Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Na parede que se pode ver já existe uma janela que é de um wc e estava a pensar fazer uma troca de janela com deslocamento de alguns centimetros.
    Alem disso, a parede apanha mais duas divisões que pretendia saber se existe alguma possibilidade de colocar janelas ou algo semelhante que deixe entrar luz natural na casa.
    A entrada do terreno deve ter cerca de 3 metros de largura e no outro lado encontra-se outra moradia.
    Gostava de evitar problemas e enrolamentos com câmaras e licenciamentos.
    Alguém com ideias ou sugestões? Obrigado.

  2.  # 2

    Qualquer alteração a essa janela implica que seja necessário uma licença camarária
    Concordam com este comentário: CompraJá
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaQualquer alteração a essa janela implica que seja necessário uma licença camarária
    Concordam com este comentário:CompraJá


    Obrigado pela afirmação.

    Alguém com experiencia neste tipo de situações, ou que já tenha passado por algo semelhante?
  4.  # 4

    Um pormenor/pormaior que não percebi: o terreno do lado é do mesmo dono que a casa ou de outrem?
  5.  # 5

    Colocado por: LMigAlvesUm pormenor/pormaior que não percebi: o terreno do lado é do mesmo dono que a casa ou de outrem?


    Não, o terreno é uma entrada com outro dono não relacionado com a casa do lado.
  6.  # 6

    Colocado por: Nmaster1988

    Não, o terreno é uma entrada com outro dono não relacionado com a casa do lado.


    E já lhe perguntou se ele autoriza abrir janelas naquela parede?
    Tenho ideia que nestas situações ele terá de autorizar...

    Edit: o dono da entrada e o dono da outra moradia.
  7.  # 7

    Então essa entrada é de um terceiro proprietário?! E a sua casa está encostada ao limite do seu terreno? Se for isso, nem essa janela pode ter aí, quanto mais alarga-la ou abrir outras.
  8.  # 8

  9.  # 9

    Colocado por: mandrongoEntão essa entrada é de um terceiro proprietário?! E a sua casa está encostada ao limite do seu terreno? Se for isso, nem essa janela pode ter aí, quanto mais alarga-la ou abrir outras.


    A janela em questão já lá está a mais de 40 anos e é para um WC, deve haver algum regulamento para isso espero.
    E o terreno é apenas uma entrada.

    O vizinho do lado também tem janelas viradas para o lado do terreno, mas no caso dele a casa não está colada ao terreno, tem um muro antes. Mas no entanto, não me parece que tenho mais que 1 mt de distância do muro.

    O dono do terreno não me parece que lhe faça grande diferença, visto tratar-se apenas de uma entrada.
  10.  # 10

    Colocado por: LMigAlves

    E já lhe perguntou se ele autoriza abrir janelas naquela parede?
    Tenho ideia que nestas situações ele terá de autorizar...

    Edit: o dono da entrada e o dono da outra moradia.


    Faz sentido,

    provavelmente na altura que foi feita a janela que já lá está isso deve ter acontecido.

    E agora se quiser acrescentar mais alguma também deve ser necessario o consentimento do dono do terreno.
  11.  # 11

    Colocado por: Nmaster1988e estava a pensar fazer uma troca de janela com deslocamento de alguns centimetros
    em princípio se trocar a janela de sítio deixa de poder ter janela.

    Colocado por: Nmaster1988A janela em questão já lá está a mais de 40 anos e é para um WC, deve haver algum regulamento para isso espero
    e há.. essa janela pode em pricípio deixar estar .. alterar a janela é que já nao pode. requer licenciamento e será certamente indeferido o pedido.

    Colocado por: Nmaster1988E agora se quiser acrescentar mais alguma também deve ser necessario o consentimento do dono do terreno
    nao
  12.  # 12

    Colocado por: Nmaster1988

    A janela em questão já lá está a mais de 40 anos e é para um WC, deve haver algum regulamento para isso espero.


    Não é uma janela, é uma fresta! ;)

    https://www.udireito.com/atualidade/abertura-de-janelas-em-predios-confinantes/
  13.  # 13

  14.  # 14

    https://forumdacasa.com/discussion/88005/frestas-para-quintal/

    Na minha opinião, devia falar com os seus vizinhos, o dono do terreno e o dono da moradia e ver qual a disponibilidade deles para autorizarem por escrito que faça as janelas.
    Caso não estejam disponíveis para autorizar as janelas, tente que autorizem umas frestas.
    Em ultimo caso, veja se o dono dessa serventia/passagem quer vender, faz a anexação desse terreno e já deverá poder abrir as janelas que quiser depois porque o terreno é seu.
    Concordam com este comentário: Nmaster1988
 
0.0192 seg. NEW