Colocado por: Manuel SerioParece-vos um preço justo e adequado?
Colocado por: SirruperVá para a universidade e tire um curso de arquitectura(...)
Colocado por: Manuel SerioParece-vos um preço justo e adequado?nao vejo mal nenhum no preço
Colocado por: rjmsilvaTá caro. Pela conversa ele não vai meter um mês de trabalho nisso.tá caro? porquê?
Colocado por: Pedro BarradasE os projectos de especialidade?
Quanto mais vai ser?
O que desenhou? Foi um projecto completo, ou Uma planta esquematica? Cumpre os requisitos da legislação portuguesa?
Ps: eu acho caro, para passar a limpo, se é que isso que entregou dá para passar a limpo e assinar. Mesmo que fosse de raiz, uma casa simples, pensada para o local, para si, fase de licenciamento, não anda longe dos 3000€.
Não é bom o tipo de situação que relata.
Colocado por: RuikodeEntão pronto, está respondido. Se o arquiteto diz que valoriza o seu trabalho, é mais que justo que cobre o valor que entende para determinado projeto, e o Sr. como cliente tem todo o direito de recusar essa proposta e procurar outro orçamento. Tudo normal. O Sr. até assume que lhe pediu o projeto em cima da hora.
Possivelmente o sentimento de discordância com o valor passa pelo fato de lhe ter apresentado um desenho do que pretendia, e julgar que isso lhe iria facilitar o trabalho, quando na realidade (se for um profissional sério) isso até pode ter o efeito contrário.
Não estou com isto a dizer que a culpa é sua, e nem concordo com as entradas a pés juntos de que foi vitima ali em cima 😁, até porque acho perfeitamente normal o cliente ter ideias e fazer esboços do que imagina para a sua casa, mas tem de ter a noção que isso pode valer de pouco e de certeza que não poupa trabalho nenhum ao arquiteto.
Colocado por: Manuel SerioPedi a um arquitecto se podia pegar no desenho e fazer o projecto de licenciamento.
Colocado por: zedasilva
O que o Manuel pediu ou pretende não é um projeto mas sim um processo de licenciamento.
Um projeto é algo completamente diferente de pegar num desenho do DO e adequa-lo para poder ser licenciado.
Para aquilo que o Manuel pediu os 4.000€ pode ser um valor um puco alto
Para um projeto os 4.000€ pode ser um valor baixo.
Colocado por: Manuel SerioVocê disse que o arquitecto fez entrada a pés juntos com esse valor?eu por exemplo se tivesse que por outros trabalhos em espera cobraria mais do que 4000.. mas é como disseram cada um cobra o seu valor
Colocado por: Manuel SerioTenho um amigo que já está há muitos anos nas obras que percebe imenso, trabalhou no estrangeiro, por isso já sabemos praticamente como fazer a casa, os materiais os detalhes etc.é disso que eu gosto
Colocado por: Manuel SerioPS: o que é "Ficha de elementos estatísticos previstos na Portaria n.o 235/2013, de 24 de julho"é a ficha INE Q3
Colocado por: Manuel SerioDesenhei uma casa simples para lá. Pedi a um arquitecto se podia pegar no desenho e fazer o projecto de licenciamento.