Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Bom dia senhor Pedro Fernandes,

Quero instalar o sistema de Ac no meu apartemanto, pode me dar o adresse do vosso vendor.

Obrigado.

Joao
  2.  # 502

Já foi falado atrás... mas aqui fica: http://www.macorlux.pt/nm_catalogo.php?ID_ORG=696
    • OC7AN
    • 12 dezembro 2012 editado

# 503

Boas,

Qual aconselham entre um AC de 9000 não inverter e um de 24000 inverter para uma sala de 18m2? O de 24k é demasiado, mas será que o de 9k chega e não gastará muita energia devido a não ser inverter?

Apenas referi esses dois porque não irei ter nenhuns custos entre esses dois.
  3.  # 504

Colocado por: OC7ANentre um AC de 9000 não inverter e um de 24000 inverter para uma sala de 18m2?

para a sala exclusivamente, precisa de 9Kbtu´s e não mais do que isso,

um ac de 24kbtu´s faz uma barulheira descomunal comparando com os modelos mais pequenos, além de ser desconfortável para os utilizadores,
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 505

Olá a Todos!

Sou novo neste mundo dos AC e como tal estou a deparar-me com algumas dificuldades.

Para começar (e o mais importante penso eu) antes de começar a pensar nos aparelhos em si (desculpem o pleonasmo!!!) é realmente saber os BTU's para as unidades exteriores e interiores.

Então para o meu caso, trata-se de uma moradia com caixilharia em alumínio, vidro duplo e corte térmico e ainda isolamento nas paredes exteriores com Walmatte. Já tenho a pré-instalação para ar condicionado.

Comecei a pensar instalar um AC porque nesta altura de Verão o meu quarto aquece consideravelmente...assim sendo, tentei perceber como efectuar os cálculos dos BTU's. Como a estética da moradia é um pouco importante e já tinha definido o local a instalar as máquinas exteriores será sempre um sistema multi-split de 2 ou 4 saídas.

Metodo 1 para Calcular BTU:

Após a consulta de alguns sites, foi-me transmitido que devia de calcular os BTU's segundo os m^2 (600BTU/m^2), sendo este valor para divisões não espostas directamente à luz solar e 800BTU's/m^2 para divisões expostas à luz solar, o número de pessoas habitual na divisão (+600BTU's por pessoa, excepto a primeira) e +600BTU's por equipamento electronico.

Assim sendo comecei os cálculos:

1 Quarto 19m^2 1PC+1Televisão 1Pessoa Exposta ao SOL - 16400BTU
    1 Escritorio 12m^2 1PC 2Pessoa - 7656BTU
    1 Quarto 19m^2 1Televisão 2Pessoa - 12306BTU
    1 Sala 26m^2 1Televisão 2Pessoa - 16152BTU

Depois de verificar no vosso forúm estes valores pareceram-me no mínimo EXAGERADOS!!!

Assim sendo, vi a sugestão de um forista de 100W/m^2:

Sabendo que 1W=3.412141633BTU/h, temos que:

1 Quarto 19m^2 6483.0691027BTU
    1 Escritorio 12m^2 - 4094.5699596BTU
    1 Quarto 19m^2 - 6483.0691027BTU
    1 Sala 26m^2 - 8871.5682458BTU

Fazendo um comparativo com vários foristas achei que a melhor disposição seria:

1 Quarto 19m^2 9000BTU
    1 Escritorio 12m^2 - 7000BTU
    1 Quarto 19m^2 - 9000BTU
    1 Sala 26m^2 - 12000BTU

Acham estes valores razoaveis???

Quando a possibilidade de ser apenas uma máquina de 2 saídas implica que também só existam 2split's que seriam para os 2quartos.

Na possibilidade das 4 saídas só acredito que estivesse a funcionar 2 aparelhos de cada vez...acham que a maquina exterior com 18000BTU ou 24000BTU suficiente?

