Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite... É a primeira vez que escrevo aqui no forum, ou em qualquer outro para ser sincero. Acompanho algumas discussões à uns meses bôs, sempre com vontade de participar, mas acabo sempre por ficar pela bancada.
    Posto isto, escrevo pois estou na iminência de começar a aventura/guerra que é a aquisição de um terreno + construção de uma moradia terrea t3 com direito a (ilha ou ilhéu, closet, lavandaria e se orcamento assim o permitir garagem para dois carros) o terreno ja esta sinalizado e prestes a assinar o contrato de PCV do mesmo. Tenho uma mediadora de credito que esta a procurar o melhor banco para fazer o credito para a construção. De momento e apenas baseado nos nossos ordenados (meu e da minha companheira) conseguimos no minimo 150mil para a construção... esperamos conseguir um bocadinho mais ja com toda a documentação enviada (a aguardar resposta) à mediadora. Claro que nao podera nem queremos que seja, muito mais, pois nao possuimos orcamento familiar que aguente a prestação todos os meses.
    Estamos tambem ja em conversações com um arquiteto para nos acompanhar em todo este processo.
    Neste momento das mil e uma questões que gostaria de colocar aqui no forum... a mais recente e de bastante relevância, é que em conversa com o arquiteto foi nos dado um orçamento assim muito por alto para o dito Projeto (normal) e um outro que acrescenta (Projeto de execução + acompanhamento da obra - 1dia por semana).
    Projeto Normal = 7mil + iva
    Projeto + Proj. Exec. + Acomp. = 10.5mil + iva
    É normal haver esta distinção de projetos? É um bom preço, dentro dos valores praticados? Faço intenção de ainda esta semana obter outro orcamento de uma arquiteta conhecida.
    Quanto ao orçamento que possuo para a construção, segunda experiencia propria ca do pessoal do forum, acham que é possível sonhar? A moradia andaria na casa dos 130m2 uteis, ou ate menos. Casa pequeninas são mais acolhedoras.

    PS: Antes de mais lamento se fui muito pormenorizado e se me prolonguei e demasia. E confesso que não percebo alguns termos aqui utilizados. Sou leigo nisto da construção civil sou mais de mecânica.

    Obrigado pelo tempo investido ao lerem tudo isto, e fico a aguardar por participações.
  2.  # 2

    é normal e não é caro
    mas...é como os melões ao abrir pode ser bom ou não.
    tem que aferir muitos dados / comparar orçamentos/ propostas e ver bem o seu conteudo, ver o portfolio, ver obra feita se possivel
    analisar qual a equipa de projeto não só da arquitetura mas tambem das especialidades
    enfim tem de sentir alguma confiança nesses interlocutores.
    Concordam com este comentário: Tiagunis4, JoseMBOliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  3.  # 3

    Eu gosto destes que nao percebem nada da poda e depois colocam-se nas mãos de um intermediario de credito.
    Boa sorte.
  4.  # 4

    Colocado por: Tiagunis4Boa noite

    PS: ...E confesso que não percebo alguns termos aqui utilizados. Sou leigo nisto da construção civil sou mais de mecânica.

    class="CommentBodyFooter">

    Ja deu uma ajuda aqui ao lado?
    https://forumdacasa.com/?CommentID=2085987
  5.  # 5

    Colocado por: SirruperEu gosto destes que nao percebem nada da poda e depois colocam-se nas mãos de um intermediario de credito.
    Boa sorte.


    Lamento se é a primeira e unica (espero eu) casa que vou comprar na vida. Se a sua experiencia na poda é digna de fazer um portefólio... os meus parabéns para si.
    Quando não sei, procuro ajuda... e logo que essa ajuda, me faça ficar mais proximo do meu objetivo... porque não?

    Agradeço a quem vier por bem, que sera bem vindo. Agora quando vêm "estes" que nada acrescentam... obrigado, mas não obrigado.
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira
  6.  # 6

    A parte mecânica que falo, não é mecanica automovel. É mais mecânica industrial. Mais especificamente CNC.

