Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: horusEm espaços comerciais, hotéis, hospitais e tantos outros espaços "sociais" o A/C por condutas é das soluções mais usadas
    também porque fazem a renovação do ar interior com ar novo que tem que circular por condutas, obvio que tendo a necessidade de circular ar mesmo sem o climatizar acaba por ser a melhor solução climatizar esse mesmo ar diminuindo o custo de implementação.
  2.  # 2

    Colocado por: Nortenho

    Já no que diz respeito à eficiência energética, aí já tenho algumas reservas pois quer pela especificação das máquinas, quer pela opinião geral de quem instala estes sistemas, quero crer que os sistemas de mural são mais eficientes. Afinal de contas não têm de vencer a pressão estática de uma conduta para a difusão do ar quente.

    Será que as condutas spiro (mais lisas pelo interior) não reduzem substancialmente essa questão? A par de um bom isolamento das condutas e o menor número de "curvas"?

    Colocado por: Nortenho
    O sistema por condutas tem, a meu ver, a vantagem de criar um fluxo de ar mais abrangente, uma vez que a admissão de ar está por norma numa ponta da divisão e a insuflação noutra divisão. Nos A/C de mural imagino que suceda muitas vezes que o aparelho está a sugar o ar que acabou de aquecer / arrefecer.

    Parece uma lei básica da física, mas então como se justifica a sua elevada eficiência?

    Colocado por: Nortenho
    No entanto identifico duas desvantagens consideráveis no sistema por condutas:
    1) o investimento inicial, que será sempre mais caro (penso que mais pela mão de obra a que obriga)
    2) a dificuldade de manutenção e reparação de avarias.

    1) Bem mais caro, por sinal!
    2) Pois, essa questão também me preocupa...
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealves

    ps: um pormenor importante:se tiver que andar a partir tectos para descobrir problemas vai demorara a resolver questões que de outra forma eram quase imediatas, asta pensar que os problemas maiores acontecem no pico da estação estando os profissionais cheios de trabalho, ao chegar a uma instalação que vai ter que andar a partir para simplesmente ver vai complicar e muito.


    Então a solução de "esconder" no topo dos armãrios e a partir de lá aceder às máquinas não é suficiente, é isso?
  4.  # 4

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Devem assim este sistema ser complementado por VMC, certo?
    Tanta conduta ( e €) , chiça...
  5.  # 5

    Colocado por: NortenhoPor aqui decidimos colocar todos os aparelhos interiores (6 máquinas, ligadas a dois multi splits no exterior) ligados 24h por dia, regulados para 20ºC e 21ºC (conforme as divisões), com todas as portas interiores abertas para aquecer toda a casa.

    Comecei por registar um incremento de 10 a 17KWh por dia nos primeiros dias (a 21 de janeiro), mas que estabilizou em 5 a 9 KWh a mais que o consumo normal nos restantes dias.

    Desliguei tudo na passada terça feira e a casa manteve a temperatura completamente estabilizada durante vários dias (pela inércia, imagino eu), mas voltei a ligar tudo na sexta feira e estou agora com mais 12KWh por dia que o normal.
    Por isso, pela minha experiência, na minha casa (que são uns 220m2 de área útil de habitação), depois de estabilizada a temperatura, o acréscimo de energia gasta não deverá ultrapassar os 7 - 8KWh em média por dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui1977,route66por


    Em que zona é a sua casa e que isolamento têm??....tb me parecem consumos bastante baixos para uma área tão grande a climatizar...isto em comparação com outro pessoal que por aqui anda e que tem PRH....
    Concordam com este comentário: horus
  6.  # 6

    Bom dia, tenho uma duvida sobre a etiqueta energetica de um AC. cada equipamento traz uma etiqueta especifica para aquele ID do equipamento ou as que se sacam diretamente do site do fabricante é valida?
  7.  # 7

    @prodrigues2000, zona de Braga. A casa tem ETICS (40 ou 60mm, já não me recordo), blocos térmicos (os "cor de rosa" :) ) e lã mineral em todas as paredes exteriores (com pladur).
    A cobertura também está isolada com um material que creio que é lã mineral, mas "ensanduichado" com algo mais (não sei se é só papel kraft ou se é algo mais do que isso).
  8.  # 8

    Uma pergunta

    Se numa construcao nova com as conductas de um sistema mini split, nao seria mais vantagem ir com um sistema de puxar o ar ?

    Colocado por: ricardo.rodriguesmuito diferente. Usam chillers, filtram e fazem renovação do ar, etc.

    Os sistemas domésticos fazem apenas recirculação do ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:horus
      20210208_113750_resized.jpg
      20210208_113727_resized.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: Aneesh Zutshi

    Comprei recentemente dois multisplits de LG, um com 3 unidades e outro com 2 unidades. Custo total dos equipamentos foi 2400 mais 800 euro de instalação. Estou muito satisfeito. Silencio e com alta efficiencia. Com certa a qualidade de LG e melhor que whirlpool. Whirlpool compra ACs do marca branca da China.


    Quais são os modelos LG que comprou ? Preciso da mesma solução para um apartamento, o meu tem que ser é com unidades de chão
  10.  # 10

    Boa noite,
    Já pesquisei por AC HTW aqui no forum mas pouco encontrei, alguém me pode ajudar acerca desta marca de AC, é um AC fiável, é muito ruidoso, valerá a pena avançar para a compra desta marca ou dentro do preço haverá melhor?
    Preciso de 3 AC no RC e dois no primeiro andar, o que aconselham?
  11.  # 11

    Colocado por: japsobralBoa noite,
    Já pesquisei por AC HTW aqui no forum mas pouco encontrei, alguém me pode ajudar acerca desta marca de AC, é um AC fiável, é muito ruidoso, valerá a pena avançar para a compra desta marca ou dentro do preço haverá melhor?
    Preciso de 3 AC no RC e dois no primeiro andar, o que aconselham?


