Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Boa tarde a todos,

Considerava-me um autêntico leigo nesta matéria de ares condicionados, mas agora que perdi umas horas por este tópico e outros semelhantes já nem tudo me parece chinês! Gostava, ainda assim, de pedir a ajuda de quem tiver disponibilidade para me dar umas dicas no meu caso concreto.

Pretendo colocar ar condicionado na sala e no quarto. As medidas são as seguintes:
    Sala: 6,40 x 3,30 = 21,12m2; Pé direito (médio, estimativa): 2,70
    Quarto (incluindo roupeiros): 4,40 x 4,30 = 18,92 m2; Pé direito: 2,35

Suponho que seja adequado uma unidade de 9000btu para o quarto e de 12000 para a sala? Notem que o quarto é suite, e a sala tem comunicação - sem portas - para o hall, pelo que a arredondar será para cima... até porque para além destas divisões só há a cozinha, outra casa de banho e a despensa (tudo divisões pequenas), pelo que os aparelhos serão, na prática, para climatizar a casa toda.

Já pedi alguns orçamentos, e obtive as seguintes propostas:

Mitsubishi - €2559,60
    Exterior MXZ-3C68VA
    Interior MSZ-GE35VA (2x)

LG - €2226,00
    Exterior MU4M25
    Interior ES12SQ (2x)

Samsung - €2499,12
    Exterior MH070FXEA4B
    Interior MH035FNEA (2x)

Recebi ainda esta proposta para Mitsubishi e Daikin, que segundo percebi será não com apenas um aparelho exterior, mas dois, um por cada interior:

Mitsubishi - €1884,57
    MSZ-GE35VA
    MSZ-GE25VA

Daikin - €1441,80
    FTXN35K + RXN35K
    FTXN25K + RXN25K

O que me dizem?

Desde já obrigado.
  2.  # 142

Colocado por: absent-mindedO que me dizem?

uma grande trapalhada nos multis, porque propuseram maquinas iguais para usos aparentemente diferentes, a opção mais acertada seria uma interior de 3,5Kw+uma de 2,5Kw numa exterior de 5Kw e nenhuma das propostas contempla isto, foi simplesmente chutar para frente (se calhar somente para comparar)

nos singles, o opção está mais ajustada à realidade de uso,
  3.  # 143

Obrigado jorgealves. Tinha concluído mais ou menos isso... por isso tenciono pedir que me ajustem a proposta.

Já agora, penso ser consensual que a solução multi é em geral preferível à single, certo? Por ser mais eficiente?

Por outro lado, os aparelhos Daikin da proposta single (FTXN35K e 25K) parece-me que não são os actuais, e daí o seu preço mais reduzido... continuam a ser boas opções?
  4.  # 144

Colocado por: absent-mindedJá agora, penso ser consensual que a solução multi é em geral preferível à single, certo?

eu digo sempre que sim, e a eficiencia é somente uma das vantagens, a maior é exactamente a potencia disponivel mesmo com maquinas de pequena capacidade como seja a sala que num multi de 5Kw e sendo a unidade de somente 3,5Kw debita perto dos 5Kw em funcionamento unico,

Colocado por: absent-mindedos aparelhos Daikin da proposta single (FTXN35K e 25K) parece-me que não são os actuais

muito pelo contrario, são recentes, foram lançados em Setembro, é uma gama mais baixa que o normal e são classe energética B,
  5.  # 145

Colocado por: absent-mindedcontinuam a ser boas opções?

por 400€ de diferença em relação aos normais, sim,

mas não os compare com sistemas multis, porque não tem nada a ver uma coisa com a outra.
  6.  # 146

Colocado por: jorgealves
    por 400€ de diferença em relação aos normais, sim,
    mas não os compare com sistemas multis, porque não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Mas esclareça-me o seguinte: uma máquina interior tanto pode ser montada em single como em multi, certo? Ou terão de ser modelos diferentes para cada um dos propósitos?

Quando diz para não comparar, refere-se somente às diferenças de eficiência entre os sistemas, a que aludiu acima? Ou ao próprio facto de serem de gama baixa? Já os estou a descartar por serem classe B... (reparo que lhe agradeço pois ainda não tinha reparado!).
  7.  # 147

Colocado por: absent-mindeduma máquina interior tanto pode ser montada em single como em multi, certo?

não, na Daikin tem alguns modelos (FTXS e Emura) que sim, mas ou FTXN e os FTN já não podem ser misturados com os multis,

Colocado por: absent-mindedQuando diz para não comparar, refere-se somente às diferenças de eficiência entre os sistemas

e também funcionalidades, comandos e consumos, é por isso é que EU lhes chamo gama baixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: absent-minded
  8.  # 148

Tal como o Jorge disse, tem aí uma confusão nos multis.

