Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: PipocoHá alguma vantagem em escolher moradia bifamiliar?
    O preço. Se bem projetada pode ser significativamente mais barata que duas geminadas.



    Colocado por: PipocoSe um terreno não permitir, é possível saber se dá para alterar isso (antes de comprar)?
    Isso o melhor é aconselhar-se num gabinete de arquitetura engenharia. Talvez aqui alguns coristas que estejam mais dentro do assunto lhe possam dar umas luzes, mas sem saber os terrenos em causa é complicado.
  2.  # 2

    Colocado por: PipocoPelo que tenho lido, a melhor opção se calhar seria moradias geminadas. Concordam?

    É sem dúvida a melhor solução, até porque é a mais valorizada comercialmente.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000O preço. Se bem projetada pode ser significativamente mais barata que duas geminadas.

    Fazer 100m2 no R/C e 100m2 no primeiro andar pode não ser mais barato do que fazer 200m2 no R/C. O terreno é que provavelmente será mais caro.
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000O preço. Se bem projetada pode ser significativamente mais barata que duas geminadas.

    Bem... aí já tem a minha atenção. Bem projetada em que sentido? E em que aspetos é que se poupava em relação às geminadas?
  5.  # 5

    esqueça isso, geminadas é bem melhor pois não é nada bom um ter acesso do rc direto para o exterior e o outro estar lá em cima no 1ºandar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipoco
  6.  # 6

    Colocado por: PipocoBem... aí já tem a minha atenção. Bem projetada em que sentido?
    No sentido de se conseguir fazer uma casa funcional na menor área possível, projetar as canalizações e áreas técnicas de ambos os andares de modo a que a execução esteja simplificada e com menores custos de material, etc.. Quem melhor lhe saberá responder efectivamente a esta questão são os arquitetos.


    Colocado por: PipocoE em que aspetos é que se poupava em relação às geminadas?
    No minha opinião de leigo, penso que poderia poupar:
    - Terreno. Uma casa bifamiliar não exige um terreno tão grande como duas geminadas.
    - Menor área de telhado/cobertura e de fundações (se bem que a estrutura levará em principio mais ferro)

    Agora atente ao que o marco1 disse. Duas casas geminadas permitem melhor qualidade de vida que a bifamiliar, pelo que esta última compensará se se confirmar a questão do menor preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipoco
  7.  # 7

    Hmm, ok. Acho que percebi.

    Mas pelo que disseram na primeira página, é possível contruir casa bifamiliar sem ser uma no RC e outra no piso 1, certo? Ou seria essa a única vantagem, o facto de ocupar menos espaço e como está uma em cima da outra é mais fácil para fazer as canalizações, etc de ambas?
  8.  # 8

    Pipoco, acho que há alguma confusão.

    Sejam germinadas ou bifamiliar ambas as casas (fracções) terão de ter circuitos independentes de luz, água e esgotos.

    O ficar eventualmente mais em conta depende do 'desenho'/ planificação da casa.
    Aí quem lhe pode ajudar é um arquitecto.

    Já agora uma questão:
    - já pensou na tipologia (divisões) que cada casa (fração) teria?.

    Por exemplo:
    * caso seja uma casa tipo T2 (2 quartos, sala, cozinha e 1 wc (legalmente só é necessário uma wc)) caso pretenda suite já está a adicionar uma wc adicional (logo mais €)
    * caso uma casa tenha 2 quartos 'normais' (14m2) , wc (6m2), cozinha (12m2) e sala (25m2) dá um total de +/- 80m2 Área de implantação (as contas não estão certas ok!). Logo caso as casas sejam germinadas e iguais o terreno terá que premitir pelo menos 160m2 de implantação.

    Atenda que os temas e as questões serão muitas, logo julgo que seria bom começar por identificar quem lhe possa esclarecer as dúvidas e ajudar neste processo
  9.  # 9

    Colocado por: Pipocoé possível contruir casa bifamiliar sem ser uma no RC e outra no piso 1, certo?
    Isso seriam casas geminadas e não bem bifamiliar.

    Bifamiliar por norma é um edificio com dois andares independentes.

