Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a iniciar um processo de consultas para reabilitação de casa rural, e um dos temas que me preocupa é a existência de salitre na parte interior de algumas paredes exteriores (pedra, 60cm).

    Pelo que percebo, há muitas "mezinhas" e produtos caros que prometem, mas na verdade não parece haver nada que resolva de forma duradoura. Desconsiderando a hipótese de demolir e edificar novamente, procuro uma forma de endereçar este problema da maneira mais razoável possível.

    Das alternativas que me têm comentado, aquela que me parece fazer mais sentido, é descascar até à zona em que a parede está boa (*), limpar, aplicar uma resina de fixação (e antes disso, talvez um desinfetante), refazer o reboco danificado e a seguir, fechar com gesso cartonado (vulgo, pladur) ou... capoto (???).

    Ou seja, a primeira, tenta estancar o problema e a segunda, esconde da vista.

    A minha primeira dúvida é, se existe capoto para paredes interiores. Vulgarizou-se o nome, mas normalmente associado a ETICS que por definição é para paredes exteriores. Será que ao recomendarem capoto para aplicação em paredes interiores, estão na verdade a falar de algo parecido com um ETICS?

    A minha segunda dúvida é, se faz mais sentido aplicar esse capoto pelo interior ou se é melhor aplicar gesso cartonado hidrófugo.

    Deixo apenas como nota que se trata de uma casa com áreas pequenas e por isso o consumo de espaço interior não é indiferente. Sobre este aspecto, vi neste fórum a referência a placas Kerdi board que me pareceu interessante por serem coladas diretamente na parede, mas não consigo ter uma noção do preço, não parece que seja fácil encontrar quem saiba aplicar e ainda questiono se um isolamento pensado para impermeabilização de casas-de-banho não será demasiadamente "não respirável" para paredes que deveriam ser parcialmente "respiráveis". O que vos parece esta potencial alternativa?

    (*) Cerca de 1/3, excepto uma parede que tem uma escada no exterior e nesse caso quase toda a parede tem de ser tratada, para além de demolir a escada e tratar a parede pelo exterior
      Parede 2.jpg
      Parede 1.jpg
  2.  # 2

    Procure por KERDI-BOARD da SCHLÜTER
    Será talvez a solução mais indicada para o seu caso.
    Atenção que ao impedir o aparecimento do salitre nas paredes interiores ele vai certamente aparecer nos pisos e nas parede pelo lado exterior
    Concordam com este comentário: Supporter
  3.  # 3

    Colocado por: rituaise um dos temas que me preocupa é a existência de salitre na parte interior


    Colocado por: rituaismas na verdade não parece haver nada que resolva de forma duradoura
    há.. é desviar a humidade pelo exterior, drenar e impermeabilizar. tudo resto, incluindo 'capoto pelo interior' é treta e nao resolvem os problemas.. apenas tapam até surgirem de novo ou a humidade danificar a estrutura de forma permanente.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, SEEING, Duarte78
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilvaProcure por KERDI-BOARD da SCHLÜTER
    Será talvez a solução mais indicada para o seu caso.
    Atenção que ao impedir o aparecimento do salitre nas paredes interiores ele vai certamente aparecer nos pisos e nas parede pelo lado exterior

    Tem ideia do preço por m2?

    Colocado por: antonylemoshá.. é desviar a humidade pelo exterior, drenar e impermeabilizar. tudo resto, incluindo 'capoto pelo interior' é treta e nao resolvem os problemas.. apenas tapam até surgirem de novo ou a humidade danificar a estrutura de forma permanente.

    Também me foi proposto fazer um dreno no exterior. Que material recomenda para impermeabilizar?
  5.  # 5

    Colocado por: rituaisQue material recomenda para impermeabilizar?
    o mais adequado. existe muito material no mercado e nao sei como é a parede por fora.
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemoso mais adequado. existe muito material no mercado e nao sei como é a parede por fora.


    Se for de pedra por fora esquece a impermeabilização, a minha é pedra e fiz de tudo, nada resolveu, podes fazer o que fiz aplicar placas xps...
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemoso mais adequado. existe muito material no mercado e nao sei como é a parede por fora.

    As paredes exteriores são de pedra (miuda). Já vi aplicarem uma espécie de tela asfaltica na parede externa, o que poderia ajudar alguma coisa mas não vai impedir a subida de humidade que venha de baixo...
  8.  # 8

    Colocado por: Zipos1

    Se for de pedra por fora esquece a impermeabilização, a minha é pedra e fiz de tudo, nada resolveu, podes fazer o que fiz aplicar placas xps...

    Sim, as paredes exteriores são de pedra. Essas placas de xps foram aplicadas como isolamento ETICS (capotto)?
    Pensei colocar ETICS por fora mas como tenho salitre por dentro, teria de isolar também por dentro, o que me parece ser um exagero (€m todos os asp€tos)
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemos.. incluindo 'capoto pelo interior' é treta e nao resolvem os problemas

    E existe mesmo ´capoto pelo interior'? É o mesmo sistema que se usa para o exterior?
    Não encontro nada a falar disto...
  10.  # 10

    Colocado por: rituaisE existe mesmo ´capoto pelo interior'?
    depende do que quer chamar de capotto. Capotto é uma marca. O pessoal quando diz capoto quer dizer na verdade etics.

    da mesma forma que falam de gilettes quando referem a laminas de barbear.

    existe ETICS (External Thermal Insulation Composite System) e existe ITICS (Internal Thermal Insulation Composite System).