Aconselharam multis de 3 e de 4 apenas para duas máquinas interiores. A única vantagem desta solução é que a potência máxima é maior, mas tem as desvantagens de ser mais cara e de gastar mais já que um multi de 3 ou de 4 apenas com 2 unidades ligados acaba por ser menos eficiente.

Assim na área da Mitsubishi o modelo exterior que deveria ter sido indicado é o mxz 2b52va, que é um modelo bastante potente, eu tenho um a aquecer cerca de 90 m2, e é muito eficiente com apenas uma unidade ligada.

A opção de 2 monos permite ter uma potência máxima maior, cerca de 9,5kw contra 7kw no caso da MB. Tirando situações de uma grande área em que tal pode ser importante, o que não me parece ser o caso, penso que o multi é sempre preferível.

Reformule assim os orçamentos para multis utilizando a máquina mais potente dentro dos multis de 2 e peça também para a Daikin, e compare os consumos e potências nas tabelas de combinação de cada marca, bem como as funcionalidade das máquinas internas.

Esses preços são com iva e montagem?
  9.  # 149

Obrigado dfserra.

Quanto aos preços, incluem montagem (se bem que com algumas exclusões) mas não IVA.
  10.  # 150

Boa tarde,

Estou a iniciar agora a consulta ao mercado para a aquisição de um AC doméstico. Do que tenho ouvido falar, e penso que a mesma ideia é partilhada neste fórum, as melhores marcas são a Panasonic, Daikin e Mitsubishi. O meu apartamento está localizado em Lisboa, a sala tem 45 m2 (cerca de 7 m2 de janelas), Suite com 22m2 e dois quartos com 10 m2 e 12m2. A caixilharia é em alumínio com corte térmico e vidro duplo. O apartamento encontra-se já com pré-instalação de ar-condicionado estando previstos aparelhos de chão para a sala e Suite e murais para os 2 quartos.

Como não sei que especificações devem ter os equipamentos, gostaria de obter a vossa opinião.

Até agora, apenas pedi um orçamento pela net a uma empresa chamada, Clima ECO que me deu as seguintes soluções/Preços:

Unidades Exteriores
    Multi-Split Ref. 2MXS40H Capacidade: 15.000BTU 912 EUR
    Multi-Split Ref. 2MXS50H Capacidade: 18.000BTU 983 EUR
    Unidades Interiores
    Suite - Daikin FVXG35-K Capacidade: 12.000BTU 968 EUR
    Sala - Daikin FVXG50-K Capacidade: 18.000BTU 1.131 EUR
    Quarto - Daikin FTXS20G Capacidade: 7.000BTU 337 EUR
    Quarto - Daikin FTXS20G Capacidade: 7.000BTU 337 EUR
    Instalação 738 EUR

Resumindo, o custo total ronda os 5.400 EUR.

Caso opte por uma solução mais barata e menos estética para os 2 equipamentos de chão (FLXS50-B - 18000 BTU - 835 EUR / FLXS35-B - 12000 BTU - 773 EUR), pouparia 491 EUR.

Pedia-vos a vossa opinião sobre os preços e soluções apresentadas já que sou um leigo nesta matéria e a informação que recolho na internet é verdadeiramente escassa.

Muito obrigado.
  11.  # 151

Colocado por: binacioO meu apartamento está localizado em Lisboa, a sala tem 45 m2 (cerca de 7 m2 de janelas), Suite com 22m2 e dois quartos com 10 m2 e 12m2. A caixilharia é em alumínio com corte térmico e vidro duplo. O apartamento encontra-se já com pré-instalação de ar-condicionado estando previstos aparelhos de chão para a sala e Suite e murais para os 2 quartos.

A proposta que tem sofre de falta de coerência, as potencias estão mal calculadas e só precisa de 2 exteriores caso tenha e somente nesse caso, dois conjuntos de tubagens em localizações diferentes,

tem as tubagens todas juntas no lado exterior? ou tem 2 caixas exteriores onde tem 2 conjuntos de tubagem em cada?
    quem calculou as potencias interiores?
    quem recomendou um maquina exterior 2MXS 50 para funcionar com 1 FVXS 50 e uma FVXS35?
  12.  # 152

As tubagens vão todas dar ao mesmo sítio, e amigos meus já me tinham falado que poderia colocar apenas uma máquina exterior. Também já li opiniões que defendem que caso não seja para estarem várias máquinas ligadas (por exemplo: se utilizar sistematicamente apenas a unidade da sala), uma unidade exterior de maior capacidade poderá ser menos eficiente que duas exteriores de menor capacidade.

