Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vim já há algum tempo para um apartamento onde toda a luz vem de paineis led no teto falso com temperatura de 6k(!!) e CRI de 80, a maioria com diâmetro de 120mm e 6w/450lm (hoje finalmente deu-me na cabeça para tirar um e ver as especificações).

    Estava a pensar em trocar isto por algo mais acolhedor e de melhor qualidade, com CRI >= 90 e quanto à temperatura ainda estou indeciso e também aceito sugestões. A cozinha/sala é em openspace e não sei se iria gostar de ter dois tons de branco diferentes, estava a pensar em correr a casa toda a 3500k/4000k, o que vos parece? Será que fica muito quente para a cozinha? Muito frio para a sala? :)

    Também gostaria de recomendações de lojas online, ou físicas na AML, onde pudesse comprar este material, visto que tenho cerca de 30 painéis para trocar...já procure na internet mas a maioria do material que encontro é todo assim de gama baixa, CRI 80 etc...

    Obrigado pela ajuda.
      IMG_7759.jpeg
  2.  # 2

    Colocado por: lpetingaEstava a pensar em trocar isto por algo mais acolhedor e de melhor qualidade, com CRI >= 90 e quanto à temperatura ainda estou indeciso e também aceito sugestões. A cozinha/sala é em openspace e não sei se iria gostar de ter dois tons de branco diferentes, estava a pensar em correr a casa toda a 3500k/4000k, o que vos parece?

    Acho que faz muito bem.

    PEsquise nas lojas online... ou nos grandes armazenistas de material electrico. A OSRAM, tem soluções, assim como a PHILIPS, ou a SYLVANIA...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  3.  # 3

    Tb concordo, mais que 4000k acho um exagero para uma casa.
    • eu
    • 27 julho 2023

     # 4

    Eu nunca gostei de tons frios, nem na cozinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  4.  # 5

    Obrigado a todos. Após pesquisar mais um pouco…3500k está difícil de arranjar. Se quiser colocar tudo uniforme, qual vos parece a melhor opção, 3000/3200 ou 4000?

    Na cozinha tem fita led por baixo da bancada que parece ser 4500/5000k, portanto talvez os downlights andarem nos 3000k não façam muita diferença ao trabalhar na bancada.
  5.  # 6

    Para mim o que faz mais sentido é 4000k.
    Agora depende do gosto de cada um
    Concordam com este comentário: Peper87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  6.  # 7

    Colocado por: bluthunder82Para mim o que faz mais sentido é 4000k.
    Agora depende do gosto de cada um
    Concordam com este comentário:Peper87
    eu corri tudo a 4000k para mim é um óptimo equilíbrio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  7.  # 8

    3000k sem dúvidas
  8.  # 9

    Tenho prescrito 4000k na cozinha e 3000 a 3200k no restante.
  9.  # 10

    Mesmo em Open space Pedro?
  10.  # 11

    Eu em casa gosto de tons calmos e relaxantes, tenho tudo em torno dos 3000K.
  11.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoMesmo em Open space Pedro?

    Nesse caso não. fica horrivel ( mas há situações que é possivel a convivencia - nomeadamnte quando apesar de existir conexão, a cozinha está como um compartimento desagregado da sala), ai há que decidir pelos 3000 ou os 4000 na área toda.
  12.  # 13

    Colocado por: ClioIIEu em casa gosto de tons calmos e relaxantes, tenho tudo em torno dos 3000K.

    Vai muit da sensibilidade das pessoas. é isso é que é importante. Não somos todos iguais. Mas já apanhei pessoas que não entendem os conceitos da luz... e acham que o BRANCO, branco, dá mais luz, o que não tem nada a ver. Enfim.
  13.  # 14

    Só para destabilizar: eu gosto de 4000K durante o dia (difícil perceber se é luz natural ou artificial) e 3200K à noite (mais acolhedor).

    Colocado por: RicardoPortoMesmo em Open space Pedro?

