Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Isso já é muita areia para os meus conhecimentos eletricos....
  2.  # 22

Dúvida:
    Para utilização de wallbox, em monofásico, 32A/7,4kW, o cabo deve ser de 6mm... parece mais ou menos unânime!

O disjuntor do Quadro Geral (ex, se for da garagem) deve ser de 32A ou 40A?

E o Interruptor Diferencial do Quadro Parcial (garagem com iluminação, tomadas e portão automático) deve ser de 32A ou 40A?

Presumo que o disjuntor da Wallbox deva ser de 32A, certo?
  3.  # 23

no mínimo 32A, mas normalmente recomendo 40A e cabo de 10mm2.

Colocado por: ARAS79Para utilização de wallbox, em monofásico, 32A/7,4kW, o cabo deve ser de 6mm... parece mais ou menos unânime!

O disjuntor a instalar no quadro geral para alimentação do quadro parcial, deverá ser no mínimo (para garantir selectividade até podia ser mais) um calibre assim do maior disjuntor.

mas tudo isso ira depender do cabo de alimentação a esse quadro parcial, pois com o aumento do calibre do disjuntor poderá ser necessario substituir o cabo.

Colocado por: ARAS79O disjuntor do Quadro Geral (ex, se for da garagem) deve ser de 32A ou 40A?

no quadro parcial terá de instalar um interruptor diferencial ou disjuntor diferencial dedicado ao ponto de carregamento, devendo ser no mínimo do tipo A, 30mA e calibre de 40 ou 63A

depois irá ter um interruptor diferencial, para os restantes circuitos. poderá manter o que possui atualmente instalado.

como o quadro deverá possuir um corte geral, tem de possuir um interruptor com calibre superior à protecção a montante.

Colocado por: ARAS79E o Interruptor Diferencial do Quadro Parcial (garagem com iluminação, tomadas e portão automático) deve ser de 32A ou 40A?
  4.  # 24

Caro Bigmouse.

em termos mais simples, para alguém menos letrado como eu...

Qual a situação ideal?

Cabo de 6mm (mas o ideal sao 10mm): certo!

Disjuntor do Quadro Geral: ?

Diferencial do Quadro Parcial: ?

Diferencial dedicado à Wallbox: ?

Disjuntor da Wallbox: ?
  5.  # 25

o exemplo é de uma solução trifasicas, mas os calibres mantem-se mas para soluçao monofasica.

claro está que a solução deverá ser afinada consoante as condicionantes da instalação

Solução ideal.

Colocado por: ARAS79Caro Bigmouse.

em termos mais simples, para alguém menos letrado como eu...

Qual a situação ideal?

Cabo de 6mm (mas o ideal sao 10mm): certo!

Disjuntor do Quadro Geral: ?

Diferencial do Quadro Parcial: ?

Diferencial dedicado à Wallbox: ?

Disjuntor da Wallbox: ?
      Captura de ecrã 2023-05-18 170507.png
      Captura de ecrã 2023-05-18 170607 V2.png
  6.  # 26

Solução economica
      Captura de ecrã 2023-05-18 170727V3.png
      Captura de ecrã 2023-05-18 170853v3.png
  7.  # 27

Boa noite.

Em portugues…. Lol

E para quem é um néscio na matéria!!

Só o que é preciso conforme escrevi, para saber o que adquirir na loja de material eléctrico da esquina!

Obrigado.
  8.  # 28

Nesse caso necessita de um electricista que lhe execute o que pretende em segurança.

Colocado por: ARAS79E para quem é um néscio na matéria!!

Só o que é preciso conforme escrevi,
  9.  # 29

Que grandes diferenças (além do preço), existem nestes dois disjuntores da HAGER:

Disjuntor 1P 32A C 3kA 1M (MW132) e Disjuntor 1P 32A C 6/10kA 1M (NFN132)
  10.  # 30

Colocado por: ARAS79Que grandes diferenças (além do preço), existem nestes dois disjuntores da HAGER:

Disjuntor 1P 32A C 3kA 1M (MW132) e Disjuntor 1P 32A C 6/10kA 1M (NFN132)

O poder de corte, 3kA vs 10kA
  11.  # 31

Colocado por: hangas

O poder de corte, 3kA vs 10kA

Presumo que 10KwA tem melhor protecção, logo mais seguro.
    Para uma habitação, no caso e voltando à minha questão anterior neste tópico, quadro parcial de Gragem a fim de colocar Wallbox?
  12.  # 32

Colocado por: ARAS79Presumo que 10KwA tem melhor protecção, logo mais seguro.