Fico a aguardar as vossas opiniões anciosamente

Muito Obrigado
  5.  # 506

Colocado por: systemm32Após a consulta de alguns sites, foi-me transmitido que devia de calcular os BTU's segundo os m^2 (600BTU/m^2), sendo este valor para divisões não espostas directamente à luz solar e 800BTU's/m^2 para divisões expostas à luz solar, o número de pessoas habitual na divisão (+600BTU's por pessoa, excepto a primeira) e +600BTU's por equipamento electronico.

Colocado por: systemm32Depois de verificar no vosso forúm estes valores pareceram-me no mínimoEXAGERADOS!!!

correctissimo, nem tudo o que se vê na internet esta correcto.

Colocado por: systemm32achei que a melhor disposição seria:

1 Quarto 19m^2 9000BTU
    1 Quarto 19m^2 - 9000BTU
    1 Sala 26m^2 - 12000BTU

a sala se não for aberta, pode muito bem ter uma maquina de 9kBtu´s, e se for ligada num multi-split melhor,

Colocado por: systemm32Na possibilidade das4 saídas só acredito que estivesse a funcionar 2 aparelhos de cada vez...acham que a maquina exterior com18000BTU ou 24000BTU suficiente?

aqui já depende de marca para marca, e dentro da mesma marca existem muitas possibilidades,

qual era a marca\maquina que tem em vista?
  6.  # 507

Olá Jorge Alves,

Desde já agradeço a sua disponibilidade e a sua resposta.

O que significa sala aberta? A sala em questão têm duas janelas, sendo que uma delas é deste do chão, até sensivelmente os dois metros.

Em relação a marcas, já me apercebi que em materia de ar condicionados os DAIKIN são considerados o topo do mercado, mas a minha ideia é comprar um equipamento que apresente uma relação qualidade/preço apelativa.

Assim sendo, estou aberto a sugestões de qualquer marca/qualquer modelo, desde que eficientes ao nível energético principalmente para o frio. Ao nivel de marcas estou a pensar em DAIKIN, Samsung, Mitsubishi Electric, LG, ou outra.

Estou a pensar em criar hipoteses de várias marcas e depois pedir orçamentos.

Comecei pelos Samsung...alguém com experiência nestes equipamentos sabe as diferentes entre o FJM PLUS A e o FJM 2?

Obrigado
  7.  # 508

Colocado por: systemm32

1 Quarto 19m^2 9000BTU
    1 Quarto 19m^2 - 9000BTU
    1 Sala 26m^2 - 12000BTU

Acham estes valores razoaveis???

Parecem-me bem...Quanto ás unidades exteriores deve escolher em função do aconselhado por cada marca...
  8.  # 509

Colocado por: systemm32os DAIKIN são considerados o topo do mercado

assim como a Mitsubishi e nalguns modelos a Panasonic.

todos eles teem gamas mais económicas que acabam a grande maioria das vezes por ser a escolha mais equilibrada, e com pouco diferencial em relação a outras marcas menos conceituadas,

mas mais importante que a maquina é o instalador, porque uma boa maquina mal instalada é pior do quer uma maquina de baixo nível instalada correctamente.

PS: lamento mas não gosto da Samsung.
  9.  # 510

Olá Pedro,

Como assim? Eu já vi que segundo os equipamentos interiores que escolho tenho de escolher um equipamento exterior compatível, mas o valor dos BTU terá que ser coerente, certo?
  10.  # 511

Jorge Alves,

Pelo que sei trabalha com Daikin.

O que recomendaria no caso desta marca?

Abraço
  11.  # 512

Colocado por: systemm32Olá Pedro,

Como assim? Eu já vi que segundo os equipamentos interiores que escolho tenho de escolher um equipamento exterior compatível, mas o valor dos BTU terá que ser coerente, certo?

Sim é isso, mas deve ser um técnico a aconselhar o correcto. Há tabelas nas marcas para ver isso, mas nem todas as fornecem ao comum cliente e nem todos conseguem interpretá-las...

