Colocado por: Vítor MagalhãesE as greves? 🙃
Colocado por: RCF
Tenho um colega de trabalho que vem de Santarém e creio que nunca faltou ao trabalho este ano.
Apesar de condicionarem, as greves afetam mais quem vem, por exemplo, das linhas de Sintra ou Cascais.
Na linha de Sintra, um comboio dos serviços mínimos, enche nas duas primeiras estações. Já os que vêm do Entroncamento ou de Tomar, apenas enchem na aproximação a Lisboa.
Colocado por: JMHouseOlhe que não... Eu já tentei ir de Coimbra a Lisboa de CP e não consigo. Nunca têm a certeza se haverá comboio ou não...
Colocado por: RCF
Certeza, em qualquer tipo de transporte, só depois de ele partir e, mesmo assim, pode não chegar ao destino... mas, quem quiser viajar tem viajado. Se não for no comboio pretendido, é no seguinte...
As greves deste ano, apesar de muitas, têm sido, essencialmente, às horas extras e à primeira ou última hora do turno de trabalho. É o suficiente para que alguns comboios não se realizem, mas a grande maioria realiza-se.
Não inventei quando escrevi que tenho um colega de trabalho a viajar de comboio, diariamente, entre Santarém e Lisboa e creio não ter faltado ao trabalho este ano.
Colocado por: AMVPé inviável onde? mais uma vez é uma questão de opções.É inviável no sentido em que por alguma razão não podem mudar o local de trabalho para fora do centro urbano. Ou seja a partir de determinada distância/tempo deixa de ser viável.
Colocado por: RCFE olhe que não são más opções... para quem vive até ao Entroncamento, próxima de uma estação de comboio, não é mau, especialmente se o local de trabalho, em Lisboa, também ficar próximo de uma estação.Se a viagem for relativamente rápida, e a rede de transportes funcionar bem (boa frequência e sem greves) é uma bela opção.
Colocado por: HAL_9000É inviável no sentido em que por alguma razão não podem mudar o local de trabalho para fora do centro urbano. Ou seja a partir de determinada distância/tempo deixa de ser viável.
Colocado por: AMVPCerto, mas qual é essa distância? 5km? 10km? 50km?Depende das pessoas. Coloquei tempo/distância, sendo que na verdade o factor determinante é o tempo.
Colocado por: AMVPQuanto ao autor do tópico, parece-me que nem sabemos em que zona é que pretende viver.
Colocado por: AMVPEu tenho colegas que vêm trabalhar para Lisboa e moram no Bombarral, Almeirim, Entroncamento, etc, mas nem me atrevo a referir essa hipótese aqui no fórum sob pena de ser insultada.
Colocado por: HAL_9000O facto é que a partir de determinado limite, não é de facto viável.
Colocado por: pguilhermepara ajudar, esta informação é necessária, teria sido mais construtivo colocar a questão.
Colocado por: pguilhermeNesta situação, introduzir um caso que de comparativo não tem nada, creio ser deselegante e com falta de tacto.
Colocado por: HAL_9000Tudo o que seja mais de 2h-2:30h por dia em transportes, começa a ser inviável, no sentido em que se compormete demasiado o descanso e tempo com a família. Falo por experiência própria.
Contudo se perguntar a 100 pessoas, é provavel que tenham 100 respostas diferentes, depois é uma questão de fazer a média. O facto é que a partir de determinado limite, não é de facto viável.
Colocado por: AMVPJá lhe referi que foi na sequência de uma outra situação aqui colocada.
Colocado por: pguilhermeEspecialmente numa situação extrema, que pode exigir uma medida extrema.
Colocado por: pguilherme
Não é por isso que deixa de ser deselegante e com falta de tacto.
Colocado por: HAL_9000ou as zonas que tinham apenas 1 comboio por hora.
Colocado por: AMVPEu tenho colegas que vêm trabalhar para Lisboa e moram no Bombarral, Almeirim, Entroncamento, etc, mas nem me atrevo a referir essa hipótese aqui no fórum sob pena de ser insultada.
Colocado por: pguilhermeNão me parece nada descabido.
Especialmente numa situação extrema, que pode exigir uma medida extrema.
Até pode ajudar o autor a pensar fora da caixa e a equacionar outras soluções que não tivesse considerado antes.