Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pguilhermePois, nunca colocaria 6000K numa casa.

Eu nunca colocaria 6000K em lado nenhum.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, pkasa
  2.  # 2

Colocado por: VarejoteTanto pormenor, mas depois tudo com bolachas led com abertura de 160°, isso é bom é para as lojas do "chinês".

O que tenho prescrito , normalmente nunca é com bolachas ( excepto algum azona técnica). São sempre LED GU10, que permita igualmente escolher o angulo do foco. lâmpadas substituiveis.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  3.  # 3

Colocado por: ClioIIEu nunca colocaria 6000K em lado nenhum.

Em ambiente doméstico/pessoal/residencial/escritório, sem dúvida.

Em ambientes industriais, armazens, etc, talvez não seja descabido.
    Creio que em áreas de tratamento em hospitais tb serão acima de 5000K
    Luzes usadas no exterior, tb funcionam melhor com temperaturas mais elevadas (para uso durante o dia).
    Estúdios de TV, talvez? E provavelmente em gravações onde haja acção, movimento, etc.

Regras absolutas tendem a ser falíveis :)
    Concordam com este comentário: ClioII
  4.  # 4

Alguém consegue colocar uma foto exemplo de spot LED, Bolacha LED e GU10?
  5.  # 5

Bolacha led, ou downlight, acho que é o que coloquei no primeiro post:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      IMG_77592.jpeg
  6.  # 6

Com GU10, por norma são os aros idênticos aos de halogéneo, só que levam lâmpadas led.

Spot led completos com potências de 3 a 12w, branco quente, neutro ou frio, com opção de vários ângulos de abertura, costumo usar estes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      133707_iris-minidlo03w-01.jpg
  7.  # 7

Já agora, sobre temperatura e brilho: em casa uso lâmpadas de várias marcas e modelos e com brilho e temperatura ajustável. Esta última parte é feita com recurso ao Home Assistant.

Em suma: ao longo do dia a temperatura da cor vai ficando cada vez mais quente e o brilho diminui. É muito confortável e completamente automático. Se não quiserem utilizar Home Assistant, creio que as Philips Hue também fazem o mesmo através da aplicação. São caras mas parecem-me ser de muito boa qualidade.
  8.  # 8

É mesmo isso que ando a pensar em fazer tgferreira, mas as bolachas com zigbee como queria já custam cerca de 20€ cada, mas ainda tenho de ver melhor.
    Está a usar o ou flux ou o adaptive lightning? Ou outro?
  9.  # 9

Bem, novo problema, pelo menos um dos painéis está diretamente abaixo da calha do teto falso… portanto estou restringido a painéis slim com <15mm… começo a achar que a única opção é mesmo comprar exatamente da mesma marca mas de 4000k, os controláveis via zigbee são finos mas ainda assim precisam de 20mm
      IMG_7794.jpeg
  10.  # 10

Bem, depois de uns dias com 3000K numa divisão, e 4000K noutra, vamos avançar para os 4000k.

Na nossa casa anterior tínhamos 3000k nos quartos, mas agora não sei se é por termos estado a viver durante algum tempo com os paineis de 6000k, 3000k parece-nos demasiado amarelo.

De qualquer modo, candeeiros das mesas de cabeceira estão nos 2700k.

Aproveito para perguntar, há alguma maneira de disfarçar um pouco os buracos no teto falso? Alguma pasta que eu possa aplicar? A ideia era só para disfarçar, suponho que para ficar bem seria necessário massa, pintura etc, queria evitar pintar o teto todo só mesmo por isto.

Tenho uns 3 ou 4 buracos que têm 11cm em vez de 10.5cm como seria suposto para estes paineis, e mesmo ajustado o painel nunca tapa a 100%.
      IMG_7996.jpeg
  11.  # 11

Massa acrílica branca pintável.
  12.  # 12

Esse tecto não tem isolamento?

Tive o mesmo problema pontualmente no meu tecto. Perguntei a quem mo fez que disse que poderia cortar a calha. O tecto se for bem feito tem suportes que garantem que a calha com falha não provoque nenhuma falta de estabilidade.

Colocamos alguns LEDs mas muitas, mas mesmo muitas GU10 pois permitem mudar a qualquer altura a temperatura, mudar o angulo, etc. Mas para isso foi feito um desenho de luminotecnia antes da distribuição dos focos. Ía dando um "tilt" aos electricistas pois nunca fizeram nada do género.

Pode-se facilmente juntar no mesmo espaço (open) 2700K e 4000K. O efeito é engraçado mas tem de ser em circuitos separados para que se possam seleccionar uns ou outros (ou todos).
  13.  # 13

Não, não tem isolamento. Se um dia mais tarde for necessário refazer o teto falso já sei que vamos pedir para adicionar.

GU10 ficariam muito bem, principalmente na sala, mas pronto, para já acabámos por decidir em gastar o menos possível, apenas mudando de 6000k para 4000k para que fique mais confortável, ficou-nos tudo por menos de 100€ sem chatices a trocar visto que são exatamente o mesmo marca/modelo que já tínhamos.

Agora próximo passo é disfarçar ali alguns buracos com massa branca.

Um dia mais tarde, se calhar até contrato alguém entendido nisto para fazer um novo projeto de luminotecnia, até porque há algumas coisas que não gostamos (luz por cima da cabeceira de cama por exemplo), mas que não justifica neste momento despesa, há outras prioridades :)
  14.  # 14

Alguém recomenda alguma marca de downlights com boa relação W/lm e qualidade/preço?
  15.  # 15

Alguma sugestão de loja online com downlights a bom preço?
  16.  # 16

Comprei os meus na https://www.movenergy.pt/

Super contente, tive algumas dúvidas e responderam-me sempre impecavelmente, com explicações super detalhadas e acabaram por me ajudar na escolha .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: roliveira93
  17.  # 17

Tranqueluz, têm muita coisa em exposição e preços agradáveis.
  18.  # 18

Colocado por: lpetingaComprei os meus nahttps://www.movenergy.pt/

Super contente, tive algumas dúvidas e responderam-me sempre impecavelmente, com explicações super detalhadas e acabaram por me ajudar na escolha .

Obrigado parece-me bem!
  19.  # 19

Colocado por: fpacardosoTranqueluz, têm muita coisa em exposição e preços agradáveis.

Obrigado! Sou da zona de Aveiro e não me parece que tenham loja online.
  20.  # 20

Colocado por: roliveira93

Obrigado! Sou da zona de Aveiro e não me parece que tenham loja online.

Online não tem mas tem algumas filiais pelo pais

0.0231 seg. NEW