Aconselho a pedir 3 ou 4 orçamentos e comparar os preços e as máquinas escolhidas por cada empresa...
  12.  # 513

Colocado por: systemm32Eu já vi que segundo os equipamentos interiores que escolho tenho de escolher um equipamento exterior compatível, mas o valor dos BTU terá que ser coerente, certo?

sim, mas tem algumas nuances nessa escolha, porque depende do uso a que se destinam,

vamos ver no seu caso, uma das hipoteses de solução é esta:

ISTO È VALIDO COM EQUIPAMENTO DAIKIN, outras marcas podem ter diferentes leituras\interpretações
    1 unidade exterior com 6,8Kw (21kBtu´s) pode perfeitamente ser ligada com:
    1 Quarto 19m^2 2,5Kw(9kBtu)
    1 Escritorio 12m^2 - 2Kw(7kBtu)
    1 Quarto 19m^2 - 2,5Kw(9kBtu)
    1 Sala 26m^2 - 2,5Kw(9kBtu)

o que dá uma potencia total de 9,5Kw no entanto a unidade exterior somente tem 6,8Kw nominais, mas por outro lado é previsível que numa habitação não estejam todas as unidades a funcionar ao mesmo tempo e na potencia máxima, ora com esta premissa não é preciso instalar uma unidade com capacidade para o total das interiores,

se por acaso estivermos a falar de uma instalação de serviços em que as unidades podem funcionar todas ao mesmo tempo e na potencia máxima, já não podemos usar a mesma unidade externa, aí usa-se a unidade com 8Kw nominais ou mesmo a unidade com 9Kw dependendo do calculo total.

agora outro detalhe, a unidade que aconselhei para a sala nesta configuração é o modelo 2,5Kw porque apesar de somente ter 2,5Kw nominais, em funcionamento sobre um multi-split de 6,8Kw a sua potencia MÁXIMA chega aos 3,37Kw (ainda que para saber este valor se tenha que usar a tabela do ano passado, na deste ano este valor foi omitido, somente ser possível analisar o comportamento com um minimo de 2 unidades em funcionamento), logo não existe nenhuma razão para instalar a unidade interior de tamanho 35, a do tamanho inferior é mais barata e faz EXACTAMENTE o mesmo.
  13.  # 514

a solução que apontei tem custos entre os 3500€ e os 4800€, dependendo do desconto e da mão de obra (instalação).
  14.  # 515

Olá Pedro,

Então a sua sugestão passa por pedir diferentes orçamentos? Mas assim torna-se dificil compara-los...é habitual restringir as marcas?

Obrigado
  15.  # 516

Olá Jorge,

Poderia mencionar os modelos s.f.f.?

Obrigado pela explicação detalhada.
  16.  # 517

passa por pedir diferentes orçamentos?

isto deve sempre ser feito,

é habitual restringir as marcas?

primeiro você é que tem que decidir o que pretende e depois com base nisso pede propostas.
  17.  # 518

Colocado por: jorgealves1 unidade exterior com 6,8Kw (21kBtu´s) pode perfeitamente ser ligada com:
    1 Quarto 19m^2 2,5Kw(9kBtu)
    1 Escritorio 12m^2 - 2Kw(7kBtu)
    1 Quarto 19m^2 - 2,5Kw(9kBtu)
    1 Sala 26m^2 - 2,5Kw(9kBtu)

exterior Daikin 4MXS68 F
    interiores FTXS25\35 K
  18.  # 519

Colocado por: systemm32Olá Pedro,

Então a sua sugestão passa por pedir diferentes orçamentos? Mas assim torna-se dificil compara-los...é habitual restringir as marcas?

Obrigado

Vamos lá ver...A potência que precisa já está definida...9+9+9+7...A partir daqui, pode e deve pedir vários orçamentos de várias marcas...Deve comparar preços, características técnicas e a assistência de cada marca (feedbacks, site, etc)...Deve ouvir as opiniões dos vários técnicos e compará-las...Passa novamente aqui no forum...:-)))...mostra os orçamentos e pede opinião pelos dados que tem...Acredite que no fim fica com bases para decidir...
  19.  # 520

Colocado por: Pedro FernandesA potência que precisa já está definida...9+9+9+7

nalgumas marcas tem que ser 9+9+7+12.

0.1660 seg. NEW