As máquinas que referi foram sugestão da empresa que me fez o orçamento.
  13.  # 153

Colocado por: binaciouma unidade exterior de maior capacidade poderá ser menos eficiente que duas exteriores de menor capacidade.

dependendo das unidades em causa mas se por exemplo considerar as referidas contra uma unidade exterior modelo 4MXS 68, a unidade 68 é muitíssimo mais eficiente e com mais potencia util, e até permite baixar a potencia e o valor das unidades interiores sem baixar os débitos nominais,

existe um mito que é o das maquinas individuais quando avariarem somente afecta uma unidade e as outras continuam a funcionar, eu até devia não dizer nada, porque o grosso do meu trabalho é reparar maquinas mono-split e bi-split, enquanto as maquinas multiplas de 3, 4 ou 5 vias são raríssimas as avarias, e quando se fala em compressores, NUNCA substitui um compressor numa multisplit, enquanto nos mono-split´s já conto com algumas dezenas, o que dá para ter uma boa ideia do numero de avarias dos mesmos, e tenho mais multis instalados que mono-split´s.

proposta como deveria ser:
    1 maquina exterior Daikin modelo 4 MXS 68 F, 1987€

1 maquina interior pavimento Daikin FVXG35-K (para sala, não precisa de mais)1049€
    modelo NEXURA tem como opção o modelo FVXS35F(912€) e o modelo FLXSB(838€)

1 maquina interior pavimento Daikin FVXG25-K (para suite)890€
    modelo NEXURA tem como opção o modelo FVXS25F(774€) e o modelo FLXS25B(721€)
    2 unidades interiores Daikin FTXS20G(365€\cd)
    valor total sem iva sem desconto: 4656€, opção com FVXS: 4403€, opção com FLXS:4276€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: binacio
  14.  # 154

na tabela abaixo vê-se claramente que a unidade tamanho 35 quando emfuncionamento isolado tem 4,76Kw de potencia, não justificando uma unidade de potencia superior,
      Tabela 4mxs68.jpg
  15.  # 155

Caro jorgealves,

Muito obrigado pelas suas dicas.
    A máquina que refere, a 4 MXS 68 F, aguenta bem a 4 máquinas em funcionamento simultâneo ou é mais indicada caso utilize apenas 2/3 ao mesmo tempo? Como a máquina exterior ficará relativamente perto da janela da cozinha do apartamento do meu vizinho, será que é muito barulhenta/audível no interior do apartamento?

Verifiquei as unidades que referiu no site da tal empresa que me fez o primeiro orçamento e o preço já com desconto e IVA é de 4.295 EUR (inclui um desconto de 25%). Com instalação, ficará a rondar os 5.000 EUR. Acha este preço razoável?

Muito obrigado pela ajuda.
  16.  # 156

Colocado por: binacioAcha este preço razoável?

é aceitável.

Colocado por: binacioa 4 MXS 68 F, aguenta bem a 4 máquinas em funcionamento simultâneo

e precisa SEMPRE de ter as 4 maquinas em funcionamento simultâneo?????? é que não me parece, isso somente em escritórios é que costuma acontecer.
  17.  # 157

Boa Tarde,

Quero colocar AC no meu apartamento.
    Condições:
    - 1 sala com 43m/2;
    - 3 quartos com 14m/2

A minha dúvida é a seguinte: que características deverá ter o aparelho para melhor climatizar a casa?(Por exp: BTU)~

Obrigado, desde já, pela ajuda!

Cumprimentos,
    • djblue
    • 6 janeiro 2012 editado

# 158

Peço desculpa voltar à discussão de marcas de aparelhos AC, mas estou na eminência de comprar aparelhos para climatizar um apartamento, ou parte dele, pelo menos (3 divisões).

Daikin (noutra casa) e Mitsubishi Electric(no escritório) já conheço e plenamente satisfeito.

Estando a pensar adquirir novos aparelhos, para um apartamento, surgiu-me a possibilidade de adquirir aparelhos Panasonic Etherea.

Comparando com os aparelhos Mitsubishi Electric Kirigamine (série MSZ-FD), os 3 aparelhos Panasonic Etherea são cerca de 1000€ mais baratos.

Como nunca tive nenhum aparelho de AC Panasonic, vinha aqui tentar obter algum feedback da vossa parte.
  18.  # 159

Panasonic e regra geral muito boa, ao mesmo nivel dos outros dois, na estectica e que e diferente( mais japones)
  19.  # 160

Bom dia
    Voltando ao tema optei por Panasonic, dois nos quartos com maquina exterior dupla e um na sala.
    Acontece que as maquinas nos quartos fazem um pequeno barulho (parece um grilo) quando desligadas (standby) com mais incidência num dos quartos que tem vindo a aumentar tornando-se já um pouco incomodo. Alguém tem conhecimento do que poderá ser, é que fazem as duas, uma quase não se nota a outra ouve-se bem principalmente à noite, a que está na sala não faz ruído algum.
    No que diz respeito ao funcionamento nada a dizer até au momento excelente.

Modelo dos Panasonic:
    Quartos: CS - MRE9MKE (unid Interior); ****-2RE15MBE (unid. Exterior)
    Sala: CS-YE12MKE (unid Interior); ****-ye12MKE (unid. Exterior)

0.0440 seg. NEW