Iniciar sessão ou registar-se
    • RUIOLI
    • 26 junho 2023 editado

     # 1

    Nos dois dias que temos o PRH a fazer arrefecimento, acho que cumpre as espectativas. Hoje fiquei a trabalhar em casa, mantém uma temperatura agradável de 24oC e não espirrei uma única vez, o meu nariz esteve sempre calmo (o silêncio também é agradável), se fosse AC ao fim de 15 min estava a desligar porque não aguento. Se fosse só pela temperatura acho que teria escolhido AC, mas por questões de saúde não não consigo, no escritório prefiro passar calor a ter o AC ligado.
    Concordam com este comentário: Peper87, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  1.  # 2

    Mas 24 é bem agradável, pelo menos para mim. E com PRH a sensação térmica é diferente de outros, também mais agradável.

    Eu ainda não decidi nem discuti climatizacao com os técnicos mas quando falar em PRH para arrefecimento já sei que vou ouvir que não funciona, que não vale a pena, etc. Isto por experiências de amigos que construíram na mesma zona, ainda que com técnicos diferentes
  2.  # 3

    Colocado por: powerPTMas 24 é bem agradável, pelo menos para mim. E com PRH a sensação térmica é diferente de outros, também mais agradável.

    Eu ainda não decidi nem discuti climatizacao com os técnicos mas quando falar em PRH para arrefecimento já sei que vou ouvir que não funciona, que não vale a pena, etc. Isto por experiências de amigos que construíram na mesma zona, ainda que com técnicos diferentes
    90% dos instaladores vão lhe dizer isso
  3.  # 4

    Colocado por: powerPTMas 24 é bem agradável, pelo menos para mim. E com PRH a sensação térmica é diferente de outros, também mais agradável.

    Eu ainda não decidi nem discuti climatizacao com os técnicos mas quando falar em PRH para arrefecimento já sei que vou ouvir que não funciona, que não vale a pena, etc. Isto por experiências de amigos que construíram na mesma zona, ainda que com técnicos diferentes


    E os amigos que construíram na zona acabaram por não colocar PRH?
  4.  # 5

    Colocado por: RUIOLINos dois dias que temos o PRH a fazer arrefecimento, acho que cumpre as espectativas. Hoje fiquei a trabalhar em casa, mantém uma temperatura agradável de 24oC e não espirrei uma única vez, o meu nariz esteve sempre calmo (o silêncio também é agradável), se fosse AC ao fim de 15 min estava a desligar porque não aguento. Se fosse só pela temperatura acho que teria escolhido AC, mas por questões de saúde não não consigo, no escritório prefiro passar calor a ter o AC ligado.
    Concordam com este comentário:Peper87
    mas a sua casa também tem necessidades mínimas pelo que pode tambem fazer ao caso…
  5.  # 6

    Colocado por: DR1982mas a sua casa também tem necessidades mínimas pelo que pode tambem fazer ao caso…


    Sim, com estores abertos todo o dia e com janelas em oscilobatente acho que não há milagres...é necessário fazer alguma gestão
  6.  # 7

    ninguém equaciona deixar uma bateria de água ligada ao VMC para dar apoio ao arrefecimento/aquecimento da casa?
    eu tenho 2 coletores com 19 saídas, onde 18 são para o piso e 1 para a bateria de água mista onde vai passar o ar da VMC.
    pode ser uma ilusão, mas imagino que seja um grande apoio durante o dia ao VMC duplo fluxo... ar a vir do exterior a 35ºC, passa o VMC e sai (imaginemos) a 26/27ºC e depois passa na bateria de água com fluído a circular a 18ºC que irá baixa a temperatura do ar mais um bocado.
    no inverno ar a vir do exterior a 10ºC, passa o VMC e sai (imaginemos) a 18/19ºC e depois passa na bateria de água com fluído a circular a 35ºC que irá aumentar a temperatura do ar mais um bocado.
    ando a sonhar?
      bft.jpg
  7.  # 8

