Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: alexsilva_ptfará sentido a aposta nos AC, são económicos e eficazes tb na produção de calor

Colocado por: alexsilva_ptMesmo em aquecimento um AC com bomba de calor dá sempre mais energia do aquerla q consome

A generalidade dos AC são mais eficazes a aquecer do que a arrefecer...
  2.  # 42

Mas para uma casa que precise apenas de aquecimento, nunca necessite de ser arrefecida, fará sentido a aposta nos AC

Se faz sentido, depende do que cada um pretende (conforto, custo, etc). Eu só dei o exemplo do ac para dar uma ideia da eficiência dos emissores em consumos...

Abraço, Pedro
  3.  # 43

Colocado por: ParamonteTodos esses emissores térmicos têm resistência.

Os de pedra têm resistência "embutida" na pedra, por isso a pedra leva mais tempo a aquecer.

Todos esses aquecedores (óleo, pedra etc) têm todos resistência, e basicamente o mesmo "rendimento", e não vejo real vantagem nos de pedra, a menos q queira aproveitar o bi-horário para aquecer a casa de dia, mesmo assim só até a pedra arrefecer (1 hora, pelo q disse, pois leva o mesmo tenmpo a arrefecer). Ou seja não há milagres com aquecedores de resistência-

isso não é nada verdade. os meus pais têm esse acumuladores térmicos secos (pedra) há cerca de 13 anos e sempre funcionaram e funcionam lindamente. não demoram nada a aquecer, aliás quase imediatamente (5min.) começam a libertar calor e continuam a fazê-lo durante todo o dia, mesmo depois de desligada a alimentação às 7h30 da manhã.

Colocado por: susaguedesEu na minha antiga casa tinha uns emissores térmicos "haverland"http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html,e nunca tive esse problema aqueciam bastante rápido e tinham um baixo consumo.
    O que me disseram quando os comprei foi que mais valia estarem sempre ligados do que andar sempre a ligar e a desligar, eu tinha-os programados para no rés-do-chão manterem uma temperatura de conforto durante o dia e uma temperatura económica durante a noite, já no 1º andar, ou seja, nos quartos tinha ao contrário e funcionava muito bem.
    O que acontece é que muita gente desliga os emissores quando sai de casa ou de uma divisão e liga quando chega e espera que fique imediatamente quente, e isso não funciona assim, não é essa a função dos emissores, funcionam muito melhor e são mais económicos se mantiver uma temperatura constante.

Não sei se é este o seu caso, até porque os seus emissores não são iguais, pelos vistos é uma tecnologia diferente, de qualquer forma espero ter ajudado.

Cumprimentos.

haverland é a marca dos equipamentos que os meus pais têm e de facto aquilo funciona muito bem mesmo. pena não terem um design muito moderno, mas eficazes são.

é um mito dizer-se que durante o dia não libertam calor como já li muitas vezes por aqui pois na realidade eles libertam calor durante as 24h do dia, havendo, naturalmente picos mas... se ligar o equipamento às 23h, às 17h do dia seguinte já vai ter a divisão quente pelo que a descarga de calor também não terá que ser tão grande.
  4.  # 44

Colocado por: ParamonteTodos esses emissores térmicos têm resistência.

Os de pedra têm resistência "embutida" na pedra, por isso a pedra leva mais tempo a aquecer.

Todos esses aquecedores (óleo, pedra etc) têm todos resistência, e basicamente o mesmo "rendimento", e não vejo real vantagem nos de pedra, a menos q queira aproveitar o bi-horário para aquecer a casa de dia, mesmo assim só até a pedra arrefecer (1 hora, pelo q disse, pois leva o mesmo tenmpo a arrefecer). Ou seja não há milagres com aquecedores de resistência-

isso não é nada verdade. os meus pais têm esse acumuladores térmicos secos (pedra) há cerca de 13 anos e sempre funcionaram e funcionam lindamente. não demoram nada a aquecer, aliás quase imediatamente (5min.) começam a libertar calor e continuam a fazê-lo durante todo o dia, mesmo depois de desligada a alimentação às 7h30 da manhã.

