Colocado por: alexsilva_ptfará sentido a aposta nos AC, são económicos e eficazes tb na produção de calor
Colocado por: alexsilva_ptMesmo em aquecimento um AC com bomba de calor dá sempre mais energia do aquerla q consome
Mas para uma casa que precise apenas de aquecimento, nunca necessite de ser arrefecida, fará sentido a aposta nos AC
Colocado por: ParamonteTodos esses emissores térmicos têm resistência.
Os de pedra têm resistência "embutida" na pedra, por isso a pedra leva mais tempo a aquecer.
Todos esses aquecedores (óleo, pedra etc) têm todos resistência, e basicamente o mesmo "rendimento", e não vejo real vantagem nos de pedra, a menos q queira aproveitar o bi-horário para aquecer a casa de dia, mesmo assim só até a pedra arrefecer (1 hora, pelo q disse, pois leva o mesmo tenmpo a arrefecer). Ou seja não há milagres com aquecedores de resistência-
Colocado por: susaguedesEu na minha antiga casa tinha uns emissores térmicos "haverland"http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html,e nunca tive esse problema aqueciam bastante rápido e tinham um baixo consumo.
O que me disseram quando os comprei foi que mais valia estarem sempre ligados do que andar sempre a ligar e a desligar, eu tinha-os programados para no rés-do-chão manterem uma temperatura de conforto durante o dia e uma temperatura económica durante a noite, já no 1º andar, ou seja, nos quartos tinha ao contrário e funcionava muito bem.
O que acontece é que muita gente desliga os emissores quando sai de casa ou de uma divisão e liga quando chega e espera que fique imediatamente quente, e isso não funciona assim, não é essa a função dos emissores, funcionam muito melhor e são mais económicos se mantiver uma temperatura constante.
Não sei se é este o seu caso, até porque os seus emissores não são iguais, pelos vistos é uma tecnologia diferente, de qualquer forma espero ter ajudado.
Cumprimentos.
Colocado por: ParamonteTodos esses emissores térmicos têm resistência.
Os de pedra têm resistência "embutida" na pedra, por isso a pedra leva mais tempo a aquecer.
Todos esses aquecedores (óleo, pedra etc) têm todos resistência, e basicamente o mesmo "rendimento", e não vejo real vantagem nos de pedra, a menos q queira aproveitar o bi-horário para aquecer a casa de dia, mesmo assim só até a pedra arrefecer (1 hora, pelo q disse, pois leva o mesmo tenmpo a arrefecer). Ou seja não há milagres com aquecedores de resistência-
Colocado por: susaguedesEu na minha antiga casa tinha uns emissores térmicos "haverland"http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html,e nunca tive esse problema aqueciam bastante rápido e tinham um baixo consumo.
O que me disseram quando os comprei foi que mais valia estarem sempre ligados do que andar sempre a ligar e a desligar, eu tinha-os programados para no rés-do-chão manterem uma temperatura de conforto durante o dia e uma temperatura económica durante a noite, já no 1º andar, ou seja, nos quartos tinha ao contrário e funcionava muito bem.
O que acontece é que muita gente desliga os emissores quando sai de casa ou de uma divisão e liga quando chega e espera que fique imediatamente quente, e isso não funciona assim, não é essa a função dos emissores, funcionam muito melhor e são mais económicos se mantiver uma temperatura constante.
Não sei se é este o seu caso, até porque os seus emissores não são iguais, pelos vistos é uma tecnologia diferente, de qualquer forma espero ter ajudado.
Cumprimentos.
Colocado por: system32Aproveitar a Bihoraria , tambem os AC's fazem. Agora essa dos acumuladores de calor , não convencem..
Não podem ser rapidos a aquecer, pois têm de acumular, se são rapidos não acumulam. Eu não acredito que um aquecedor desses desligado às 7 da manhã, às 5 da tarde ainda esteja a aquecer alguma coisa. Até pode estar morno , mas não à muito que não contribui para o aquecimento das divisão. e ainda, não se esquecer que a bohiradis só arranca , na melhor das hipoteses as 22h (se bem me lembro) e apenas para a diaria, na semanal ainda é diferente.
portanto chega-se a casa e a casa está fria , pois só começa a aquecer muito mais tarde. Basicamente quando nos formos deitar a casa estará quente. não é muito util. Se não utilizar a Bihoraria , qualquer aquecedor a oleo faz o mesmo efeito: ou pensa que o que acumula para libertar mais tarde, já não foi consumido antes???
Alem disso p preço desses acumuladores quase que se compara a um AC!! Para uma resistencia com uma pedra lá dentro : é carissimo! (Eu sei que alguns tem um fuido em vez da pedra , mas o principio é o mesmo, e ainda são mais caros.)
Colocado por: cookie
lamento mas nada disso é verdade. e quando diz que não podem ser rápidos a aquecer pq estão a acumular parte do princípio que a acumulação é estanque relativamente ao aquecimento, mas não é, nem poderia ser, senão não atingiam o seu propósito. enquanto carregam naturalmente vão libertando algum calor.
o que digo aqui é a experiência que tenho dos termo acumuladores sólidos em casa dos meus pais.
os mais pequenos aquecem quase de imediato e é a mais pura verdade que se mantêm a libertar calor durante as 24h. o meu marido ficou espantado com a coisa mas é bem verdade. nem precisa de tocar no equipamento para sentir o ar quente a sair da grelha. e a casa tem mais de 30 anos, não tem vidro duplo nem janela dupla e é de alvenaria normalíssima. está localizada no porto, que é frescote e húmido mas com os equipamentos ligados a casa fica impec. claro que tem que ter bihorária e os programadores.
na nossa casa - que neste momento é arrendada não temos nada. compramos aquecedores a óleo e é com isso que a aquecemos mas claro, quando desligados deixam mesmo de aquecer (esses sim) e o mesmo se passa com o ar condicionado. ou há alguma coisa no mercado dos AC´s que liberte calor depois de desligados da corrente? se há, pf diga.
e não, não ganho qq comissão ou qq benefício com os termo acumuladores.
