Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    As fotos...
    Bom, hoje em dia quase toda a gente anda com 50 Mpx no bolso, o importante é existir: luz, nitidez e enquadramento.
    E arrumação dos locais a fotografar, evitar reflexos, sombras (silhuetas) e fotografar retratos pessoais.

    Nos anuncios nas plataformas gratuitas ser explicito naquilo que se pretende. Se não deseja ser contatado por imobiliárias ou curiosos, deve-se fazer referência a isso no inicio, no meio e no fim do anúncio, desta forma tem três boas desculpas para mandar alguém para aquele sítio se o incomodarem nesse sentido 😏

    O mais importante de tudo é não disponibilizar o seu numero ou email pessoal no anuncio. Isso vai ser um íman para não-interessados.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
  2.  # 2

    Colocado por: paulosDa minha experiência pessoal, tentei vender pessoalmente um apartamento e foi um filme, só gente a telefonar a ir ver, imobiliárias a ligar etc

    Entreguei à imobiliária e não me chateei nadinha, recebi pouco menos do que queria.
    No meu caso faria o mesmo novamente, é sem espinhas sem trabalho sem problemas. Mas sim as comissões que cobram são uma estupidez.
    Concordam com este comentário:zepedro1972


    Por achar as comissões exageradas é que pretendo vender sozinho e aproveitar esse valor para ter mais margem negocial.
    • eu
    • 18 julho 2023

     # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesO mais importante de tudo é não disponibilizar o seu numero ou email pessoal no anuncio


    Isto é crucial, pois mesmo com o aviso de que não queremos ser contactados por imobiliárias, ligam sempre os "chicos espertos", que... "já têm um cliente para o imóvel".

    Mesmo meses depois da venda, ainda há chamadas para o número.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

    Colocado por: eu
    "ligam sempre os "chicos espertos", que... "já têm um cliente para o imóvel".
    .

    Eu passei pelo mesmo e a minha resposta foi sempre a mesma: "Como já tem comprador, tenho todo o gosto em fazer-lhe uma visita a ambos e, a concretizar-se a venda, acordar os seus honorários. Quer marcar a visita com o comprador para esta semana?" Escusado será dizer que nem um (... diga um!) dos chicos espertos que supostamente tinham comprador quis marcar visita. O mito de que as imobiliárias têm compradores em carteira não passa disso mesmo, um mito. Não conheço ninguém que queira comprar um apartamento e que vai à R****X ou à E*a da esquina e lhes diz que quer comprar um apartamento e deixa tudo nas mãos do agente à espera. Esse tipo de cliente, para valores mundanos dos 99% das transações de imóveis que se fazem todos os anos, simplesmente não existe (não estamos a falar de imóveis de milhões de euros).
    Concordam com este comentário: eu, Zé Meirinho
  4.  # 5

    Eu nem preciso de ter anúncios, esses da Remax e afins vem cá meter papelinhos na caixa de correio a dizer que tem clientes para aquela zona em especifico...
  5.  # 6

    Colocado por: tigoncal"Como já tem comprador, tenho todo o gosto em fazer-lhe uma visita a ambos e, a concretizar-se a venda, acordar os seus honorários. Quer marcar a visita com o comprador para esta semana?"

    Nenhum agente imobiliário mostra uma casa sem a conhecer primeiro, pelo menos os bons profissionais não fazem isso.
  6.  # 7

