Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como o titulo indica quais são as diferenças entre viga e viga invertida a nível de resistência ou é igual?
    Ha algum problema em betonar as vigas invertidas em 2 vezes? Ou seja a altura da laje primeiro e depois o ue vai da laje a cima?
  2.  # 2

Colocado por: DR1982quais são as diferenças entre viga e viga invertida a nível de resistência ou é igual?

Ambas devem ser calculadas para as funções que vão desempenhar pelo que o nível de resistência estará sempre assegurado.

Colocado por: DR1982Ha algum problema em betonar as vigas invertidas em 2 vezes?

Como raramente são acautelas as exigências para a betonagem de elementos separados e porque durante o calculo isso não é tido em conta, é sempre uma má prática.
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaAmbas devem ser calculadas para as funções que vão desempenhar pelo que o nível de resistência estará sempre assegurado.
    mas uma viga invertida leva mais ferro do que uma viga para o mesmo sitio?
  4.  # 4

A mim foi-me dito que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  5.  # 5

Colocado por: DR1982mas uma viga invertida leva mais ferro do que uma viga para o mesmo sitio?

Leva ferro em locais diferentes mas por norma sim.
    No seu caso em concreto, quando lhe sugeri vigas invertidas era para que pudessem funcionar já como platibandas.
    Ou seja, gasta de um lado mas poupa em outro.
    No final provavelmente até gastaria menos ferro e ficava com os tetos limpinhos como pretende
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Leva ferro em locais diferentes mas por norma sim.
    No seu caso em concreto, quando lhe sugeri vigas invertidas era para que pudessem funcionar já como platibandas.
    Ou seja, gasta de um lado mas poupa em outro.
    No final provavelmente até gastaria menos ferro e ficava com os tetos limpinhos como pretende
    no meu caso nao da para usar as vigas invertidas como platibanda, porque a platibanda está saida em relação aos muros/vãos.

A minha questão acerca das vigas é mesmo para ter a certeza que no caso de pedir ao engenheiro para colocar vigas invertidas não estou novamente a complicar a solução.
    Queria ter a certeza que vigas invertidas é uma solução tão boa como vigas “normais” e que não estou com isso a comprometer nada.
  7.  # 7

Colocado por: carlota74A mim foi-me dito que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    que leva mais ferro?
    Concordam com este comentário: carlota74
  8.  # 8

Existem engenheiros que usam mais as vigas invertidas que outros. Se tivesse entregue as especialidades á mesma equipa de arquitetura teria um projeto com vigas invertidas. Decidi escolher outro gabinete não por este motivo claro , e neste até indicaram a viga normal uma vez que pedi um orçamento contido e que não descurassem as maneiras possíveis de poupar recursos.
  9.  # 9

Colocado por: carlota74Existem engenheiros que usam mais as vigas invertidas que outros. Se tivesse entregue as especialidades á mesma equipa de arquitetura teria um projeto com vigas invertidas. Decidi escolher outro gabinete não por este motivo claro , e neste até indicaram a viga normal uma vez que pedi um orçamento contido e que não descurassem as maneiras possíveis de poupar recursos.
    pois é isso que gostava de perceber… quando falei em vigas invertidas deram me a entender que eu estava a complicar e gostava de saber porquê…
  10.  # 10

Fugi das vigas embutidas como o diabo foge da cruz.

Requer que sejam feitas por pessoas que sabem o que estão a fazer, e mesmo que este requisito esteja cumprido requer que essas pessoas sejam honestas. Em todos os aspectos, até na betonagem. Eram demasiados riscos. Mas hoje em dia é o que mais se vê: as vigas embutidas nas lajes . O próximo terremoto vai tirar as teimas
  11.  # 11

Colocado por: DR1982no meu caso nao da para usar as vigas invertidas como platibanda, porque a platibanda está saida em relação aos muros/vãos.