    Colocado por: Sirruper

    Ja deu uma ajuda aqui ao lado?
    https://forumdacasa.com/?CommentID=2085987

    A parte mecânica que falo, não é mecanica automovel. É mais mecânica industrial. Mais especificamente CNC.
  7.  # 7

    Colocado por: Tiagunis4Projeto Normal = 7mil + iva
    está dentro do preço, se quiser mais um orçamento tem os meus contactos se clicar no meu nome

    Colocado por: Tiagunis4Projeto + Proj. Exec. + Acomp. = 10.5mil + iva
    esqueça. um projecto de execução mais acompanhamento bem feito atira para entre 15 e 20 mil. o mais certo é nao necessitar de projecto de execução e quanto ao acompanhamento.. nao sei o que significa ao certo pois não é um extra, é uma obrigação dar apoio técnico durante toda a obra. devia estar incluido no preço base.

    se por 'acompanhamento' ele quer dizer fiscalização digo-lhe desde já que em primeiro lugar a ordem dos Arquitectos proibe ao autor de projecto ser fiscal da sua própria obra, e em segundo lugar você fica mais bem servido contratando alguem que nao seja nem da equipa projectista nem 'amigo' do construtor. só assim se pode garantir que trabalhe a seu favor (imagine um árbitro que seja funcionário de uma das equipas.. não vai dar certo pois nao?)

    Colocado por: Tiagunis4acham que é possível sonhar?
    tudo depende daquilo que quer, mas pela minha experiencia, pois sou aqui de perto, com os 150 que já tem mais algum crédito é perfeitamente possível fazer o que pretende.
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemoscom os 150 que já tem mais algum crédito é perfeitamente possível fazer o que pretende


    ele não tem 150k, a banca empresta-lhe até 150k. o que é muito diferente.


    se o custo do terreno e dos projectos não entrar nestes 150k, com alguma ginástica podem conseguir alguma coisa mas tem que começar a ser realista já na fase de projeto e acho os 130m2 uteis um valor exagerado. Porque 130m2 uteis equivale para ai a 160 m2 brutos, mais uma varanda, um terraço ou um alpendre, mais a garagem, etc é sempre a somar e rapidamente chega aos 200m2 de area total. o que para os 150k disponiveis é muita coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  9.  # 9

    Colocado por: Tiagunis4
    se por 'acompanhamento' ele quer dizer fiscalização digo-lhe desde já que em primeiro lugar a ordem dos Arquitectos proibe ao autor de projecto ser fiscal da sua própria obra, e em segundo lugar você fica mais bem servido contratando alguem que nao seja nem da equipa projectista nem 'amigo' do construtor. só assim se pode garantir que trabalhe a seu favor (imagine um árbitro que seja funcionário de uma das equipas.. não vai dar certo pois nao?
    Pois, a ideia com que fiquei... é que como pretendo uma casa modesta, sem grandes "luxos" nem grandes areas... o projeto dito normal seria suficiente. Mas como tenho receio que o orcamento derrape e o nó da corda ao redor do pescoço fique mais apertado... o projeto de execução pareceu me optimo solução para ajudar a que isso não aconteça, ou pelo menos não com tanta probabilidade. Dai a minha duvida.
    Prefiro gastar mais uns €€€ no inicio do que no final andar a tirar a certas coisas para conseguir finalizar.
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemosele não tem 150k, a banca empresta-lhe até 150k. o que é muito diferente.

    De facto a banca empresta os 150k... mas possuo 50k de poupanças, que vou utilizar para projeto, taxas e taxinhas e pagar os 40% do terreno que o banco nao cobre. E pretendo ficar com uns troquinhos para qualquer contratempo.
    Concordam com este comentário: SCosta1973
  11.  # 11

    Se dos 150K ainda vai pagar 60% do terreno, ficando talvez com 120K para construção, faz um T2, com 100m2 brutos e arranjos exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  12.  # 12

    Colocado por: MS_11Se dos 150K ainda vai pagar 60% do terreno, ficando talvez com 120K para construção, faz um T2, com 100m2 brutos e arranjos exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagunis4

    O terreno vai ficar por 60k (100%)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
  13.  # 13

