Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá amigos
    Vou iniciar a construção de uma moradia e preciso de ajuda.

    Com este topico pretendo criar uma "base de dados" com a melhor informação para me ajudar e ajudar quem necessite tanto construtores e clientes que também devem ter conhecimento do processo e obviamente, estar cientes das dificuldades.

    Agradeço a quem queira ajudar construtivamente como diz o tópico:
    Um ambiente mais construtivo no forum: https://forumdacasa.com/?CommentID=1436358

    as respostas "arranje um arquitecto que trata de todo o processo", ou semelhantes, não ajudam em nada. Eu quero tratar do máximo que estiver ao meu alcance e delegar o que seja da responsabilidade de outros profissionais.

    Se procuro ajuda no forum é para estar o melhor preparado e melhor informado para evitar dissabores mais tarde ou ser "apanhado na curva"

    Dito Isto:

    Informação Básica até ao momento:

    Terreno urbano
    Terreno está limpo e plano
    O cliente Não tem projecto
    Tenho Caderneta predial com area de construção

    O que estou a pensar fazer em primeiro lugar:

    1- Arranjar arquitecto (lol) ;) - Para me ajudar a desenvolver o projecto.

    Penso que o pior seja a parte "administrativa" com licenças, autorizações, e todas a burocracias. Sendo o primeiro passo desenvolver o projecto com o arquitecto, penso que vou fazer uma visita à camara municipal para ter uma ideia dos prazos de alvará de construção.

    Da vossa experiência que me podem dizer sobre esta fase inicial?
    O que devo ter em atenção?

    Obrigado e boas Obras!!!
  2.  # 2

    -arranje a certidão da conservatória do registo predial
    -contate um topografo para ter desde já o levantamento topográfico do terreno e poder aferir se a área do mesmo está de acordo em todos os documentos
    -na camara pergunte qual a classificação do solo desse terreno em termos de PDM, quais as condicionantes urbanisticas nesse local e terreno
    -..
    para já pouco mais precisa pois o gabinete de arquitetura que selecionar irá desenvolver e informá-lo de outras premissas associadas ao processo.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, N Miguel Oliveira, Pedro Barradas, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
    • sito
    • 4 outubro 2023

     # 3

    Colocado por: marco1-arranje a certidão da conservatória do registo predial
    -contate um topografo para ter desde já o levantamento topográfico do terreno e poder aferir se a área do mesmo está de acordo em todos os documentos
    -na camara pergunte qual a classificação do solo desse terreno em termos de PDM, quais as condicionantes urbanisticas nesse local e terreno
    -..
    para já pouco mais precisa pois o gabinete de arquitetura que selecionar irá desenvolver e informá-lo de outras premissas associadas ao processo.
    Concordam com este comentário:ADROatelier,N Miguel Oliveira,Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sito


    marco1, essas informações são dadas pela câmara ou temos de pagar para a câmara facultar essa informação sobre um terreno em específico?

    Obrigado
  3.  # 4

    são dadas gratuitamente pela camara, chama-se direito á informação (classificação e condicionantes do terreno)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  4.  # 5

    Para adiantar tempo sugiro que faça um teste à resistência do solo, para ver a que profundidade está o terreno firme.

    Este teste custa algo na ordem de 1000,00€ e pode-lhe poupar umas boas massas e/ou dar-lhe segurança para o seu investimento.

    Na minha zona tenho visto obras com fundações em sapatas isoladas, quando eu fiz o teste e tive de optar por ensoleiramento geral, gastei mais uns 5.000,00€ em betão e aço, mas fico seguro que a casa tem fundações firmes.
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 6

    Colocado por: rpmmsantosPara adiantar tempo sugiro que faça um teste à resistência do solo, para ver a que profundidade está o terreno firme.

    Este teste custa algo na ordem de 1000,00€ e pode-lhe poupar umas boas massas e/ou dar-lhe segurança para o seu investimento.

    Na minha zona tenho visto obras com fundações em sapatas isoladas, quando eu fiz o teste e tive de optar por ensoleiramento geral, gastei mais uns 5.000,00€ em betão e aço, mas fico seguro que a casa tem fundações firmes.
    Concordam com este comentário:DR1982
    e arranjar um engenheiro que leve esse teste em conta.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 7

    Colocado por: sitoou temos de pagar para a câmara facultar essa informação
    se quiser, pode pedir uma certidão de viabilidade construtiva. Essa é paga. Alguns 15€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  7.  # 8

    Colocado por: ricardo.rodriguescertidão de viabilidade construtiva.

    Não conheço isso, conheço:

    Colocado por: marco1direito á informação (classificação e condicionantes do terreno)
  8.  # 9

    A certidão de viabilidade construtiva será semelhante a um PIP?
  9.  # 10

    Colocado por: RuikodeA certidão de viabilidade construtiva
    desconheço essa certidão.

    o que conheço tal como o Pedro é o pedido de informação por vezes chamado de pedido de viabilidade... e existe o PIP que é outra coisa completamente diferente.
  10.  # 11

    Colocado por: ricardo.rodriguescertidão de viabilidade construtiva

    Tb desconheço o real valor disto...
    Uma pesquisa rápida traduziu:
    https://eportugal.gov.pt/empresas/services/balcaodoempreendedor/Licenca.aspx?CodLicenca=555&Parametro=predial
    "Certidão de viabilidade construtiva - Qual a finalidade?
    Serve para apresentar nos registos predial e matricial e para efeito de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
    Atesta a viabilidade da construção e suas condicionantes em determinado terreno."

    Aparentemente há concelhos com mais informações que outros mas de valor real/vinculativo para edificar, só conheço PIP, pedido de informação prévia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    Instrumento muito utilizado quando, por exemplo, num terreno ainda sem construção a Autoridade Tributária está a efectuar o calculo do imposto sobre uma certa área de construção que é muito superior àquela que será, efectivamente, possível de construir face ao PDM.


    Colocado por: gil.alves
    https://eportugal.gov.pt/empresas/services/balcaodoempreendedor/Licenca.aspx?CodLicenca=555&Parametro=predial
    "Certidão de viabilidade construtiva - Qual a finalidade?
    Serve para apresentar nos registos predial e matricial e para efeito de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
    Atesta a viabilidade da construção e suas condicionantes em determinado terreno."

    Concordam com este comentário: Gabinete OP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, gil.alves
  12.  # 13

    Colocado por: gil.alvesTb desconheço o real valor disto..


    Ainda esta semana tive de fazer uma. Terreno com várias construcões que foram entretanto demolidas e as finanças pediram, alem da certidão camarária a atestar que as construções já tinham sido demolidas tb quiseram uma com a capacidade ( viabilidade ) construtiva do terreno. País das burocracias este....
  13.  # 14

    Colocado por: gil.alvesde valor real/vinculativo para edificar, só conheço PIP, pedido de informação prévia.

    A certidão é vinculativa, durante 1 ano.


    Mas o PIP é muito mais... implica um projecto simplificado. É muito mais do que afastamentos, áreas e cércea.

    De qualquer modo, sabendo o que sei hoje, recomendo a todos os que vão comprar terreno, que peçam ao vendedor para apresentar a certidão de viabilidade construtiva.
 
0.0203 seg. NEW