    Recorrer a imobiliárias é deitar dinheiro ao lixo, aumentar o valor da casa desnecessariamente e assim perder oportunidades de venda e muitas vezes ser enganado por elas, como pode constatar no site QUEIXAS, pois estas só têm um único interesse neste processo, e não é prestar-lhe um bom serviço..., é receber a comissão no ato de assinatura do contrato promessa de compra e venda e a a partir daí saem de fininho e se houver problemas já não é nada com eles, pois já têm o deles no bolso e estão-se a marimbar para si.
    São exceções à regra os verdadeiros profissionais que trabalham neste ramo, pois a maioria esmagadora destas pessoas não tem qualquer conhecimento da área e vão lá parar em desespero, pois ficaram desempregadas ou não têm conhecimentos para mais nada e vão assim "vender casas", não trazendo assim nenhum valor acrescentado. Se reparar quando passar junto a uma imobiliária todas elas têm a informação na montra "Estamos a recrutar, junta-te a uma equipa vencedora...", pois a rotatividade é enorme e a entrada e saída de pessoas é uma constante o que os obriga a estarem constantemente a "selecionar" candidatos. Selecionar entre aspas, pois qualquer pessoa que se apresente é logo selecionada, não se preocupando assim com a qualidade das pessoas que selecionam.

    Faça como lhe foi sugerido nos posts anteriores:

    - boas fotografias, se não tiver apetência para a fotografia pode contratar um bom fotógrafo de imobiliário por 50 ou 100 euros, basta ir ao OLX, há lá dezenas deles

    - caso tenha duvidas no processo burocrático, pode contratar uma solicitadora, que lhe tratará de todo o processo com profissionalismo, incluindo a elaboração do contrato promessa de compra e venda. Por uma ninharia vai ter o seu serviço bem feito e poupa imenso dinheiro que iria gastar em vão.

    - muito importante: publique o anuncio sem numero de telefone e aceite apenas contactos por mail, pois o facto de colocar no anuncio que não quer ser contactado por imobiliárias para esta gente tem o mesmo significado que estar lá escrito "imobiliárias contactem-me por favor!", vai ser bombardeado por telefonemas desta gente com "carteiras" cheias de clientes para comprar a sua casa

    - assim vai receber apenas contactos por mail e peça no anuncio para os interessados deixarem o numero de telefone, para ser você a ligar para os mesmos , quando atendem deve perguntar se está a falar com o Sr(a). X, a pessoa vai-lhe dizer que sim e logo de seguida a sua primeira questão é: "É PARTICULAR?", logo aí vai perceber que muitos deles disfarçam-se de clientes particulares a fim de conseguir angariar o imóvel. Caso lhe respondam que é de uma imobiliária, é muito fácil, desligue-lhe o telefone nas t...s e bloqueie o numero

    Concluindo: não ganha absolutamente nada em colocar o seu apartamento numa imobiliária, venda-o você, que vai vender mais rápido, pois não tem de encarecer o apartamento em quase 6,5% (5%+23%IVA) e assim vai estar com um preço competitivo que lhe vai gerar mais visitas e possibilidades de venda, pois muitas vezes é precisamente o valor estapafúrdio das comissões das imobiliárias que impede a venda.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, sognim, rguerreiro79, cinderela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • eu
    • 18 julho 2023

     # 8

    Colocado por: Pickaxepelo menos os bons profissionais

    Qual é a percentagem de bons profissionais no sector?

    2% ?
    • RCF
    • 18 julho 2023

     # 9

    Colocado por: Casa da HortaCompre um cartão com número só para a venda


    Colocado por: euNão use o seu número telefónico pessoal, compre um cartão pré pago, e coloque no seu tlm ou num tlm antigo.


    Colocado por: paulossó gente a telefonar a ir ver, imobiliárias a ligar etc


    Recomendo, vivamente, que não coloque o número de telefone no anúncio.
    Quem o quiser contactar, que contacte por email ou pelo chat disponibilizado no anúncio. Evoluindo o contacto e percebendo que está no bom caminho, então poderá facultar o número ou pedir o número ao interessado.
    Mesmo escrevendo que não quer ser contactado por imobiliária, será delas que receberá a maior parte dos contactos. Sendo por email, pode limitar-se a não responder...

    Faça um trabalho prévio de pesquisa de anúncios na zona, de modo a melhor definir o preço. Faça por colocar um preço justo. Não coloque um preço, contando com uma margem para baixar e vender por menos 10k ou 20k, pois isso, esse preço elevado poderá logo afastar alguns potenciais interessados. É melhor colocar um preço com menos margem para baixar...
    Depois, uma boa descrição (com toda a informação disponível) e boas fotos
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 10

    Colocado por: eu
    Qual é a percentagem de bons profissionais no sector?