    No exemplo que a amartins lhe disse acima:
    - Duas casas geminadas 160m2 implantação
    - Uma moradia bifamiliar 80m2 de implantação e 160 m2 de área total

    É uma questão de estudarem bem o processo nomeadamente o que querem/podem gastar e depois encontrar a solução que melhor se enquadra no vosso orçamento e estilo de vida.
  10.  # 10

    Colocado por: amartinsPipoco, acho que há alguma confusão.


    Se calhar expliquei-me mal, mas sim eu percebi que podia valer mais a pena numa questão de planificar a casa.

    Em relação à planta das casas, em principio seria praticamente o que disse. Não sei bem em termos de medidas, mas:

    1. Queremos casas modestas, nada muito grande, nada de tetos altos, etc (na verdade, preferimos ter uma casa mais pequena e um quintal maior).
    2. Área de cozinha, sala de jantar/sala aberta. Deste estilo, por isso cozinha não muito grande.
    3. Piso 0: Cozinha/sala, 1 quarto "solteiro", 1 casa de banho pequena (lavatório, chuveiro, sanita).
    4. Piso 1: 1 quarto com casa de banho maior.

    Idealmente, os dois quartos ficariam em cima para poupar ainda mais no espaço, mas a minha mãe vive comigo por isso o quarto teria de ser no RC. A minha irmã iria usar esse quarto como escritório (na outra casa) e também prefere que esteja no piso 0. Agora claro isto teria de ser falado com um arquiteto para perceber quais são as melhores formas de poupar dinheiro + espaço. Até pode acontecer encontrarmos um terreno maior por um preço acessível e fazer a planta da casa apenas num piso (pelo que percebi pode sair mais em conta?). Até porque se a ideia é ficar nestas casas até sermos velhinhas, se calhar não convém ter escadas...

    Já que estamos a falar em plantas, podem-me dar uma estimativa do preço de construção de ambas as moradias? O preço de uma casa "normal" está sempre a mudar, já ouvi falar em 200,000€ para construir, mas se calhar já não é o caso? E sendo um projeto para duas casas, quanto é possível poupar? Imagino que o custo não será a dobrar.. É possível construir ambas com 300,000€ ou menos? Distrito do Porto.
  11.  # 11

    Colocado por: PipocoO preço de uma casa "normal" está sempre a mudar, já ouvi falar em 200,000€ p


    O preço de um carro normal quanto é?

    E o preço de uma t-shirt normal?

    Ninguém pode dizer... mas se uma casa normal custasse 200k... não andavam a vendê-las por mais do dobro disso.
  12.  # 12

    Pipoco

    Mais uns pormaiores caso opte por construir:
    O vosso orçamento têm de ser dividido em pelo menos 5 partes:
    - terreno e taxas de aquisição
    - estudo previo / projeto de arquitectura / especialidades
    - licenciamento camarário, taxas e taxinhas
    - construção
    - certificação

    Cada 'etapa' é independente mas em termos de sequência são dependentes.

    Tenha em atenção que normalmente na linguagem 'construtiva' os valores apresentados normalmente não incluem o IVA.

    Em termos de orçamento e fazendo contas de merceeiro:
    - terreno (não conhendo zona nem valores) - 75k
    - projecto e acompanhamento - 10k
    - licenças, taxas e taxinhas - 10k
    - certificação- 2k
    Basicamente dos 300k sobra 200k
    - assumindo 1,5k +IVA PARA Construção tem plafom para cerca de 110 m2 - o que é curto para o vosso plano.

    É certo que o valor do terreno é invenção pois não tenho a noção da realidade da zona que pretende.
    É certo que o valor por m2 de construção neste exercício também é invenção, mas é a 'bitola' que anda aqui no fórum. Esse valor, quando bem acompanhada provavelmente será menor. Mas isto é apenas um exercício
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    O preço de um carro normal quanto é?

    E o preço de uma t-shirt normal?

    Ninguém pode dizer... mas se uma casa normal custasse 200k... não andavam a vendê-las por mais do dobro disso.

    Se calhar não devia ter dito "normal" porque o que é normal para mim pode não ser para outros. Mas dentro do que mencionei, deve haver forma de arranjar uma estimativa.



