Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha construção irá levar brevemente a caixilharia. Já tem capoto e levou primário à cor que vai ficar depois.

    Acontece que neste momento ainda não tem rufo, e claro quando chove entra pouca mas ainda alguma água por entre o capoto e a alvenaria. Tem tela asfáltica a cobrir a zona onde vai levar rufo mas como não esta colada entra alguma água.

    Tenho visto alguma casas ainda so em capoto e massa que ja tem rufos. Mas depois como fica pintado na zona que o rufo cobre?

    Devo colocar já rufos e pintar (revestimento branco esposo) depois? Fica bem?

    Obrigado
  2.  # 2

    Alguma ajudinha aqui?
      rufo-de-muro.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: reator22Acontece que neste momento ainda não tem rufo, e claro quando chove entra pouca mas ainda alguma água por entre o capoto e a alvenaria.

    Se entra agora vai continuar a entrar. A vedação e estanquicidade dessa zona já deveria estar garantida antes da aplicação do rufo.
    A função do rufo será a de fazer escoara a água mais rapidamente e proteger os materiais de impermeabilização do topo da platibanda.
    Entre o rufo e os topo da platibanda vão existir condensados, se essa zona não estiver impermeabilizada esse condensados irão infiltrar-se entre a parede e o capoto
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Se entra agora vai continuar a entrar. A vedação e estanquicidade dessa zona já deveria estar garantida antes da aplicação do rufo.
    A função do rufo será a de fazer escoara a água mais rapidamente e proteger os materiais de impermeabilização do topo da platibanda.
    Entre o rufo e os topo da platibanda vão existir condensados, se essa zona não estiver impermeabilizada esse condensados irão infiltrar-se entre a parede e o capoto


    Como é feita essa impermeabilização?

    Eu tenho a tela por cima, mas não está colada na zona o ETICS. O ETICS foi deixado em massa pela parte de cima, e uma camada de tela virou a cobrir, mas não cobre bem nalguns lados.
  5.  # 5

    Colocado por: reator22Como é feita essa impermeabilização?

    Ponha aqui uma foto de como está feito
  6.  # 6

    Está mal feito.

    Inicialmente iam fazer tela por cima da platibanda e depois o capoto encostava sem levar massa por cima.

    Pedi a pedido do arquitecto para colocarem o capoto e a tela a cobrir. Pedi que fosse tudo coberto com massa de capoto e depois a tela a cair em cima. Não fizeram nada direito. O capoto ficou exposto e depois o gajo da tela cobriu (sem colar ) nuns sítios mas noutros ficou curto.

    Já pedi para fazerem aquilo melhor, mas vem com a conversa que todos fazem assim e que com o rufo nunca mais tenho problemas.
      IMG_4533.png
  7.  # 7

    Meta o pé no chão e obrigue a fazer como deve ser. Não custa nada demais e é um seguro contra uma infiltração que depois sai caríssima de resolver.
  8.  # 8

    Colocado por: reator22vem com a conversa que todos fazem assim

    O facto de todos fazem assim não quer dizer que esteja bem.

    Colocado por: reator22com o rufo nunca mais tenho problemas.

    Vai ter mais problemas depois com o rufo que agora.
    O rufo vai provocar condensados que se vão infiltrar todos nessas zonas.
    Neste momento, para além de de uma zona de infiltrações tem também uma ponte térmica. A ponte térmica pode não ser relevante mas a zona de infiltrações vai-lhe trazer chatices daqui a uns anos.
    O ideal era o capoto dobrar agora por cima dessa tela. Não sendo necessário, pelo menos levar um barramento aramado no topo da platibanda a fechar essa zona
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    O facto de todos fazem assim não quer dizer que esteja bem.


    Vai ter mais problemas depois com o rufo que agora.
    O rufo vai provocar condensados que se vão infiltrar todos nessas zonas.
    Neste momento, para além de de uma zona de infiltrações tem também uma ponte térmica. A ponte térmica pode não ser relevante mas a zona de infiltrações vai-lhe trazer chatices daqui a uns anos.
    O ideal era o capoto dobrar agora por cima dessa tela. Não sendo necessário, pelo menos levar um barramento aramado no topo da platibanda a fechar essa zona


    E se levar mais tela a cair fora e o rufo por cima?

    De qualquer maneira já percebi que a própria tela asfaltica que esta por cima se for levantada está cheia de água condensada que cai depois entre o capoto e o tijolo térmico (tem uma ligeira caixa de ar uma vez que o capoto nao ficou sempre encostado). Mesmo que cubra com passa esta condensação vai ocorrer na mesma certo? Ou como não circula tanto ar já não vai acontecer tanto?
  10.  # 10

    Colocado por: reator22

    E se levar mais tela a cair fora e o rufo por cima?

