Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Tenho tido várias e diferentes resposta sobre as mais valias que posso vir a ter com a venda do meu imóvel. Quem me tem dado estás resposta sao os intermediários do crédito que vou fazer para a compra da nova casa. Sei que para eles quanto mais pedir de crédito novo melhor.
    Aqui vão os dados para ver se me conseguem ajudar.

    Comprei um imóvel por 99100 + comissão imobiliária de 6000€ + 1500€ custos banco,IMT e IS(nao sei se este valor entra para mais valias)Estou a vender por 270k.
    Tenho atualmente CH de 88k e MUltiopcoes de 34k( se abater este não conta para mais valias).
    Vou comprar um imóvel de 240k + IMT + IS 9200. Quanto fico de mais valias? Uns dizem que é a soma de 88k mais 240k outros dizem que é a diferença entre os 270-240k.
    Ah vou investir 20k em obras(cozinhas, eletrodomésticos encastrados e pintura contam?

    Obrigado
  2.  # 2

    Mais-Valia = Valor da Venda – Valor da Compra – Obras comprovadamente realizadas nos últimos 5 anos (no imóvel vendido) – Despesas necessárias e efectivamente realizadas inerentes à aquisição e venda do imóvel (Notário, Conservatória, SISA/IMT)



    Colocado por: Ruben86vou investir 20k em obras(cozinhas, eletrodomésticos encastrados e pintura contam?

    Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruben86
  3.  # 3

    Obrigado pela rápida resposta.
    E do novo apartamento não conta nada?
  4.  # 4

    Do novo apartamento só conta o valor de compra (sem os impostos e outras despesas).

    Colocado por: Ruben861500€ custos banco,IMT e IS

    custos do banco não são contabilizáveis.

    Para ficar isento das mais-valias tem de investir TODO o valor obtido na venda (- valor do credito a abater).


    No seu caso,

    270k - (99100+6000+1500?) = 163400€ de mais valias


    A amortização do crédito habitação só dá isenção se houver reinvestimento numa habitação própria e permanente.
    Para ficar isento tem de investir:

    270k - (88k + 34k) = 148000€ que tem de investir na compra da nova casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruben86
  5.  # 5

    Cuidado que a amortização de crédito multiopções não conta para efeitos de reeinvestimento!
    Concordam com este comentário: NTORION
  6.  # 6

    Senão conta para mais valias terei que retirar os 1500€ .
    A comissão da imobiliária(6000€) na compra da casa já foi em 2017 ainda conta?
    Os 34k são multiopcoes também não conta certo?

    Obrigado
  7.  # 7

    Neste caso terá de reeinvestir 270K - 88K para a mais valia ficar suspensa na totalidade.
  8.  # 8

    Colocado por: SupporterNeste caso terá de reeinvestir 270K - 88K para a mais valia ficar suspensa na totalidade.


    E salvo erro - 6000€ + 1500.

    Ou seja 270K-88K-6K-1.5
  9.  # 9

    Está a confundir dois conceitos:

    1) Reeinvestimento do valor de realização => 270.000,00€ deduzido do empréstimo contraído na compra da habitação 88.000,00€;

    2) Apuramento de Mais valia = 270.000,00€ - Preço de aquisição atualizado - IS - IMT - Comissão paga à imobiliária - Despesas devidamente comprovadas dos últimos 12 anos e que acrescentem valor ao imóvel.

    Para não pagar qualquer valor do que resultará da aplicação de 50% do valor do ponto 2 à taxa de IRS que lhe couber, terá de reeinvestir os 182K, caso reeinvista menos pagará o proporcional.

    Atenção que o imovel vendido e adquirido têm de ser habitação própria e permanente.
  10.  # 10

    Comissão na compra de casa? Normalmente quem paga à imobiliária é o vendedor, a não ser que tenha feito um contrato de comprador (não muito usual).
    E não, não conta para efeitos de custo de aquisição. Só conta se pagar comissão na venda.
    Concordam com este comentário: LMigAlves
  11.  # 11

    Colocado por: SupporterEstá a confundir dois conceitos:

    1) Reeinvestimento do valor de realização => 270.000,00€ deduzido do empréstimo contraído na compra da habitação 88.000,00€;

    2) Apuramento de Mais valia = 270.000,00€ - Preço de aquisição atualizado - IS - IMT - Comissão paga à imobiliária - Despesas devidamente comprovadas dos últimos 12 anos e que acrescentem valor ao imóvel.

