Colocado por: setaevra
Viva,
Gostava de abrir aqui uma discussão convosco. Para quem tem casas modernas, têm conseguido manter as temperaturas interiores abaixo dos 25°C - 28°C - 30°C no verão sem recorrer a arrefecimento ativo (como Ar Condicionado ou PRH)?
Sabemos que manter a casa fresca a uns confortáveis 25°C com AC ou PRH hoje em dia paga-se — e bem! Por isso, gostava de saber a vossa experiência com métodos puramente passivos.
Por aí, que temperaturas costumam apanhar dentro de casa nos dias mais quentes? Conseguem estabilizar a casa abaixo dos 28°C? Que estratégias usam e realmente funcionam (estores térmicos fechados de dia, ventilação cruzada à noite, palas de sombreamento, etc.)?
Partilhem as vossas soluções e os vossos números (temperatura interior vs. exterior)!
Colocado por: Bragas V
Na realidade queria perceber que a temperatura que senti o ano passado, era mesmo do PRH.. e era.. ao fim de alguns dias de brasa tenho a casa. 28°.
Salva-me a VMC à noite para arrefecer uns graus..
Colocado por: callinasNão acontece para vocês, porque aqui para trás os montes, semanas onde as 00h ainda estão 30 graus e a mínima não desce dos 26 já é habitual.
Colocado por: dmanteigas
Era o que ia dizer...
Aqui em Viseu tambem nao e assim tao incomum as temperaturas noturnas no verao terem periodos onde nao baixam dos 25

Colocado por: strikeregEm Sintra, com a BC a enviar água entre 17 e 24, de acordo com a temperatura exterior:
- no Piso 0 (Sala), foi fácil manter uma temperatura fresca,
- no Piso 1 (Escritório), já foi mais difícil.
Talvez devesse ter baixado mais a temperatura mínima de saída da água, mas há por aí tantos comentários de se dever limitar o mínimo a 18º para evitar condensações, que optei por não arriscar.
https://imgur.com/a/jgscpws
Colocado por: rjmpiresdepende da abordagem do sistema, há sistemas que vão analisando a humidade interior e com isso definem a temperatura de impulsão outros ainda complementam com sistemas de desumificaçao
Se a humidade relativa subir é certo que vai condensar no ceramico.
Colocado por: SrRdepende da abordagem do sistema, há sistemas que vão analisando a humidade interior e com isso definem a temperatura de impulsão outros ainda complementam com sistemas de desumificaçao
Colocado por: rjmpires
Estava a citar o comentário do user strikereg quando diz que envia água a 17° e que devia ter baixado mais, não me pareceu que tivesse esse controlo.
Colocado por: callinasFale com o instalador.
Colocado por: callinasMas tens a casa muito quente, o PRH não estará muito bem.
Colocado por: ALCLCFvou desligar o piso que cheguei agora e tenho isto a 19-19.5ºC, estou com frioisso não está com as configurações correctas pois se estivesse desligava quando a temp ext baixa-se dos 20ºC