Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas malta,

    Preciso da vossa opinião, eu tenho 23 anos trabalho desde fevereiro de 2023 com contrato a termo certo (no caso acaba em 2024 em fevereiro) sendo que a empresa vai me renovar contrato para efetivo se correr tudo bem até lá. Recebo nesto momento 1180 liquidos, e queria pedir um crédito pessoal (sim pessoal porque os bancos não estão a dar credito de habitação para a finalidade que eu quero) para comprar um terreno, neste caso 20 mil euros sendo que o terreno custa 25 mil.

    Neste momento não tenho qualquer despesas nem qualquer tipo de crédito em meu nome, se eu adicionar um fiador ou não, a probabilidade é alta ou nula de ser aceite?

    Já falei com diversas pessoas e quase todas me dizem que sendo jovem a "banca" olha com outros olhos.

    Fico a aguardar respostas, obrigada pela atenção malta!
    • smart
    • 9 agosto 2023 editado

     # 2

    Hum
    Companheiro, muito provavelmente não vai conseguir adquirir a informação que persegue, ou então com a fiabilidade que necessita.
    As condições bancárias são dinâmicas, pelo que satisfazendo os pressupostos dos normativos em vigor, dispensam autonomia aos bancos para fixar as restantes condições ou garantias.
    Faça um périplo pelas agências bancárias, esponha as suas intenções e peça propostas.
    Só assim poderá compar e aferir a que lhe proporciona melhores condições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jony Lima
  2.  # 3

    Colocado por: smartHum
    Companheiro, muito provavelmente não vai conseguir adquirir a informação que persegue, ou então com a fiabilidade que necessita.
    As condições bancárias são dinâmicas, pelo que satisfazendo os pressupostos dos normativos em vigor, dispensam autonomia aos bancos para fixar as restantes condições ou garantias.
    Faça um périplo pelas agências bancárias, esponha as suas intenções e peça propostas.
    Só assim poderá compar e aferir a que lhe proporciona melhores condições.


    Obrigada pela resposta, eu já falei com o banco em que sou cliente sobre o meu caso e eles disseram-me que nem eles próprios sabem qual irá ser o resultado sendo que tenho contrato a termo certo, só se eu adicionasse fiadores ao meu crédito é que o banco iria provavelmente avançar e aprovar o crédito. Ambos os fiadores são clientes há mais de 30 anos do mesmo banco com empréstimos de lá e nunca falharam 1 pagamento até hoje, no meu ponto de vista acho que são bons fiadores (e á vista do banco também) para os adicionar sendo que são familiares meus e já se ofereceram para tal. Mas muito obrigado pela respota smart, abraço!
  3.  # 4

    Caro Jony,


    Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns por aos 23 anos de idade ter essa visão e iniciativa para comprar um terreno. É muito importante pensar a longo prazo.

    Em relação a pedir um crédito pessoal para comprar o terreno, eu no seu lugar não o faria.
    Os créditos pessoais têm taxas de juro elevadissimas (muito superiores ao crédito habitação). Ou seja, esse terreno que lhe vai custar 25K, se você avançar com o crédito, no final pode custar-lhe 100 K, ou mais, dependendo de outras variáveis.

    O crédito, é o melhor negócio do mundo para wuem empresta e o pior negócio do mundo para quem, infelizmente tem que pedir emprestado.

    O que eu faria no seu lugar?

    Eu ia ter com o proprietário do terreno e sugeria arrendar o terreno (por 5 anos por exemplo) com opção de compra para si no último ano do contrato, e com o valor das rendas préviamente pagas a serem usadas para descontar no valor total a pagar.

    Vamos imaginar que voce em 4 anos pagou 20.000 Euros em rendas. No ultimo ano do contrato só timha que pagar 5000 euros ao proprietário e ficava com o terreno para si.

    Esta solucao que estou a propor seria benéfica para si e para o proprietário. É uma solucao win-win.

    A grande vantagem para si é que não teria que se endividar junto do banco e pagar juros absurdos.

    Se avançar com esta solucao, consulte um advogado antes para garantir que o contrato de arrendamento do terreno é bem redigido e que protega os seus interesses.

    Eu próprio já fiz negócio assim e resultou muito bem.

    Boa sorte,
    Marques22
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jony Lima
  4.  # 5

    Colocado por: Marques22É uma solucao win-win.


    Olá.
    Depende, eu se fosse proprietário desse terreno, para alinhar numa coisa destas, queria bem mais €€€ que o preço que esperaria ao vender a pronto. Afinal, ficava sem o terreno hoje, e só me era pago daqui a 5 anos. Mas claro, tudo tem um preço, não é impossivel, tanto é que resultou consigo.

