Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Preciso fazer a ligação de um comutador duplo de entrada de casa, que liga a luz do lado de fora e do hall de entrada. É diferente do que estava instalado e não sei que entradas devo usar. Agradeço, por isso, ajuda.
      P_20230909_134659_vHDR_On.jpg
      P_20230909_134802_vHDR_On.jpg
      P_20230909_134645_vHDR_On.jpg
  2.  # 2

    Quantos interruptores controlam essa lâmpada, mesmo?

    Tem um busca pólos? Sabe para que serve? Sabe o significado das cores desses fios? Sabe desligar esse circuito?

    Se a resposta a alguma das perguntas for "não", chame um electricista. Se for "sim" a todas, pela minha parte cá estarei para ajudar (o número de interruptores é relevante, aguardo).
  3.  # 3

    Colocado por: jorgemlflorencioQuantos interruptores controlam essa lâmpada, mesmo?

    A lampada não controla nenhum interruptor.
  4.  # 4

    Julgo que se percebeu o comentário do user Jorge...
  5.  # 5

    O que tem aí instalado é um comutador de escada duplo.
    E parece que está a ser utilizado 1 parte para comutação, possivelmente de um corredor, e a outra parte está a ser utilizado apenas como interruptor.
  6.  # 6

    Colocado por: nielsky
    A lampada não controla nenhum interruptor.

    Eu não perguntei "Quantos interruptores controla essa lâmpada". Perguntei "Quantos interruptores controlaM essa lâmpada". Aquele "m" devia desfazer quaisquer dúvidas na interpretação da minha pergunta...
  7.  # 7

    Um interruptor controla a luz de fora da entrada de casa e é ponto único, o outro interruptor controla a luz do hall de entrada, com mais 2 interruptores. Um à entrada da sala (que fica a meio do hall) e outro junto à entrada para o corredor que dá acesso aos quartos.
  8.  # 8

    Preto é fase: entra no 2 e shunt para o 5.

    2 castanhos do lado esquerdo: no 1 e no 4.

    1 castanho do lado direito: no 3 ou no 6.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno11
    • Paio
    • 10 outubro 2023

     # 9

    Boas a todos , isto da cor dos fios dos comutadores é complicado
    Tenho uns interruptores comutadores para par trocar, mas o problema é que estes comutadores tem mais de vinte anos, e os eletricistas nessa altura davam-lhe na tola de colocar uns cabos qualquer seja de que cor for, agora vem as complicações, em cada interruptor tenho 3 fios pretos, Agora saber qual liga aonde, o interruptor tem três Bornes L, 1 e 2
    Agora como são todos pretos vão ligar a quais bornes ?
    Obrigado
    • size
    • 11 outubro 2023

     # 10

    Nessa situação, tem que munir-se de um simples busca polos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
    • Paio
    • 11 outubro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: sizeNessa situação, tem que munir-se de um simples busca polos

    Significa que quando o busca polo der sinal nesse cabo esse cabo liga ao L certo?
    E se o busca polo dá sinal em dois cabos (é o que está acontecer )
    Qual liga ao L
  9.  # 12

    O L é o que tiver corrente independentemente da posição do interruptor. Os outros "bornes" desse interruptor só têm corrente quando este "aponta" para lá.

    Mas atenção que isto é no comutador que está do lado do quadro (à esquerda na imagem). Do lado da lâmpada, o L é o que tem sempre corrente quando a lampada está acesa (independentemente da posição do interruptor)...
      309ff1d702969e62f0523a48c5c3fdf6193cffdc.png
    • Paio
    • 11 outubro 2023 editado

     # 13

    Ou seja, o L que tem corrente liga ao interruptor 1 no L este vai alimentar o interruptor
    A fase da lâmpada liga ao L do interruptor 2
    Os outros dois cabos ligam em paralelo entre o interruptor 1 e 2
    É isso?
    • Paio
    • 11 outubro 2023

     # 14

    Fotos do interruptor é complicado saber ligar qual é aonde porque
    Os cabos dos dois interruptores são pretos
    Á uma dica
      E6698F51-79FF-40A5-B33A-DC3BDF26743E.jpeg
    • Paio
    • 11 outubro 2023

     # 15

    .
      BC29B5F0-99B6-45C0-A49D-36D94191AF42.jpeg
  10.  # 16

    Na caixa vêm 2 fios de baixo e 1 de cima.
    • Paio
    • 12 outubro 2023

     # 17

    Colocado por: VarejoteNa caixa vêm 2 fios de baixo e 1 de cima.
    Não reparei bem, mas deve ser
  11.  # 18

    Colocado por: PaioOu seja, o L que tem corrente liga ao interruptor 1 no L este vai alimentar o interruptor
    A fase da lâmpada liga ao L do interruptor 2
    Os outros dois cabos ligam em paralelo entre o interruptor 1 e 2
    É isso?

    Sim, isso mesmo.
 
0.0195 seg. NEW