    2% ?


    2% talvez não seja fácil, mas 3 ou 4% arranja-se.
    Normalmente querem mais, mas é uma questão de negociar.
  8.  # 11

    Colocado por: zepedro1972

    Por achar as comissões exageradas é que pretendo vender sozinho e aproveitar esse valor para ter mais margem negocial.


    Ninguém é obrigado a aceitar os valores que as imobiliárias propõem.
    Pode negociar.
    Se tiver uma imobiliária que lhe faça 3%, mesmo que as outras cobrem 5 ou 6%, vão baixar também a comissão.
    De certo a maior parte prefere ganhar menos do que perder a possibilidade de ganhar algum.

    Em 2007 vendi um apartamento, fiz contrato de angariação com 5 ou 6 imobiliárias.
    Não aceitei exclusividade com nenhuma, não aceitei comissões acima de 4,5% com nenhuma.
    A Century21 na altura foi a única que não aceitou as minhas condições, a agente foi-se embora sem fazer a angariação.
    Logo à entrada colocava as minhas condições. Aquela não aceitou, nem precisou de tirar fotografias, foi logo encaminhada à porta.
  9.  # 12

    Colocado por: zepedro1972bom dia,

    Dentre de 2/3 semanas vou por o meu apartamento à venda na Póvoa de Santa Iria e não pretendia usar imobiliárias, utilizando assim a comissão paga para ter mais poder negocial com o futuro comprador e poder baixar o preço de venda.
    Como devo proceder?
    Que documentos são necessários?
    Devo contratar uma advogado?
    Agradeço desde já as ajudas.


    Eu vendi e comprei casa sem imobiliaria.
    Não tem nada de complicado, pior quando existem creditos pelo meio...

    Pode obter mais informações nos notários, o notario que trabalhei prestou toda a informação sem cobrar nada.

    Hoje qualquer pessoa é agente imobiliária é so abrir actividade.
  10.  # 13

    Colocado por: zepedro1972em negocial.

    Tinha a mesma ideia, mas depressa troquei de opinião.

    Só disse à imobiliária que queria X, conseguiram acima melhor para eles.
    Não me chateei com nadinha.

    Tem coisas que o dinheiro não compra e uma delas é o nosso sossego, sem ter stresses.
  11.  # 14

    Colocado por: paulos
    Tinha a mesma ideia, mas depressa troquei de opinião.

    Só disse à imobiliária que queria X, conseguiram acima melhor para eles.
    Não me chateei com nadinha.

    Tem coisas que o dinheiro não compra e uma delas é o nosso sossego, sem ter stresses.


    Colocado por: paulos
    Tinha a mesma ideia, mas depressa troquei de opinião.

    Só disse à imobiliária que queria X, conseguiram acima melhor para eles.
    Não me chateei com nadinha.

    Tem coisas que o dinheiro não compra e uma delas é o nosso sossego, sem ter stresses.


    isso é uma falsa ilusão, pode ser assim se o negócio não tiver espinhas. Se a transação tiver alguma situação mais complicada a nível de registos ou ter de esperar por declarações de camara municipal, ou faltar ficha técnica, a chatice rapidamente lhe é atirada para o colo. Claro que um bom profissional de imobiliária também lhe consegue desbloquear essas situações com advogado ou solicitador parceiro.

    como já foi dito anteriormente hoje em dia nem é preciso colocar número de telefone, é ir fazendo a filtragem e só enviar o contato telefónico caso a conversa avance
    Concordam com este comentário: RCF
  12.  # 15

    No entanto, a mesma pesquisa no OlX mostra 223 anúncios profissionais e apenas 3 de particulares. Se calhar até é bom haver imobiliárias...