    Quanto ao crédito, é a velha conversa... também poderia começar por juntar primeiro uns trocos e evitar créditos para comprar o terreno.

    Colocado por: Marques22o pior negócio do mundo para quem, infelizmente tem que pedir emprestado.


    É uma questão de perspectiva. Ninguém o obriga a nada, muito menos a pedir dinheiro ao banco.
    • AMVP
    • 9 agosto 2023

     # 6

    Colocado por: Jony Limaqual irá ser o resultado sendo que tenho contrato a termo certo, só

    O BCP, pelo menos para crédito habitação, substitui a questão do contrato de efetividade por entregas mensais constantes, segundo eles quem é empresário em nome individual, por exemplo, tb devem ter direito às mesmas condições dos assalariados.
  5.  # 7

    N Miguel Oliveira,


    Faz todo o sentido o que você disse, o jovem podia juntar o valor antecipadamente... o problema é provavelmente daqui a 5 anos.. o terreno poderá nao estar disponível.

    Além disso, existe a questão da inflação. Os preços estão sempre a subir. Aquilo que custa hoje 25k, daqui a 5 anos poderá custar 50k.

    E os salários não aumentam na mesma proporção.

    Cumprimentos,
    Marques22
    • AMVP
    • 9 agosto 2023

     # 8

    Quanto ao negócio em si, pois isso é algo que terá de aferir. Mesmo pagando juros elevados,se o preço que vai pagar se encontrar abaixo do mercado, pode compensar. Se assim não for, até pode compensar em termos de gestão de contas, há pessoas que preferem assumir responsabilidades pq é a forma de canalizarem verbas para o que querem.
    Um aferta, o crédito pessoal não é o crédito habitação, com isto pretendo dizer que se entrar em incumprimento as penalizações são elevadas e o processo de recuperação de divida é rapido e tem custos mt elevados para si
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jony Lima
  6.  # 9

    O seu problema aqui não é a idade.. é mais o vínculo laboral..
  7.  # 10

    A minha opinião é que não tem a certeza Absuluta que efectiva, até lá esperava.
    Segundo ponto sendo por um valor baixo deve ser numa aldeia onde a procura não deve ser tão elevada, assim sendo tentava negociar pagar faseado e sem juros como já aqui foi mencionado.
    Ao fim de 3 anos a dar 550 euros praticamente chega a esse valor
  8.  # 11

    Colocado por: Marques22Caro Jony,


    Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns por aos 23 anos de idade ter essa visão e iniciativa para comprar um terreno. É muito importante pensar a longo prazo.

    Em relação a pedir um crédito pessoal para comprar o terreno, eu no seu lugar não o faria.
    Os créditos pessoais têm taxas de juro elevadissimas (muito superiores ao crédito habitação). Ou seja, esse terreno que lhe vai custar 25K, se você avançar com o crédito, no final pode custar-lhe 100 K, ou mais, dependendo de outras variáveis.

    O crédito, é o melhor negócio do mundo para wuem empresta e o pior negócio do mundo para quem, infelizmente tem que pedir emprestado.

    O que eu faria no seu lugar?

    Eu ia ter com o proprietário do terreno e sugeria arrendar o terreno (por 5 anos por exemplo) com opção de compra para si no último ano do contrato, e com o valor das rendas préviamente pagas a serem usadas para descontar no valor total a pagar.

    Vamos imaginar que voce em 4 anos pagou 20.000 Euros em rendas. No ultimo ano do contrato só timha que pagar 5000 euros ao proprietário e ficava com o terreno para si.

    Esta solucao que estou a propor seria benéfica para si e para o proprietário. É uma solucao win-win.

    A grande vantagem para si é que não teria que se endividar junto do banco e pagar juros absurdos.

    Se avançar com esta solucao, consulte um advogado antes para garantir que o contrato de arrendamento do terreno é bem redigido e que protega os seus interesses.

    Eu próprio já fiz negócio assim e resultou muito bem.

    Boa sorte,
    Marques22


    Desde já obrigada pela resposta o banco simulou o meu empréstimo e ficava com taxa fica de 8.50% então de 20 mil euros do empréstimo pagaria 7.114.84 euros em juros, sim é um bocado mas não me admiro nada por ser um crédito pessoal.

    A sua opinião sobre o arrendamento do terreno é muito boa, mas o proprietario quer o dinheiro em "pronto pagamento" então isso não é opção, abraço Marques.
  9.  # 12

    Colocado por: Marques22N Miguel Oliveira,


    Faz todo o sentido o que você disse, o jovem podia juntar o valor antecipadamente... o problema é provavelmente daqui a 5 anos.. o terreno poderá nao estar disponível.