Julgo que os valores mínimos são 3kA para instalações residenciais e 6kA para instalações industriais.
  13.  # 33

Pequena pergunta off-topic: alguma recomendação onde comprar cabos elétricos?

Tenho especificações que são difíceis encontrar e apenas encontro no estrangeiro. Provavelmente será azelhice minha.
  14.  # 34

A melhor opção é colocar aqui as especificações.
    Pode ser que alguém encontre equivalentes e é só ir a uma casa de material eléctrico comprar os ditos
  15.  # 35

Ainda são uns quantos:

H05VV-U 2x1 mm2
    H07V-U 2x1,5
    H07V-U 3G1,5
    H07V-U 3G2,5
    H07V-U 3G2,5 mm2
    H07V-U 3G4 mm2
    H07V-U 3x1,5
    H07V-U 4G2,5 mm2
    H07V-U 5G2,5 mm2
    H07V-U 5G6 mm2
    H07V-U 6x1,5
    H07V-U1G6
    XV-R 1G35
    XV-R4x25 mm2
    XV-U 3G2,5 mm2
    XV-U 3x1,5
    XV-U 5G2,5 mm2
    XV-U 5G4 mm2
    XV-U 5G6 mm3
    XV-U3G6 mm2
    XV-U5G6 mm2
  16.  # 36

Isso é tudo cabo que se vende aqui no burgo. Alguns até encontrará nos Leroy's e assim.

Precisa mesmo dessas referências todas?

O que é que vai fazer com eles?

Veja a página 30 deste manual

Colocado por: pguilhermeProvavelmente será azelhice minha.

Se todos soubéssemos tudo, não havia fóruns...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  17.  # 37

Não sei de onde é, mas a APFreitas em Guimarães tem preços muito bons e enviam p país todo, não se fique pelos preços online ligue com eles. Melhor que a Sapol em Braga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  18.  # 38

Colocado por: CaravelleIsso é tudo cabo que se vende aqui no burgo. Alguns até encontrará nos Leroy's e assim.

No Leroy só encontrei uma das referências e já vinha dentro de um tubo.

De resto, encontrei muitas especificações idênticas, mas não iguais.
    Por exemplo "H07V-U 3G1,5" encontra-se facilmente sem o "3G", presumo que sejam 3 condutores.
    No caso de "H05VV-U 2x1", não encontrei nada por cá e mesmo lá agora apenas "H05VV-F 2x1". Não tenho ideia de qual possa ser a diferença.

Acredito que fosse possível reduzir a lista e usar o mesmo cabo para vários efeitos ou usar outros cabos com especificações equivalentes, eu é que não percebo nada disto 😅

Isto tem várias aplicações: uso exterior enterrado, distribuição de energia, terras, alimentações específicas, sinalização de chamadas, alimentações gerais e iluminação.

Colocado por: RicardoPortoNão sei de onde é, mas a APFreitas em Guimarães tem preços muito bons e enviam p país todo, não se fique pelos preços online ligue com eles. Melhor que a Sapol em Braga

É isso! Desde que haja forma de transporte, não tem que ser aqui ao pé.
    A Castro electrónica tem bons preços para as tubagens ERM e PEAD e fazem desconto de quantidade, mas de cabos não parece ter o que procuro.

De qq forma a minha ideia é sempre contactar e passar a lista de materiais. Fazer isto sozinho, online, ia correr mal certamente 😅

Grato pelas dicas!
  19.  # 39

Um é constituído por um único condutor de cobre rígido, e outro por vários tornando mais flexível, sendo nesse caso necessário utilizar ponteiras.

Na imagem de baixo para cima, -U,-R, -F
    Colocado por: pguilhermeNo caso de "H05VV-U2x1", não encontrei nada por cá e mesmo lá agora apenas "H05VV-F2x1". Não tenho ideia de qual possa ser a diferença.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme, Pereira_89
      Screenshot_2023-05-21-10-07-06-106_com.android.chrome-edit.jpg
  20.  # 40

Obrigado pelo esclarecimento. Muito útil!

Agora ao ler a lista, percebe-se facilmente que, excepto 2, todos os cabos que preciso são sólidos.

0.0218 seg. NEW