Iniciar sessão ou registar-se
    • jose34
    • 10 fevereiro 2010 editado

     # 1

    bom dia forum.
    eu construi uma moradia à pouco, estou na casa à 9 meses, e as paredes interiores foram rebocadas com gesso projectado. tambem tenho aquecimento central e os radiadores. as paredes tambem têm isolamento. mas acontece que de manhã tenho os vidros todos molhados, e tambem já começou a aparecer manchas de bolor nas paredes. o construtor diz que é falta de ventilação, isto no 2º piso, mas acontece que no 1º esta situação não acontece, o que me deixa muitas duvidas, se houver alguem para me esclarecer obrigada
  1.  # 2

    A falta de ventilação é uma das hipóteses.
    Como tem estado frio e de chuva há vários meses, é normal que as pessoas não abram as janelas.
    Além disso, tratando-se de uma casa nova, ainda está a largar a água da construção (rebocos, estuques, pinturas...).

    O bolor é uma planta (transparente) que anda pelo ar. Normalmente vêmo-lo depositado nas paredes, quando já morreu (pintas escuras).
    Deposita nas zonas mais frias da casa (onde melhor se condensam as humidades), e/ou onde o ar está parado (nos tecidos, nos cantos, atrás dos armários...).

    Se isso acontece no 2.ºpiso, será talvez porque utilizam mais o r/c (abrem e fecham mais as janelas e portas, está mais aquecida), OU porque a cobertura do 2.º piso não tem isolamento térmico suficiente.

    Ventile a casa (e/ou compre um desumidificador).

    Nota: este Inverno não está a ser nada normal. Uma amiga minha comentava que, em 15 anos, é a primeira vez que vê MUSGO nas árvores da praceta onde mora (e na face SUL das árvores!).
  2.  # 3

    bom dia

    reparei que tem o mesmo problema na moradia que vendi á mais de 2 anos. digo aos compradores para ventilarem a casa e nao ter 24h o aquecimento ligado.

    não querem saber e dizem que eu tenho de arranjar.

    eles fizeram obras durante 3 meses logo após a escritura e queria saber se perdem a garantia, pois foi toda remodelada por dentro e fora
    •  
      MartaD
    • 12 fevereiro 2010 editado

     # 4

    Colocado por: jose34(...)o construtor diz que é falta de ventilação, (...)

    Colocado por: pedro branco filipedigo aos compradores para ventilarem a casa e nao ter 24h o aquecimento ligado.

    não querem saber e dizem que eu tenho de arranjar.



    Colocado por: Luis K. W.A falta de ventilação é uma das hipóteses.
    Como tem estado frio e de chuva há vários meses, é normal que as pessoas não abram as janelas.


    O que mais me irrita é virem com conversas de falta de ventilação , para justificar os erros de construção. ODEIO isso. E não estou a falar de si, Luís. Mas estou sempre a ouvir essa dos construtores.
    Eu tenho bastantes problemas na minha casa desde madeiras a ficarem pobres, bolor nos armários e WCs, etc, o Luís sabe... e quando a gaja que trabalha na construtora me veio com a falta de ventilação disse-lhe logo:" Não me venha com essa da falta de ventilação" E ela muito prontamente me disse:" Ah mas não estou a dizer que é o seu caso, naquele prédio, mas é o caso de muita gente".

    É que nem tentem mais vir com essa da falta de ventilação para não arranjarem as coisas. Eu devo ser a pessoa que mais areja uma casa, mesmo com frio de rachar, chego a casa e abro as janelas. O roupeiro do quarto já nem o fecho, senão fico com as roupas desgraçadas. Tenho sempre os estores todos abertos, noite e dia, as portas também estão sempre abertas para haver circulação de ar. Não me vale de nada fazer o que faço.
  3.  # 5

    Colocado por: MartaD
    Colocado por: jose34(...)o construtor diz que éfalta de ventilação, (...)

    Colocado por: pedro branco filipedigo aos compradores paraventilarem a casae nao ter 24h o aquecimento ligado.

    não querem saber e dizem que eu tenho de arranjar.



