Colocado por: palmstrokeComo é que se marca uma consulta no centro de saúde com o médico família?
Sou residente no estrangeiro pelo que não posso ir presencialmente pedir marcação. Já liguei para 2 números e não atendem. Existe algum site?
Tudo o que preciso é uma declaração para a segurança social, para poder descontar para a reforma por minha conta, como residente no estrangeiro.
Procurei no google e não é claro como marcar consulta.
Isto não se pode fazer no privado?
Colocado por: Casa da Horta
Muitas unidades estão a funcionar muito bem por email. Têm um prazo de 48 horas para responder. Podem reencaminhar a sua exposição para o médico de família e, quem sabe, este até possa passar a declaração sem necessitar de vir à unidade a não ser para levantar o documento.
Existe ainda o portal do utente e a app SNS24 onde é possível agendar consulta com o MF. Podem é nem todas as unidades terem a mesma resposta, depende da sua. Mais uma vez, tenho a certeza absoluta que se estiver inscrito numa modelo B o seu pedido é mais fácil de conseguir.
Tanto quanto sei, declarações do género da que necessita só podem ser emitidas pelo sns. Mas aí a Sandra deverá saber melhor se o privado as pode passar...
Colocado por: Sandra_cc
Depende que declaração em concreto ele necessita...
Se for um relatório clinico, faz-se na privada. Uma declaração médica sobre alguma questão concreta também se pode fazer.
Depende mesmo do que lhe está a ser exigido.
Colocado por: palmstroke
Preciso para isto:
Podem aderir ao Seguro Social Voluntário as pessoas que estejam numa das seguintes situações: (..) Cidadãos nacionais que residam e trabalhem no estrangeiro e não estejam abrangidos por instrumentos internacionais de Segurança Social a que Portugal esteja vinculado.
Em 2022, nas 3 semanas que estive em Portugal, fui duas vezes à segurança social, e ambas pediam uma declaração do médico de família em como estou apto para trabalhar (apesar do motivo para eu querer descontar é porque resido no estrangeiro).
Colocado por: HAL_9000https://www.simedicos.pt/pt/noticias/5291/publico-medicostrabalhadores-portugueses-perderam-poder-de-compra-e-estao-entre-os-que-menos-ganham-na-ue/?fbclid=PAAaZ_wY_rlykOV0HqOp3pMvkaLLGyq1KJ8FX8uVKZGLarPbW-M-He5JID6VU_aem_AaZAA_KWPM-FJKI3PTqtGMWBb2Y1AqT5VzYcRRFUDtyij1NvJN4XdrU84Rvtw0T48_ppsg0xp-cjcrDkf-FiDTaZ
Colocado por: Sandra_cc
Certo.
Mas não esqueça uma coisa: médicos que perderam poder de compra em 10 anos, na OCDE (que não é só a Europa também inclui por exemplo países da América latina), só no reino unido, Eslovénia e Portugal. E em Portugal foi a maior queda.
Portanto, em quase todos os países OCDE, excepto 3, os médicos mantiveram ou aumentar. poder de compra. Só em 3 perderam! 3! E estamos no pior dos 3.
Colocado por: spvale
O que interessa é os.coitados dos médicos perderam poder de compra as outras profissões não interessam.
Colocado por: euNos últimos 20 anos, o País estagnou, o que já deveria ter merecido uma profunda reflexão por parte de todos, mas anda tudo adormecido ou distraído.
Para piorar as coisas, nos últimos dois anos, existiu uma brutal perda de poder de compra dos Portugueses (o que inclui os Médicos). E não se fiem nos números oficiais da inflação, pois naquilo que mais impacto tem na vida dos Portugueses da classe média (casa e alimentação), a subida foi na ordem dos 30% ou mais !!!
Temos dos salários mais baixos da UE, e ao mesmo tempo, o preço das casas e alimentação está ao nível dos mais caros. A situação é dramática!
Colocado por: Sandra_ccAinda se compra um T2 em Lisboa por 250mil. Tente lá isso em Madrid ou Barcelona -
Colocado por: Sandra_ccNão concordo que a habitação e alimentação esteja ao nível dos mais caros. Não está.Eu até concordo consigo. Mas olhe que a diferença não é muita para países como França, Espanha e Itália, pelo menos estes eu visitei nos últimos meses e tive o cuidado de fazer a comparação.
Colocado por: Sandra_ccUm coisa é certa.
Empobrecer os médicos, que fica aqui claramente comprovado que foi feito, só deu mau resultado para o SNS e para a saúde em Portugal. .
É só pensar.
Colocado por: Casa da HortaSou dos que sei que investir em melhores condições para os profissionais de saúde, se traduz em melhorias para os utentes que deles precisam. E todos acabamos por precisar destes cuidados. E nessa altura vão agradecer todos os cêntimos que o governo gastou, para que nada nos falte numa altura tão vulnerável como é a doença.Penso que a questão não são propriamente "os cêntimos que o governo gastou", mas "como" os gastou e gasta. O problema do SNS é sobretudo de gestão, e enquanto a gestão do mesmo estiver entregue aos médicos não se prevêm grandes melhorias.
Colocado por: HAL_9000
Lol.
Pesquisa feita apenas para T2 até ao limite de 240 mil euros.
No meio haverá muito lixo, mas penso que a diferença de números é reveladora.