    De qualquer maneira já percebi que a própria tela asfaltica que esta por cima se for levantada está cheia de água condensada que cai depois entre o capoto e o tijolo térmico (tem uma ligeira caixa de ar uma vez que o capoto nao ficou sempre encostado). Mesmo que cubra com passa esta condensação vai ocorrer na mesma certo? Ou como não circula tanto ar já não vai acontecer tanto?


    Outra solução não seria levar espuma daquela própria para isolar/colar capoto?
  11.  # 11

    ...
  12.  # 12

    Colocado por: SEEING...


    Ai está com tela por cima do isolamento. No meu caso tem base, depois tela 2x depois XPS 8cm, manta geotextil e godo.

    Antes do rufo podia agora colocar massa de capoto a cobrir ou alguma espuma a isolar a diferença entre o capoto e a parede (caixa de ar que ficou).
  13.  # 13

    Colocado por: reator22Antes do rufo podia agora colocar massa de capoto a cobrir ou alguma espuma a isolar a diferença entre o capoto e a parede (caixa de ar que ficou).

    Se houver fendas significativas preencha com espuma. De seguida leva um barramento armado no topo da platibanda. Aproveita para fazer pendentes para o interior caso não esteja já feito.
    Antes da aplicação do rufo leva uma banda de tela pitonada para facilitar a ventilação e a secagem dos condensados
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Se houver fendas significativas preencha com espuma. De seguida leva um barramento armado no topo da platibanda. Aproveita para fazer pendentes para o interior caso não esteja já feito.
    Antes da aplicação do rufo leva uma banda de tela pitonada para facilitar a ventilação e a secagem dos condensados


    Nao é o próprio rufo que. Faz essa inclinação?
    A tela fica com os bicos para cima ou para baixo?
  15.  # 15

    Colocado por: reator22Nao é o próprio rufo que. Faz essa inclinação?

    Sim, quando a base não tem inclinação. A vantagem da base ser tb inclinada é que drene mais rapidamente os condensados.

    Colocado por: reator22A tela fica com os bicos para cima ou para baixo?

    Nesta coisa devemos pensar na lógica.
    A função da tela são duas, criar um espaço de ventilação e ajudar a ter uma barreira de impermeabilização
    Assim sendo, os pitons devem ser virados para cima.

    São esta explicações básicas que os nossos técnicos deveriam primar por transmitir em obra. A grande maioria dos executantes está disponível para ouvir e colaborar
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Sim, quando a base não tem inclinação. A vantagem da base ser tb inclinada é que drene mais rapidamente os condensados.


    Nesta coisa devemos pensar na lógica.
    A função da tela são duas, criar um espaço de ventilação e ajudar a ter uma barreira de impermeabilização
    Assim sendo, os pitons devem ser virados para cima.

    São esta explicações básicas que os nossos técnicos deveriam primar por transmitir em obra. A grande maioria dos executantes está disponível para ouvir e colaborar


    Eu já discuti tudo isto com o eng responsável da obra, o fiscal etc.. parece que sou o Cristiano Ronaldo a pedir pormenores de casas de milhões!
  17.  # 17

    Colocado por: reator22Eu já discuti tudo isto com o eng responsável da obra, o fiscal etc.

    E qual foi a reação deles?
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    E qual foi a reação deles?


    Estou a pedir aquilo que ninguém faz… e se exigir, custa-me mais dinheiro..
  19.  # 19

    Você está com chave na mão? O projeto foi seu ou foi algo pré-aprovado?
    Mera curiosidade, estou a ver muitos "azares", é isto, é a cerâmica, é a VMC...
  20.  # 20

    Colocado por: powerPTVocê está com chave na mão? O projeto foi seu ou foi algo pré-aprovado?
    Mera curiosidade, estou a ver muitos "azares", é isto, é a cerâmica, é a VMC...


    É projeto é meu.. empresa que faz tudo excepto o piso radiante e o vmc. A empresa é grande com Eng. Civil a gerir tudo. Não tenho tido a sorte do meu lado. Se não estou atento ainda haviam coisas piores. Qualquer coisa mais técnica para que estou a ser esquesitinho. Se ainda tivesse a pagar barato, era uma coisa..

    Claro que tenho partilhado muitas peripécias o que faz parecer que está tudo mal, acredito que na minha zona (norte) muitos estejam a levar com o mesmo e não se queixam!
 
0.0221 seg. NEW