    Colocado por: amartins

    Em termos de orçamento e fazendo contas de merceeiro:
    - terreno (não conhendo zona nem valores) - 75k


    Quando mencionei os 300,000€ era apenas a construção das duas casas, ou seja, desde o planeamento até aos acabamentos (não sei bem se casas de banho completas e balcões de cozinhas faz parte da "construção"??).
  14.  # 14

    Fugir disso o mais rápido possível, os problemas familiares que isso vai causar são superiores ao quíntuplo do dinheiro que possas poupar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues
  15.  # 15

    Olá,

    Sem um terreno em vista ou definir um programa, é infrutífero estar a discutir isto.
    Primeiro tem que decidir o que desejam como casa... e a localização.

    Depois há-que averiguar o que o terreno permite construir. Há muitos terrenos que são lotes e têm um regulamento do alvará de loteamento a respeitar. Há outros que nem parecem fazer parte dum conjunto, mas é bastante comum no concelho de VN Gaia, a Gaiurb ter "legalizado" muitas zonas outrora clandestinas. Ou seja, não é difícil que lotes de tamanho e formato estranho façam parte dum loteamento mesmo que não pareça.

    É preciso triangular tudo isso, saber que área pode construir, que área do solo pode ocupar, quantos fogos pode meter, quantos pisos, afastamentos, etc etc...

    Depois há que saber aquilo que pretendem... Para cada irmã, o que querem? Um T3, um T2, um T1, um T0 para cada?
    Que "equipamentos" desejam partilhar? Garagens, arrumos, jardins, entradas, pátios, etc?
    Sendo para a velhice, talvez apostar em tudo num piso só, num terreno plano... Ou preferem encosta com boas vistas?
    Há áreas mínimas a respeitar também, seja por tipologia (T0: 35m2, T1:52; T2:72; T3:91m2), seja por compartimento. Pode consultar o RGEU por exemplo para ter uma ideia.

    Primeiro têm que discutir o que cada uma quer. O que partilhar, e como dispor a construção.
    Porque pode acontecer de tão simplesmente não ser possível encontrar um terreno que dê para isso na zona que desejam.

    Quanto à bifamiliar vs geminada... há muitos mitos em alguns dos comentários anteriores. Basicamente esqueça isso. Uma casa geminada não tem porque ser o espelho uma da outra. Pode ser diferente. Simplesmente partilham parede de empena. Bi-familiar não tem que ser uma por cima de outra. É à vontade do freguês, desde que o terreno o permita, pode fazer o que bem entende. Quando aos problemas com a vizinha... olhe, no estrangeiro não faltam casos como o seu, entre família, amigos ou meros desconhecidos... e por vezes entre vários casais, com 5 ou 6 fogos... consegue-se optimizar bastante o orçamento partilhando certas coisas... usando materiais iguais ou idênticos, escolhendo o mesmo empreiteiro, etc etc... força nisso!

    De resto, pode sempre construir uma casa "normal", com duas proprietárias, com zonas mais ou menos privadas... e espaços partilhados. Felizmente, não há apenas um modo de viver a vida. O mais importante é que façam o que querem e que se sintam bem com as decisões que tomam.

    Podem ainda fazer um destaque, dividindo oficialmente o terreno em dois.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipoco
  16.  # 16

    Pipoco

    O meu comentário ia só no sentido de que o desafio é complexo e não é preto nem branco.

    Só quis colocar mais umas variáveis na equação:D

    Se a vossa relação é tão forte, pode eventualmente equacionar um moradia com 3 'volumes' um deles a sua zona, outra a zona da sua irmã e uma terceira com as zonas comuns. Na planta seria 'apenas' uma casa, mas funcionalmente seriam 2 casas onde a zona comum seria o 'coração' da casa.

    Eventualmente em caso de problemas essas zonas comuns poderiam ser divididas gerando 2 casas independentes. Mas para isso ser possível, uma vez mais, o planeamento têm de ter essa hipótese em conta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipoco
  17.  # 17

    Colocado por: N Miguel OliveiraBi-familiar não tem que ser uma por cima de outra.
    É um facto. Mas uma por cima da outra parece ser o mais usual, até porque permite tirar partido da menor área de implantação. Mas claro que em função do orçamento e do terreno o Pipoco poderá ter diversas opções.
  18.  # 18

    Agradeço muito todos os comentários com tanta informação! Não estou a par de nada sobre terrenos, casas, etc. Para terem uma ideia tive de ir pesquisar o que queria dizer terreno urbano, urbanizável, etc.. Sou muito ignorante neste tema, tenho de admitir.

