Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam!

Há uns anos comprei um Parkside berbequim martelo SDS. Usei-o uma ou duas vezes e vendi-o por falta de uso. Na altura reparei que esse tipo de berbequins, por inerência ao seu modo de funcionamento, têm uma certa folga no encaixe das brocas. Pelo que me pareceu que seria complicado fazer furos com precisão.

Agora precisava de fazer 4 ou 6 furos numa parede de tijolo e cimento e senti a falta de um berbequim com percussão...

Mas aqui reside a dúvida. Comprar um berbequim com encaixe "normal", com percussão e de 800 ou 1100 watts, ou comprar um berbequim SDS de 800 ou 1100 watts? Pelo que li, os berbequins SDS fazem durar mais as brocas. Mas têm a aparente dificuldade em fazer furos com precisão.
  2.  # 2

Colocado por: Paulomelo70Pelo que li, os berbequins SDS fazem durar mais as brocas. Mas têm a aparente dificuldade em fazer furos com precisão.

O meu MAKITA, não sofre desse problema, sendo um martelo ligeiro SDS a bateria (função martelo, rotação com percussão e sem).
    Mas para tijolo e cimento não precisa de uma máquina SDS. Para Betão/ pedra, sim, é fundamental.
    •  
      sousal
    • 5 junho 2023 editado

# 3

Eu uso Bosch mas a precisão depende de si também. Quando começar a furar desactive a função de precursão y quando tiver já um pouco de buraco active, comece com baixa rotação.
    Não menos importante para precisão são as brocas. Use brocas de duplo diamante.
      duplas.png
  3.  # 4

Ainda recentemente comprei um kit da Milwaukee mx4, com as medidas mais usuais.... top
    Eu desde que tenho o martelo da Parkside SDS, o pequeno verde, que nunca mais usei berbequim de bucha "normal"
  4.  # 5

Colocado por: manelvcAinda recentemente comprei um kit da Milwaukee mx4, com as medidas mais usuais.... top
    Eu desde que tenho o martelo da Parkside SDS, o pequeno verde, que nunca mais usei berbequim de bucha "normal"

Boas.

Consegue-me indicar o modelo?
    Também ando num dilema, as vezes necessito furar em betão e com um berbequim dos normais aquilo é uma carga de trabalhos.
  5.  # 6

Colocado por: manelvcConsegue-me indicar o modelo?

É o modelo do lidl (PARKSIDE)!? tem o verde e tem o mais robusto preto. é aguardar quando estiver disponível.
    https://www.lidl.pt/c/parkside-performance/c1042

https://www.lidl.pt/produtos-lidl/parkside/ferramentas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  6.  # 7

Colocado por: manelvcEu desde que tenho o martelo da Parkside SDS, o pequeno verde, que nunca mais usei berbequim de bucha "normal"

Mas qual é esse modelo? Eu tive o Parkside 1050 watts SDS e a folga lateral da bucha pareceu-me ser característica e não defeito.

Colocado por: Pedro Barradas
    O meu MAKITA, não sofre desse problema, sendo um martelo ligeiro SDS a bateria (função martelo, rotação com percussão e sem).
    Mas para tijolo e cimento não precisa de uma máquina SDS. Para Betão/ pedra, sim, é fundamental.

Há algum tipo de vantagem de um berbequim com percussão sobre um berbequim SDS? É que o preço de uns e de outros, para a mesma potência, é mais ao menos o mesmo.
  7.  # 8

Olá Pedro estou na ideia que existem vários modelos da parkside, e como não sei se são todos bons por isso perguntei.

O que fala é este não?
      Screenshot_20230606084929.png
  8.  # 9

Colocado por: bluthunder82O que fala é este não?

Actualmente só faz sentido com bateria... Não quero outra coisa.
    Tem lá nos links que meti os modelos de 12V e de 20V.
  9.  # 10

Obrigado, Pedro.

Na altura não me estava a aparecer os links.
  10.  # 11

Colocado por: Paulomelo70Há algum tipo de vantagem de um berbequim com percussão sobre um berbequim SDS?

eu comprei o martelo ligeiro SDS, porque na pratica não tinha um berbequim, tinha e tenho uma aparafusadora com percussão. Com o martelo, posso ainda utilizar ponteiros... para demolir.
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Barradasutilizar ponteiros... para demolir
    hahaha, para brincar ás demolições...
  12.  # 13

Colocado por: jorgealveshahaha, para brincar ás demolições...

É certo!!! por isso é que é ligeiro... mas serve para qq coisa ainda assim, para sacar fora mosaicos e similares.... ;)
  13.  # 14

o que eu tenho é este:
    https://www.lidl.pt/p/parkside-ferramentas-20v/parkside-berbequim-de-percussao-20-v-sem-bateria/p113875
    comprei agora este para fazer umas "demolições" tambem
    https://www.lidl.pt/p/parkside-performance/parkside-performance-martelo-combinado-20-v-sem-bateria/p113802

trabalho com um dos pequenos da makita, e também tem essa folga. isso é característico do encaixe SDS. quando começa a fazer o furo essa folga não se sente... não pode é deixar o martelo "solto"
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70, bluthunder82
    • eu
    • 6 junho 2023

# 15

A questão da precisão resolve-se facilmente: primeiro faz um furo com uma broca fina e depois alarga. Tenho usado esta técnica e não falha.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
    • VCG
    • 20 julho 2023

# 16

Bom dia! Não quero roubar-lhe o tópico mas acredito que devem também ter uma opinião formada. Procuro uma aparafusora boa mas que não seja a bateria (como não uso todos os dias, as baterias vão à vida). Qual referência boa?
  14.  # 17

Colocado por: VCGcomo não uso todos os dias, as baterias vão à vida

Isso não é verdade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 18

Parkside - Boa relação preço qualidade. Se for só para aparafusar, esta semana tem esta em promo: https://www.lidl.pt/pt/folhetos/novidades-a-partir-de-20-07/view/flyer/page/12
  16.  # 19

Colocado por: VCGBom dia! Não quero roubar-lhe o tópico mas acredito que devem também ter uma opinião formada. Procuro uma aparafusora boa mas que não seja a bateria (como não uso todos os dias, as baterias vão à vida). Qual referência boa?

Linha bosch profissional, as azuis. Esqueça isso das baterias irem ao ar com pouco uso, tenho umas há 7 ou 8 anos e não noto diferença de quando eram novas!
    Concordam com este comentário: Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
    • zed
    • 20 julho 2023

# 20

Baterias de lítio deterioram com o uso e com a idade, não há volta a dar. Tanto quanto sei a Parkside/LIDL ainda não conseguiu contornar as leis da física. Pode é ser menos ou mais e podemos não notar se a utilização for leve.

Eu tenho ferramentas de bateria e de ligar à tomada, cada sistema tem os seus prós e contras.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta

0.0246 seg. NEW