Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

As minhas dúvidas são exatamente as que aqui se falam…de verão há sempre portas e janelas abertas, o que contraria o princípio do PRH em arrefecimento e da VMC. Também de verão com o ar quente da rua, estar uma VMC a insuflar ar para casa não contraria o princípio da climatização?

A mim uma VMC e um PRH fazem todo o sentido de inverno onde queremos ter a casa fechada, quente e isolada, de verão parece-me que o princípio da coisa inverte-se
  2.  # 22

Uma das grandes dúvidas de todos aqueles que pensam em colocar PRH é a questão do arrefecimento. Depois quem pensa em colocar PRH tem a dúvida se coloca recuperador de calor ou não. Depois se o liga ao PRH ou não.... Ou seja, dúvidas há muitas.
    Por outro lado, quem coloca VMC, também tem dúvidas se realmente é necessário, se faz sentido, como compatibilizar inverno e verão, se coloca caixilharia de correr ou oscilo-batente.
    Alguns que têm VMC dizem maravilhas, outros dizem que poderiam não ter colocado.
    Ou seja, teremos de tomar decisões e algumas delas poderão não ser as mais acertadas.
    Espero daqui a uns tempos poder ajudar outros furistas com a minha experiência
  3.  # 23

Na minha opinião, num dia de calor para quem usa a casa de janela aberta, chega um ponto que a casa atinge a temperatura do exterior, à noite liga o AC uns minutos e dorme sossegado.
    Uma casa com PRH tem de deixar o PRH a bombar o dia todo para evitar que a casa aqueça senão não arrefece nuns minutos à noite como no caso do AC.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 24

Para quem constrói a decisão tem de estar fundamentada, afinal um PRH vs AC e uma VMC não são trocos para desprezar.

No meu caso AC foi logo descartado de início, tenho atualmente em casa e as minhas narinas mal o toleram.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, tiagodiaf
  5.  # 25

Janela aberta normalmente é na zona social e não nos quartos. Ou seja, se os quartos se mantiverem a uma temperatura agradável essa parte estaria resolvida com o PRH. Depois para a zona social sería o tal AC a colmatar essa necessidade extra. Lá está, estamos a falar em duplicar sistemas de climatização.

Pelo que entendo, normalmente quem tem PRH indica que nos quartos consegue ter a temperatura mais controlada.
    É assim com todos?
  6.  # 26

têm noção que nem os sistemas de PRH nem as instalações são todas iguais??

portanto a questão da inercia e da eficiencia funcional tem que ser avaliada em função de muitos elementos e não somente pela "porta aberta" ou pelo fato de estar sempre a bombar (alguém pode-me explicar exatamente o que é isto de sempre a bombar???)
  7.  # 27

Colocado por: rpmmsantosde verão com o ar quente da rua, estar uma VMC a insuflar ar para casa não contraria o princípio da climatização?
    isto é com VMC simples fluxo e mesmo nestas derivado aos baixos caudais de renovação não é como pensa, nas VMC duplo fluxo com recuperação de calor existe obviamente como o próprio nome sugere recuperação de calor do ar extraído a ser cedido ao ar a introduzir aliado ainda ao bypass automático para fazer free cooling
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Peper87, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  8.  # 28

Colocado por: jorgealves(alguém pode-me explicar exatamente o que é isto de sempre a bombar???)
    tem de ter o PRH a trabalhar durante o dia o necessário de modo a evitar que a casa aqueça, mesmo com a porta aberta… não pode simplesmente desligar o PRH e assumir que a casa vai ficar à temperatura exterior enquanto a porta está aberta, ou se o fizer vai demorar muito até voltar a ter a temperatura desejada quando fechar a porta.
  9.  # 29

Colocado por: DR1982tem de ter o PRH a trabalhar durante o dia o necessário de modo a evitar que a casa aqueça, mesmo com a porta aberta
    e quanto é que vai "bombar" ou consumir ou gastar, sabe???
  10.  # 30

Colocado por: jorgealvese quanto é que vai "bombar" ou consumir ou gastar, sabe???
    Nao faço ideia, mas gasta menos o PRH a evitar que a casa aqueça de porta aberta que o AC desligado durante o dia e apenas a arrefecer depois de porta fechada, é isso?
  11.  # 31

Colocado por: DR1982Nao faço ideia, mas gasta menos o PRH a evitar que a casa aqueça de porta aberta que o AC desligado durante o dia e apenas a arrefecer depois de porta fechada, é isso?

DR.. pode depreender-se que já decidiu a solução de climatizacao?
  12.  # 32

Colocado por: Bragas V

DR.. pode depreender-se que já decidiu a solução de climatizacao?
    depende da carteira na altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  13.  # 33

Colocado por: DR1982Nao faço ideia, mas gasta menos o PRH a evitar que a casa aqueça de porta aberta que o AC desligado durante o dia e apenas a arrefecer depois de porta fechada, é isso?
    mais ou menos sim pois o prh mantém a estrutura a uma temperatura controlada enquanto que o AC não afeta o valor específico da envolvente, por isso é que o AC é rápido atingir a temp mas assim que se desliga sobe imediatamente a temp ambiente exactamente ao contrário do prh que mesmo com aberturas de portas e afins é muito fácil de ter um ambiente confortável
    Concordam com este comentário: gil.alves
  14.  # 34

Colocado por: jorgealvesmais ou menos sim pois o prh mantém a estrutura a uma temperatura controlada enquanto que o AC não afeta o valor específico da envolvente, por isso é que o AC é rápido atingir a temp mas assim que se desliga sobe imediatamente a temp ambiente exactamente ao contrário do prh que mesmo com aberturas de portas e afins é muito fácil de ter um ambiente confortável
    assumindo que é uma casa de elevada inércia térmica suponho…
  15.  # 35

Colocado por: DR1982Na minha opinião, num dia de calor para quem usa a casa de janela aberta, chega um ponto que a casa atinge a temperatura do exterior, à noite liga o AC uns minutos e dorme sossegado.
    Uma casa com PRH tem de deixar o PRH a bombar o dia todo para evitar que a casa aqueça senão não arrefece nuns minutos à noite como no caso do AC.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

A sua opinião está errada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  16.  # 36

E o resto?
    Que tipo de fachada existe na habitação, que orientação tem os vãos, que sombreamento têm…
    Não acho que o PRH seja a solução milagrosa. Será uma parte da solução para controlar a temperatura. Diferente de arrefecer um espaço, isso é para o AC.
  17.  # 37

Colocado por: gil.alvesE o resto?
    Que tipo de fachada existe na habitação, que orientação tem os vãos, que sombreamento têm…
    Não acho que o PRH seja a solução milagrosa. Será uma parte da solução para controlar a temperatura. Diferente de arrefecer um espaço, isso é para o AC.
    pôr isso é que o AC será talvez a aposta segura…
    Devem ser poucos os casos onde tudo isso é tido em conta
  18.  # 38

Usa parede ou teto radiante para complementar nas zonas de maior necessidade...
  19.  # 39

Tenho AC na casa onde estou antes de construir e tenho mais coisas mas que boas sobre o AC, nem estou a ver nenhuma boa para mim
  20.  # 40

Eu até me dou bem com o AC a senhora por outro lado não suporta. Nem no carro, é sempre viagens ao quente. Vai ser PRH. Ainda não consigo dar feedback. Só no próximo verão. Deixei pré de VC's

0.0322 seg. NEW