Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou construir uma moradia (160m2 úteis) e o pré certificado energética indica que a casa precisará de :


    Energia para aquecimento de 7000 até 12000 (limite) kWh/ano (aquecimento durante 6.7 meses)
    Energia para arrefecimento de 1000 to 1700 (limite) kWh/ano (arrefecimento durante 4 meses)
    Energia para AQS 2400 kWh/ano
    (nos cálculos não foi contabilizada VMC duplo fluxo - que também tenciono colocar)


    Tenciono colocar piso radiante para as necessidades de aquecimento

    Questões:

    Usar apenas 1 bomba para aquecimento e AQS? Ou separar os sistemas e usar 2 bombas? Vários técnicos tem-me sugerido sistemas separados.

    Por que tipo de unidades optariam? Split ou compacta?

    Alguma sugestão de BC para as necessidades apresentadas?

    --------------------------------------------------------------

    O objetivo é a solução energética mais eficiente

    No futuro, se necessário, colocarei AC para arrefecimento

    No futuro também haverá possibilidade de colocar painéis fotovoltaicos para auxiliar a produção energética


    Obrigado a todos por ler e todos aqueles que decidirem comentar e opinar na discussão.
  2.  # 2

    Colocado por: Kami7Tenciono colocar piso radiante para as necessidades de aquecimento


    Colocado por: Kami7O objetivo é a solução energética mais eficiente

    em primeiro lugar sempre uma unica bomba a fazer ambos os serviços.

    e usar uma solução de PRH devidamente concebida e instalada a fazer também arrefecimento.
  3.  # 3

    Boa noite. Estou no mesmo impasse, embora ainda numa fase mais atrás. @jorgealves, sugere então a mesma bomba a fazer frio/quente do piso radiante e AQS? Estou de olho nas Daikin monobloco para esse propósito, mas ainda me faz confusão o desgaste que a bomba vai sofrer ao inverter de arrefecimento para aquecimento de AQS…
  4.  # 4

    Colocado por: JRMOme faz confusão o desgaste
    qual "desgaste"?? a maquina está preparada para isso sendo que ganha durabilidade e fiabilidade com esse funcionamento.

    para ser isso tudo basta que seja instalada conforme recomendado pelo fabricante e com TODOS os acessórios obrigatórios, se os instaladores "pouparem" nos materiais a conversa é outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
  5.  # 5

    Dos orçamentos que recebi, a maior parte prefere duas BC, se calhar porque será mais fácil instalar? Não faço ideia…
    Mas se um instalador aconselha 2, acho arriscado pedir-lhenpara fazer só com uma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: L_oazinha
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesqual "desgaste"?? a maquina está preparada para isso sendo que ganha durabilidade e fiabilidade com esse funcionamento.

    para ser isso tudo basta que seja instalada conforme recomendado pelo fabricante e com TODOS os acessórios obrigatórios, se os instaladores "pouparem" nos materiais a conversa é outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JRMO


    Neste caso foi sugestão de um instalador “oficial” da Daikin, apenas 1 BC para tudo, com piso radiante a fazer arrefecimento. Por outro lado vejo muitos a aconselharem 2 BC, tal como o DR1982 disse. Fiquei com uma dúvida, de que forma é que ganha durabilidade e fiabilidade neste modo de funcionamento?
  7.  # 7

    Colocado por: JRMOBoa noite. Estou no mesmo impasse, embora ainda numa fase mais atrás. @jorgealves, sugere então a mesma bomba a fazer frio/quente do piso radiante e AQS? Estou de olho nas Daikin monobloco para esse propósito, mas ainda me faz confusão o desgaste que a bomba vai sofrer ao inverter de arrefecimento para aquecimento de AQS…


    Também partilho desta preocupação que objetivamente não é muito fácil de explicar. Tanto quanto sei, qualquer instalação peca se não for devidamente dimensionada para as suas necessidades. Ora, no meu caso as necessidades de aquecimento são 7x maiores que as de arrefecimento. Se usar apenas 1 BC e tendo em conta que, durante o inverno, a máquina estaria a trabalhar perfeitamente dimensionada para as necessidades de aquecimento, o que vai acontecer durante o verão? É errado supor que a máquina estará sobre-dimensionada para as operações de arrefecimento?

    Para além disso, no verão, a máquina a fazer arrefecimento e simultaneamente fazer AQS será mesmo a solução mais eficiente? Como?

    Instalação separada tem a clara vantagem de tornar todo o sistema 'menos complexo' ao ser possível adequar cada sistema as respetivas necessidades tendo para isso máquinas devidamente dimensionadas para cada objetivo - isto é consensual?