    Colocado por: Tiagunis4O terreno vai ficar por 60k (100%)

    Mais IMT (5 ou 6,5%) e IS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  14.  # 14

    Boa sorte para as próximas décadas da sua vida ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  15.  # 15

    Colocado por: vscfariaBoa sorte para as próximas décadas da sua vida ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagunis4

    Décadas? Pretendo uma casa que ainda possa usufruir em vida! Não tenho pressa de a casa estar terminada... Quero é ter tudo o mais controlada possivel em todo o processo, demore o tempo que demorar. Não pretende construir com material roubado :) Agora decadas... não vamos cair no exagero.
  16.  # 16

    150k (banco) + 50k (capital próprio) = 200k
    200k - 60k (terreno) - 10k (papeladas) = 130k

    penso que é possível, mas com um controlo muito rigoroso.

    fazer uma boa escolha no método construtivo penso que seja a chave para o sucesso (casa com/sem telhado, capoto/isolamento interior, etc). pensar muito bem na climatização ou a maneira de depender o menos possível dela (apostar em bons isolamentos e vãos adequados).

    quanto ao mediador de crédito, eu também utilizei e recomendo. consegui uma boa proposta na altura... só foi pena não ter taxa fixa para construção na CGD e agora pago 8x mais de juros (um completo absurdo).

    se fazer casa há 10 anos era stressante, agora acho que é uma tortura... mas são escolhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  17.  # 17

    Colocado por: Tiagunis4Não tenho pressa de a casa estar terminada... Quero é ter tudo o mais controlada possivel em todo o processo, demore o tempo que demorar. Não pretende construir com material roubado :) Agora decadas... não vamos cair no exagero.


    atenção que o crédito tem um prazo para ser libertado... aconselho a pedir ao banco o máximo possível e utilizar apenas o necessário... as tranches são libertadas por percentagem de obra concluída e pode facilitar a disposição de dinheiro para avançar o máximo possível até solicitar nova avaliação/libertação.

    por exemplo, com a casa 60% contruída:
    se pediu 150k, o banco libertou 90k
    se pediu 180k, o banco libertou 108k --> o importante é saber fechar a torneira nos 150k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagunis4
  18.  # 18

    Colocado por: mafs4960150k (banco) + 50k (capital próprio) = 200k
    200k - 60k (terreno) - 10k (papeladas) = 130k

    penso que é possível, mas com um controlo muito rigoroso.

    fazer uma boa escolha no método construtivo penso que seja a chave para o sucesso (casa com/sem telhado, capoto/isolamento interior, etc). pensar muito bem na climatização ou a maneira de depender o menos possível dela (apostar em bons isolamentos e vãos adequados).

    quanto ao mediador de crédito, eu também utilizei e recomendo. consegui uma boa proposta na altura... só foi pena não ter taxa fixa para construção na CGD e agora pago 8x mais de juros (um completo absurdo).

    se fazer casa há 10 anos era stressante, agora acho que é uma tortura... mas são escolhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagunis4

    Obrigado pelo testemunho e agora coloco-lhe a seguinte questão... Após esse stresse, ainda ca esta para falar sobre essa batalha que travou... hoje em dia não voltaria a fazer o mesmo sabendo ja o resultado final? Ou iria se limitar a pagar mais e a viver numa casa que nao foi pensada por si, nem para si!? Temos que passar por isto se queremos o que queremos mesmo. E basta pensar que será apenas uma vez na vida.
  19.  # 19

    Colocado por: mafs4960agora acho que é uma tortura
    Não tem de ser!...

    Colocado por: Tiagunis4E basta pensar que será apenas uma vez na vida.
    Tiago, não entre com este mojo. Tente dissociar a emoção da razão. O processo é muitas vezes emotivo e leva os DOs a entregar de si próprio e capitais sem muita razão.
    Mantenha os pés na terra e cabeça fria.

    Se puder ajudar tem um email no perfil.
    Abr.
  20.  # 20

    Colocado por: pauloagsantosele não tem 150k, a banca empresta-lhe até 150k. o que é muito diferente.
    tens razão..
 
0.0202 seg. NEW