Iniciar sessão ou registar-se
    • sraul
    • 18 fevereiro 2015

# 621

Colocado por: jorgealves
    dependendo do que esta a pedir á maquina, sim é normal numa maquina inverter,

qual a temperatura que pede no comando?
    qual a velocidade que pede no comando?
    o auto é de função automática ou de velocidade automática?

no comando coloco em função Auto a -2, o que neste caso se traduziu em 20ºC.
  1.  # 622

Colocado por: sraul... Mantém-se assim por algum tempo mas notamos rapidamente que a temperatura começa a descer.

Assim de repente não acho normal partir dos 17º e aquecer até aos 20 e, com pouco tempo "parados" a temperatura começar logo a descer...muito provavelmente o isolamento da casa não será muito bom...

Seja como for, deve perceber que os 20db sao o mínimo com as maquinas no mínimo...Ligando as maquinas apenas quando chega a casa, terá paredes e restantes objectos a servir como dissipadores do calor gerado...o que obriga a constante funcionamento (fora da velocidade mínima) das máquinas...

Parece-me algo normal...

ps: eu não uso a função auto...ou aquece ou arrefece...
    • sraul
    • 18 fevereiro 2015 editado

# 623

Assim de repente não acho normal partir dos 17º e aquecer até aos 20 e, com pouco tempo "parados" a temperatura começar logo a descer...muito provavelmente o isolamento da casa não será muito bom...

sim, eu só o ligo quando chego a casa, pelo que será de esperar que as paredes se mantenham frias o que poderá contribuir para o calor se dissipar com alguma facilidade. e isso pode também contribuir para que a temperatura caia rapidamente mal ele pare de aquecer.

Seja como for, deve perceber que os 20db sao o mínimo com as maquinas no mínimo...Ligando as maquinas apenas quando chega a casa, terá paredes e restantes objectos a servir como dissipadores do calor gerado...o que obriga a constante funcionamento (fora da velocidade mínima) das máquinas...
    Parece-me algo normal...

ainda assim, do que li de um sistema Inverter, este não deveria trabalhar, parar e depois voltar a trabalhar. deveria manter-se em funcionamento no mínimo de forma a conseguir manter a temperatura, após ter atingido a temperatura desejada. pelo contrário, ele mantém-se a ventilar (quase nem se ouve) mas apenas sai ar fresco (ou seja, não aquecido).

pergunto-me se não poderá ser mal funcionamento do termostato, que por erro dê indicação de uma temperatura demasiado alta junto do aparelho e que quando se aperceba que deixou cair demasiado a temperatura já seja necessário trabalhar novamente ao máximo para repor. digo isto porque já tive uma série de situações em que o termostato indicava temperaturas erradas, desde por exemplo, ligar em modo auto e ele ligar o modo arrefecimento, mas desligando e ligando já fica bom, ou então indicar que estão 30ºC (quando na verdade estavam uns 15ºC).

ou então sistema Inverter que deixou de funcionar (será isto sequer possível?)
    eu sei que não é bem o âmbito deste tópico, mas como o Pedro possui um sistema semelhante, pensei que se conseguisse identificar o que poderá estar errado aqui.

ps: eu não uso a função auto...ou aquece ou arrefece...

eu também já experimentei ambos os modos, quer o auto, quer o de aquecimento.
  2.  # 624

Bem-vindo ao mundo Samsung. Tenho precisamente o mesmo problema, já ativei a garantia, já foram a casa 3 vezes e o último técnico enviado pela Samsung até me disse que a função de um ar condicionado não é aquecer, isso é apenas um extra. Confrontei a Samsung com esta informação e a única coisa que me responderam foi que confiavam nos técnicos e se o técnico disse é porque saberia porque o disse.
    Enfim, Samsung nunca mais!! Já desisti, quando houver disponibilidade troco de aparelhos.
    • sraul
    • 19 fevereiro 2015

# 625

Colocado por: ANdieselBem-vindo ao mundo Samsung. Tenho precisamente o mesmo problema, já ativei a garantia, já foram a casa 3 vezes e o último técnico enviado pela Samsung até me disse que a função de um ar condicionado não é aquecer, isso é apenas um extra. Confrontei a Samsung com esta informação e a única coisa que me responderam foi que confiavam nos técnicos e se o técnico disse é porque saberia porque o disse.
    Enfim, Samsung nunca mais!! Já desisti, quando houver disponibilidade troco de aparelhos.