    Colocado por: Luis K. W.Afalta de ventilaçãoé uma das hipóteses.
    Como tem estado frio e de chuva há vários meses, é normal que as pessoas não abram as janelas.


    O que mais me irrita é virem com conversas de falta de ventilação , para justificar os erros de construção. ODEIO isso. E não estou a falar de si, Luís. Mas estou sempre a ouvir essa dos construtores.
    Eu tenho bastantes problemas na minha casa desde madeiras a ficarem pobres, bolor nos armários e WCs, etc, o Luís sabe... e quando a gaja que trabalha na construtora me veio com a falta de ventilação disse-lhe logo:" Não me venha com essa da falta de ventilação" E ela muito prontamente me disse:" Ah mas não estou a dizer que é o seu caso, naquele prédio, mas é o caso de muita gente".

    É que nem tentem mais vir com essa da falta de ventilação para não arranjarem as coisas. Eu devo ser a pessoa que mais areja uma casa, mesmo com frio de rachar, chego a casa e abro as janelas. O roupeiro do quarto já nem o fecho, senão fico com as roupas desgraçadas. Tenho sempre os estores todos abertos, noite e dia, as portas também estão sempre abertas para haver circulação de ar. Não me vale de nada fazer o que faço.


    O Luís tem razão no que diz...
    Em obra nova os procedimentos são assim como disse...
    Após boa ventilação(no Verão)para sacudir as humidades dos materiais;deve-se ter uma cultura de abrir as janelas como diz a Marta,durante as várias estacões,mas apenas quando o céu está limpo(sem nuvens)pois o problema reside na humidade do ar,os materiais a usar em zonas húmidas tais como tipo de madeiras,vidros,janelas,chão etc,devem ter em atenção se são adequadas a essas zonas húmidas,pois podem reagir mal quando a humidade do ar dentro de casa é projectada para todas as superfícies interiores das casas devido à maior temperatura interior que a exterior;por exemplo o estuque projectado na minha opinião é mal adaptado a essas zonas(húmidas)porque esse estuque tem resinas ou componentes que fazem com que as paredes absorvam menos humidade...assim concluo que o melhor estuque para zonas húmidas é o tradicional;muitas vezes o estuque consegue absorver a humidade de tal forma que esta não consegue ficar superficial.o tempo até ficar superficial é o tempo(muitas vezes) com pouco arejamento consegue-se acabar logo com a humidade(bolores)que tanto transtorna,pois estes não têm tempo em se acomular.
  4.  # 6

    A minha casa tem 1 ano e tem imensos problemas de bolor e condensações nos alumínios e água em madeiras...
    E eu bem arejo a casa.
    Que o construtor não me venha com a treta que tenho aquilo naquele estado porque não arejo a casa. Estão todas assim lá no prédio. Não é um caso pontual.
    Isso de arejar nem sempre é a solução. Primeiro têm que meter a mão na consciência e verem a borrada que fizeram na construção e os materiais maus que escolheram.
  5.  # 7

    Colocado por: MartaDA minha casa tem 1 ano e tem imensos problemas de bolor e condensações nos alumínios e água em madeiras...
    E eu bem arejo a casa.
    Que o construtor não me venha com a treta que tenho aquilo naquele estado porque não arejo a casa. Estão todas assim lá no prédio. Não é um caso pontual.
    Isso de arejar nem sempre é a solução. Primeiro têm que meter a mão na consciência e verem a borrada que fizeram na construção e os materiais maus que escolheram.


    Concordo...só pode se os materiais não foram indicados.
  6.  # 8

    Colocado por: MartaDA minha casa tem 1 ano e tem imensos problemas de bolor e condensações nos alumínios e água em madeiras...
    Marta,

    O construtor não lhe meteu a planta (bolor) dentro de casa. Ela entrou sem ser convidada.
    E se ela cresce é porque há condições para isso (humidade).

    Ao fim de um ano ainda é muito cedo para a casa ter libertado toda a água utilizada na construção. Betão, betonilhas, rebocos, estuque e tinta tem uma enorme quantidade de água que não se liberta do dia para a noite.