Colocado por: susaguedesEu na minha antiga casa tinha uns emissores térmicos "haverland"http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html,e nunca tive esse problema aqueciam bastante rápido e tinham um baixo consumo.
    O que me disseram quando os comprei foi que mais valia estarem sempre ligados do que andar sempre a ligar e a desligar, eu tinha-os programados para no rés-do-chão manterem uma temperatura de conforto durante o dia e uma temperatura económica durante a noite, já no 1º andar, ou seja, nos quartos tinha ao contrário e funcionava muito bem.
    O que acontece é que muita gente desliga os emissores quando sai de casa ou de uma divisão e liga quando chega e espera que fique imediatamente quente, e isso não funciona assim, não é essa a função dos emissores, funcionam muito melhor e são mais económicos se mantiver uma temperatura constante.

Não sei se é este o seu caso, até porque os seus emissores não são iguais, pelos vistos é uma tecnologia diferente, de qualquer forma espero ter ajudado.

Cumprimentos.

haverland é a marca dos equipamentos que os meus pais têm e de facto aquilo funciona muito bem mesmo. pena não terem um design muito moderno, mas eficazes são.

é um mito dizer-se que durante o dia não libertam calor como já li muitas vezes por aqui pois na realidade eles libertam calor durante as 24h do dia, havendo, naturalmente picos mas... se ligar o equipamento às 23h, às 17h do dia seguinte já vai ter a divisão quente pelo que a descarga de calor também não terá que ser tão grande.
  5.  # 45

Aproveitar a Bihoraria , tambem os AC's fazem. Agora essa dos acumuladores de calor , não convencem..
    Não podem ser rapidos a aquecer, pois têm de acumular, se são rapidos não acumulam. Eu não acredito que um aquecedor desses desligado às 7 da manhã, às 5 da tarde ainda esteja a aquecer alguma coisa. Até pode estar morno , mas não à muito que não contribui para o aquecimento das divisão. e ainda, não se esquecer que a bohiradis só arranca , na melhor das hipoteses as 22h (se bem me lembro) e apenas para a diaria, na semanal ainda é diferente.
    portanto chega-se a casa e a casa está fria , pois só começa a aquecer muito mais tarde. Basicamente quando nos formos deitar a casa estará quente. não é muito util. Se não utilizar a Bihoraria , qualquer aquecedor a oleo faz o mesmo efeito: ou pensa que o que acumula para libertar mais tarde, já não foi consumido antes???

Alem disso p preço desses acumuladores quase que se compara a um AC!! Para uma resistencia com uma pedra lá dentro : é carissimo! (Eu sei que alguns tem um fuido em vez da pedra , mas o principio é o mesmo, e ainda são mais caros.)
    • cookie
    • 26 outubro 2010 editado

# 46

Colocado por: system32Aproveitar a Bihoraria , tambem os AC's fazem. Agora essa dos acumuladores de calor , não convencem..
    Não podem ser rapidos a aquecer, pois têm de acumular, se são rapidos não acumulam. Eu não acredito que um aquecedor desses desligado às 7 da manhã, às 5 da tarde ainda esteja a aquecer alguma coisa. Até pode estar morno , mas não à muito que não contribui para o aquecimento das divisão. e ainda, não se esquecer que a bohiradis só arranca , na melhor das hipoteses as 22h (se bem me lembro) e apenas para a diaria, na semanal ainda é diferente.
    portanto chega-se a casa e a casa está fria , pois só começa a aquecer muito mais tarde. Basicamente quando nos formos deitar a casa estará quente. não é muito util. Se não utilizar a Bihoraria , qualquer aquecedor a oleo faz o mesmo efeito: ou pensa que o que acumula para libertar mais tarde, já não foi consumido antes???

