Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, aos entendidos destes assuntos venho aqui questionar se é possível pedir um crédito ao banco que me creditou a casa que tenho onde pago prestação todos os meses.
    O cenário seria o pedido de um crédito para que eu pudesse fazer obras á casa onde estou para depois por tudo arrendar, ora a minha dúvida é se posso pedir este crédito em função dos arrendamentos que receberei assim que as obras estiverem concluídas. Ou seja, a prestação seria cobrada nos valores de arrendamento a cobrar depois das obras feitas. Isto porque o ordenado é baixo e o que seria possível era garantir que 1 ano após o inicio das obras eu pagaria este crédito com suporte na renda dos inquilinos em 7 anos +- ao invés dos clássicos 40 anos que seriam se fosse com base no meu ordenado.
    Isto é coisa que o banco aceita ouvir ou nem vale a pena porque me iriam dizer logo que não estão interessados neste acordo?
    Obrigado
    • RCF
    • 22 junho 2023

     # 2

    tudo é possível...
    não é um cenário típico, mas tente
  2.  # 3

    Rafael, qualquer questão relacionada com o banco deve ser esclarecida no próprio banco com o gestor. Aqui só terá opiniões. Tem que expor o seu caso ao gestor de conta.
    Concordam com este comentário: RCF
  3.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesRafael, qualquer questão relacionada com o banco deve ser esclarecida no próprio banco com o gestor. Aqui só terá opiniões. Tem que expor o seu caso ao gestor de conta.


    Sim eu sei é o que farei se tiver essas tais opiniões de pessoas que tenham tido situações parecidas ou relacionada com esta.

    Só quero perceber se isto não é totalmente descabido, obrigado
    • RCF
    • 22 junho 2023

     # 5

    Quanto pretende de empréstimo?
    Vai depender muito do valor em causa... não sendo muito, podem sempre fazer-lhe um crédito pessoal (com juros altos).
    Sendo um valor elevado, que necessite de garantias, muito dificilmente aceitarão como garantia as potenciais rendas que cobrará aos inquilinos, pois isso terá um risco muito elevado para o Banco.
    Mas, caso tenha, poderá dar alguma outra garantia, como seja algum imóvel que não esteja hipotecado, ou um bom fiador...
  4.  # 6

    Normalmente o banco não faz cálculos com perspetivas futuras mas sim com dados históricos. Se não tem arrendamentos anteriores o banco não irá colocar como rendimento a sua intenção futura de cobrança de renda. Se der a hipoteca da casa poderá ser mais fácil caso o valor do financiamento não seja muito alto e se colocar um prazo longo.
    • RCF
    • 22 junho 2023 editado

     # 7

    Colocado por: SupporterSe der a hipoteca da casa poderá ser mais fácil

    Sim, essa poderia ser a solução. No entanto, presumo que a casa já estará hipotecada, pois tem, sobre ela, um empréstimo

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexquestionar se é possível pedir um crédito ao banco que me creditou a casa que tenho onde pago prestação todos os meses.
  5.  # 8

    Pode estar hipotecada mas se o valor de avaliação for superior ao atual financiamento pode solicitar um valor adicional, no fundo, uma segunda hipoteca.
  6.  # 9

    Colocado por: RCFpodem sempre fazer-lhe um crédito pessoal (com juros altos).

    Se o problema é a taxa de esforço, não faz diferença se é pessoal ou multifunções por exemplo, sendo que com o último, ficará com uma prestação mais baixa e, como tal, com menor esforço.

    Não havendo taxa de esforço disponível, e contando apenas com ganhos futuros torna-se mais difícil, embora não impossível. É expor a sua situação ao banco.

    Há, por exemplo, bancos que fazem crédito para um 2º imóvel, dando um period de carência para a venda do 1º. No entretanto paga só os juros e a taxa de esforço é avaliada nesse sentido.
  7.  # 10

    Mas o LVT pode permitir um aumento do capital em divida (considerando que grande parte deve estar paga).
    Concordam com este comentário: Supporter
  8.  # 11

    sim eu pago prestação, portanto a casa até então é do banco, o crédito foi de 49.000 e qualquer coisa, faltam-me pagar praticamente isso quase tudo apesar de ja estar a pagar há ano e meio, mas a amortização neste momento é ridículamente baixa sendo o grosso da prestação para juros e assim não saio disto. Não pensei bem ainda, tive este pensamento ontem antes de me deitar, mas precisaria aí de 140.000 +- ( material de construção, mão de obra, juros etc)
    pois segundo o topografo posso construir dois T1 num dos anexos que nem me foi avaliado pelo banco e que paguei do meu bolso.
    Problema são os timings de aprovação por parte da camara
  9.  # 12

    Colocado por: MS_11Mas o LVT pode permitir um aumento do capital em divida (considerando que grande parte deve estar paga).