    O que nao faltam são soluções de isolamento pelo interior. mas o isolamento, seja com capotto ou com outra marca nao resolve o problema da humidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  11.  # 11

    Cá em casa não teve jeito: salitre, humidade ascendente ou sejá lá o que for era impossível de se resolver (entenda-se $$$$$).

    Fui de gesso cartonado hidrófugo (tal do pladur verde?) e de anos em anos quando e se começar a apresentar humidade, irei reparar nas rregiões específicas.

    Mas adminito que cá em casa não estava tão mau assim como na foto do amigo...
  12.  # 12

    Colocado por: antonylemos(Internal Thermal Insulation Composite System).

    Exatamente por usarem a marca que popularizou o sistema, é que não consigo perceber o que o pedreiro quer dizer com "capoto pelo interior". Está a propor que se tente resolver (ou atenuar) o problema, fazendo um dreno ao longo da fachada. Não falou em impermeabilizar a lateral da parede, mas penso que essa sugestão, apresentada neste tópico, é pertinente.

    Aquilo a que o pedreiro chama de "capoto pelo interior" será seguramente a forma de "tirar o salitre da vista" (coisa que devo ter de fazer, além de reparar a parede) e não de contribuir para a resolução do problema. O que eu tentava perceber é se dão esse nome, exatamente às mesmas camadas do sistema ETICS ou se encurtam etapas.

    O tópico que enviou sob o nome ITICS é interessante, mas as discussões são inconclusivas. Provavelmente porque o problema não tem solução.
  13.  # 13

    Colocado por: Exodustal do pladur verde?

    A primeira foto é da parede que está pior, porque do outro lado existe uma escada de betão armado, que foi mal construída e que é a principal causa de infiltrações. Essa escada vai ser demolida e acredito que o problema fique mais moderado, como acontece noutras paredes.

    Essa aplicação de gesso cartonado hidrofogo é recente? O problema já retornou alguma vez?
  14.  # 14

    Colocado por: rituaisque foi mal construída e que é a principal causa de infiltrações. Essa escada vai ser demolida e acredito que o problema fique mais moderado, como acontece noutras paredes.
    nao será melhor as obras a fundo capazes de resolver os problemas em vez de andar com remendos que têm um prazo curto?
    Concordam com este comentário: marize
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosnao será melhor as obras a fundo capazes de resolver os problemas em vez de andar com remendos que têm um prazo curto?

    E nesse caso, o que seriam obras a fundo?
  16.  # 16

    Colocado por: rituaisdo outro lado existe uma escada de betão armado, que foi mal construída e que é a principal causa de infiltrações. Essa escada vai ser demolida

    É uma escada exterior?
    Se sim essa obra está sujeita a licenciamento.
    SE existe licenciamento deveria existir um estado do estado de conservação do imóvel. Esse estudo é que deve definir quais as intervenções que são prioritárias e quais as soluções de reparação
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    É uma escada exterior?
    Se sim essa obra está sujeita a licenciamento.
    SE existe licenciamento deveria existir um estado do estado de conservação do imóvel. Esse estudo é que deve definir quais as intervenções que são prioritárias e quais as soluções de reparação

    É uma escada exterior e concordo com o comentário. Mas seguindo todas as regras, este fórum deixa de ter piada 8-]
  18.  # 18

    Colocado por: rituaisMas seguindo todas as regras, este fórum deixa de ter piada

    Verdade!
    Ainda assim, creio que nos cabe a responsabilidade de pelo menos alertar para eventuais consequências de realizar obras sem licença.
    Um risco ainda maior (pois por norma acaba por se refletir no orçamento) é o de realizar obras sem uma estratégia.
    Neste caso em concreto, todas as soluções que aqui lhe possam dar, não passam de soluções avulso que podem ou não ser adequadas ao seu caso.
    Concordam com este comentário: marize
  19.  # 19

    Colocado por: rituaisJá vi aplicarem uma espécie de tela asfaltica na parede externa, o que poderia ajudar alguma coisa mas não vai impedir a subida de humidade que venha de baixo..

    Esta por exemplo é uma solução que não resolvendo o problema, ainda o vai agravar.
    Isola sim o exterior da parede mas tb o isola para a passagem do vapor de água.
    Em resumo, agrava o problema das humidades ascendentes pois só tem o interior da parede para sair e aumenta o teor de humidade do ar interior.
  20.  # 20

    Colocado por: rituaisEstou a iniciar um processo de consultas para reabilitação de casa rural,

    Se ainda está no inicio do processo, eu sugeria um estudo sobre o real estado de conservação do imóvel.
    Esse estudo irá relatar-lhe todas as não conformidades e patologias existente e para cada uma apontar soluções de reparação.
    Com esse estudo e de acordo com o seu orçamento deve então definir as prioridades de intervenção
 
0.0226 seg. NEW