Nesse caso não faz sentido ter vigas invertidas.
    Quer vigas invertidas onde?
    No teto da cave ou do andar?
  12.  # 12

Esta deve ser daquelas coisas que na teoria funcionam bem e na prática é o que é.
    Só de imaginar que aquilo é betonado em duas vezes e que normalmente não se preparam as superfícies para o betão "ligar" o melhor era nem ir por aí.
    Eu na minha obra, fui eu que andei a limpar a base dos pilares e a partir o betão para ficar rugoso (partir e limpar). Se não andasse lá eu, não ficava feito, e estamos a falar do básico que é encher um pilar depois da laje.
  13.  # 13

Colocado por: zedasilva
    Nesse caso não faz sentido ter vigas invertidas.
    Quer vigas invertidas onde?
    No teto da cave ou do andar?
    No teto da cave e talvez no miolo do andar por causa de tubagens de VMC, senão tenhonde ter teto falso com a altura das vigas mais 12 cms para passar tubos.
  14.  # 14

Colocado por: paulovalenteSó de imaginar que aquilo é betonado em duas vezes
    pode ser tudo de uma vez, da um poucoais de trabalho mas também se faz
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 15

Colocado por: DR1982No teto da cave

Para quê?
    Você adora gastar dinheiro com coisa que não fazem sentido. Aquilo não é só para dependurar o porco uma vez por anos?

Colocado por: DR1982alvez no miolo do andar por causa de tubagens de VMC

Coordenação de projetos
    AVAC e estabilidade a trabalharem em conjunto. Se necessário, uma ou outra viga rasa e tá a andar de mota.
  16.  # 16

Colocado por: zedasilvaPara quê?
    Você adora gastar dinheiro com coisa que não fazem sentido. Aquilo não é só para dependurar o porco uma vez por anos?
    porque é mais fácil de cofrar, Evita-se de cortar placas e fica tudo com 2.50m de pé direito livres.
    Por isso mesmo perguntei qual a diferença entre os dois tipos de viga, se fosse igual preferia assim, mais fácil e ficava com melhor aspeto.
    Se isso não interferisse com a resistência da coisa, não havia motivo para não fazer assim
  17.  # 17

Colocado por: DR1982Se isso não interferisse com a resistência da coisa, não havia motivo para não fazer assim

Pois, mas pode interferir e muito. Mas cada um sabe de si...
  18.  # 18

Colocado por: Paramonte

Pois, mas pode interferir e muito. Mas cada um sabe de si...
    Era esse tipo de resposta que pretendia, se a mesma viga, sendo invertida pode menos, então é fácil de decidir.
  19.  # 19

Do ponto de vista estrutural o eventual acréscimo de armadura numa viga invertida seria na armadura transversal (estribos) por necessidade de suspender a carga. Para os casos correntes, de cargas correntes e vãos moderados, geralmente a armadura transversal para cálculo apenas de esforço transverso é suficiente.

Observadas as boas normas de execução, a resistência à flexão é igual em ambas as situações. Infelizmente já vi casos de vigas invertidas onde a armadura da face inferior da laje passava por fora da armadura da viga e pior, já assisti ao mesmo em caso de apoios indiretos viga-viga. Também é uma situação que costuma dar erros de obra com lajes de vigotas.

Vigas interiores invertidas em coberturas planas geralmente dá chatices com a drenagem.
    Pessoalmente não aprovaria vigas betonadas em duas fases.
    Concordam com este comentário: fredcunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  20.  # 20

Colocado por: RRufinoDo ponto de vista estrutural o eventual acréscimo de armadura numa viga invertida seria na armadura transversal (estribos) por necessidade de suspender a carga. Para os casos correntes, de cargas correntes e vãos moderados, geralmente a armadura transversal para cálculo apenas de esforço transverso é suficiente.

Observadas as boas normas de execução, a resistência à flexão é igual em ambas as situações. Infelizmente já vi casos de vigas invertidas onde a armadura da face inferior da laje passava por fora da armadura da viga e pior, já assisti ao mesmo em caso de apoios indiretos viga-viga. Também é uma situação que costuma dar erros de obra com lajes de vigotas.

Vigas interiores invertidas em coberturas planas geralmente dá chatices com a drenagem.
    Pessoalmente não aprovaria vigas betonadas em duas fases.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    obrigado.
    Nesse caso sendo igual e bem feito não ha razão para não fazer dessa forma.

0.0241 seg. NEW