    Agora, fica a dúvida, se realmente será a solução energeticamente mais eficiente, o que para mim - logicamente, parece ser. (mas não sei obviamente)

    Para o caso que mencionei - usar 1 BC para aquecimento + AQS: no inverno tudo bem, mas no verão a máquina não estará sobre-dimensionada para as operações de AQS? A vantagem deste tipo de solução para mim está na pouca complexidade visual e de apenas ter um aparelho que trate de tudo. Mas estará a fazê-lo da forma mais eficiente possível?
  8.  # 8

    Colocado por: Kami7Agora, fica a dúvida, se realmente será a solução energeticamente mais eficiente, o que para mim - logicamente, parece ser. (mas não sei obviamente)

    Para o caso que mencionei - usar 1 BC para aquecimento + AQS: no inverno tudo bem, mas no verão a máquinanão estará sobre-dimensionada para as operações de AQS? A vantagem deste tipo de solução para mim está na pouca complexidade visual e de apenas ter um aparelho que trate de tudo. Mas estará a fazê-lo da forma mais eficiente possível?


    Sim, é essa a maior desvantagem do sistema de 1 BC, ou seja, os consumos energéticos. O que ninguém é capaz de dizer é quanto é que uma máquina destas gasta só a fazer AQS... Porque os Consumos anuais de energia é mediante determinados pressupostos, e nenhum deles é "só fazer AQS". Se desse para saber este consumo só para AQS era fácil de calcular se compensaria a diferença de consumo para uma bomba dimensionada apenas para AQS.
    • SrR
    • 7 junho 2023

     # 9

    Colocado por: Kami7verão a máquinanão estará sobre-dimensionada para as operações de AQS
    n
  9.  # 10

    Colocado por: SrRn


    Será que podia elaborar um pouco a sua resposta?
  10.  # 11

    Se for para fazer só Aqs, depende de qtas pessoas habitam na casa.
    Por Ex.
    Tenho BC de 8 4 pessoas só Aqs são 120 Kwh por mês....

    Se optar por duas máquinas tem o custo de duas bombas.

    Agora se o técnico aconselha duas, é pq não sabe calibrar a BC.
    Não vale a pena falar, pq ele vai dizer que não funciona.
    .
    Cada cabeça sua sentença .
    Eu só tenho uma e funciona...
    E não sou o único 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
  11.  # 12

    Colocado por: zinnaSe for para fazer só Aqs, depende de qtas pessoas habitam na casa.
    Por Ex.
    Tenho BC de 8 4 pessoas só Aqs são 120 Kwh por mês....

    Se optar por duas máquinas tem o custo de duas bombas.

    Agora se o técnico aconselha duas, é pq não sabe calibrar a BC.
    Não vale a pena falar, pq ele vai dizer que não funciona.
    .
    Cada cabeça sua sentença .
    Eu só tenho uma e funciona...
    E não sou o único 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JRMO


    A correr bem, daqui a uns anos seremos 4. Agora, apenas 2. A casa vai ter ~140m2 úteis, e apontamos para BC de 8/9 mono split Daikin, a fazer AQS e PRH aquecimento/arrefecimento. O instalador aconselhou apenas 1, e advertiu para algumas especificidades na instalação do PRH.
    Concordam com este comentário: zinna
  12.  # 13

    Colocado por: JRMOadvertiu para algumas especificidades na instalação do PRH

    Que são? Pode indicar sff?
  13.  # 14

    Do que me recordo, foi o espaçamento entre os tubos (passo), que passa a ser de 10cm para instalações de arrefecimento e aquecimento, vs. 15cm nas soluções apenas de aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  14.  # 15

    Para os que tem bombas de calor só para aquecimento, é comum desligarem os equipamentos por completo depois de passar o inverno?
  15.  # 16

    Colocado por: LX_2509

    Sim, é essa a maior desvantagem do sistema de 1 BC, ou seja, os consumos energéticos. O que ninguém é capaz de dizer é quanto é que uma máquina destas gasta só a fazer AQS... Porque os Consumos anuais de energia é mediante determinados pressupostos, e nenhum deles é "só fazer AQS". Se desse para saber este consumo só para AQS era fácil de calcular se compensaria a diferença de consumo para uma bomba dimensionada apenas para AQS.

    A minha BC a fazer PRH e AQS, no pior mês gasta cerca de 5kwh/dia para fazer somente AQS. Com a vantagem de que aquece a água em cerca de 30 minutos. As BC exclusivas para AQS demoram algumas horas a fazer o mesmo. Sinceramente não vejo qual a vantagem de ter 2 equipamentos separados
  16.  # 17

    Colocado por: brunoaBC exclusivas para AQS demoram algumas horas a fazer o mesmo. Sinceramente não vejo qual a vantagem de ter 2 equipamentos separados


    Também faz arrefecimento?
  17.  # 18

    Colocado por: brunoaA minha BC a fazer PRH e AQS, no pior mês gasta cerca de 5kwh/dia para fazer somente AQS. Com a vantagem de que aquece a água em cerca de 30 minutos. As BC exclusivas para AQS demoram algumas horas a fazer o mesmo. Sinceramente não vejo qual a vantagem de ter 2 equipamentos separados


    E quanto é que gasta a bomba nos meses que não precisa de PRH?
  18.  # 19

    Colocado por: LX_2509

    E quanto é que gasta a bomba nos meses que não precisa de PRH?


    Colocado por: brunoano pior mês gasta cerca de 5kwh/dia para fazer somente AQS
  19.  # 20

    Colocado por: Kami7

    Também faz arrefecimento?


    Sim
 
0.0175 seg. NEW