    Nesta fase, isto é ainda um sonho. Estamos a juntar dinheiro para comprar o terreno a meias, e depois ainda vamos ter de juntar dinheiro para entrada do empréstimo para construir as casas. Se por acaso encontrarmos um terreno perfeito para o queremos, temos alguém que possa emprestar o dinheiro para comprar a pronto. Mas nesta fase estou simplesmente a tentar ter uma ideia de TUDO, aprender de forma generalizada o que envolve comprar terreno e construir de raiz, o que é possível fazer, o que não é, para não começar a sonhar muito alto, percebem?

    Estou a ter dificuldade em saber por onde começar. Queremos construir duas casas, mas obviamente o terreno terá que ter espaço suficiente para isso e pelo que entendi muitos terrenos não o permitem. Também fico muito confusa com o espaço necessário que vou precisar. Como é lógico temos uma idea do que queremos para as nossas casas (descrevi num comentário acima), mas não temos uma planta criada por isso tenho de tentar adivinhar quantos m2 são precisos. Pelo que o amartins disse, 160m2 dava para as duas casas por isso pelo menos já consigo ter uma ideia. Mas se quisermos um jardim (mais ou menos deste tamanho) atrás das casas, quantos mais metros precisava?

    Se calhar o primeiro passo era de facto criar uma planta para saber os m2 exatos?? Ou arranjar o terreno e adaptar a planta às dimensões? Porque já vi terrenos em que não iria permitir construir duas moradias lado a lado devido à sua forma.

    As informações dadas online pelos vendedores de terrenos muitas vezes são vagas e fico na dúvida se daria para o que eu quero.. Um exemplo de um terreno que me interessou muito:

    271 m2, urbanizável, em zona de moradias (local muito bom) mas custa apenas 50,000€. Será que o motivo por ser barato é por não ser urbano e não ser plano? E já agora, acham que estas medidas são suficientes para aquilo que descrevi? Ou ia ser muito apertado?





    Neste caso, não tem mais nenhuma informação adicional, por isso não sei se é possível construir duas moradias geminadas ou não... A única forma de saber seria contatar o vendedor?
  19.  # 19

    a unica forma é contatar um arquiteto antes de se meter seja no que for.
    esse terreno por exemplo pode ter um onus ou mais qualquer que desconhece e não vai ser o vendedor que lhe vai dizer tintim por tintim quais são.
  20.  # 20

    Colocado por: amartinsPipoco

    O meu comentário ia só no sentido de que o desafio é complexo e não é preto nem branco.

    Só quis colocar mais umas variáveis na equação:D

    Se a vossa relação é tão forte, pode eventualmente equacionar um moradia com 3 'volumes' um deles a sua zona, outra a zona da sua irmã e uma terceira com as zonas comuns. Na planta seria 'apenas' uma casa, mas funcionalmente seriam 2 casas onde a zona comum seria o 'coração' da casa.

    Eventualmente em caso de problemas essas zonas comuns poderiam ser divididas gerando 2 casas independentes. Mas para isso ser possível, uma vez mais, o planeamento têm de ter essa hipótese em conta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pipoco

    Isto também é uma opção interessante que eu não sabia que era possível, já que se calhar iriamos partilhar o jardim, agora não sei se um jardim possa ser considerado "coração da casa", haha. O problema maior que estou a ter é quando um terreno não permite ter duas casas independentes. Isso é algo que dá para alterar ou involve muitas taxas, burocracia, etc. e pode ser facilmente recusado?

    Também temos de ter em consideração que, mesmo que não haja problemas entre nós, num futuro muito distante (espero eu) uma de nós vai falecer primeiro que a outra (a minha irmã é 10 anos mais velha que eu) e depois metade da casa vai ficar sem uso, por isso era bom se fosse possível vender ou arrendar a outras pessoas.
 
0.0242 seg. NEW