    Assim que a planta da casa estiver fechada, já se pode saber com exatidão orçamentos para colocar prh ou outro tipo de climatização, certo?
  8.  # 9

    Mais umas páginas deste tópico e vamos concluir que 95% dos portugueses são intolerantes ao AC.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  9.  # 10

    Aqui em casa, tudo a 24C-25C. Tal como no ano passado, o mesmo conforto de sempre. Para mim só há 1 situação em que o AC leva vantagem sobre o PRH em arrefecimento. De repente entram em casa 5 ou 6 pessoas e ficam algumas horas. A temperatura da área social rapidamente aumenta 2 ou mais graus. o PRH pouco pode fazer para baixar a temperatura em tempo útil. Aqui o AC leva vantagem. Contudo, no restante, que são 99% das situações, o PRH para mim não tem comparação. Mesmo com a abertura de janelas. Obvio que com janelas abertas se sente calor a entrar, mas basta fechar que passado pouco tempo a temperatura fica equalizada.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  10.  # 11

    Colocado por: LAFerreira
    E os amigos que construíram na zona acabaram por não colocar PRH?


    Meteram PRH e AC ou VC.
    Dois sistemas de climatizacao, basicamente.
  11.  # 12

    E já os questionou se o PRH chegava ou se têm necessidade de ligar os AC/VC?
  12.  # 13

    Colocado por: RUIOLINos dois dias que temos o PRH a fazer arrefecimento, acho que cumpre as espectativas. Hoje fiquei a trabalhar em casa, mantém uma temperatura agradável de 24oC e não espirrei uma única vez, o meu nariz esteve sempre calmo (o silêncio também é agradável), se fosse AC ao fim de 15 min estava a desligar porque não aguento. Se fosse só pela temperatura acho que teria escolhido AC, mas por questões de saúde não não consigo, no escritório prefiro passar calor a ter o AC ligado.
    Concordam com este comentário:Peper87
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpmmsantos


    Já tem a VMC instalada? Qual o feedback da VMC na gestão da temperatura interior?
  13.  # 14

    Colocado por: LAFerreiraE já os questionou se o PRH chegava ou se têm necessidade de ligar os AC/VC?


    Eu como disse ainda não falei nada, nem o projeto térmico está feito.

    O que relatei foram amigos, se falaram ou não com os seus técnicos não sei…
  14.  # 15

    Colocado por: mafs4960ando a sonhar?
    basicamente sim, pois esta a fazer confusão entre quantidade de energia ou calor e diferencial de temperatura
  15.  # 16

    Colocado por: rjmsilvavamos concluir que 95% dos portugueses são intolerantes ao AC.
    eu diria antes que 99% da população não sabe funcionar com os equipamentos assim como 98% dos tecnicos aconselham mal tanto na comercialização ou escolha como na exploração ou utilização.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, pkasa
  16.  # 17

    O AC em arrefecimento acho bom para ligar e desligar, tirar o calor à noite e pronto.
    Ainda ontem com o AC a 25° os miudos ja se começaram a queixar com frio…
  17.  # 18

    Porque na verdade o AC está a insuflar a por exemplo 18º. E são essas correntes de ar que provocam a sensação de fresco/frio
  18.  # 19

    Colocado por: manelvcPorque na verdade o AC está a insuflar a por exemplo 18º
    é mais perto de 8ºC se estiver com baixa velocidade como é usual por causa do ruido.
  19.  # 20

    Colocado por: DR1982Ainda ontem com o AC a 25° os miudos ja se começaram a queixar com frio
    em Mourão (Alentejo interior) tive uma senhora a reclamar que tinha 26ªC na sala quando no exterior estavam 43ºC á sombra (e obvio que janelas abertas quase permanente por causa da piscina) até ás 23:00 a temp exterior não baixou dos 30ºC.
 
0.0279 seg. NEW