Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Aconselharam-me a colocar uma unidade exterior por cada unidade interior. Principal razão apontada foi a de avarias. Se uma unidade avaria não fico sem climatização na casa.
    Opiniões precisam-se!
  2.  # 42

Colocado por: LuisPereiraAconselharam-me a colocar uma unidade exterior por cada unidade interior. Principal razão apontada foi a de avarias. Se uma unidade avaria não fico sem climatização na casa.
    Opiniões precisam-se!

Como eu disse atras, cada caso é um caso. Eu prefiro multisplit essencialmente pq gasta menos, mas tb pq têm um compressor maior (mais robusto, reforçado e com menos vibrações) e permitem distâncias e desniveis superiores evitando maquinas nas fachadas.

Em relação ás avarias, a vantagem que refere é válida, mas no meu entender, é a unica. Repare que quem tiver por ex aquecimento com caldeira a gas, pellets, bomba de calor, etc, se ocorrer uma avaria em qq uma delas, fica-se tb sem aquecimento. A solução como é obvio, passa por resolver a avaria o mais rápido possivel...

Seja como for, não se esqueça de fazer o seguro de recheio/riscos electricos para o caso de uma avaria mais grave...

Abraço, Pedro
  3.  # 43

Boas!

Na segunda-feira foi um dia bastante atarefado. Foram montar lá a casa os meus novos AC's (2 x 2MXS50G + FTXS25G + FTXS35G da DAIKIN).
    Correu tudo sem grandes percalços e parece estar tudo OK. "Infelizmente" o tempo agora não está muito propício para os poder experimentar em condições já que não precisamos de aquecimento nem de arrefecimento em casa.

Pelo que já pude constatar, os condensadores até que nem fazem muito ruído, principalmente aquela vibração que o meu actual LG fazia, devido principalmente ao facto de terem colocado apoios antivibráteis em todos os condensadores. Aquilo absorve mesmo muita da vibração produzida pelas máquinas. Antigamente o LG tinha apenas aquelas borrachas que já vêm incluídas nos suportes e era a mesma coisa que nada! Em relação às unidades interiores também têm um nível sonoro bastante baixo e são muito agradáveis visualmente.

Agora só falta ter um pouco de sorte para poder usufruir destes "bichinhos" por muitos e longos anos!!!
    Quando o tempo começar a aquecer vou dando notícias do comportamento das máquinas.

Abraço, wishid
  4.  # 44

Colocado por: wishidBoas!

Na segunda-feira foi um dia bastante atarefado. Foram montar lá a casa os meus novos AC's (2 x 2MXS50G + FTXS25G + FTXS35G da DAIKIN).
    Correu tudo sem grandes percalços e parece estar tudo OK. "Infelizmente" o tempo agora não está muito propício para os poder experimentar em condições já que não precisamos de aquecimento nem de arrefecimento em casa.

Pelo que já pude constatar, os condensadores até que nem fazem muito ruído, principalmente aquela vibração que o meu actual LG fazia, devido principalmente ao facto de terem colocado apoios antivibráteis em todos os condensadores. Aquilo absorve mesmo muita da vibração produzida pelas máquinas. Antigamente o LG tinha apenas aquelas borrachas que já vêm incluídas nos suportes e era a mesma coisa que nada! Em relação às unidades interiores também têm um nível sonoro bastante baixo e são muito agradáveis visualmente.

Agora só falta ter um pouco de sorte para poder usufruir destes "bichinhos" por muitos e longos anos!!!
    Quando o tempo começar a aquecer vou dando notícias do comportamento das máquinas.

Abraço, wishid

Boa sorte com as máquinas, não se deve arrepender. Podia por ex era criar um tópico com a descrição dos orçamentos e preços que teve, da disposição das máquinas com uma ideia da sua casa (janelas, isolamento,m2), e futuramente consumos constatados.

Abraço, Pedro
  5.  # 45

Se tiver verba Mitsubishi

Tenho um LG numa sala de escritorio e um Mitsu em outra e a diferença é brutal.
    Mitsubishi é muito bom...ja Daikin n posso opinar nc tive um...mas a marca ja anda nesse mercado à mito tempo por certo nao se vai desiludir se todos os calculos foram bem feitos
    •  
      FD
    • 6 maio 2010 editado

# 46

Colocado por: Tiago BragaTenho um LG numa sala de escritorio e um Mitsu em outra e a diferença é brutal.

