Colocado por: Sandra_ccÁ ordem o que importa é se a sardinha era boa, fresca, na dose certa, bem assada, bem armazenada, manuseada com higiene e se foi isso que o cliente 'pediu'.
Colocado por: N Miguel OliveiraA Ordem deve servir para defender em primeiro lugar a Medicina.
Colocado por: euIsso é uma utopia
Colocado por: N Miguel Oliveira
Por alguma razão a Ordem terá o seu Código Deontológico.
Enquanto Arquitecto, eu podia defraudar o Estado no preço e apresentar a melhor sardinha do mundo. A minha Ordem não deveria bater-me palmadinhas nas costas por isso. Deveria era condicionar, castigar, limitar a minha actividade para que não voltasse a praticar tais actos.
Claro que o resto é para os tribunais.
Não digo que vai ser a minha Ordem a pagar pela fraude que eu fiz.
Mas não deixa de ser do interesse da minha Ordem, zelar pelo "andar na linha" dos seus associados. Pois no limite, todo Médico, todo o Advogado, todo o Arquitecto exerce sob a autorização duma Ordem.
Sem ela eu não posso assinar.
Se ela tem o poder para condicionar a minha actividade, é do seu interesse não ignorar o poder que tem. Porque no final, eu próprio, prestando um mau serviço, aldrabando, etc... estou a prejudicar os meus colegas que são eles também associados da Ordem. Prejudico quanto à imagem, fama... e prejudico-os pela concorrência desleal que pratico...
Basicamente é para isso que o Código de Deontologia serve...
Colocado por: Sandra_ccUma ordem não pode castigar aspectos fora do âmbito profissional.
Colocado por: Sandra_cc
Uhmmm
Uma ordem não pode castigar aspectos fora do âmbito profissional.
Se não também me podiam castigar por eu enganar alguém na venda de uma casa ou de um carro.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão é uma utopia nenhuma.
Para isso estão os Estatutos da Ordem.
Para isso, os profissionais estão condicionados a fazer parte de uma e a ser sancionados disciplinarmente se necessário.
Não é para defendê-los sempre, tenham ou não razão.
Basicamente é como ser Encarregado de Educação duma criança. Se o meu filho é Bulling, não é por ser seu pai, que vou defender tudo o que faça...
Educar não isso.
Nem a Medicina se esgota nos médicos, nem a Arquitectura nos Arquitectos, nem uma equipa de futebol nos seus funcionários. Há coisas que estão acima do interesse individual...
A Ordem tem uma responsabilidade social também... não é culpar o Arbitro por não ter visto a falta do seu próprio jogador. Se qualquer Ordem sabe de alguma conducta imprópria de um associado deve actuar. Senão, saem todos prejudicados.
Colocado por: euaceitarmos isso
Aceitar o quê?
Colocado por: carlosj39Pois, mas os enganos foram não no âmbito da actividade particular do médico x ou y, mas neste caso concreto no âmbito da actividade profissional, na codificação fraudulenta e na facturação fraudulenta dos actos médicos praticados.
Colocado por: euQue as ordens defendem acima de tudo os interesses dos seus associados e não o bem comum.
Sim, concerteza.
Nem de outra coisa estou a falar/escrever.
Quando eu cobro pelos meus serviços, isso é do âmbito profissional.
Não é a Ordem que vai pagar a fraude/oportunismo que fiz. Mas é a Ordem que tem o poder de deixar-me continuar ou não.
Colocado por: Sandra_ccA codificação é a única violação eventual.
Mas considerar a codificação de actos médicos, ser ela mesmo um acto médico... é puxado.
Bem, se fossemos por aí, coitados dos Contabilistas. Seriam os culpados por toda e qualquer cobrança de todo e qualquer outro profissional.
Se cobrar pelos serviços da sua profissão, não faz parte do âmbito profissional, enquanto já não sei é nada...
Colocado por: NTORIONHoje começou a escolha da especialidade.
Ao 28° esgotaram as vagas para dermatologia.
Mas lembro, que é das especialidades que atualmente é mais difícil marcar consulta.
Alpalhão deve ter dado um grande incentivo. 😂
Colocado por: Sandra_ccCodificar não é cobrar.
Pois não.
Eu a ver dinheiro entrar forte e feio, e o que faço é aproveitar-me disso...
Basicamente é o que os médicos têm feito...
É claro que há muita falha na gestão no ministério... mas caramba, a Ordem dos Médicos só vê é dinheiro...