Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: pina7Boa tarde. Podem me indicar os modelos dos termostatos que tem a funcionar para aquecimento e arrefecimento. Os que me foram colocados apenas funcionam para aquecimento.

https://www.efapel.com/pt/produtos/siza/controlo-de-temperatura-semimontados
    • SrR
    • 6 junho 2024

# 322

2.  # 323

Airzone, Alpha 2, Homematic, Daikin, Schluter, Afriso, etc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand
  3.  # 324

Colocado por: Peper87
    Mas sente mais quente essa divisão ou é o que diz o termostato de parede? No início em aquecimento tive um caso assim. O termostato de uma wc raro atingia a temp pedida, mas a divisão estava quente. Usei outro termostato externo e ainda estava com temperatura superior à pedida.. substituíram o termostato e a coisa ficou resolvida. Provavelmente estava defeituoso.
    Edit. Também tive de aumentar para 23 a temp. A senhora já andava de manta no sofá à noite. 🤦‍♂️ com os dias mais frescos que se adivinham nem deve trabalhar nos próximos dias/semanas

Atenção que em alguns termostatos da para afinar a sua leitura. Ou seja, adicionar um delta positivo ou negativo para quê a temperatura fique "certa". Já tive de o efetuar num deles.
  4.  # 325

Colocado por: Participante
    Atenção que em alguns termostatos da para afinar a sua leitura. Ou seja, adicionar um delta positivo ou negativo para quê a temperatura fique "certa". Já tive de o efetuar num deles.

O da Efapel tem isso.
  5.  # 326

Eu consigo afinar a temperatura do espaço por um termoestato externo..

Mas o espaço está realmente mais quente.. e tanto a bomba circuladora está a funcionar, como a válvula do termoestato está aberta..

A única coisa que não está a acontecer é a temperatura baixar..

Nota: é um espaço separado da casa, que tem apenas uma porta.. não tem janelas nem circulação de ar.. tenho la uma VMC descentralizada..
  6.  # 327

Qual o caudal do circuito e qual a temperatura de ida e de retorno do mesmo e quais as temperaturas de funcionamento da bomba
  7.  # 328

Consigo essas informações todas na bomba de calor, ou l caudal vejo no coletor daquele circuito?

O menu da bomba de calor não tem praticamente informações técnicas nenhumas.. que eu consiga ver..
  8.  # 329

Colocado por: Bragas Vcaudal vejo no coletor daquele circuito

Aqui.
    Costuma ter lá a indicação de litros/min.
  9.  # 330

Acabei de confirmar as temperaturas:

Bomba a 16°
    Saída a 19°
    Entrada a 20°
  10.  # 331

So falta saber o caudal nesse circuito
  11.  # 332

No coletor só vejo um termostato com 18°/19°
  12.  # 333

Colocado por: jorgealvesSo falta saber o caudal nesse circuito

O único local onde encontro caudal é no depósito de inércia.. 1,5bar
    • SrR
    • 11 junho 2024

# 334

Colocado por: Bragas V

O único local onde encontro caudal é no depósito de inércia.. 1,5bar
    no colector deve ter la o caudal do circuito, isso é a pressão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
    • HFSF
    • 11 junho 2024

# 335

Tendo a possibilidade de ajustastar a temperatura da bomba dinamicamente qual seria o delta óptimo entre saida da bomba e temperatura os termostatos para arrefecimento?

Li aqui no forum que para aquecimento seria 10º, isso é correcto para arrefecimento também? Vejo aqui temperaturas de 16º, estão a pedir 26º de temperatura ambiente?
  13.  # 336

No meu caso 16°, estou a pedir 23/24
  14.  # 337

Colocado por: HFSFqual seria o delta óptimo entre saida da bomba e temperatura os termostatos para arrefecimento?
    ?!?! o que raio tem uma coisa ver com a outra??

Colocado por: HFSFLi aqui no forum que para aquecimento seria 10º
    de certeza absoluta que interpretou mal uma qualquer particular situação.
  15.  # 338

Colocado por: Bragas VNo coletor só vejo um termostato com 18°/19°

No coletor deve ter algo identico a isto, num dos lados tem as válvulas no outro os reguladores de caudal, naquele vidrinho deve ter lá inscrito os litros/hora que está a passar em casa circuito.
    Tem um anel vermelho com uma molinha.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
    • HFSF
    • 12 junho 2024

# 339

Colocado por: jorgealves?!?! o que raio tem uma coisa ver com a outra??

de certeza absoluta que interpretou mal uma qualquer particular situação.

Qual será a temperatura ideal que a BC deverá fazer para ter a casa a 23º?

Para aquecimento pelo que li se quiser ter a 20º, a temperatura optima seria 30º à saida da bomba. Isto não é verdade?
    • SrR
    • 12 junho 2024

# 340

Colocado por: HFSF

Qual será a temperatura ideal que a BC deverá fazer para ter a casa a 23º?

Para aquecimento pelo que li se quiser ter a 20º, a temperatura optima seria 30º à saida da bomba. Isto não é verdade?
    não, depende de outros factores.
    Concordam com este comentário: jorgealves

0.0942 seg. NEW