Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Como diz o tópico, andamos a tentar melhorar a vivência diária da nossa família na cozinha, espaço de refeições diário.
    Ponto de situação: Família de 5 (6 quando o mais velho vem passar férias ou no natal, pois estuda fora), 2 adultos,1 de 13 anos e gémeos de quase 4.
    Não conseguimos fazer alterações de fundo na cozinha, pelo que só nos resta tentar aproveitar o que temos sem alterar os atuais móveis de cozinha.

Na 1ª foto podem ver o sketch e algumas medidas da cozinha. No lado direito (1,43m) temos um móvel à altura de um frigorífico americano e é onde está o frigorífico agora. A mesa de refeição está encaixada naquele nicho do lado esquerdo (1,45m). Não funciona de todo, mas é o que existia e como a cozinha foi pensada(!?)

O que pensámos que podia funcionar melhor:
    - Mudar o frigorífico para aquele nicho. Na 2ªa foto já se pode vê-lo nesse sítio e ter mais uma noção do resto da cozinha.
    - Construir uma banqueta fixa no canto onde se encontra o frigorífico e uma mesa adequada à nossa vivência. O esboço do estilo da banqueta pode ser vista na 3ª foto. E nas 4ª e 5ª fotos vê-la já enquadrada com o restante (e algumas medidas). O banco de topo da banquete ficará por baixo do atual armário que é destinado a ficar por cima do frigorifico, mas como tem 1,85 ninguém bate lá com a cabeça. E até melhora o acesso, uma vez que como o frigorífico é bastante mais profundo era uma dificuldade usar este armário.

Procuro opiniões, pois muitas vezes outros olhos ajudam a encontrar melhores soluções. Obrigado a quem contribuir :)
      cozinha2.jpg
      cozinha1.jpg
  2.  # 2

.
      cozinha6.jpg
      cozinha4.jpg
      cozinha3.jpg
  3.  # 3

Parece-me que esta é daquelas raras situações em que ninguém pode dar uma opinião mais informada que a sua. Conhece a família, conhece a casa, conhece os hábitos, está a ser realista...provavelmente a sua palavra vai ser lei.

Um par de apontamentos à sua solução:

-Aconselhava contra construir uma banqueta. Comece por 3 cadeiras/bancos normais e veja o que acha. Banquetas são geralmente desconfortáveis e não poupam assim tanto espaço. Sem falar no dinheiro que pode custar se não tiver jeito para os trabalhos manuais.

-Se possível, escolha uma mesa que possa ser útil na preparação de refeições também. Robusta e fácil de limpar. No limite, uma bancada de cozinha + bancos altos em vez de uma mesa seria uma solução versátil e com arrumação extra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, LrLisboa
  4.  # 4

Obrigado Zemvpferreira.

São justamente esse tipo de apontamentos que procuro.

Pôr a mesa e cadeiras antes de avançar para uma solução 'definitiva' de banqueta é o que vou fazer, nem que seja para ver como a solução se adequa no dia a dia.
    A banqueta seria feita por mim e a ideia é que seja almofadada para ser o mais confortável possível. Só me sentei em banquetas de restaurantes e gostei.

Quanto aos bancos altos, também o pensei. Mas acho que os mais novos ainda são tenros para os usar...
    •  
      Dom
    • 12 junho 2023

# 5

Duas ideias parvas:

1ª - Ver se é possível derrubar a parede de 1,45m onde deseja colocar o frigorifico e se fica estético/prático para poder colocar lá a mesa.

2ª - Deslocar parte da bancada para a parede de 1,45m para ganhar espaço para a mesa, jogar com os armários pra ninguém bater com a cabeça e colocar o frigorifico no canto da janela
    Concordam com este comentário: CarinaM
  5.  # 6

Colocado por: Dom1ª - Ver se é possível derrubar a parede de 1,45m onde deseja colocar o frigorifico e se fica estético/prático para poder colocar lá a mesa.

Nada é parvo numa troca de ideias. Essa parede onde pretendo colocar o frigorífico do outro lado é a porta de entrada. Não coloquei a envolvente para se perceber isso.

A outra ideia não é descabida de todo, provavelmente se fizesse obras mais a fundo e com cozinha toda nova decerto que a disposição ia ser pensada melhor. Mas está fora de hipótese cozinha nova e a bancada sendo em pedra não quero mexer.

Obrigado pelas ideias
    •  
      Dom
    • 14 junho 2023

# 7

Percebo. Nesse caso não estou a ver que outras coisas se possam fazer.
    Dê uma olhadela em videos de apartamentos no japão. Eles são mestres a aproveitar o pouco espaço que têm.
    Concordam com este comentário: AlexandraFonseca
  6.  # 8

não dá para tirar a zona de refeições da cozinha para a sala?

sendo a cozinha pequena, pouco mais de 10m2, fazer uma zona de refeições diárias 5/6 pessoas e uma zona para cozinhar, não é facil. ainda por cima nos dias de hoje em que enchemos as bancadas com tralhas.

olhando para o desenho, eu ate me atrevo a dizer que os espaços já estão bem otimizados.
  7.  # 9

Se meter uma planta 2D devidamente informada, rigorosa e actualizada de todo o apartamento, seria melhor.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  8.  # 10

Pedro, obrigado desde já pela participação. Decerto que o vosso pragmatismo me vai ajudar.
    A planta do projeto já tem 30 anos, acho que não serve de muito mas mando na mesma.
    Fiz o melhor que pude no programa que usei para fazer a planta actualizada
      IMG20230614212117.jpg
  9.  # 11

uma ideia geral da casa e uma planta o melhor que sei do piso completo.
    Obrigado
      a1.jpg
      a2.jpg
  10.  # 12

LrLisboa
    não dá para deslocalizar a wc social para debaixo das escadas, ai ficaria com uma ligação direta á sala , ou seja cozinha depois zona de refeições e depois a zona de estar.
    o espaço ganhava logo outra vida
    há tambem outra possibilidade que é capaz de ser exequivel
      planta cozinha e.jpg
  11.  # 13

Depois a cozinha pode ter algumas variantes
  12.  # 14

Tambem dá para fazer uma casa + divertida com tanto filho pequeno :)
  13.  # 15

assim vê-se melhor
    Concordam com este comentário: jmalmeida
      COZ-PLANTA 02.jpeg
      COZ-PLANTA 01.jpeg
  14.  # 16

ehehe
    o autor do topico foi.
    ninguém comenta a wc "ovo"?
  15.  # 17

'Tá um espectáculo. Faz lembrar os WCs públicos de moedinha no meio do passeio!
  16.  # 18

Colocado por: marco1ninguém comenta a wc "ovo"?

primeira impressão é estranha, mas depois sendo uma zona de passagem a ausencia de quinas das paredes até é uma mais valia.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, carlosesf
  17.  # 19

Aquele redondo transforma o “banal” e “encaixotado” numa peça de arq.
    Fosse eu e estava vendido.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas, marize
    •  
      marco1
    • 15 junho 2023 editado

# 20

é e tem outros pormenores que deram gozo, o espelho do lavatório, a porta curva que "encaixa" a sanita
    a peninsula redonda para a mãe servir os mais pequenos e controlar, a estante por trás do sofá, o sofá em si,
    a bancada livre para mexer nos portáteis
    enfim uma espaço amplo open simples numa casa pequena com potencial.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, HAL_9000, jmalmeida

0.0207 seg. NEW