Com características técnicas e preço equivalentes?
  6.  # 47

Boas

Compare potencias equivalentes, como foi o nosso caso. O da mitsubishi foi posto em epoca de vacas gordas, passados alguns anos sentimos necessidade de por um outro ac na sala ao lado, ou seja a mesmo exposição solar, area igual, bla, bla, bla, ... como era tempo de vacas magras pusemos um LG, muito mais barato e respondia as nossas necessidades.
    Resultado : com o mitsubishi a trab o dia todo consigo aqueçer e arrefeçer as duas salas, embora tendo sido ele pensado apenas para lidar com o volume de ar contido numa das salas, ja com o lg se quero aqueçer/arrefeçer a outra sala tenho de ter a porta devidamente fechada e calefetada senao...nem o pai morre nem a gente almoça...
  7.  # 48

Colocado por: Tiago BragaSe tiver verba Mitsubishi

Tenho um LG numa sala de escritorio e um Mitsu em outra e a diferença é brutal.
    Mitsubishi é muito bom...ja Daikin n posso opinar nc tive um...mas a marca ja anda nesse mercado à mito tempo por certo nao se vai desiludir se todos os calculos foram bem feitos

Ele já comprou Daikin...não leu?

Partindo do principio que os Btus, Cops, areas de serviço, isolamentos, janelas e disposição solar das duas máquinas e salas são idênticos, acho dificil perceber essa diferença brutal. Já pensou se o LG terá algum defeito de fabrico. Ou se a instalação terá sido bem feita. Pode ser a explicação dessa diferença brutal...

Abraço, Pedro
  8.  # 49

Olá a todos!

Eu estou na fase de pedir orçamentos para colocar ar-condicionado cá em casa e já só penso em Daikin ou Mitsubishi.

As áreas são:

quarto 1: 16 m2
    quarto 2: 21,8 m2
    quarto 3: 16, 08 m2
    quarto 4: 12,95 m2
    sala: 29,58 m2
    sala: 62m2 (com duplo pé direito e com um mezanine para a sala, também com pré-instalação de ac:
    mezanine: 11 m2

As unidades exteriores ficarão na cobertura.

A minha grande preocupação é a eficiência energética dos aparelhos. Tudo o que seja menos que A ou A+ não queria colocar...

O que me aconselham?

Obrigada,
    Rita
  9.  # 50

O primeiro orçamento:

Chateia-me que a unidade exterior do aparelho da sala seja tão mau energeticamente falando... B/C??

Fornecimento e montagem de uma unidade exterior de ar condicionado multi-split
    Inverter da marca Daikin, modelo 5MXS90E7V3B, refrigerante R410a Etiqueta
    energética B/B (EER= 3,09 e COP = 3,52) com uma capacidade nominal em
    arrefecimento de 8,30 kW (2,95 kW a 9,12 kW) e capacidade nominal em
    aquecimento de 10,40 KW (3,56 kW a 10,73 kW), interligada com os 4 quartos:

Quarto 1 - FTXS 25 G equipada com sensor de movimento, sensor inteligente de
    2 áreas, temporizador semanal, modo funcionamento nocturno, modo “ potente “,
    filtro de purificação do ar em apatite de titânio, caudal de ar em 3D.

Quarto 2 - FTXS 35 G

Quarto 3 - FTXS 25 G

Quarto 4 - FTXS 20 G

Preço unitário s/IVA 3.955,00 €

Sala 29 m2 - Fornecimento e montagem de uma unidade de ar condicionado da marca DAIKIN,
    do tipo mural Inverter PREMIUM, R410a, Etiqueta energética A/A (EER=3,29
    e COP =3,69), modelo FTXS 50G2V1B + RXS 50G2V1B, com uma capacidade
    nominal em frio de 5,00 kW (1,70 kW – 5,30 kW) e de 5,80 kW (1,70 kW – 6,50 kW)
    de capacidade nominal em calor

Preço unitário s/IVA 1.605,00 €

Sala de 60 m2 - Fornecimento e montagem de uma unidade de ar condicionado da marca DAIKIN,
    do tipo mural Inverter Premium, R410a, Etiqueta energética B/C (EER=3,02
    e COP =3,22), modelo FTXS 71 FV1B + RXS 71 F2V1B, com uma capacidade
    nominal em frio de 7,10 kW (2,30 kW – 8,50 kW) e de 8,20 kW (2,30 kW – 10,20
    kW) de capacidade nominal em calor.

Preço Unitário sem IVA: 2.310,00 €

Mezanine de 11 m2:
    Fornecimento e montagem de uma unidade de ar condicionado da marca DAIKIN,
    do tipo mural Inverter PREMIUM, R410a, Etiqueta energética A/A (EER=4,02
    e COP =4,17), modelo FTXS 35G2V1B + RXS 35G2V1B, com uma capacidade
    nominal em frio de 3,50 kW (1,40 kW – 4,00 kW) e de 4,00 kW (1,40 kW – 5,20 kW)
    de capacidade nominal em calor
    Preço Unitário sem IVA: 2.310,00 €

Preço unitário s/IVA 1.035,00 €
  10.  # 51

Boas,

Rita, escolheu duas boas marcas de Ac para a sua casa, mas hoje em dia, não se justifica comprar máquinas de classe B e muito menos C. Insista que pretende todas as máquinas A/A+. Evite unidades interiores de 18000 Btus (penso que tem uma na sala), pois a nivel de ruido estão uns decibeis acima das 9000/12000. Eu preferia colocar duas unidades de 9000, a ter uma de 18000. No quarto 2 não acho necessário a unidade de 12000, a de 9000 chega perfeitamente. Acho tb os valores EER e COP das máquinas mediocres, tendo em conta a concorrência, o que certamente se vai refletir no consumo.