    Quanto a mim, que à semelhança de muitos de vós tem horários para cumprir, só pelas deslocações ao imóvel para as visitas, compensou vender através da agência. E nem me chateei a escolher a de menor comissão, liguei à remax mais perto e assunto arrumado.
  13.  # 16

    Colocado por: Casa da HortaNo entanto, a mesma pesquisa no OlX mostra 223 anúncios profissionais e apenas 3 de particulares. Se calhar até é bom haver imobiliárias...

    Quanto a mim, que à semelhança de muitos de vós tem horários para cumprir, só pelas deslocações ao imóvel para as visitas, compensou vender através da agência. E nem me chateei a escolher a de menor comissão, liguei à remax mais perto e assunto arrumado.
    Isso só quer dizer que as imobiliárias, ao preço que lhe pagam, usam as mesmas ferramentas disponíveis aos particulares. Numa nota lateral, desconfio que esses particulares que aparecem também possam não ser mesmo particulares, mas pronto são as técnicas de venda 😎
    • RCF
    • 19 julho 2023

     # 17

    Colocado por: Casa da HortaQuanto a mim, que à semelhança de muitos de vós tem horários para cumprir, só pelas deslocações ao imóvel para as visitas, compensou vender através da agência. E nem me chateei a escolher a de menor comissão, liguei à remax mais perto e assunto arrumado.

    quer isso dizer que entregou uma chave de casa à imobiliária...?
  14.  # 18

    Colocado por: RCF
    quer isso dizer que entregou uma chave de casa à imobiliária...?

    Sim, claro. Não estava a viver nela, tinha essa particularidade.
    Por isso defendo que, em certas circunstâncias, a venda através da agência é preferível. Ainda bem que existem para se poder optar.
    • RCF
    • 19 julho 2023

     # 19

    Colocado por: Casa da Horta
    Sim, claro. Não estava a viver nela, tinha essa particularidade.
    Por isso defendo que, em certas circunstâncias, a venda através da agência é preferível. Ainda bem que existem para se poder optar.

    exato! Em certas circunstâncias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  15.  # 20

    Tudo depende do valor que atribuímos ao nosso tempo. Para um exemplo de venda de 200.000€ (valor simpático para a AML ou AMP), uma comissão de 5% correspondem a 10.000€. Ora para um valor médio mensal de sálario de 2500€ brutos (diria que bastante acima da média nacional, que corresponde a +/-1600€ líquido), essa comissão corresponde, grosso modo (ignorando os devidos acertos de subsido de natal e de férias) a 4 meses de trabalho exclusívo (8 horas diárias, 40 horas semanais, num total de 704horas de trabalho a uma média de 22 dias por mês). Sinceramente, e da minha experiência de venda no final de 2020, não acredito ter dedicado (em exclusivo) mais de 40h a vender a casa (e ja estimando por excesso), contando com limpar e arrumar a casa, tirar fotos, criar e manter anúncios, atender telefones e tempo as visitas (em horário pós laboral, até porque, normalmente, quem compra também trabalha... logo visitas em horário de expediente no meu caso foram zero - mas podiam ter acontecido).
    Pode acontecer e haver quem tenha uma remuneração horária superior, mas se considerar que as 40h valeram 10.000€, isto dá um valor bruto de 250€/hora (ou seja, + de 500.000€ por ano, extrapolando para um salário fixo), o que já não é para todos. Dito isto, e sobretudo pelo pouco trabalho que me deu vender sem mediação, achei um excelente emprego do meu tempo, com uma remuneração muito superior ao meu trabalho principal. Talvez haja quem ganhe mais a fazer outra coisa, mas não foi o meu caso (e arrisco-me a dizer que não é o da maioria).
    Ainda sobre as "chatices", a menos que passe uma procuração ao agente, este não lhe trata (nem consegue sequer) de nada alem da publicidade e visitas, as chatices que se evitam na maioria dos casos são um mito, porque qualquer complicação que haja (e.g tipicamente ou com a Câmara Municipal ou com o Registo Predial) só podem ser tratados pelo próprio ou por alguem por ele procurado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, pguilherme, zed
 
0.0277 seg. NEW