    Para além disso, de pouco vale arejar a casa quando está a chover. É que o ar que entra (substituindo o que estava dentro de casa) não é mais seco que o que lá estava.

    Quando as casas são recentes (e não há fugas de água, nem infiltrações), e com este Inverno prolongado, a única solução é mesmo:
    . ventilar - mas esta não está a ser uma boa opção
    . desumidificar
    . (e aquecer).

    O Jorge Rocha tem razão em relação à massa de estuque (de projectar) que agora se usa. Eu comecei a utilizá-la lá para 1985, e notei logo a diferença.
    Se, por um lado, tem muito maior resistência mecânica (às pancadas) - e é muito mais rápida de aplicar, porque vai directamente em cima do tijolo, sem reboco nem «esboço» - por outro lado absorve muito menos humidade que está em excesso no ar.

    Mas nunca vi um projecto que especificasse «reboco, emboço e estuque tradicional»...
    «Antigamente» - quando eu comecei - as pessoas iam viver para as casas novas com as paredes APENAS estucadas, e ainda sem pintura (para facilitar a secagem). Hoje têm muita pressa... e é nisto que dá.
  7.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: MartaDA minha casatem 1 anoe tem imensos problemas de bolor e condensações nos alumínios e água em madeiras...
    Marta,

    O construtor não lhe meteu a planta (bolor) dentro de casa. Ela entrou sem ser convidada.
    E se ela cresce é porque há condições para isso (humidade).

    Ao fim de um ano ainda é muito cedo para a casa ter libertado toda a água utilizada na construção. Betão, betonilhas, rebocos, estuque e tinta tem uma enorme quantidade de água que não se liberta do dia para a noite.

    Para além disso, de pouco vale arejar a casa quando está a chover. É que o ar que entra (substituindo o que estava dentro de casa) não é mais seco que o que lá estava.

    Quando as casas são recentes (e não há fugas de água, nem infiltrações), e com este Inverno prolongado, a única solução é mesmo:
    . ventilar - mas esta não está a ser uma boa opção
    . desumidificar
    . (e aquecer).

    O Jorge Rocha tem razão em relação à massa de estuque (de projectar) que agora se usa. Eu comecei a utilizá-la lá para 1985, e notei logo a diferença.
    Se, por um lado, tem muito maior resistência mecânica (às pancadas) - e é muito mais rápida de aplicar, porque vai directamente em cima do tijolo, sem reboco nem «esboço» - por outro lado absorve muito menos humidade que está em excesso no ar.

    Mas nunca vi um projecto que especificasse «reboco, emboço e estuque tradicional»...
    «Antigamente» - quando eu comecei - as pessoas iam viver para as casas novas com as paredes APENAS estucadas, e ainda sem pintura (para facilitar a secagem). Hoje têm muita pressa... e é nisto que dá.


    Luís...
    Também estou absolutamente de acordo consigo.
    •  
      MartaD
    • 12 fevereiro 2010 editado

     # 10

    Jorge Rocha, já são várias pessoas de empresas fornecedoras que me dizem que a construção do prédio foi toda feita à pressa sem sequer deixarem secar os materiais. E que os alumínios são mesmo dos mais fraquinhos, ficam todos molhados, quer estejam as divisões aquecidas ou ao natural. Escorrem água que é uma coisa parva, indo manchar os aglomerados e o chão. E depois fico com água acumulada na calha , o que também é giro.

    Luís, obviamente que em dias de chuva não posso abrir as janelas pois tenho janelas até ao chão e ia-me entrar água para dentro. E não tem muita lógica abrir as janelas quando lá fora está muito húmido. Ainda me entra mais humidade para casa.
    O certo é que me farto de arejar a casa. E eu que nem gosto de portas fechadas, tenho-as sempre abertas, fazendo assim correntes de ar (não sei o que é pior para a saúde, ter humidade em casa ou levar com correntes de ar).
    vou tentar o desumidificador, já estou para comprar um há tempos.
    Realmente ter humidade e bolor em casa é do pior que pode haver, principalmente para mim que sou alérgica à humidade.

