Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Preciso fazer a ligação de um comutador duplo de entrada de casa, que liga a luz do lado de fora e do hall de entrada. É diferente do que estava instalado e não sei que entradas devo usar. Agradeço, por isso, ajuda.
      P_20230909_134659_vHDR_On.jpg
      P_20230909_134802_vHDR_On.jpg
      P_20230909_134645_vHDR_On.jpg
  2.  # 2

Quantos interruptores controlam essa lâmpada, mesmo?

Tem um busca pólos? Sabe para que serve? Sabe o significado das cores desses fios? Sabe desligar esse circuito?

Se a resposta a alguma das perguntas for "não", chame um electricista. Se for "sim" a todas, pela minha parte cá estarei para ajudar (o número de interruptores é relevante, aguardo).
  3.  # 3

Colocado por: jorgemlflorencioQuantos interruptores controlam essa lâmpada, mesmo?

A lampada não controla nenhum interruptor.
  4.  # 4

Julgo que se percebeu o comentário do user Jorge...
  5.  # 5

O que tem aí instalado é um comutador de escada duplo.
    E parece que está a ser utilizado 1 parte para comutação, possivelmente de um corredor, e a outra parte está a ser utilizado apenas como interruptor.
  6.  # 6

Colocado por: nielsky
    A lampada não controla nenhum interruptor.

Eu não perguntei "Quantos interruptores controla essa lâmpada". Perguntei "Quantos interruptores controlaM essa lâmpada". Aquele "m" devia desfazer quaisquer dúvidas na interpretação da minha pergunta...
  7.  # 7

Um interruptor controla a luz de fora da entrada de casa e é ponto único, o outro interruptor controla a luz do hall de entrada, com mais 2 interruptores. Um à entrada da sala (que fica a meio do hall) e outro junto à entrada para o corredor que dá acesso aos quartos.
  8.  # 8

Preto é fase: entra no 2 e shunt para o 5.

2 castanhos do lado esquerdo: no 1 e no 4.

1 castanho do lado direito: no 3 ou no 6.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno11

0.0078 seg. NEW