    Além disso, existe a questão da inflação. Os preços estão sempre a subir. Aquilo que custa hoje 25k, daqui a 5 anos poderá custar 50k.

    E os salários não aumentam na mesma proporção.

    Cumprimentos,
    Marques22


    Hoje está a 25k para o ano duvido muito é um terreno que descobri por boca de pessoas a falar porque não se encontra a venda em nenhuma imobiliária, já fui ver o terreno e tem perto de 17 alqueires sendo o preço 25k é um negócio extramente bom e de não perder.
  10.  # 13

    Colocado por: Jony Lima17 alqueires
    (!) oi? …
    “Alqueires” em PT é litros e com diversas conversões consoante as regiões…

    Isso em m² é quanto jony? :)
  11.  # 14

    Colocado por: gil.alves(!) oi? …
    “Alqueires” em PT é litros e com diversas conversões consoante as regiões…

    Isso em m² é quanto jony? :)


    Sim verdade, na minha região 1 alqueire é igual a 1.393,00m² gil.
  12.  # 15

    Colocado por: Jony Limao preço 25k é um negócio extramente bom e de não perder.

    Será mesmo bom?!
    Já verificou se pode lá construir o que quer?
    Não esqueça que o preço com essa taxa absurda do crédito pessoal não é 25k, se contratar a 10 anos com taxa de 12%, estamos a falar de um custo final do terreno de 77650€!
  13.  # 16

    Colocado por: J.Fernandes
    Será mesmo bom?!
    Já verificou se pode lá construir o que quer?
    Não esqueça que o preço com essa taxa absurda do crédito pessoal não é 25k, se contratar a 10 anos com taxa de 12%, estamos a falar de um custo final do terreno de 77650€!


    Boas J.Fernandes como disse mais a cima "o banco simulou o meu empréstimo e ficava com taxa fixa de 8.50% então de 20 mil euros do empréstimo pagaria 7.114.84 euros em juros" e isso tudo durante 7 anos, como já referi mais a cima também o meu banco só financia até 7 anos os créditos pessoais..

    A parte do construir que falou, o terreno é rústico então não, não dá para construir uma moradia, mas a minha finalidade não é mesmo construir e sim usufruir para Agricultura e mesmo sendo rústico eu posso construir desde que seja para a finalidade a que eu me referi.. Por exemplo: Para gestão do próprio terreno.

    E já me informei na minha região que o terreno pode ser passado para urbano no futuro, por isso com o tempo se decidir investir numa casa posso sempre fazê-lo..
  14.  # 17

    Oh valha-me Deus/Alá/PaiNatal…

    Alqueire é uma unidade de peso não de área.

    25 000€ para um terreno de 1400m² que não se encontre numa faixa de PDM que permita edificação, desculpe, mas não me parece muito bom negócio… 18€/m² para terreno agrícola é caro(!).

    Aferir a edificabilidade de nada interessa(!) o que diz as cadernetas. O Plano Director Municipal é o que tem esta definição.
    Um terreno não deixa de ser rústico*. Terá uma parte rústica e uma parte urbana (a da casa). Um loteamento, esse sim (normalmente) tem a totalidade das parcelas descritas como Urbanas porque já foram submetidas (às finanças) a plano urbanístico e alteração de finalidade de uso.

    Se quer saber se pode construir tem de ir ao portal sig da CM procurar em que zona o terreno se encontra e não esquecer as condicionantes. Ou. Ir à divisão de urbanismo da CM e pedir uma direito à informação simples para o terreno.
  15.  # 18

    Colocado por: gil.alvesAlqueire é uma unidade de peso não de área.
    No interior de Portugal alqueire é uma medida de volume de cereais, trigo por exemplo. Medidos geralmente com uma medida em madeira, usada ao comprar e vender o trigo.
    Já os líquidos (vinho ou azeite) eram medidos em almudes, com uma medida em lata.
    Pelo menos era assim na casa do meu avô.

    No Brasil, parece que alqueire é de facto uma medida de área. Não sei se o jony é português…..

    Ainda assim duvido que o terreno tenha só 1400m2. Se assim for, não me parece grande negócio tendo em conta tratar-se de um terreno agrícola.
    Concordam com este comentário: gil.alves, Jony Lima, psergio57
  16.  # 19

    Colocado por: gil.alves“Alqueires”


    Obrigado, já aprendi algo hoje.
    Nunca tinha "ouvido" ou lido semelhante palavra...
  17.  # 20

    Colocado por: gil.alves25 000€ para um terreno de 1400m²


    São 25000€ por 17x1.393m². Dá 1.06€/m².
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Jony Lima
 
0.0234 seg. NEW