Alem disso p preço desses acumuladores quase que se compara a um AC!! Para uma resistencia com uma pedra lá dentro : é carissimo! (Eu sei que alguns tem um fuido em vez da pedra , mas o principio é o mesmo, e ainda são mais caros.)

lamento mas nada disso é verdade. e quando diz que não podem ser rápidos a aquecer pq estão a acumular parte do princípio que a acumulação é estanque relativamente ao aquecimento, mas não é, nem poderia ser, senão não atingiam o seu propósito. enquanto carregam naturalmente vão libertando algum calor.

o que digo aqui é a experiência que tenho dos termo acumuladores sólidos em casa dos meus pais.
    os mais pequenos aquecem quase de imediato e é a mais pura verdade que se mantêm a libertar calor durante as 24h. o meu marido ficou espantado com a coisa mas é bem verdade. nem precisa de tocar no equipamento para sentir o ar quente a sair da grelha. e a casa tem mais de 30 anos, não tem vidro duplo nem janela dupla e é de alvenaria normalíssima. está localizada no porto, que é frescote e húmido mas com os equipamentos ligados a casa fica impec. claro que tem que ter bihorária e os programadores.

na nossa casa - que neste momento é arrendada não temos nada. compramos aquecedores a óleo e é com isso que a aquecemos mas claro, quando desligados deixam mesmo de aquecer (esses sim) e o mesmo se passa com o ar condicionado. ou há alguma coisa no mercado dos AC´s que liberte calor depois de desligados da corrente? se há, pf diga.

e não, não ganho qq comissão ou qq benefício com os termo acumuladores.
  6.  # 47

O que tem de entender é que o calor acumulado, e que posteriormente será libertado, foi consumido.
    Ou seja, se tiver um aquecedor com 1000w , ele para acumular calor, só pode emitir parte do que produz, a outra parte acumula.
    Vai passar a noite inteira a consumir os 1000w para de manhã ser desligado.
    O consumo de um aquecedor a oleo ou de um desses é basicamente igual, pode ganhar alguma coisa pela bi-horaria, mas apenas.
    Num AC os consumos podem ser 4 a 5 vezes menores e ainda pode aproveitar a bihoraria, durante a noite.

e sabe quanto custam esses "Emissores termicos" ( um nome que parece pomposo, mas que apenas identifica qualquer fonte de calor que irradie, ou seja qualquer tipo de aquecedor).

Mesmo assim não acredito que desligado às 7 da manhã às 7 da tarde ainda tenha calor para dar!!
    A capacidade de acumulação teria de ser enorme.
    Tem a certeza que dirante o dia ele se encontra completamente desligado???

Colocado por: cookie

lamento mas nada disso é verdade. e quando diz que não podem ser rápidos a aquecer pq estão a acumular parte do princípio que a acumulação é estanque relativamente ao aquecimento, mas não é, nem poderia ser, senão não atingiam o seu propósito. enquanto carregam naturalmente vão libertando algum calor.

o que digo aqui é a experiência que tenho dos termo acumuladores sólidos em casa dos meus pais.
    os mais pequenos aquecem quase de imediato e é a mais pura verdade que se mantêm a libertar calor durante as 24h. o meu marido ficou espantado com a coisa mas é bem verdade. nem precisa de tocar no equipamento para sentir o ar quente a sair da grelha. e a casa tem mais de 30 anos, não tem vidro duplo nem janela dupla e é de alvenaria normalíssima. está localizada no porto, que é frescote e húmido mas com os equipamentos ligados a casa fica impec. claro que tem que ter bihorária e os programadores.

na nossa casa - que neste momento é arrendada não temos nada. compramos aquecedores a óleo e é com isso que a aquecemos mas claro, quando desligados deixam mesmo de aquecer (esses sim) e o mesmo se passa com o ar condicionado. ou há alguma coisa no mercado dos AC´s que liberte calor depois de desligados da corrente? se há, pf diga.

e não, não ganho qq comissão ou qq benefício com os termo acumuladores.
  7.  # 48

se não se acredita, tudo bem, não acredite.

não estou a falar de emissores térmicos, estou a falar de acumuladores estáticos, aqueles que contêm pedra no seu interior que liberta o calor acumulado sempre que ligado (normalmente carregam em bihorário).

