Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Estou neste momento em fase de construção da minha moradia.
    A parte do "esqueleto" da casa está já praticamente concluída.
    Foi feita em bloco térmico de 25.
    Agora surgiu me uma dúvida ao ler o térmico do meu projeto.
    Pelo que percebi no térmico, pelo exterior da parede diz me que tenho de colocar 0,5cm de reboco armado, 6cm de Eps, 0,5cm de reboco tradicional. suponho que isto seja o "Capoto", certo?
    Posto isto chegamos então ao bloco térmico de 25.

Agora a minha dúvida está aqui, segundo o projeto só tenho de colocar 2cm de gesso projetado na parte interior da casa. Não tenho de fazer caixa de ar em tijolo?

Agradecia se alguém me pudesse esclarecer.

Cumprimentos
  2.  # 2

sim apenas tem de fazer isso, quem diz estuque projetado (gesso) tambem pode optar por placa de gesso cartonado, reboco etc...
  3.  # 3

Colocado por: marco1sim apenas tem de fazer isso, quem diz estuque projetado (gesso) tambem pode optar por placa de gesso cartonado, reboco etc...

Então o prórpio bloco já faz de caixa de ar?
  4.  # 4

ouça, não é preciso caixa de ar para nada, o seu sistema é ETICs ( capoto)
    estou espantado como está tão a leste. Os seus projetistas não lhe explicaram nada?
  5.  # 5

os meus projetistas na altura que me fizeram o projeto não foram muito corretos.

eu falava na caixa de ar, porque vejo algumas pessoas da minha zona a colocar neste caso tijolo termico em vez de bloco termico e a fazerem a caixa de ar em tijolo de 11 na mesma.

mas sendo assim melhor para mim :)

então não tenho qualquer tipo de problema em abrir os roços para os tubos de água e luz na parede de bloco?
  6.  # 6

Colocado por: Vítor92os meus projetistas na altura que me fizeram o projeto não foram muito corretos.

E não tem um diretor de obra e um diretor de fiscalização?
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    E não tem um diretor de obra e um diretor de fiscalização?

sim tenho
  8.  # 8

não, não tem problema, isto é desde que lá for abrir os roços não abra os roços ás 3 pancadas. No entanto se quiser gastar € e não se importar de roubar espaço faça por dentro uma parede com tijolo normal de 11 cm, mas não precisa de caixa de ar.
  9.  # 9

Colocado por: marco1não, não tem problema, isto é desde que lá for abrir os roços não abra os roços ás 3 pancadas. No entanto se quiser gastar € e não se importar de roubar espaço faça por dentro uma parede com tijolo normal de 11 cm, mas não precisa de caixa de ar.

No tempo que estamos os € são muito importantes.

Outra questão seria as divisões interiores da casa, tenho em projeto marcado pladur, mas estou em duvida nas casas de banho se o pladur é uma boa opção ou se optaria por tijolo normal.
  10.  # 10

se levar a impermeabilização correta nos sitio devidos, tanto faz que seja tijolo ou pladur (hidrofugo)
    • snob
    • 14 agosto 2023

# 11

Já agora aproveito para dar nota que o "esqueleto" somente representa cerca de 25 % / 30 % do valor total da construção.
    Isto para ter uma noção das contas que tem pela frente ;)
  11.  # 12

Colocado por: Vítor92mas estou em duvida nas casas de banho se o pladur é uma boa opção ou se optaria por tijolo normal.
    eu optaria por tijolo para tudo
  12.  # 13

Colocado por: marco1se levar a impermeabilização correta nos sitio devidos, tanto faz que seja tijolo ou pladur (hidrofugo)

Outra coisa que me deixa confuso é no meu projeto térmico só ter referência a AQS e não ter nada para aquecimento central
  13.  # 14

Colocado por: Vítor92
    Outra coisa que me deixa confuso é no meu projeto térmico só ter referência a AQS e não ter nada para aquecimento central

O seu projeto é muito provavelmente um projeto tipo chapa 5.
    Ou seja foi feito para cumprir o mínimo exigível pelos regulamentos sem qualquer preocupação com aquilo que o Vitor92 pretendia ou estava á espera de ter
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  14.  # 15

Colocado por: zedasilva
    Ou seja foi feito para cumprir o mínimo exigível pelos regulamentos sem qualquer preocupação com aquilo que o Vitor92 pretendia ou estava á espera de ter
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Exactamente daí eu ter dito em cima que o gabinete arquitetura não foi muito correto.
  15.  # 16

Colocado por: antonylemoseu optaria por tijolo para tudo

Qual o motivo da sua escolha?
  16.  # 17

Colocado por: Vítor92

Qual o motivo da sua escolha?
    inércia e resistência, por mais que digam que pode-se aumentar a resistencia do pladur duplicando placas quando se quer chumbar qq coisa à parede é melhor com tijolo
  17.  # 18

Colocado por: zedasilva
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Exactamente daí eu ter dito em cima que o gabinete arquitetura não foi muito correto.

Colocado por: antonylemosinércia e resistência, por mais que digam que pode-se aumentar a resistencia do pladur duplicando placas quando se quer chumbar qq coisa à parede é melhor com tijolo

Sim isso é verdade
  18.  # 19

Colocado por: antonylemosinércia e resistência, por mais que digam que pode-se aumentar a resistencia do pladur duplicando placas quando se quer chumbar qq coisa à parede é melhor com tijolo

E no acabamento manteria o gesso projetado?
  19.  # 20

Colocado por: Vítor92E no acabamento manteria o gesso projetado?
    é como preferir.. há pros e contras para cada opção que se toma numa construção

https://forumdacasa.com/discussion/60876/estuque-projectado-vs-reboco-tradicional/

0.0211 seg. NEW