pois, é uma pena. mas no seu caso confirmaram-lhe se o problema teria a ver com a medição da temperatura?
    pergunto-me se daria para usar um termostato à distância (como por exemplo, usando um telecomando com termostato incorporado ou algo do género), de forma que desse para resolver o problema (caso seja efectivamente do termostato) sem ter que substituir o equipamento, pois ele até aquece bem.
  3.  # 626

Epa os meus samsung a caminho de 5 anos têm 20000 horas a funcionar bem...Os samsung da empresa têm 10 anos e só param nas ferias...só posso recomendar...
  4.  # 627

Os inverter nomeadamente os morais podem sim desligar, basta que a divisão seja pequena para que na potência mínima a temperatura junto ao teto seja atingida. De todo o modo, tendo em conta a situação descrita, salvo se a divisão for muito pequena, só devia acontecer ao fim de um bom tempo de funcionamento. Aqui em casa, quando tal acontece à noite, o ar condicionado liga normalmente uns 5 a 10 minutos depois, e não é certamente na potência máxima, embora acho que também não é na mínima. não se nota nenhum arrefecimento. Se o problema tiver a ver com o termostato, deverá ser possível colocar um termostato ou um comando com fios e termostato. De todo o modo, apenas um bom técnico da Samsung deve esclarecê-lo
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
    • sraul
    • 20 fevereiro 2015

# 628

Colocado por: dfserraOs inverter nomeadamente os morais podem sim desligar, basta que a divisão seja pequena para que na potência mínima a temperatura junto ao teto seja atingida. De todo o modo, tendo em conta a situação descrita, salvo se a divisão for muito pequena, só devia acontecer ao fim de um bom tempo de funcionamento. Aqui em casa, quando tal acontece à noite, o ar condicionado liga normalmente uns 5 a 10 minutos depois, e não é certamente na potência máxima, embora acho que também não é na mínima. não se nota nenhum arrefecimento. Se o problema tiver a ver com o termostato, deverá ser possível colocar um termostato ou um comando com fios e termostato. De todo o modo, apenas um bom técnico da Samsung deve esclarecê-lo
    Concordam com este comentário:Pedro Fernandes

pois, não sei se o motivo será mesmo esse, até porque a zona junto ao mural é onde aquece menos pois o ar quente é direccionado para a frente, logo não deveria sofrer tanto desse mal de aquecer mais naquela zona. é estranho, porque ele é capaz de bloquear na mesma temperatura durante bastante tempo (1 hora por exemplo) quando nessa altura eu já notei que a temperatura caiu, mas se depois eu desligar o AC e o voltar a ligar aí ele volta a trabalhar para repor a temperatura.
    também me parece que vou ter mesmo que contactar um técnico.
  5.  # 629

Colocado por: Pedro Fernandes
    Seja como for, deve perceber que os 20db sao o mínimo com as maquinas no mínimo....

Pedro, quando diz "mínimo", não se está a referir à velocidade mínima que se pode seleccionar no controlo, pois não? É que essa velocidade no meu modelo, mesmo sendo a mais baixa, continua a ser demasiado alta e gera bastante ruído.
  6.  # 630

Colocado por: sraul
    Pedro, quando diz "mínimo", não se está a referir à velocidade mínima que se pode seleccionar no controlo, pois não? É que essa velocidade no meu modelo, mesmo sendo a mais baixa, continua a ser demasiado alta e gera bastante ruído.

Então tem um problema nos splits...Praticamente todas as marcas (até as chinocas) são aceitáveis na velocidade mínima...
  7.  # 631

Colocado por: Pedro Fernandes
    Então tem um problema nos splits...Praticamente todas as marcas (até as chinocas) são aceitáveis na velocidade mínima...

bem, eu não disse que não era aceitável numa utilização normal, mas por exemplo, não acho que o ruído seja aceitável durante o sono. Daí eu estar a tentar perceber se o mínimo que refere é o mínimo configurável no comando ou se é um mínimo que o AC se liga automaticamente quando fica em modo de manter apenas a temperatura.
  8.  # 632

Isso talvez aconteça porque liga os acs muito tarde e com as percas eles raramente estarão no mínimo...Eu como os tenho sempre ligados (no inverno) mal os ouço em toda a casa...
  9.  # 633

Colocado por: Pedro FernandesIsso talvez aconteça porque liga os acs muito tarde e com as percas eles raramente estarão no mínimo...Eu como os tenho sempre ligados (no inverno) mal os ouço em toda a casa...

pois, já pensei fazer o mesmo, mantendo ligado todo o tempo só pra fazer a experiência.

