Iniciar sessão ou registar-se
    • HJFA
    • 6 fevereiro 2010 editado

# 1

(nota do moderador - discussão separada e originada aqui: Sistema de ar condicionado multi split)

Boa tarde,

Estando a iniciar agora a consulta ao mercado para um AC doméstico, falaram-me que seria de ponderar entre Panasonic, Daikin e Mitsubishi. A minha habitação localiza-se em Lisboa e é de dimensões pequenas (sala 30 com bastante exposição solar e com grandes janelas de vidros duplos e "pelicula" reflectora de calor, quarto 14 e escritório 11m2 amos com vidros duplos). Relativamente ao que para mim é mais importante, penso que seria um equipamento com boa eficiência energética, ruído reduzido e com custos de manutenção baixos (não descurando o custo de aquisição inicial mas que não seria o mais relevante). Neste momento já tenho a pré-instalação de ar-condicionado.

Neste sentido, gostaria de saber qual a vossa opinião nomeadamente sobre:
    - marca
    - modelo
    - potencia das unidades para cada divisão
    - potencia da unidade exterior
    - custos de aquisição e instalação

Gostaria também de saber a vossa opinião sobre um "novo" ar condicionado da panasonic modelo ETHEREA. Já me disseram que tinha atributos que não existem noutras marcas como os 5 anos de garantia, não necessitar de trocar os filtros durante 5 anos, para além de dispor dos sistemas de controle de desumidificação no modo de frio e SENSOR PATROL que permite monitorizar a qualidade do ar interior. Isto tudo com custos semelhantes ao Daikin ou Mitsubishi.

Aqui fica o link: Panasonic Etherea

Obrigado,
    HJFA
  1.  # 2

Colocado por: HJFAnão necessitar de trocar os filtros durante 5 anos

Ui, ui... Tem a certeza disso?
    Eu cá limpava-os... :)
    Vi o link, parece um bom produto. Mas isso de não limpar os filtros durante 5 anos...
  2.  # 3

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: HJFAnão necessitar de trocar os filtros durante 5 anos

Ui, ui... Tem a certeza disso?
    Eu cá limpava-os... :)
    Vi o link, parece um bom produto. Mas isso de não limpar os filtros durante 5 anos...

Boas,

"O que "eles" dizem não se escreve"..., porquê? Imaginem a quantidade de metros cúbicos de ar que passam pelo filtro! Depois imaginem principalmente os dos quartos...o normal cotão que se desprende das roupas ou que vestimos ou quando se faz uma cama...! Por conseguinte e por experiência própria como utilizador de A/C à cerca de 15 anos aconselho o seguinte:
    Filtro normal de ar - lavar / aspirar de 15 em 15 dias.
    Filtro purificador de ar fotocatalítico de apatite de titânio - lavar de 6 em 6 meses e deixar secar sem apanhar sol directo. Se apanhar sol podem deitar para o lixo. Este filtro deverá ser substituido de 3 em 3 anos sensivelmente.
    O resto é conversa...e quem já tem A/C's à muito tempo sabe que o que estou a dizer é a pura realidade. Estas máquinas são autênticos aspiradoras de particulas em suspensão, por conseguinte vão por mim, se quiserem ter um ar digno de se respirar.

Consulte o site da Daikin, mas eu por experiência própria prefiro sobredimensionar do que subdimensionar, por várias razões entre elas: não sobrecarregar as máquinas ou seja "fazer com que elas trabalhem a baixa rotação" (linguagem automóvel), pois assim têm mais duração e fazem menos ruído, além de consumirem menos, porque não necessitam de estar "em alta rotação".

Opinião:
    Quarto: FTXS25G
    Escritório: FTXS25G
    Sala: FTXS50 G
    UNIDADE EXTERIOR: 3MXS68G/F

Na minha opinião fica com um sistema 5 estrelas. Verifique primeiro com os próprios olhos. Atenção que já me disseram aqui no fórum que eu só "via" Daikin... pudera, passaram-se 15 anos e zero problemas, e já vou no 2º sistema, pois o primeiro era dos mais antigos inverter's e agora tenho um bem mais potente e gasta ainda menos. Contudo acho que deve fazer a sua própria opção e comparar caracteristicas e acima de tudo "ouvi-los a trabalhar" porque o ruído conta muito e se vive em apartamento mais cuidado ainda. Posso dizer que a minha "unidade exterior não se ouve"!
    Boa sorte para a aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro
    • HJFA
    • 8 fevereiro 2010

# 4

Obrigado pelos vossos inputs aquapego e pedro.
    Neste momento tenho já o primeiro orçamento para a/c panasonic acima dos 3000 euros (um aparelho de 7, outro de 9 e um terceiro de 12 BTU's e unidade exterior de 18 penso eu - este preço já inclui montagem).
    Têm ideia se este é um valor razoável?

