Colocado por: j cardosoBoas
1 - De mau a muito bom, suficiente
2 - Acho que sim. Questão diferente será a da habilitação exigida para essa função.
3 - Acho que não. Têm funções e objectivos diferentes.
4 - Não só, mas também. Alternativas? E que tal começar por exigir a efectiva aplicação da legislação actual?
Não bastará, nessas situações, experiência e formação do encarregado e dos operários das mesmas adequadas ao tipo de trabalhos que executam?
Colocado por: zedasilvaFernando
Atenção que a legislação permite que pessoas sem habilitação superior possam ser directores de obras até classe 2
Basta que tenham um CAP de técnico condutor de obra.
Pessoalmente até concordo pois se tiver-mos um projecto minimamenmte decente qualquer condutor de obra está mais ou menos capaz de a dirigir.
Colocado por: zedasilvaEu acho que o que falta nas nossa obras é alguem que tenha a função de "pensar"
Para mim pode ser o director técnico ou o encarregado geral. O que é preciso é que haja alguem não preocupado em assentar não sei quantos m2 de tijolo por dia mas a pensar no projecto, a interiorizá-lo para que depois possa coordenar os diversos trabalhos da forma mais adquada.
Quantos casos conhece de empresas que não conhecem o técnico? E quantos outros conhece que apesar de se já terem visto, nunca o técnico prestou qualquer colaboração, a não ser a de estender a mão ou a de facultar o numero do NIB para que lhe seja pago a quantia que vale a sua assinatura? Mas então capacidade técnica é o mesmo que uma simples assinatura?
E que tal começar por exigir a efectiva aplicação da legislação actual?