De qualquer forma não me chegou a responder: quando o seu AC está a trabalhar no mínimo imagino que continua a debitar ar quente e que essa velocidade é inferior a velocidade mínima configuravel no comando, é isso?
  10.  # 634

Sinceramente não lhe sei dizer...passam-se meses sem tocar nos comandos e tenho sempre em auto...
  11.  # 635

Boas ppl será que podem postas os vossos consumos/gastos dos vossos sistemas actuais, obrigado
  12.  # 636

Boa tarde

Aproveito o tópico aberto para questionar o dimensionamento de um multisplit para uma divisão ampla com cerca de 78 m2, com 2 pisos, escadas e 2 varandins para o piso inferior.
    Das propostas que me fizeram aconselharam um aparelho de 5kw em baixo e um de 3,5 ou de 4,2 em cima, Daikin ou Mitsubishi, com unidades exteriores 3MXS68G da Daikin ou a MSZ-4D72VA da Mitsubishi.

Tendo em conta que por se tratar de uma divisão ampla de grande dimensão e as máquinas serem ligadas sempre em simultâneo, questiono se as potências das unidades exteriores serão suficientes para o espaço em causa ou não estarão abaixo do desejável.
  13.  # 637

Colocado por: dialcosiDas propostas que me fizeram aconselharam um aparelho de 5kw em baixo e um de 3,5 ou de 4,2 em cima, Daikin

a proposta que lhe fiz é com uma ext de 8Kw e 1 interior com 6Kw em baixo e outra com 3,5Kw em cima.

o ideal era a maquina exterior ser ainda mais potente para permitir em plena carga a maxima capacidade das interiores, mas isso só com 2 exteriores separadas.
  14.  # 638

Precisamente por isso fiquei com dúvidas, e também pelas diferentes propostas de potências que me foram apresentadas, quer para as interiores quer para as exteriores. Até já tive recomendações de aparelhos monosplit para tudo com a justificação de com um multisplit não aproveitar a potência máxima das unidade murais, o que me parece não fazer muito sentido, pois por essa justificação então as multisplit não fariam sentido algum.

Depois de fazer uma leitura do tópicos acerca do AC, e considerando que fica uma unidade interior no piso superior e outra no inferior, vai implicar que no verão a unidade do piso 0 trabalhe menos e a do piso superior trabalhe. No inverno passa-se o contrário, com a unidade mais potente a trabalhar mais e a do piso 1 a trabalhar menos, pelo movimento de subida do ar quente...

E a grande dúvida está precisamente aqui, sabendo que as máquinas vão sempre trabalhar em simultâneo, por não fazer sentido o contrário (uma apenas a climatizar quase 80m2!).

Sabendo isto, será mesmo necessário colocar uma que abranja a potência máxima das unidades interiores? Porque se assim for, talvez a opção monosplit seja a única que garanta esse efeito... Mas presumo que isso foi afastado pelo construtor, ao prever a existência de duas máquinas exteriores para um total de 5 interiores (para já não pretendo climatizar os quartos).
  15.  # 639

Colocado por: ajsaBoa tarde,
    Qual sera a melhor escolha entre as marcas Mitsubishi electric, Daikin, Samsung e Fujitsu?

Também tenho interesse nesta questão.

Para o meu caso estou a ponderar instalar um sistema MultiSplit. Unidade exterior e mais 3 unidades interiores.
    Servirá essencialmente para uma sala com 27 m2 e dois quartos com 15 m2 cada.

As minhas principais duvidas são:
    - Possua potência contratada de 3,45Kva, para que potência devo alterar, no sentido de não ter problemas com quebras de energia? Isto porque tendo um frigorifico, arca congeladora, forno e máquina loiça, o quadro aguenta. Se ligar mais a máquina da roupa vai abaixo.

- Quais os BTU que devo ter nas unidades interiores e na exterior? A exterior deverá gerar BTUs para as unidade interiores, certo?

E já agora, na zona da Grande Lisboa / Linha de Sintra recomendam algum local em particular?

Cptos.
  16.  # 640

Colocado por: dialcosiSabendo isto, será mesmo necessário colocar uma que abranja a potência máxima das unidades interiores? Porque se assim for, talvez a opção monosplit seja a única que garanta esse efeito... Mas presumo que isso foi afastado pelo construtor, ao prever a existência de duas máquinas exteriores para um total de 5 interiores (para já não pretendo climatizar os quartos).

Há alguém que possa ajudar nesta questão?

0.1432 seg. NEW