocado por: rgrg- 1 suite (com pequeno closet)
    - 2 quartos servidos por 1 WC
    - 1 escritório
    - 1 WC social
    - Cozinha e Sala
    - Pequena lavandaria/arrumos
    - Garagem

    Colocado por: rgrgAssumo que 180m2 de área bruta sejam suficientes para acomadar as divisões que enumerei em cima.

    só se for tudo minúsculo... com áreas razoáveis, isso tem de ir para mais de 200m2
  9.  # 12

    DR já te disse que a gestão funciona de maneira diferente… O trabalho é manter o DO dentro dos limites.
    E claro que isso implica cedências.
    Se for requisito ter vãos de alto abaixo e todos de 3+ metros de comprimento uma casa cheia de frosquices mas sem qualidade de construção também é possível (não que o faça) mas possível.
    Se queres materiais médios, confortável e económica de gerir e manter tens de ceder em complexidade e tamanho em alguma medida.
  10.  # 13

    Colocado por: RCF

    só se for tudo minúsculo... com áreas razoáveis, isso tem de ir para mais de 200m2
    este é o grande problema, é facil querer pouco m2, o difícil é depois meter tudo la dentro 😂
  11.  # 14

    Colocado por: gil.alvesDR já te disse que a gestão funciona de maneira diferente… O trabalho é manter o DO dentro dos limites.
    E claro que isso implica cedências.
    Se for requisito ter vãos de alto abaixo e todos de 3+ metros de comprimento uma casa cheia de frosquices mas sem qualidade de construção também é possível (não que o faça) mas possível.
    Se queres materiais médios, confortável e económica de gerir e manter tens de ceder em complexidade e tamanho em alguma medida.
    ja tivemos essa conversa no outro tópico… Não bastaria um gestor de projeto mas sim toda uma “maquina” montada para isso funcionar, senão é navegação à vista gerida pour outro sem ser o DO…
  12.  # 15

    Colocado por: DR1982ja tivemos essa conversa no outro tópico… Não bastaria um gestor de projeto mas sim toda uma “maquina” montada para isso funcionar, senão é navegação à vista gerida pour outro sem ser o DO…


    Depende da maquina.
    Mas sim tem de existir uma cooperação de praticamente todos os intervenientes.
    Ainda não percebeste bem o conceito de trabalhar para o DO. :)
    Abr.
  13.  # 16

    Colocado por: DR1982este é o grande problema, é facil querer pouco m2, o difícil é depois meter tudo la dentro 😂


    Eu, de facto, não tenho uma noção muito clara do que são 180m2 vs 200m2 mas creio já ter visto alguns projetos por aí de 180m2 que correspondiam às minhas expetativas.

    Eu julgo que isto - https://imgur.com/8uRKIDe - serão 180m2 brutos e as áreas parecem-me ser suficientes (este é um projeto que guardei de alguns que encontrei por aí e serve apenas para ter percepção das áreas, não faço sequer ideia se a disposição das divisões faz algum sentido).

    Em todo o caso, se estivermos a falar de 200m2 de área bruta: será o meu orçamento suficiente? Qual é a tua opinião?
  14.  # 17

    Colocado por: gil.alvesPresumo que com IVA(?)
    Com uma gestão integral de obra, projecto/construção, faz sim até uma Passive House.
    Se for contido e aceitar condições de projecto que não encareçam a obra sem sentido. Não vejo porque não. Mais sendo o terreno plano e não se esticando nas limitações do terreno.
    Talvez com uma garagem mais ao estilo carport…

    Se for pelo método “tradicional” dissociando o projecto da construção é areia movediça… tanto pode dar ou não. Dependerá dos profissionalismos dos técnicos e no fim é você que fica com o menino nas mãos…

    Com cuidado e pés na terra isso faz-se.
    Concordam com este comentário:snob


    Gil, consegues-me explicar o que queres dizer com: "método “tradicional” dissociando o projecto da construção"?
    Desculpa, sou um leigo.
  15.  # 18

    Colocado por: gil.alves

    Depende da maquina.
    Mas sim tem de existir uma cooperação de praticamente todos os intervenientes.
    Ainda não percebeste bem o conceito de trabalhar para o DO. :)
    Abr.
    percebi sim, só não estou a ver isso a funcionar em PT… mas da la um exemplo de uma casa para 1
    350k ja com iva que depois nós comentários seguintes ja percebes o que quero dizer :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
  16.  # 19

    Colocado por: rgrgQual é a tua opinião?
    350k com iva, arranjos exteriores, mobilia e por ai fora, chave na mão suponho, tem de ser um projeto controlado
  17.  # 20

    Colocado por: DR1982350k com iva, arranjos exteriores, mobilia e por ai fora, chave na mão suponho, tem de ser um projeto controlado



    todos os projetos devem ser controlados, os caros e os baratos.

    mas bolas... o homem tem um orçamento de 350k para construir 180m2. fora o terreno e fora os projetos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rgrg
 
0.0199 seg. NEW