Penso que a Rita, com tantas máquinas, terá de ter para aí 10Kva e uns 40/45 A na sua casa. Já agora não se esqueça do seguro de recheio/riscos electricos, são cerca de 50€/ano e uma segurança em caso de avarias.

Abraço, Pedro
  11.  # 52

Ola,
    AC samsung, alguém tem referencias?
  12.  # 53

Colocado por: drinaOla,
    AC samsung, alguém tem referencias?

Boas, eu tenho 4 máquinas Samsung á cerca de um ano e com cerca de 5000 horas de trabalho. Na relação preço/conforto são, para mim, das melhores. Pode ver caracteristicas e consumos no meu diário, aqui:

https://forumdacasa.com/discussion/9303/1/diario-do-ar-condicionado-multisplit-utilizacao-e-custos-maijun/

Abraço, Pedro
  13.  # 54

Olá,

aproveitando o tópico, pretendo instalar ac no apartamento e o que me foi recomendado foi o seguinte:

quarto 1 (15m2) - ftxg25jv1bw
    quarto 2 (10m2) - ftxg25jv1bw
    sala (20m2) - ftxg35jv1bw
    unidade exterior - ?

Qual seria a maquina a colocar no exterior?

Cumprimentos
    • lbvp
    • 1 agosto 2010

# 55

Speedcat

para maquinas da gree

seria multiplit inverter + 3 interiores 9+9+12 btu/h

para maquina 3 interiores e 1 exterior teremos um valor de 2000,00 já com iva
    montagens a orçamentar á parte.
    Espero ter ajudado
  14.  # 56

Qual seria a maquina a colocar no exterior?

Speedcat, não percebo...então quem lhe recomendou as máquinas interiores, não lhe indicou a exterior a usar? Aconselho-o a pedir orçamentos completos e pelas refs que indica, trata-se de Daikin o que já é bom...Já agora, eu trocava a ftxg25jv1bw do quarto de 10m2 pela ftxg20jv1bw (se houver) e talvez a ftxg35jv1bw da sala por uma ftxg25jv1bw ficando assim com um total de 25000 Btus que deveram dar conta do recado, embora isso dependa de outros factores (janelas/isolamento/exposição solar).

para maquinas da gree

lbvp, acho que essas máquinas da gree têm compressor Panasonic, é verdade? Quais são as caracteristicas dessas máquinas ( Multi 3x1), eer, cop, decibeis, etc ?

Abraço, Pedro
  15.  # 57

Olá,

Antes de mais gostaria de agradecer a vossa pronta resposta.
    A escolha do modelo prende-se por razões estéticas. Infelizmente não existe ftxg20jv1bw.
    Quanto à sala, a ftxg25jv1bw dará conta do recado?
    Para o exterior foi-me recomendado o 4MXS80E para 100% potência interior disponível.
    Existe a hipótese de se colocar a 3MXS68G (660€ mais barata) mas será que dá conta do recado?

Cumprimentos
  16.  # 58

Quanto à sala, a ftxg25jv1bw dará conta do recado?

Depende um pouco das condições que referi atrás. Eu tenho uma 25 num quarto de 20m2 e cumpre (com a porta sempre aberta) e tenho uma 35 numa sala de 28m2 que tb cumpre (tb com a porta aberta).

Existe a hipótese de se colocar a 3MXS68G (660€ mais barata) mas será que dá conta do recado?

Seja por 3x25 ou ou 2x25 + 1x35 , o melhor será ver na tabela da daikin se a 3MXS68G é compativel. Se for, eu preferia - preço mais baixo e menor consumo...:)

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maverick
  17.  # 59

Boas

Tenho actualmente Mitsubishi, há cerca de 7 anos e estou muito satisfeito.
    Nunca avariaram, e são usados tanto no verão como no inverno.

Cumps
  18.  # 60

Boa tarde a todos,

Sou novo nesta discussão e tenho lido todos os comentários antes de entrar.
    Estou em fase de decisão quanto ao sistema de AC a instalar na minha nova moradia em fase final de projecto.

Dúvidas:

Para além de estético o AC por condutas é tecnicamente seguro e aconselhável?
    Qual o seu custo acrescido face a um multisplit?
    Daikin e Mitsubishi também fazem?

Há alguma outra solução para ocultar o AC sem ser o sistema por condutas?

É possível adquirir sistema de AC só para arrefecimento sem a capacidade de aquecimento?

Obrigado

PjBranco

0.0316 seg. NEW