Colocado por: MFportoQuando se pede uma ideia do preço m2 é só mesmo uma indicação para balizar expectativas. Não percebo pq ofende tanto essa pergunta. Toda a gente sabe que depende de um milhar de fatores, mas quando as pessoas procuram estes foruns é para ter uma ideia, não um valor final. É melhor balizar agora as expectativas em vez de gastar 10000 € num arquiteto, perder sabe deus quanto tempo, fazer os empreiteiros orçamentar e faze-los perder tempo para depois perceber que o sonho era totalmente descabido.certo, o problema é que a margem de erro é tão mas tao grande que de pouco serve um valor m2 mesmo para efeitos de orientação, tal como eu disse atras basta ver que cada um mede à sua maneira…
Por isso, boa gente antagonica dos €/m2 tenham calma. Ninguem vai fazer print dos post para apresentar aos bancos como prova para aquisição de crédito.
Colocado por: DR1982900€m2 até pode ser caro, depende como se medem os m2…
Eu ando as voltas com 190m2 brutos de implantação e mesmo sem arranjos exteriores nem muros, nem desaterro os orçamentos apontam para perto de 350k
Colocado por: MFportoEstou a perguntar sem ironia. Qual a v/ opinião sobre como abordar a decisão de começar um projeto ou não, sem envolver um valor hipotético m2?
Colocado por: MFportoEntão qual é a opção? como pode um comum mortal definir se pode ou não construir? Eu já falei com empreiteiros e eles deram-me valores m2 para balizar com arquitetos. Sobre estes valores houve uma pré análise financeira e algumas conversas francas com arquitetos. Se isto está errado, qual a opção?isso deverá ser uma preocupação dos arquitetos, desenhar uma casa para o orçamento disponível.
Estou a perguntar sem ironia. Qual a v/ opinião sobre como abordar a decisão de começar um projeto ou não, sem envolver um valor hipotético m2?
Colocado por: pauloagsantosbolas.... tem que tirar o fermento de padeiro desse projeto. Isso cada vez está mais alto.É o que é, 1850€m2
Colocado por: BretEntão se eu não precisar de muros de contenção e tiver metade das paredes da casa ja construidas o preço é na mesma 1500€/m2?Nao tem nada a ver uma coisa com a outra. mas o preço inclui isso ou isso são extras.. é que se forem extras é a somar ao preço que foi dado.. portanto os 900/m2 já não são 900
Colocado por: MFportoNão percebo pq ofende tanto essa pergunta.nao ofende.. mas acho piada. porque não é algo que se consiga estimar sem sequer ver primeiro o projecto!
Colocado por: MFportoEntão qual é a opção? como pode um comum mortal definir se pode ou não construir?facil. é saber quanto tem para gastar e fazer um projecto a condizer com esse valor.. é pagar a orçametistas para calcular o valor do projecto e acima de tudo nao ter pressa! se tiver preça para submeter projectos na CM antes de fazer calculos, antes de projectos de especialiadades e sem qq coordenação entre as várias equipas o valor da construção será smepre uma surpresa.. nem sequer se pode considerar isso uma derrapagem
Colocado por: MFportoNão percebo pq ofende tanto essa pergunta.
Colocado por: pauloagsantosquando um cliente pede uma casa de 150k, eles desenham uma casa de 300k. fica tudo encrencado.por uma simples razão.. a pressa do cliente. nao há coordenação.. o orçamentista só entra em cena depois do facto.. quando entra.. e nessa altura já é tarde para alterar o quer que seja..
Colocado por: RUIOLITemos é de definir muito bem a variável "unidade de área".
Colocado por: DR1982900€m2 até pode ser caro, depende como se medem os m2…
Eu ando as voltas com 190m2 brutos de implantação e mesmo sem arranjos exteriores nem muros, nem desaterro os orçamentos apontam para perto de 350k
Colocado por: MFportoQuando se pede uma ideia do preço m2 é só mesmo uma indicação para balizar expectativas. Não percebo pq ofende tanto essa pergunta. Toda a gente sabe que depende de um milhar de fatores, mas quando as pessoas procuram estes foruns é para ter uma ideia, não um valor final. É melhor balizar agora as expectativas em vez de gastar 10000 € num arquiteto, perder sabe deus quanto tempo, fazer os empreiteiros orçamentar e faze-los perder tempo para depois perceber que o sonho era totalmente descabido.
Por isso, boa gente antagonica dos €/m2 tenham calma. Ninguem vai fazer print dos post para apresentar aos bancos como prova para aquisição de crédito.
Colocado por: Tonyppoderia dizer o mesmo, quando levar um banho de realidade depois diga alguma coisa.
Looool
Você pelo o que estou a ver é um daqueles que nunca vai construir, aqueles que vivam num sonho.
Colocado por: DR1982Eu ando as voltas com 190m2 brutos de implantação e mesmo sem arranjos exteriores nem muros, nem desaterro os orçamentos apontam para perto de 350k
Colocado por: gil.alveso meu comentário tinha rasteira, dei o exemplo de 190m2 brutos de paredes, mas tenho também 75m2 de palas mais 281m2 brutos de desvão a 2.50m de altura.
E eu é que sou o maluco quando digo que construir “normal”, como manda a sapatilha, “All-in” (projectos, arranjos, taxas, IVA e um par de botas, sem terreno) são 400 000€(!)…
Colocado por: DR1982o meu comentário tinha rasteira, dei o exemplo de 190m2 brutos de paredes, mas tenho também 75m2 de palas mais 281m2 brutos de desvão a 2.50m de altura.
Por isso disse acima que se quiser tambem posso dizer que conto gastar 650€ m2 bruto ja com iva, 350k para 545m2 brutos (190habitacao+75m2 de palas+280m2 desvão)