Colocado por: cookiese não se acredita, tudo bem, não acredite.
não estou a falar de emissores térmicos, estou a falar de acumuladores estáticos, aqueles que contêm pedra no seu interior que liberta o calor acumulado sempre que ligado (normalmente carregam em bihorário).
sim, tenho a certeza pois fui eu que o liguei directamente à tomada (sem qualquer programador) e que o desliguei às 7h30 da manhã. às 17h ainda estava a emitir calor sem que para o sentir, tivesse sequer que por a mão no aparelho. bastou aproximar a mão da saída.
quantos aos ac´s, pode-me dizer como é que os mesmos, estando ligados 24h/24h - caso os ocupantes da casa estejam lá, conseguem gastar menos do que os aparelhos que funcionam/carregam somente em bihorário? os ac até podem ter consumos inferiores, mas a verdade é que teriam que estar ligados sempre... e aí lá se vai a poupança não?
e sim, sei quanto custam esses acumuladores.
Colocado por: cookiese não se acredita, tudo bem, não acredite.
Colocado por: eu
Não é uma questão de fé, são factos indesmentíveis.
os mais pequenos aquecem quase de imediato e é a mais pura verdade que se mantêm a libertar calor durante as 24h.
...gasta tanto um emissor desses de 2000w como gastam 4 máquinas de AC no máximo de por ex 9000Btus...ou seja, para aquecimento central fica hiper-ultra-mega caro no consumo...se for para um wc ocasionalmente ainda vá que não vá...
Colocado por: Pedro Azevedo78Acumuladores/aquecedores a óleo/termoventiladores, etc, etc - 1 unidade de energia consumida = a 1unidade de energia calorífica produzida
Bombas de calor - 1 unidade de energia consumida = 3, 4 ou mesmo 5 unidades de energia calorífica produzida
O resto são balelas...
Colocado por: system32Já lhe fiz as contas, mas quando se fala de gostos e não de factos criam-se dogmas, e ai ... não vale a pena dizer mais...
Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,
De facto o AC tem a vantagem da rapidez agora utilizar o COP da máquina apenas para fazer contas dos consumos expectáveis fica muito aquém da realidade. Apenas uma das, algumas diferenças, um AC para proporcionar o conforto que o utilizador deseja necessita de ter 25ºC enquanto que com um aquecimento, por exemplo piso radiante, com 20ºC proporciona o conforto desejado. Aqui a principal diferença advem dos principios de aquecimento: o AC é predominante por convecção enquanto o piso radiante, como o nome diz é predominantemente por radiação.
Depois penso que estarão, eventualmente, a comparar acumuladores de calor com radiadores em pedra/vidro. Ambos têm o mesmo principio contudo têm comportamento diferentes. O acumulador tem efectivamente a capacidade de acumular energia na tarifa bi-horária e disponibilizar essa energia ao longo do dia. Os radiadores em vidro/pedra têm menos poder de acumulação.
Tenham ainda cuidado com as "contas" que apresentam: uma coisa é a potência consumida, outra coisa é a potência térmica que efectivamente é disponibilizada no espaço.
Conseguem sim desde que correctamente dimensionados.
Cumprimentos
Cookie, podem libertar, mas certamente não será o suficiente para aquecer/manter uma casa quente no pico do Inverno (dias e dias nublados e muito frio)...
Conseguem sim desde que correctamente dimensionados.
Acumuladores/aquecedores a óleo/termoventiladores, etc, etc - 1 unidade de energia consumida = a 1unidade de energia calorífica produzida
Bombas de calor - 1 unidade de energia consumida = 3, 4 ou mesmo 5 unidades de energia calorífica produzida
O resto são balelas...
isso a longo prazo terá retorno julgo eu...
Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,
Nunca disse que não era. Disse apenas que não deveria ser o único aspecto a ter em linha de conta.
Com o devido respeito mas tem muito a aprender apesar da sua licenciatura em Fisica já que eu tenho apenas um, e passo a citá-lo, "cursoseco" das novas oportunidades!!”.
O Senhor não consegue distinguir um sistema predominantemente por convecção (AC) de um sistema predominantemente por radiação (piso radiante). Não consegue distinguir um sistema que utiliza um fluido (ar) para climatizar um espaço de outro que utiliza predominantemente a radiação térmica.
Digo e afirmo que o objectivo de aquecimento será 20ºC o que corresponderá a uma temperatura de pavimento de 28ºC (arranque) e de 22ºC/23ºC em equilíbrio.
Não tenha a menor dúvida que os “seus” 20ºC no AC do ponto de vista de conforto não se comparam aos 20ºC do piso radiante.
De facto o Senhor insiste na ignorância. Já lhe disse para estudar/aprender um pouco mais sobre este tema. Confirme pelo menos antes de continuar a insistir neste aspecto.
Então para o Senhor se tiver 2 radiadores não importa de que sejam feitos, ambos com uma potência, imagine, de 1.000W. Se um dos radiadores tiver 1m2 e o outro radiador tiver 2m2 para si ambos disponibilizam a mesma energia ao utilizador?
Ambos consumem o mesmo mas disponibilizam potências térmica diferentes. Já num outro post lhe apresentei números, cálculos, mas o Senhor insiste em fazer demagogia.
Aqui estou plenamente de acordo consigo.
Cumprimentos