sim, tenho a certeza pois fui eu que o liguei directamente à tomada (sem qualquer programador) e que o desliguei às 7h30 da manhã. às 17h ainda estava a emitir calor sem que para o sentir, tivesse sequer que por a mão no aparelho. bastou aproximar a mão da saída.

quantos aos ac´s, pode-me dizer como é que os mesmos, estando ligados 24h/24h - caso os ocupantes da casa estejam lá, conseguem gastar menos do que os aparelhos que funcionam/carregam somente em bihorário? os ac até podem ter consumos inferiores, mas a verdade é que teriam que estar ligados sempre... e aí lá se vai a poupança não?

e sim, sei quanto custam esses acumuladores.
  8.  # 49

As contas são faceis de fazer:

Imeginemos que uma certa divisão necessita de 500wh (valor arbitrario) para se manter a uma certa temperatura
    Durante 24h necessita de 500*24 = 12.000W ou seja 12kw dia

Seja qual for o tipode aquecimento essa será a quantidade de energia que temos de fornecer ao quarto, certo?
    Se tivermos um AC com uma eficiencia de 4. O consumo necessario para fornecer 12kw dis, será 3Kw dia. Se for um AC Inverter , estaria constantemente a trabalhar e a consumir 125wh (3000/24).

No seu caso o aparelho apenas estaria, (vamos supor) 9 horas ligado e as restante desligado.
    O consumo dele teria de ser à mesma 12Kw dia. Mas apenas em 9 h. Com uma simples regra de 3 simples seria 12000*9/24 = 4.5 KWh durante as 9 horas. e zero no resto do tempo.

Ou seja tem de consumir muito mais, quando está ligado, para acumular para o resto do dia.
    O consumo é igual a um aquecedor de oleo, por exemplo.
    Gasta 4 vezes mais que um AC, mas só porque o AC é 4 vezes mais eficiente.

Por isso, apesar de estar menos tempo ligado, gasta o mesmo de o que se tivesse ligado 24h.
    Apenas se ganha a diferença da Bi-horaria. Porque para quen não tiver bi-horaria , vai pagar o mesmo do que um aquecedor a oleo (por exemplo).

Se temos um aquecedor que acumula

Colocado por: cookiese não se acredita, tudo bem, não acredite.

não estou a falar de emissores térmicos, estou a falar de acumuladores estáticos, aqueles que contêm pedra no seu interior que liberta o calor acumulado sempre que ligado (normalmente carregam em bihorário).

sim, tenho a certeza pois fui eu que o liguei directamente à tomada (sem qualquer programador) e que o desliguei às 7h30 da manhã. às 17h ainda estava a emitir calor sem que para o sentir, tivesse sequer que por a mão no aparelho. bastou aproximar a mão da saída.

quantos aos ac´s, pode-me dizer como é que os mesmos, estando ligados 24h/24h - caso os ocupantes da casa estejam lá, conseguem gastar menos do que os aparelhos que funcionam/carregam somente em bihorário? os ac até podem ter consumos inferiores, mas a verdade é que teriam que estar ligados sempre... e aí lá se vai a poupança não?

e sim, sei quanto custam esses acumuladores.
    • eu
    • 26 outubro 2010

# 50

Colocado por: cookiese não se acredita, tudo bem, não acredite.

Não é uma questão de fé, são factos indesmentíveis.
    • cookie
    • 26 outubro 2010 editado

# 51

Colocado por: eu
    Não é uma questão de fé, são factos indesmentíveis.

por acaso não são porque essa frase dizia respeito a uma frase sua em que dizia que não acreditava que o acumulador libertava calor quase de imediato. não estou a falar do que postou posteriormente. digo-lhe que liberta e reitero que está no seu direito de não acreditar.

quando puder vou fazer as contas às áreas e os kw necessários para o seu aquecimento e coloco aqui o resultado. talvez possa contar com a sua ajuda para a verificação das mesmas.

mas quem tem o bihorário, tem sempre essa vantagem. para além de fazer/programar as máquinas da louça e da roupa tb para o horário económico. ou seja, a longo prazo sai efectivamente mais barato, apesar de o consumo imediato ser o mesmo.
  9.  # 52

os mais pequenos aquecem quase de imediato e é a mais pura verdade que se mantêm a libertar calor durante as 24h.

