Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Isto é o que tenho de dizer ao engenheiro.

Solução 1 - Afundar as sapatas até ao terreno firme a cerca de 2,5m de profundidade, ficando apenas travado ao nível do piso 0, com vigas que servirão de apoio a laje aligeirada para vazio sanitário.

Solução 2 - assumir fundação geral a cota que permita a execução de travamentos e apoio de laje aligeirada de vazio sanitário, subindo o firme com poços de fundação em betão ciclópico.

Solução 3 - Misto das duas soluções de acordo com soluções de cálculo.

Edit: Vamos ver o que diz o engenheiro até pode mandar isto tudo pra canto e relançar a discussão com uma soluçãião diferente. Por isso é que isto tem a sua piada. Há muitas formas de fazer as coisas.
  2.  # 202

Colocado por: RUIOLIE vão fazer isso com cofragem?

Anilhas de cimento.
  3.  # 203

Colocado por: DR1982
    Anilhas de cimento.

Para quê?
    Basta abrir um buraco com as dimensões corretas e encher aquilo de betão ciclópico
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 204

Colocado por: zedasilva
    Para quê?
    Basta abrir um buraco com as dimensões corretas e encher aquilo de betão ciclópico
    também serve, se o manobrador nao for javardolas.
  5.  # 205

Para quê?

Zedasilva apenas um pouco de humor que também é preciso. Hoje falei no seu desvão sanitário a 30º e ficaram com inveja pela piso radiante de borla!
  6.  # 206

Colocado por: arturandresilva
    Zedasilva apenas um pouco de humor que também é preciso. Hoje falei no seu desvão sanitário a 30º e ficaram com inveja pela piso radiante de borla!

O problema não são os 30°. O problema mesmo é os 90% de humidade desses 30°
  7.  # 207

O problema não são os 30°. O problema mesmo é os 90% de humidade desses 30°

Estou a citar: "Tem que descobrir porque aquece. Não esquecer que o ar quente sobe. Se houver desníveis que impeçam que ele saia, acumula. Mas mesmo assim o ar quente tem que entrar. Resta saber por onde. A terra não gera essa calor a não ser que esteja em zona de fontes termais."
  8.  # 208

A terra não gera calor mas conserva o.
    As grutas por exemplo, pode estar zero graus cá fora que a temperatura no interior é sempre muito superior
  9.  # 209

Mas para o zedasilva dizer que está assim o ano todo tem obrigatoriamente de existir uma fonte continua de introdução de calor no desvão. A terra por defeito é um local mais frio. Deveria forçar com o tempo o baixar de temperatura nessa zona.
  10.  # 210

Colocado por: arturandresilvaMas para o zedasilva dizer que está assim o ano todo tem obrigatoriamente de existir uma fonte continua de introdução de calor no desvão. A terra por defeito é um local mais frio. Deveria forçar com o tempo o baixar de temperatura nessa zona.

A terra por norma tem temperatura sempre mais constante.
    Esta pouca variação associado ao facto de os desvaos serem pouco ventilados faz com que a temperatura tenha tendência a subir e estabilizar durante o ano todo
  11.  # 211

A terra por norma tem temperatura sempre mais constante.
    Esta pouca variação associado ao facto de os desvaos serem pouco ventilados faz com que a temperatura tenha tendência a subir e estabilizar durante o ano todo

Mas 30º é algo típico de um sótão. Nao de uma "mini cave". Existe algum tipo de estudo que indique uma temperatura media de um desvão sanitário bem ventilado ou que cumpra os mínimos?
  12.  # 212

O desvao sanitário como hoje o conhecemos é uma invenção sem que tenha havido qualquer estudo que o valide.
    A minha experiência diz me que por norma tem mais desvantagens que vantagens.
    Mas há situações em que é a alternativa mais aceitável
  13.  # 213

No meu caso serve para evitar o gás radão e assentamentos do piso térreo. Mas é um tema que está a despertar a minha atenção e que vou dedicar mais tempo de leitura.
  14.  # 214

No seu caso, os assentamentos é algo que deve mesmo acautelar pois é provavelmente uma das patologias que corre o risco de ter.
    Nesse caso um piso em lage pode ser a solução mais indicada mas não tem que existir o desvao.
    Pode ter esse espaço preenchido com qualquer material.
    •  
      marco1
    • 12 outubro 2023 editado

# 215

um bom desvão sanitário para mim é um desvão cheio de pedra, tout venant, cascalho grosso e por fim uma camada de brita fina, geotextil, e depois é fazer um massame e está feito.
    claro que o "tanque tinha de ser bem calculado e as sapatas com vigas de fundação e muros/ linteis de fundação.
    tudo bem drenado perifericamente
  15.  # 216

Colocado por: arturandresilvaserve para evitar o gás radão
    nada que uma tela anti-radão não resolva
  16.  # 217

Colocado por: marco1um bom desvão sanitário para mim é um desvão cheio de pedra, tout venant, cascalho grosso e por fim uma camada de brita fina, geotextil, e depois é fazer um massame e está feito.
    claro que o "tanque tinha de ser bem calculado e as sapatas com vigas de fundação e muros/ linteis de fundação.
    tudo bem drenado perifericamente

Mas no meu caso uma vez que tenho de fazer as sapatas mais fundas nao me obrigaria a preencher mais com esses materiais? Iato é uma verdadeira aula sobre construção. Como sou leigo preciso de ajuda gráfica para estes exemplos.
    S calhar vou incluir uma 4a opçºao para o engenheiro da estrutura esta que me falou. A ver o que diz.
  17.  # 218

O meu Projeto já previa desvão com 40cm.
    Ao escavar, a terra firme estava 1m mais abaixo.
    Levou duas aduelas por sapata, sendo as aduelas cheias com rachão e betão. Desvão manteve os 40cm.
    Em projeto tenho tb cave numa pequena parte (8x3 m) - serve para colocar as máquinas e para arrumos.
    Sei que aqui pelo fórum não defendem muito o desvão.... de futuro logo vejo se foi boa opção. Espero que sim.
  18.  # 219

Não mexe no terreno.
    Abre poços até ao firme. Como o firme em princípio está tb em declive eles vão ter alturas diferentes.
    A face superior dos poços ficam todas niveladas.
    Em cima faz as sapatas e vigas de fundação que devem ter 40 a 50 cm de altura.
    Esses 40 ou 50cm enche com terra que retirou dos poços.
    Em cima disso tudo faz uma lage aligeirada
  19.  # 220

artur

penso que um bom desenho de sapatas interligadas será um sistema de grade pousado no terreno e não precisará de escavar tão fundo e pode sempre recorrer com o betão ciclopico por baixo das mesmas.

0.0427 seg. NEW