    Dependendo de como são conjugadas, as diferentes temperaturas podem casar bem.

    Na cozinha costumo ter 4000K no tecto e 3200K fixos nas bancadas.
    Na minha opinião, corta o excesso de "ambiente clínico", torna mais acolhedor a zona de trabalho e o conjunto fica equilibrado.
  14.  # 15

    Colocado por: pguilhermeNa cozinha costumo ter 4000K no tecto e 3200K fixos nas bancadas.

    Tb tenho esse tipo de abordagem. depende do layout.
  15.  # 16

    Obrigado mais uma vez a todos pela opinião.

    Bem, acho que se não fosse o preço, corria tudo a downlights zigbee com automatismo para mudar a temperatura conforme a hora do dia :)

    Também confesso que as medidas fossem algo mais standard, mas estou a ver que para conseguir para a mesma furação e com o mesmo nível de luminosidade não é assim tão fácil, acho que em termos de luminosidade como está já está bom, se coloco downlights com ainda mais lumens vai parecer que tenho o sol em casa.

    Continuo com dúvidas entre os 3200k e os 4000k para correr tudo com o mesmo tom, mas é como vocês dizem é um pouco de preferência pessoal, mas pelo menos fico contente por todos estarem de acordo que 6000k é demasiado frio. Talvez compre uns 3 ou 4 de cada para experimentar e depois vejo qual prefiro.
  16.  # 17

    Colocado por: lpetingapelo menos fico contente por todos estarem de acordo que 6000k é demasiado frio.

    a partir dos 4500k, é puro disparate...
  17.  # 18

    Colocado por: lpetingacom automatismo para mudar a temperatura conforme a hora do dia

    Automatismo seria top, claro, mas manual serve muito bem para o efeito.

    Colocado por: lpetingase coloco downlights com ainda mais lumens vai parecer que tenho o sol em casa.

    Sem dúvida. Demasiada luz pode ser desconfortável e até chatear a divisão contígua.
    A horas tardias, quando não se quer luz de trabalho, tb pode ser excessivo (dependendo dos circuitos e/ou dimmer).
    É importante encontrar um equilíbrio.

    Colocado por: lpetingaContinuo com dúvidas entre os 3200k e os 4000k para correr tudo com o mesmo tom, mas é como vocês dizem é um pouco de preferência pessoal, mas pelo menos fico contente por todos estarem de acordo que 6000k é demasiado frio. Talvez compre uns 3 ou 4 de cada para experimentar e depois vejo qual prefiro.

    Pois, nunca colocaria 6000K numa casa.
    No seu caso o ideal é mesmo isso, compre umas poucas e experimente as variações. Assim até pode aferir a combinação de diferentes temperaturas, que podem fazer efeitos muito giros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  18.  # 19

    Tanto pormenor, mas depois tudo com bolachas led com abertura de 160°, isso é bom é para as lojas do "chinês".

    Bolachas led, só mesmo cozinha e WC, no resto spot led com ângulo de abertura a rondar os 90°, pessoalmente prefiro quase tudo corrido a 4000k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  19.  # 20

    Sim, também concordo que isto hoje em dia é tudo corrido a bolachas led, acho que a maioria ou até mesmo todos os apartamentos construídos à menos de 10 anos ou que tinham sido renovados também recentemente eram corridos a bolachas, suponho que seja mais barato, mas mesmo assim fiquei na dúvida porque neste apartamento tinha uma luz tão fria, e ao ver as janelas dos vizinhos parece tudo igual, portanto já foi construído assim. Seriam os de 6000k mais baratos que os de 3000/4000k? Custa-me a acreditar que foi uma escolha estética.

    Nós na ilha ainda colocámos uns candeeiros para que dividisse um pouco mais o espaço.

    Agora não me arranje mais dúvidas ao falar em spots led, nem tinha pensando nessa hipótese, agora também vou ter de considerar! :)
 
0.0211 seg. NEW