Cookie, podem libertar, mas certamente não será o suficiente para aquecer/manter uma casa quente no pico do Inverno (dias e dias nublados e muito frio)...Importante e a ter em conta na compra desses emissores térmicos, independentemente de libertarem ou não calor durante o dia, é isto:
    ...gasta tanto um emissor desses de 2000w como gastam 4 máquinas de AC no máximo de por ex 9000Btus...ou seja, para aquecimento central fica hiper-ultra-mega caro no consumo...se for para um wc ocasionalmente ainda vá que não vá...

Abraço, Pedro
  10.  # 53

Acumuladores/aquecedores a óleo/termoventiladores, etc, etc - 1 unidade de energia consumida = a 1unidade de energia calorífica produzida
    Bombas de calor - 1 unidade de energia consumida = 3, 4 ou mesmo 5 unidades de energia calorífica produzida

O resto são balelas...
  11.  # 54

Já lhe fiz as contas, mas quando se fala de gostos e não de factos criam-se dogmas, e ai ... não vale a pena dizer mais...

Colocado por: Pedro Azevedo78Acumuladores/aquecedores a óleo/termoventiladores, etc, etc - 1 unidade de energia consumida = a 1unidade de energia calorífica produzida
    Bombas de calor - 1 unidade de energia consumida = 3, 4 ou mesmo 5 unidades de energia calorífica produzida

O resto são balelas...
  12.  # 55

Colocado por: system32Já lhe fiz as contas, mas quando se fala de gostos e não de factos criam-se dogmas, e ai ... não vale a pena dizer mais...

o"lhe" refere-se a mim?

se reparar bem em tudo o que foi escrito, acho que é notório que o nosso desentendimento surge porque não acreditou que ao fim de 5 min. aquele acumulador libertava calor e que depois de desligado às 7h30, às 17h ainda continuava a libertar calor.

ontem fiz questão de cronometrar ao fim de quanto tempo depois de ligado à tomada o aparelho começava a libertar calor. de facto não foram 5 minutos, foram 6. como me vim embora cedo, não pude verificar até que horas ficou a libertar calor.

nunca duvidei das contas que apresentou e mais, até lhe deixei um pedido de ajuda, caso estivesse interessado claro está, na verificação das contas que iria apresentar.

agradeço-lhe o tempo que gastou a argumentar e os factos que apresentou, que são sempre úteis. só tenho pena que não tenha percebido o que fui escrevendo.

no meu caso concreto, a casa tem 224m2 por 2,75 pé direito, o que dá 616m3 certo? consultando o quadro de coeficiente térmico da zona litoral norte para uma casa isolada (36) e multiplicando-o pelos 616m3 obtenho 22176w... 22,176kw = 1907Kcal/h ?

de momento não posso continuar com as contas pois não tenho os consumos energéticos dos aparelhos... já que gostava de ter os dados minimamente efectivos.

depois há outra questão, para mim claro está, colocar aparelhos de ac dentro de casa nem pensar. não quero estar dentro de casa e ter os mamarrachos ali pendurados estilo escritório ou café. as opções dos ac fora de casa são outra história.
  13.  # 56

Voltamos-nos a cruzar!! :)

Claro que o COP Deve ser utilizado para as contas. Apenas em temperaturas exteriores bem abaixo de zero, os AC's perdem significativamente rendimento (os melhores menos , mas tambem perdem).
    Claro que consumir 4 ou 5 vezes menos, para a mesma tarefa é muito relevante.

Já lhe expliquei noutro post que se mantivermos os AC ligados 24/24 toda a casa aquece e assim temos toda a casa a fornecer calor ao ar por radiação. Mas isso faz qualquer Aquecedor, desde que o isolamento da casa seja minimamente bom.

Agora não me diga que liga o seu piso radiante fornecer 20º e ele aquece a casa a 20º!!! Claro que tem de ter as resistencias a fornecer mais temperatura. Num caso que conheço bem o fluido circula a 30º para ter a casa a 20º.
    No meu caso posso lhe dizer que marco 20º no AC e meço nos termometros 20º. Curioso não é? Que é exactamente o contrario que diz!!