Obrigado mais uma vez,
    Hélio
  3.  # 5

eu pus 3 interiores (12+7+7) e dois exteriores Mitsubichi... o conselho do instalador foi optar pela mitsubichi que equivaleria à Daikin em capacidades técnicas, mas cujo pós venda seria muito mais fiável (verdade que não o usei, mas...),

Paguei 3.200 eur

Quero já dizer que não pesquisei muito as capacidades dos ACs pelo que aqui deixo apenas o meu caso como um exemplo, no qual estou satisfeito.

Parece-me que, para Panasonic com garantia de 5 anos é um valor aceitável (cuidado que eu pus 2 exteriores e voçê só colocará 1..., e as unidades exteriores são as mais caras)
  4.  # 6

Colocado por: HJFAObrigado pelos vossos inputs aquapego e pedro.
    Neste momento tenho já o primeiro orçamento para a/c panasonic acima dos 3000 euros (um aparelho de 7, outro de 9 e um terceiro de 12 BTU's e unidade exterior de 18 penso eu - este preço já inclui montagem).
    Têm ideia se este é um valor razoável?

Obrigado mais uma vez,
    Hélio

Por esse preço ou talvez menos compra Daikin... (para essa potência). De onde é? A localização geográfica é muito importante para para que se possa dar opiniões, mas parece que toda a gente se esquece...!!! Não se esqueçam que os sistemas de ar condicionado não usam resistências eléctricas para aquecer o que quer que seja, mas sim bombas de calor que vão aproveitar o calor existente (ainda que pouco) dentro da habitação para o "converterem em "mais calor"...
    Concordam com este comentário: llodeiro
  5.  # 7

Boas

Tenho actualmente Mitsubishi, e irei optar "sempre" por esta.
    Daikin é bom mas Mitsubishi para mim supera tendo em conta um todo -" serviço pós venda" entre outros.
    Cumps
  6.  # 8

Colocado por: AnastomoseBoas

Daikin é bom mas Mitsubishi para mim supera tendo em conta um todo -" serviço pós venda" entre outros.
    Cumps

Está a falar de assistência ou máquina? O sr. pode comprar um Mercedes e ter um concessionário "rasca" a dar-lhe assistência, e eu tenho um Fiat com uma excelente assistência e fico todo contente...!!! Apesar da assistência ser importante, o que coloco em primeiro lugar é qual é a melhor máquina, ou o melhor carro. Afinal em que ficamos está a escolher gastar dinheiro na assistência ou comprar a melhor máquina? A assistência depende da zona onde se esteja no país, independentemente daquilo que se comprar. Com tudo isto não estou a dizer que Daikin é melhor que Mitsubishi ou vice-versa, mas sim que Daikin não é pior que Mitsubishi, disso não tenha dúvidas. O único senão que me irrita nos Daikin é o seu preço, mas olhe que os Mitsubishi nesse aspecto também não são melhores. Há uns anos atrás, agora não sei, os revendedores que vendiam as duas marcas preferiam vender Mitsubishi porque tinham maior margem de lucro, ao passo que a Daikin Portugal/Europa estipulava o seu preço de revenda o que dificultava os negócios a muito boa gente.
  7.  # 9

Não querendo baralhar quem já tem de escolher um entre três, sugiro uma investigação à Sanyo. A propósito de uma possível instalação, o instalador que trabalha com mais do que uma marca, fez os maiores elogios àquela marca. Referiu, particularmente, o nível de ruído e uma série de auto-diagnosticos que protegem a máquina com grande eficácia. Será? Não sou entendido na matéria.
    Boa escolha.
    Cmprimentos
  8.  # 10

Colocado por: technosNão querendo baralhar quem já tem de escolher um entre três, sugiro uma investigação à Sanyo. A propósito de uma possível instalação, o instalador que trabalha com mais do que uma marca, fez os maiores elogios àquela marca. Referiu, particularmente, o nível de ruído e uma série de auto-diagnosticos que protegem a máquina com grande eficácia. Será? Não sou entendido na matéria.
    Boa escolha.
    Cmprimentos

Qualquer boa máquina faz auto-diagnóstico. É muito bom para que o utilizador verifique o código de avaria e o transmita à sua assistência.
  9.  # 11

Colocado por: aprendiz2e sobre a CARRIER o que pensam??

