Colocado por: Telhado
Pois deve ser isso porque eu disse que devia ser caro e ele disse me que não que a madeira era barata.
Vou ver se mando então para cá 2 ou 3 contentores e venda-lhe para soalhos 😁 deve dar para ganhar umas massas
Colocado por: Joao Dias
Agora não vende porque o melhor lote dela que havia na Europa comprei-o todo so para garantir que aquela qualidade não ia parar ás mãos de mais ninguém em Portugal.
Tenho madeira daquela para o resto da vida.
Agora não vende porque o melhor lote dela que havia na Europa comprei-o todo so para garantir que aquela qualidade não ia parar ás mãos de mais ninguém em Portugal.
Colocado por: Faja
Joao, esta a falar de "pau rosa" certo?
Colocado por: desofiapedroSempre que se abre um tópico com este tipo de problemas é sempre esta enxurrada de comentários que em nada ajudam o autor.
Comecem a perceber duma vez por todas que nem sempre é uma questão de material mas sim de quem aplica e como. Cada vez mais estamos perante uma classe profissional que está repleta de malta sem brio no seu trabalho e que faz tudo às 3 pancadas, nem indo ao mais caro nos safamos de problemas às vezes gravíssimos. Estou a passar por uma remodelação de wc que é o exemplo máximo disso: falta de brio, falta de atenção, bota pra lá autêntico, tão bota pra lá que o chão já teve q ser retirado e colocado novamente depois da obra acabada, e não, não fui ao mais barato, e nem poupei em materiais, tenho uma wc quase de luxo com problemas de sapateiro da esquina.
Mais uma vez, não é uma questão madeira vs imitações rascas, claro que a madeira vai ser sempre preferível, mas isso NUNCA devia ser o motivo pelo qual as coisas ficam mal feitas. Falem-me de durabilidade, falem me de resistência a danos, falem-me de intemporalidade, mas um pavimento, seja ele de madeira seja ele de plástico devia ser sempre bem colocado, sem rangidos, sem treta nenhuma.
Falta MUITO profissionalismo.
Concordo plenamente.
Mas a Sofia tem de perceber que estas soluções quase DIY, vieram trazer uma avalanche de facilitismo onde, na grande maioria dos casos, não existem profissionais especificos para este trabalho. Por alma de quem é que o Empreiteiro, ou mesmo o cliente final, vai pagar 10€ ou 12€m2 quando o pintor da casa também aplica o laminado ou o vinil por 5€m2?
Este é o problema que eu alerto há anos aqui no fórum.
Existe uma gritante falta de formação técnica e existe uma falta de brio ainda maior.
Temos zero apoio em Portugal e prova disso é a quantidade de colegas que nos últimos anos nos pediram para fazermos nós cursos de formação para o pessoal de Norte a Sul do Pais.
No que toca a preparação de base então, fomos os primeiros (e já tarde pois deveria ter feito formação mais cedo mas o dinheiro não chega para tudo) a tirar formação especifica para garantir o melhor resultado possível.
Sub-contratei preparação de base duas vezes e foi o suficiente para perceber que mesmo Empresas que fazem disto o seu core business, estão a anos luz de ter a formação necessária para uma preparação de base específica para soalhos ou outro tipo de pavimentos.
É um bota pra lá indescritível.
Quer fazer o quê? Eu escrevo e alerto, sou um convencido e tenho a mania que só eu é que sei trabalhar… até posso passar essa imagem, dou de barato. O problema é que, tal como eu vaticinei em 2019, as soluções de laminados e vinis iam começar a dar raia a torto e a direito e iríamos ver muitos tópicos destes aqui no fórum.
Uma vez mais, tudo o que eu escrevo que vai acontecer… acontece.
E VOU DAR JÁ AQUI EM PRIMEIRA MÃO OUTRA ACHEGA.
Entre o final deste ano e o inicio do próximo, vamos começar a ver um sem número de tópicos sobre os Multicamadas de Carvalho com relatos de pavimentos encanelados e folhas descoladas.
Mais uma futorologia do idiota arrogante e com a mania.