"uma coisa é a potência consumida, outra coisa é a potência térmica que efectivamente é disponibilizada no espaço.
    "

Isso é mentira!! A potencia consumida numa resistencia é sempre transmitida a alguma coisa senão acumulava-se! e algo acabaria por queimar. Isto é basico!
    o que acontece é a forma como é transmitida essa potencia, pode ser mais eficiente (mais rapida) ou seja aquecer mais volume de ar, mas menos , ou menos volume de ar , mas mais,e depois esperar que se meistura com o resto do ar equilibrando a temperatura. mas funciona e com o mesmo consumo energetico.

Ai os sistemas de piso radeante e os forçados, sejam ventil-convectores AC ou um simples Termoventilador são melhores neste aspecto. Mas todos fornecem as potencia que consomem (No caso das bombas de calor multiplicadas pelo COP) ao ambiente.

Sistemas passivos, sejam simples aquecedores a oleo, acumuladores, (seja por pedra, vidro ou fluido (conseguem aquecer o ambiente, mas demoram e nunca equilibram completamente a temperatura em toda a area.

Mas façam as contas como fizerem, a necessidade energetica para MANTER uma certa casa a uma certa temperatura será sempre a mesma, independemtemente do tipo de aquecimento utilizado (KWH).

Mesmo que consigam acumular o suficiente vão gastar o mesmo que um simples termoventilador. Só ganham em €€ pela Bi-horaria. Perdem por serem carissimos comparados com os termoventiladores. E não sou eu que digo isso a PROTESTE já concluio isso mesmo.

Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,

De facto o AC tem a vantagem da rapidez agora utilizar o COP da máquina apenas para fazer contas dos consumos expectáveis fica muito aquém da realidade. Apenas uma das, algumas diferenças, um AC para proporcionar o conforto que o utilizador deseja necessita de ter 25ºC enquanto que com um aquecimento, por exemplo piso radiante, com 20ºC proporciona o conforto desejado. Aqui a principal diferença advem dos principios de aquecimento: o AC é predominante por convecção enquanto o piso radiante, como o nome diz é predominantemente por radiação.

Depois penso que estarão, eventualmente, a comparar acumuladores de calor com radiadores em pedra/vidro. Ambos têm o mesmo principio contudo têm comportamento diferentes. O acumulador tem efectivamente a capacidade de acumular energia na tarifa bi-horária e disponibilizar essa energia ao longo do dia. Os radiadores em vidro/pedra têm menos poder de acumulação.

Tenham ainda cuidado com as "contas" que apresentam: uma coisa é a potência consumida, outra coisa é a potência térmica que efectivamente é disponibilizada no espaço.

Conseguem sim desde que correctamente dimensionados.

Cumprimentos
  14.  # 57

caro system32

esquecendo as questões técnicas de termicidade das quais sou uma perfeita leiga, o argumento do bihorário é um forte argumento. aliás, no caso dos acumuladores é o seu ponto forte não?

isso a longo prazo terá retorno julgo eu...
  15.  # 58

Cookie, podem libertar, mas certamente não será o suficiente para aquecer/manter uma casa quente no pico do Inverno (dias e dias nublados e muito frio)...

Conseguem sim desde que correctamente dimensionados.

Acredito que sim...mas por ex, para o caso do cookie (224m2/moradia isolada/litoral)...mais ou menos quantos kw seriam necessários instalar para se considerarem correctamente dimensionados e/ou para que o sistema aqueça e mantenha a casa nos 20º de dia e 22º a partir das 18.00 (quando se chega a casa e se quer conforto)...?...e já agora, qual o custo aproximado, num mês de inverno (tipo 10º de dia e 0/-3 á noite), em €€ de consumo previsto...?...isto tudo, mais ou menos...vai dar umas centenas valentes de euros...