Apenas pelo que tenho lido, são máquinas resistentes, mas muito limitadas pelo menos em termos de gama residencial. Em termos de Multisplit, penso que não têm unidades exteriores capazes de ligar mais que 3 unidades interiores. A Daikin neste momento por exemplo consegue ligar 7 unidades interiores a apenas uma exterior. Também penso que é a única marca a fazê-lo, ou seja um compressor/bomba para 7 condensadores! É obra...
    O seu a seu dono: a Mitsubishi também o faz, aliás são máquinas com desempenhos muito equivalentes. A Daikin só ganha na fiabilidade.
    Após consultar melhor o site da Mitsubishi verifiquei que afinal, só mesmo a Daikin consegue fazer 1/7 !!! A Mitsubishi liga até 8 unidades mas socorre-se de outra máquina e coloca-a em cima de outra, ou seja olhamos para a unidade exterior e vemos duas máquinas coladas uma à outra...
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2010

# 12

Colocado por: technossugiro uma investigação à Sanyo

Vivi numa casa que tinha uns (3), instalados pela GrauZero.

Avariaram todos. Reparação? Substituição da "placa lógica". Custo? Setenta contos por cada um há uns anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: technos
  10.  # 13

Boas
    Já agora alguém tem algum feedback sobre os aparelhos de conduta da Ariston?
    Cumprimentos
    Carlos
  11.  # 14

Colocado por: aquapego
    Colocado por: AnastomoseBoas

Cumps

Está a falar de assistência ou máquina? O sr. pode comprar um Mercedes e ter um concessionário "rasca" a dar-lhe assistência, e eu tenho um Fiat com uma excelente assistência e fico todo contente...!!! Apesar da assistência ser importante, o que coloco em primeiro lugar é qual é a melhor máquina, ou o melhor carro. Afinal em que ficamos está a escolher gastar dinheiro na assistência ou comprar a melhor máquina? A assistência depende da zona onde se esteja no país, independentemente daquilo que se comprar. Com tudo isto não estou a dizer que Daikin é melhor que Mitsubishi ou vice-versa, mas sim que Daikin não é pior que Mitsubishi, disso não tenha dúvidas. O único senão que me irrita nos Daikin é o seu preço, mas olhe que os Mitsubishi nesse aspecto também não são melhores. Há uns anos atrás, agora não sei, os revendedores que vendiam as duas marcas preferiam vender Mitsubishi porque tinham maior margem de lucro, ao passo que a Daikin Portugal/Europa estipulava o seu preço de revenda o que dificultava os negócios a muito boa gente.

Boas

Tenho actualmente 2 mitsibishi instalados, comprados em timings diferentes no mesmo local mas ambos em promoção, por isso tenho a dizer que foram ambos comprados a muito bom preço, quando comparados a outras lojas concorrentes.
    Para falar em assistência, até ao momento não tenho feedback a atribuir, no entanto tenho uma empresa no Porto que me tem feito as instalações. Esta empresa não a mesma onde comprei os acs, mas vendem Daikin e Mitsubishi e sempre me aconselharam a dita marca, pois dizem que a assistência predomina em PT.
    Lembro-me de referirem que um dos problemas da Daikin era a caixa da ventilação, no qual com o tempo tinham problemas de oxidação.
    Eu preferencialmente opto sempre por marcas alemãs ou japonesas, tendo tido um bom feedback por parte de quem vende acs que a mitsubishi é uma verdadeira referencia.
    Penso futuramente construir uma moradia e esta estará a bombar com Mitsubishi, pois até ao momento tenho a falar bem.
    2 Mitsubishi Hyper Inverter - 5 Estrelas, é o meu feedback
    Abraços
    • eu
    • 10 fevereiro 2010

# 15

Colocado por: aprendiz2sim,.mas a Carrier é um GIGANTE do ar condicionado...(frio)

Merecem pelo menos o nosso respeito, pois foram eles que inventaram o ar condicionado ;)
  12.  # 16

A indicação que tenho da Sanyo é exactamente isso, Até é boa mas duram menos que Daikin e Mitsubishi que supostamente duram uma vida. Reparações em AC's são sempre muito caras em qualquer marca!
    Ao menos que sejam raras!!