    Para não pagar qualquer valor do que resultará da aplicação de 50% do valor do ponto 2 à taxa de IRS que lhe couber, terá de reeinvestir os 182K, caso reeinvista menos pagará o proporcional.

    Atenção que o imovel vendido e adquirido têm de ser habitação própria e permanente.


    Estava sim, julgo que é mesmo isso que diz
  12.  # 12

    Olá a todos,

    Obrigado pelas respostas estou mais esclarecido.
    Sim comprei o imóvel que vou vender por uma imobiliária e foi eu que paguei a comissão. Por isso posso colocar este valor nas mais valias certo?
    Termoacumuladores e placa encastrada contam para melhoria no imóvel? Até porque vão ficar em casa.

    Ou seja 270k-88k-7500= 174,5k tem que ser reinvestido. Se reinvestir apenas 150 agora na compra e depois 20k para amortizar crédito habitação que vou fazer não conta certo mesmo que seja nos 36 meses?

    Obrigado
  13.  # 13

    Como é que eu coloco que invisto todas as mais valias e ele mesmo assim continua a não ter 100% isenção. Coloquei o anexo a foto do simulador
      Capture.PNG
      Capture0.PNG
  14.  # 14

    Por isto que já lhe explicaram.

    Colocado por: SupporterEstá a confundir dois conceitos:

    1) Reeinvestimento do valor de realização => 270.000,00€ deduzido do empréstimo contraído na compra da habitação 88.000,00€;

    2) Apuramento de Mais valia = 270.000,00€ - Preço de aquisição atualizado - IS - IMT - Comissão paga à imobiliária - Despesas devidamente comprovadas dos últimos 12 anos e que acrescentem valor ao imóvel.

    Para não pagar qualquer valor do que resultará da aplicação de 50% do valor do ponto 2 à taxa de IRS que lhe couber, terá de reeinvestir os 182K, caso reeinvista menos pagará o proporcional.

    Atenção que o imovel vendido e adquirido têm de ser habitação própria e permanente.
  15.  # 15

    Então o valor abatido até ao momento que é a diferença da compra 99100 e os 88000 valor em divida some nestas contas porque a divida inicial era de 99100 e agora devo 88000.

    Então reinvestindo 182 não me interessa depois declarar o valor da imobiliaria, imt etc porque já tenho a isenção. Algo está a escapar aqui.
  16.  # 16

    A conta é simples, ao valor da venda retira o valor do crédito que abateu. Esse é o valor que tem de investir. Tem de investir TUDO. Acho que já lhe explicaram acima, incluindo eu, para ter isenção não basta investir o valor das mais-valias, tem de investir todo o dinheiro que conseguiu na venda.
    As mais-valias interessam para o caso de não investir tudo, aí será tributado nas mais-valias.
  17.  # 17

    Colocado por: SupporterNeste caso terá de reeinvestir 270K - 88K para a mais valia ficar suspensa na totalidade.


    isto.

    Colocado por: bluthunder82

    E salvo erro - 6000€ + 1500.

    Ou seja 270K-88K-6K-1.5


    Posso estar enganado mas para reinvestimento esses valores não servem para nada. A unica coisa que pode abater é o valor do crédito. As restantes despesas são relevantes apenas para o calculo de mais-valias.
  18.  # 18

    Colocado por: dalmonioA conta é simples, ao valor da venda retira o valor do crédito que abateu. Esse é o valor que tem de investir. Tem de investir TUDO. Acho que já lhe explicaram acima, incluindo eu, para ter isenção não basta investir o valor das mais-valias, tem de investir todo o dinheiro que conseguiu na venda.
    As mais-valias interessam para o caso de não investir tudo, aí será tributado nas mais-valias.



    Então se eu comprasse 99100 e neste momento não tivesse dívida o valor que tinha de investir seria 270k? Isso não foi tudo lucro.
  19.  # 19

    Colocado por: Ruben86


    Então se eu comprasse 99100 e neste momento não tivesse dívida o valor que tinha de investir seria 270k? Isso não foi tudo lucro.


    Sim. São as regras.
    Exatamente por não ter sido tudo lucro é que se não reinvestir, só é taxado sobre 50% das Mais-valias, e não sobre o valor total.
  20.  # 20

    Malta desculpem a “lerdisse” mas já estavam a tentar que abatesse o valor dos créditos multiopcoes e automóvel e ficar só com o de habitação mas a longo prazo e com as mais valias deve ser pior. Porque teria que pagar ao estado muito valor esses créditos tem uma taxa inferior ao praticado atualmente para HPP
 
0.0214 seg. NEW