Para comparação, dou o ex do meu sistema de aquecimento (ac) que tem instalado 37000btus (metade do calculo obtido para correcto dimensionamento) para cerca de 140m2 uteis/moradia isolada/litoral ...e que, num mês, igualmente 10º/0º/-3º, com todo o sistema a funcionar 24h/dia (máquinas de dia a 20//22º e a partir das 18.00 a 24/25º) e uma temperatura média em casa de 22º, paguei 165€ de luz...Se tirar-mos 55€ para o consumo normal de uma casa, foram 110€ para o aquecimento...com uma fonte que consome no máximo 2.2kw, e que pela contagem e valor mensal pago, a maior parte do tempo, anda em média a consumir quase metade...1.1kw...1100w...equivalente a 1 "eco emissor térmico" de 1000w...que dá quê...para um quarto?...quando podia quase dar para uma moradia inteira?...e a minha casa está mal isolada...bastava ter tectos falsos com isolamento e poupava umas dezenas dos 110€...

Como disse o Pedro Azevedo e bem,
    Acumuladores/aquecedores a óleo/termoventiladores, etc, etc - 1 unidade de energia consumida = a 1unidade de energia calorífica produzida

O resto são balelas...

Só não vê quem não quer ver...

Abraço, Pedro
  16.  # 59

isso a longo prazo terá retorno julgo eu...

Embora a pergunta não seja para mim...claro que vai ter retorno/poupar com o bi-horário...compensa sempre...O que vai acontecer, será algo do genero...se quiser a sua moradia a 22º em pleno inverno (10º/0º/-3º), nesse mês, em vez de pagar 400€ de luz, vai pagar 300€...não se iludam...:-)

Abraço, Pedro
  17.  # 60

"Mas façam as contas como fizerem, a necessidade energetica para MANTER uma certa casa a uma certa temperatura será sempre a mesma, independemtemente do tipo de aquecimento utilizado (KWH).

Aqui estou plenamente de acordo consigo."

Se concorda comigo, então tudo o resto que disse antes está errado!!

Segundo o que concordou: Para a mesma aplicação: O piso radiante electrico, gasta tanto como um termoventilador, ou um aquecedor a oleo , ou um acumulador de calor etc... : Assim Correcto!

Quanto ao conforto termico: se você não consegue perceber a diferença entre aquecer o ar de uma casa e ter a casa toda quente, nada mais posso fazer! E não me venha dizer que só com o piso radiante se consegue isso! Já lhe expliquei que não justificando, com a inercia da casa incluindo tudo o que está dentro.

Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

Nunca disse que não era. Disse apenas que não deveria ser o único aspecto a ter em linha de conta.

Com o devido respeito mas tem muito a aprender apesar da sua licenciatura em Fisica já que eu tenho apenas um, e passo a citá-lo, "cursoseco" das novas oportunidades!!”.
    O Senhor não consegue distinguir um sistema predominantemente por convecção (AC) de um sistema predominantemente por radiação (piso radiante). Não consegue distinguir um sistema que utiliza um fluido (ar) para climatizar um espaço de outro que utiliza predominantemente a radiação térmica.

Digo e afirmo que o objectivo de aquecimento será 20ºC o que corresponderá a uma temperatura de pavimento de 28ºC (arranque) e de 22ºC/23ºC em equilíbrio.
    Não tenha a menor dúvida que os “seus” 20ºC no AC do ponto de vista de conforto não se comparam aos 20ºC do piso radiante.

De facto o Senhor insiste na ignorância. Já lhe disse para estudar/aprender um pouco mais sobre este tema. Confirme pelo menos antes de continuar a insistir neste aspecto.
    Então para o Senhor se tiver 2 radiadores não importa de que sejam feitos, ambos com uma potência, imagine, de 1.000W. Se um dos radiadores tiver 1m2 e o outro radiador tiver 2m2 para si ambos disponibilizam a mesma energia ao utilizador?
    Ambos consumem o mesmo mas disponibilizam potências térmica diferentes. Já num outro post lhe apresentei números, cálculos, mas o Senhor insiste em fazer demagogia.

Aqui estou plenamente de acordo consigo.

Cumprimentos

0.0303 seg. NEW