Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Miquelina AlvesDisse-me que sim e mandou-me ao presidente da junta pedir "uma declaração de ruína" para substituir o certificado energético na escritura numa possível venda, acontece que o presidente de junta disse" Não há ninguém que lhe passe a declaração de ruína quem compra é que tem a ver o estado da casa".

    Mas quem passa a declaração de ruína é o mesmo engenheiro que emite os certificados energéticos

    Não está a confundir uma declaração de ruina para substituir a licença de utilização?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 42

    Colocado por: primaveraNão está a confundir uma declaração de ruina para substituir a licença de utilização?

    Mas esse documento, já agora é boa idea obter da Camara municipal também, antes de comprar... Atenção.
    • argo
    • 29 novembro 2023

     # 43

    E lá porque é ruina não quer dizer que pode reconstruir.
  3.  # 44

    A declaração de ruína é para substituir o certificado energético na escritura.
    Para vender uma casa e poder fazer a escritura é necessário um certificado energético válido. Como não fazia sentido passar um certificado energético duma ruína porque todos sabemos qual a certificação energética que iria ter em 2020 saiu uma legislação que para efeitos de escritura podia ser substituído por uma declaração de ruína, mas só para a escritura, foi o que a imobiliária me disse, entretanto já arranjou o dito certificado.
  4.  # 45

    E essa declaração de ruína é passada pela câmara municipal ou por um engenheiro dos que passam os certificados energéticos ?

    Já ouvi das duas maneiras...
  5.  # 46

    É uma empresa de certificados energéticos que passa a declaração de ruína.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
    • Palhava
    • 15 fevereiro 2024 editado

     # 47

    A mim, para vender uma casa, queriam que eu fosse a Paris, ter uma reunião com o Patrão de quem me ligou para o telemóvel com um português com sotaque de leste...
  6.  # 48

    Já tenho o certificado de ruína em mãos.
    Pode ser obtido através de diversas entidades.
    Entre elas destaco as empresas de certificados energéticos, câmaras municipais entre outros.
    Optei por uma empresa de certificados em vez da câmara municipal porque:
    1 É mais rápido.
    2 só paguei 50€ mas existem mais baratos e outras empresas que cobram muito mais caro.
    3 Nas câmaras municipais é cerca de 12€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
 
0.0173 seg. NEW