Fica-te pelas outras duas marcas se tiveres dinheiro para isso e procura muito bem, negoceia muito bem, pois eu consegui descontos fabulosos ao negociar com varias firmas ao mesmo tempo!

Atenção aos split com muitos elementos pois acaba-se por não ganhar muito e a probabilidade de avaria multiplica-se muito. Mantem-te em splits até 2/3 unidades!! Normalmente as maquinas(externas) com muita potencia são menos eficientes!

Colocado por: FD

Avariaram todos. Reparação? Substituição da "placa lógica". Custo? Setenta contos por cada um há uns anos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:technos

13.  # 17

Eu tenho da Daikin. Os meus orçamentos eram para Daikin ou Mitsubishi, com preços similares. Aconselhei-me com vários colegas que me aconselharam a Daikin, como sendo topo de gama. Mas julgo que se vai bem servido com qualquer uma das duas.

O meu orçamento

Unidade exterior multi-split Inverter 4MXS80E 1 2.160,00 $
    Quarto 2 18 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 2500 W FTXS25G 1 385,00 €
    Quarto 3 20 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 2500 W FTXS25G 1 385,00 €
    Q. brincar 9 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 2000 W FTXS20G 1 345,00 €
    Quarto 4 27 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 5000 W FTXS50G 1 550,00 €
  14.  # 18

Boas,

Colocado por: aquapego
    Colocado por: aprendiz2e sobre a CARRIER o que pensam??

Apenas pelo que tenho lido, são máquinas resistentes, mas muito limitadas pelo menos em termos de gama residencial. Em termos de Multisplit, penso que não têm unidades exteriores capazes de ligar mais que 3 unidades interiores. A Daikin neste momento por exemplo consegue ligar 7 unidades interiores a apenas uma exterior. Também penso que é a única marca a fazê-lo, ou seja um compressor/bomba para 7 condensadores! É obra...
    O seu a seu dono: a Mitsubishi também o faz, aliás são máquinas com desempenhos muito equivalentes. A Daikin só ganha na fiabilidade.
    Após consultar melhor o site da Mitsubishi verifiquei que afinal, só mesmo a Daikin consegue fazer 1/7 !!! A Mitsubishi liga até 8 unidades mas socorre-se de outra máquina e coloca-a em cima de outra, ou seja olhamos para a unidade exterior e vemos duas máquinas coladas uma à outra...

Venho apenas referir que a Mitsubishi dispõe de uma unidade exterior que permite ligar até 8 unidade interiores, não precisa de mais nenhuma maquina, precisa sim de uma caixa de derivação pois a UE apenas tem 5 saídas.
    A Daikin conheço de forma indirecta e reconheço que é uma grande marca, mas a não me parece que fique à frente da Mitsubishi em nada, com a vantagem de no nosso pais a Mitsubishi dispor de um serviço pós venda do melhor que se pode oferecer.

Cumps,
  15.  # 19

Colocado por: Sérgio99Eu tenho da Daikin. Os meus orçamentos eram para Daikin ou Mitsubishi, com preços similares. Aconselhei-me com vários colegas que me aconselharam a Daikin, como sendo topo de gama. Mas julgo que se vai bem servido com qualquer uma das duas.

O meu orçamento

Unidade exterior multi-split Inverter 4MXS80E 1 2.160,00 $
    Quarto 2 18 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 2500 W FTXS25G 1 385,00 €
    Quarto 3 20 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 2500 W FTXS25G 1 385,00 €
    Q. brincar 9 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 2000 W FTXS20G 1 345,00 €
    Quarto 4 27 m2 Unidade interior Inverter mural Premium 5000 W FTXS50G 1 550,00 €

Boas,

Tal qual o meu sistema. Tudo OK? Qual a zona do país? Como avalia o seu sistema? Algum defeito? E virtudes?
    Isso não está um bocado carote? É que eu tenho 2x FTXS25G + 1x FTXS50G + a 4MXS80E por 4500€ (julho 2008) e já com instalação. Será que subiram assim tanto?
    Tenho o meu a funcionar à um ano e meio e até agora 5*****
  16.  # 20

Colocado por: FD

Estas pessoas agradeceram este comentário:technos

Boas,

Penso que o melhor é mesmo ter um seguro de recheio/riscos electricos. São 50€/ano e em caso de uma avaria dessas, pagamos a franquia ( no meu caso 100€) e o resto será com a seguradora.

Abraço, Pedro

0.0318 seg. NEW