Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Moro num apartamento novo há cerca de 4 anos e tenho aqui uma situação que me está a levantar algumas duvidas relativamente à garantia de 5 anos do imóvel.

    O duche de uma das WCs é todo em cerâmico (como o resto da WC) com uma base de ardósia. O cerâmico tem betume - como todos - nas juntas e também foi colocado betume entre o cerâmico e a base do duche de ardósia.
    Cerca de ano e meio depois de estar a habitar no imóvel, reparei que o betume entre a ardósia e o cerâmico tinha saído nalguns locais. Contactei a construtura, vieram cá corrigir a situação, mas desvalorizaram a questão pois, segundo eles: "todo o duche tem uma tela de 3 camadas na base e até 20cm de altura, por isso mesmo que a agua entrasse pelas fissuras, não havia problema.

    Há cerca de um mês voltei a ver que havia falha de betume entre a ardósia e o cerâmico, desvalorizei um pouco a situação depois da resposta que tinha tido da outra vez. A semana passada reparei que o chão de madeira na divisória que faz parede com o duche, junto à parede do duche tinha a madeira preta e 2 tábuas já onduladas.

    Contactei a construtura que veio cá colocar mais betume e uma camada de silicone por cima para ver se resolve a situação, mas informaram que estas situações (falta de betume), não são consideradas defeitos de construção mas sim falta de manutenção, pelo que convém estar atento, pois com o uso e limpezas, muitas das vezes os betumes tem que ser retocados.

    Eu estou consciente que isto é verdade nas faltas de outros vedantes como silicone, etc. mas o betume parece-me mais um defeito de colocação ou de não ter sido colocado o material correcto entre o cerâmico e a ardósia.

    Será isto justificação para a construtura ter razão e acabar por ser eu a ter que arcar com os custos de substituir o soalho e outras eventuais intervenções para resolver o problema?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: tonidastrevassegundo eles: "todo o duche tem uma tela de 3 camadas na base e até 20cm de altura, por isso mesmo que a agua entrasse pelas fissuras, não havia problema
    a impermeabilização não é garantida com betumes nem silocones ou cole e veda, se aplicaram uma tela de impermeabilização a mesma esta com defeito.
  3.  # 3

    Um betume se sai ao fim de 4 anos é porque é muito mau ou foi mal aplicado.
    A desculpa que não há problema porque por baixo há uma tela de impermeabilização é de bradar aos céus.
    Se a água entra e efectivamente existe uma tela o que está a acontecer é que debaixo do duche tem uma bolsa de água.
    É natural que essa bolsa enche e agora esteja e bazar para o puso
  4.  # 4

    Viu a obra na fase wm que levou a impermeabilização? Certamente nao , uma impermeabilização bem feita tem que dobrar cerca de 15 cm na parede, se calhar não levou nada
  5.  # 5

    A minha teoria é que o betume não agarra bem na ardósia e é por isso que sai - já é a segunda vez. No resto da casa, incluindo noutra WC está tudo bem e nunca saiu betume.

    A minha questão é: caso isto tenha que acabar em mediação ou algo similar, a conversa da manutenção vai pegar?

    Em que fase é feita a impermeabilização? Tenho muitas fotos do processo mas não vejo tela nenhuma na zona do duche. Esta é uma das últimas antes da base ser colocada
      IMG_9390.jpeg
  6.  # 6

    Encontrei esta foto onde se vê uma tela, não aparenta é ter tamanho para dobrar para cima
  7.  # 7

    A
      IMG_4812.jpeg
  8.  # 8

    Colocado por: tonidastrevasvejo tela nenhuma na zona do duche. Esta é uma das últimas antes da base ser colocada
    não foi aplicada nenhuma tela nessa zona e aparentemente também não foi executado nenhum sistema de impermeabilização ora sendo paredes autoportantes que apresentam movimentos ao longo do tempo é somente uma questão de tempo até aparecer agua onde não deve
  9.  # 9

    Colocado por: marco1Viu a obra na fase wm que levou a impermeabilização? Certamente nao , uma impermeabilização bem feita tem que dobrar cerca de 15 cm na parede, se calhar não levou nada


    Rectifique de 15 para 200cm
  10.  # 10

    A minha questão é: caso isto tenha que acabar em mediação ou algo similar, a conversa da manutenção vai pegar?
  11.  # 11

    Não porque você tem as fotos
 
0.0174 seg. NEW