    O LTV (Loan to Value) é apenas uma parte. Um dos limitadores, se preferir.
    Outro limitador é o DTI (Debt to Income), vulgo taxa de esforço.

    O limite efectivo será sempre o mais baixo destes dois.

    Para complicar, quando a taxa de esfoço é elevada, o banco até pode exigir um LTV menor.

    Depende de muitos factores e há outro tipo de financiamentos disponíveis. É falar com o banco.
  10.  # 13

    O actual crédito habitação é de 49k€ e qual foi a avaliação do imóvel?
  11.  # 14

    Colocado por: pguilhermeO actual crédito habitação é de 49k€ e qual foi a avaliação do imóvel?


    esse foi o valor da avaliação, a casa custou 85, foram duas escrituras, para dois imoveis onde o avaliador declarou como ruina o 2o imovel, mas a venda englobava estes dois imoveis como se tratasse de um só
    • RCF
    • 22 junho 2023

     # 15

    Colocado por: MS_11o crédito foi de 49.000 e qualquer coisa, faltam-me pagar praticamente isso quase tudo apesar de ja estar a pagar há ano e meio, mas a amortização neste momento é ridículamente baixa sendo o grosso da prestação para juros e assim não saio disto. Não pensei bem ainda, tive este pensamento ontem antes de me deitar, mas precisaria aí de 140.000 +-

    Se fosse o inverso, seria mais fácil, isto é, se já tivesse um crédito de 140k e necessitasse de mais um de 49k.
    Agora, se tem um crédito de 49k e já está no seu limite em termos de taxa de esforço, será para esquecer a possibilidade de lhe emprestarem mais 140K...
    Não perde nada em perguntar no Banco, até para descargo de consciência, mas não tenha grandes expectativas (caso seja como eu atrás escrevi).
    Concordam com este comentário: pguilherme
  12.  # 16

    👆 Isto.

    Teria de ser crédito à construção com avaliação (LTV) dos projectos submetidos para licenciamento.

    Se actualmente os vencimentos estão curtos, um financiamento ~3x mais (se não houverem derrapagens) parece ser para esquecer.
    Embora, se ficar legalmente com várias fracções, possa jogar com isso.
    Mas mesmo que consiga crédito, nessas condições é um risco muito grande.
    • RCF
    • 22 junho 2023

     # 17

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexa minha dúvida é se posso pedir este crédito em função dos arrendamentos que receberei assim que as obras estiverem concluídas. Ou seja, a prestação seria cobrada nos valores de arrendamento a cobrar depois das obras feitas. Isto porque o ordenado é baixo e o que seria possível era garantir que 1 ano após o inicio das obras eu pagaria este crédito com suporte na renda dos inquilinos

    em bom português, isso é "contar com o ovo no **** da galinha"...
    nos arrendamentos, o que não falta são incumprimentos no pagamento das rendas (e os Bancos/bancários, que vivem no mesmo mundo que nós, sabem bem disso).
  13.  # 18

    Colocado por: pguilherme👆 Isto.

    Teria de ser crédito à construção com avaliação (LTV) dos projectos submetidos para licenciamento.

    Se actualmente os vencimentos estão curtos, um financiamento ~3x mais (se não houverem derrapagens) parece ser para esquecer.
    Embora, se ficar legalmente com várias fracções, possa jogar com isso.
    Mas mesmo que consiga crédito, nessas condições é um risco muito grande.


    Mas eu tenho que arriscar, comprei para restaurar e para depois arrendar, se não arriscar sou mais um a pagar um crédito a 40 anos.
    E sim passados poucos meses depois de comprar a casa, o banco ligou-me a perguntar se não queria crédito para construção/obras, eu neguei naquela altura, pois o meu ordenado a sustentar isso mais a prestação seria rídiculo, mas se é a unica opção que tenho é por aí que vou, que tenha um ano de construções até as obras ficarem concluídas sendo isso um ano de enorme esforço, assim seja, em 7 anos mais coisa menos coisa pago o empréstimo caso não sejam 50€ de amortização e 500€ de juros.
    • RCF
    • 22 junho 2023

     # 19

    Colocado por: Rafael Monteiro AlexMas eu tenho que arriscar, comprei para restaurar e para depois arrendar, se não arriscar

    Você pode arriscar. O problema é que os Bancos não estarão dispostos a arriscar consigo...

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexpassados poucos meses depois de comprar a casa, o banco ligou-me a perguntar se não queria crédito para construção/obras,

    isso é um bom sinal. Se o Banco o fez é porque viu que você tinha margem para isso. Ainda assim, quando emprestam 49k para aquisição, não deverão estar à espera que necessite de 140k para obras...
    Mas, consulte o Banco
    Colocado por: RCFNão perde nada em perguntar no Banco, até para descargo de consciência,
  14.  # 20

    Eu acho que o problema são as taxas atuais e afetar a taxa de esforço, digo eu...

    Mas sim, nada como ir ao gestor/banco e questionar.
 
0.0217 seg. NEW