Aguardem para ver…
Colocado por: desofiapedro
Você pode ter toda a razão que quiser do mundo, eu como DO pagante só quero o trabalho bem feito seja ele em madeira ou plástico e isso independentemente das variáveis devia ser garantido, seja um pintor seja um mecânico, se se vai por instalar pavimento flutuante que aprenda a fazê-lo de forma correcta. Porra, eu sou engenheira informática e pintei 14 portas em casa, entre portas trabalhadas, portas de roupeiro uma blindada de maneira quase perfeita por uma simples razão: BRIO! Fiz uma, ficou estranho, corrige, faz de novo. A falta de ética é gritante! Pra mim cada vez mais é menos uma questão de falta de formação, é mesmo uma questão de preguiça. A culpa tbm é muito nossa de quem paga de muitas vezes não exigir como deve ser, por isso é que nesta remodelação de wc vou exigir, ou aprende a bem ou aprende a mal, já tá a perder dinheiro em mão de obra, combustivel a deslocar-se a minha casa, massas e colas, a ver se aprende alguma coisa; no passado deixei passar algumas coisas e assumo a minha culpa nesse sentido, não o faço mais, temos q ser exigentes.
Temos zero apoio em Portugal
Colocado por: Bragas V
Concordo com tudo menos com esta parte..
Na minha opinião, não é o Estado (se foi a isso que se referiu) que deve proporcionar este tipo de apoio..
Ou por acaso a Fino Ofício profissionalizou-se dessa forma? Duvido.
O principal investimento de uma empresa não deve ser (mais uma vez, na minha opinião), o Mercedes par o patrão.. deve ser o conhecimento e formação dos seus trabalhadores.
Não há em Portugal, procurem fora,como certamente o João fez..ou arranjem forma de haver.. unam-se as empresas do mesmo ramo e evoluam em conjunto.
Já temos muito Estado.. provavelmente Estado demais..
existência de uma entidade controladora pressupõem a existência de regras e código deontológico que ninguém quer ver implementado a não sermos nós, falo em evoluir a arte e trazê-la para o séc XXI, falo em proibir de forma assertiva e efectiva a utilização de materiais com Covs elevadíssimos, falo em legislar e controlar por forma a evitar que o biscateiro tenha mais trabalho do que as empresas que pagam para aguentar isto tudo…
Colocado por: Bragas V
Não creio que haja organismo algum que possa promover o fim dos biscateiros.. nem no seu ramo, nem em quase nenhum ligado à construção civil..
Só quando passar a ser necessário projeto de especialidades para carpintaria e derivados, e certificação..
Ainda assim, eletricidade e gás, já obrigam a certificação, e qualquer biscateiro faz o trabalho e depois “compra” um certificador..
Quem paga essa fatura são os cliente.
Muito disto poderia ser colmatado pelos mesmos.
O cliente muitas vezes é o primeiro a não querer pagar o Iva o que permite logicamente a proliferação deste tipo de “profissionais” sem a menor qualificação para grande parte dos trabalhos que fazem.
Muito tinha de mudar para que o que a Sofia e o Dr. escreveram algum dia possa a vir ser uma realidade.
E francamente, acho que a tendência é piorar…
Colocado por: gil.alves"biscateiros" sempre os houve e haverá. Mais não seja o reformado que se quer entreter.
Um dos entraves que vejo à construção é mesmo o IVA(!)
Ainda pensei que com tanta pomposidade do (des)governo que fossem fazer o certo e baixar o IVA da construção (pelo menos para HPP) para 6% ou mesmo generalizar tudo a 6%(!). Afinal é ou não um direito inscrito na constituição.
Combatiam a economia paralela, os empreiteiros não "sugeriam" sequer passar sem factura, havia mais "garantias" e se calhar o estado ainda beneficiava...
Também posso estar a ver mal a perspectiva...
Abr.
Colocado por: gil.alvesAinda pensei que com tanta pomposidade do (des)governo que fossem fazer o certo e baixar o IVA da construção (pelo menos para HPP) para 6% ou mesmo generalizar tudo a 6%(!). Afinal é ou não um direito inscrito na constituição.
Combatiam a economia paralela, os empreiteiros não "sugeriam" sequer passar sem factura, havia mais "garantias" e se calhar o estado ainda beneficiava...
Também posso estar a ver mal a perspectiva...
Abr.
Colocado por: NTORIONEm bom rigor 95% da cidade de LX tem IVA a 6%. No Porto não sei, mas imagino que seja assim, tal como na maioria das cidades em PT e principalmente centros históricos. Ou seja, onde há poder de compra o IVA é a 6%.O resto de PT não é só paisagem... e onde há "menor" poder de compra, seguindo essa lógica, paga zé povinho a 23%(!)...
Colocado por: gil.alvesO resto de PT não é só paisagem... e onde há "menor" poder de compra, seguindo essa lógica, paga zé povinho a 23%(!)...
Mais um incentivo à desertificação... seguindo essa batuta
Colocado por: NTORION
Daí a minha crítica, temos apartamentos novos, de milhões, que quem os mandou construir pagou IVA a 6%.