    Pelo preço não deverá arranjar melhor, mas quando acabar garantia? Peças de substituição? Técnicos que mexam nessa marca..
    Mais vale dar mais um bocado e colocar algum "conhecido" e minimamente decente..
  12.  # 12

    Obrigado por a sua opinião,
    Como são vendidos no Merlin, pensava que eles representavam a marca e havia peças de substituição, sendo como diz, tenho de pensar melhor no que vou fazer.
    Já agora a marca Hisense e Midea são bons, ou também são fracos como os HTW?
  13.  # 13

    Colocado por: Nortenho@prodrigues2000, zona de Braga. A casa tem ETICS (40 ou 60mm, já não me recordo), blocos térmicos (os "cor de rosa" :) ) e lã mineral em todas as paredes exteriores (com pladur).
    A cobertura também está isolada com um material que creio que é lã mineral, mas "ensanduichado" com algo mais (não sei se é só papel kraft ou se é algo mais do que isso).


    Desculpe lá Nortenho...
    Sou preguiçoso e não quero andar à procura de informação:
    Quantas divisões têm?
    Os 220 m2 são a área total climatizada?
    As máquinas são todas de conduta? Consegue-me dizer o modelo?
    Como fez o aquecimento nas Casas de banho?
    Fiquei na dúvida. Qual o consumo aproximado no mês de janeiro? 20Kwh/dia? Só?!?
  14.  # 14

    - Quantas divisões têm?: cozinha e sala em openspace, 3 quartos, 1 escritório, lavandaria

    - Os 220 m2 são a área total climatizada?: os equipamentos estão nas divisões (um na área da sala de estar, outro na área da cozinha, um por cada quarto e um no escritório, mais zonas de circulação que têm algum "desperdício" de área pelo polígono de implantação da casa), mas tenho mantido todas as portas de todas as divisões abertas para climatizar toda a casa, sob pena de perder a eficiência que teria se compartimentasse as divisões. Já agora, são 220m2 assim de cabeça, porque a casa tem 280m2 de implantação (descontei de cabeça o equivalente às paredes e afins).

    - As máquinas são todas de conduta? Consegue-me dizer o modelo? Sim, são todas de conduta, máquinas interiores FDXM (25 ou 35, conforme as divisões sejam maiores ou mais pequenas), ligadas a duas máquinas exteriores 3MXM68.

    - Como fez o aquecimento nas Casas de banho? porta aberta :) , lamentavelmente os WC não tiveram climatização prevista e é precisamente uma das coisas que se pudesse voltar atrás faria de forma diferente, nem que fosse radiante elétrico só para aquele espaço.

    - Fiquei na dúvida. Qual o consumo aproximado no mês de janeiro? 20Kwh/dia? Só?!?: vou tentar perceber o quão para trás tenho em histórico no Home Assistant (que estou a usar para fazer todos os cálculos em função da medição periódica de energia), mas não sei porquê o separador de histórico não me está a deixar visualizar janeiro apesar de saber que tenho lá valores.
    Os 20kWh por dia que eu referi era o consumo normal diário que estava a ter antes de ligar o AC em janeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  15.  # 15

    Colocado por: Nortenhomáquinas interiores FDXM


    Esses FDXM são de baixa pressão estática! Qual o comprimento de cada conduta? A mim não me recomendaram esses para condutas.
    Disseram-me que esses seriam apenas para usar nos locais com saída em frente e aspiração por baixo (ou seja tudo no mesmo local)
  16.  # 16

    Bem, foi o que montaram na minha casa. A conduta mais longa, que será na sala, deve ter uns 3.8m.

    De qualquer modo não me parece que estas máquinas não possam ser usadas com condutas, dado que a documentação técnica delas refere explicitamente a sua utilização com condutas.

    No site:
    "A pressão estática externa média até 40 Pa facilita a utilização da unidade em condutas flexíveis de vários comprimentos"

    https://www.daikin.pt/pt_pt/products/fdxm-f3.html
  17.  # 17

    Colocado por: NortenhoDe qualquer modo não me parece que estas máquinas não possam ser usadas com condutas,


    Pois, já vi que sim.
  18.  # 18

    O consumo de um sistema de ar condicionado deverá consumir mais energia no inverno (a produzir calor) ou no verão (a produzir frio)?

    Pergunto isto porque vou monitorizando o consumo de energia na minha casa e ao usar o ar condicionado nestes dias pareceu-me que estão a consumir mais do que consumiram durante os meses de inverno.
  19.  # 19

    Dependerá da eficiência da máquina e do diferencial de temperatura interior/exterior.
    O resto são números.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  20.  # 20

    No meu caso a máquina exterior é uma Daikin 3MXM68N2V1B emparelhada com duas FDXM35F3V1B e uma FDXM25F3V1B.
    Terei de consultar as tabelas de combinações para perceber o COP, mas assumindo a mesma diferença de temperatura entre o interior e o exterior (seja para cima ou para baixo conforme seja inverno ou verão), o que será de esperar do comportamento do sistema, para as mesmas máquinas interiores ligadas?
 
0.1423 seg. NEW