    O construtor não me meteu a planta lá em casa mas meteu-me a humidade, logo, é culpa dele. E der por onde der, vai ter que substituir tudo que se estragou, mais os alumínios da treta que lá meteu. Diz ele que está a tentar arranjar uma solução para toda a gente que está com este problema. Ou seja, todos dos blocos.
  8.  # 11

    Colocado por: MartaDO construtor (...) Diz ele que está a tentar arranjar uma solução para toda a gente que está com este problema. Ou seja, todos dos blocos.

    Ele vai meter uma cunha ao São Pedro, e mandar vir a Primavera?!?
    Aleluia!
  9.  # 12

    Oh Luís, não é bem isso. Espero que ele esteja a pensar trocar os alumínios para uns melhores eheheh, ia ajudar muito. Ou então é conversa fiada para ganhar mais tempo. Com esta gente só pressionando a toda a hora. E não há cá simpatias para ninguém.
  10.  # 13

    Colocado por: MartaDOh Luís, não é bem isso. Espero que ele esteja a pensar trocar os alumínios para uns melhores eheheh, ia ajudar muito. Ou então é conversa fiada para ganhar mais tempo. Com esta gente só pressionando a toda a hora. E não há cá simpatias para ninguém.


    Por acaso tem estores?
  11.  # 14

    boas

    sei que os construtores tem má fama, mas todas as moradias que fiz até hoje só aquela me tem dado problemas, e nas restantes, todos os problemas sao resolvidos por mim no espaço de dias, e os compradores seguem os meus conselhos quando tem incertezas nos equipamentos e modo de utilizaçao, quer dos portoes, janelas, pavimento radiante, ac, etc

    Mas repare sr. LUIS. se ficar dentro do seu carro, fechado, durante 24h o que sucede? irá abrir as janelas?

    a compradora efectuou obras totais de remodelaçao a seu gosto, logo após a escritura e eu não sei o que ela modificou, mas sei o que causou. tapou todos os sistemas de ventilaçao criados por mim, isolando completamente a casa.

    até colocou ac com desumificador e só agora é que o utiliza, notando de imediato resultados, mas como sou boa pessoa, vou agora pedir uma inspeçcao ao ISQ para medir a qualidade térmica e ar. SÓ para provar que a má utilizaçao é feita por ela.

    repare que construo casas de 500.000 para cima e este tipo de clientes não gosta quando algo não funciona a seu gosto, portanto uma mediaçao saudável entre nós é sempre importante.

    posso lhe dar um exemplo de uma moradia que vendi em dezembro e ainda hoje fui ter com os compradores para lhes ensinar a controlar o aquecimento e regular o frigorifico americano.

    para acabar e agradecer a todos os participantes digo,desde setembro de 2008 que o mercado da construçao parou, e só o que tem qualidade se vende.na minha zona de construçao, cascais, podemos ter casas na mesma rua exactamente iguais por fora, mas diferentes por dentro com uma diferença de valores acima dos 100.000 ou 200.000. e a que é vendida é a mais cara.
  12.  # 15

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: MartaDOh Luís, não é bem isso. Espero que ele esteja a pensar trocar os alumínios para uns melhores eheheh, ia ajudar muito. Ou então é conversa fiada para ganhar mais tempo. Com esta gente só pressionando a toda a hora. E não há cá simpatias para ninguém.


    Por acaso tem estores?


    Estores eléctricos. Qual a razão da pergunta?
    No outro dia até espreitei para a caixa dos estores, consigo tirar perfeitamente a madeira de cima, da moldura da janela, e fico com tudo à vista, maravilha.
  13.  # 16

    A cobetura da casa tem telhas ou terraço.

    Que tipo de isolamento e impermeabilização foi utilizado?
  14.  # 17

    no meu caso o 1º piso tem pouca utilização, é mais no 2º, onde aparece o bolor. e se utilizar o desumificador não vou ficar com o tecto preto? obrigada
  15.  # 18

    Colocado por: jose34(...). e se utilizar o desumificador não vou ficar com o tecto preto? obrigada
    Não percebo a questão.

    Ao utilizar o desumidificador, porque é que o tecto ficaria preto?

    O desumidificador retira água do ar.
    Se houver menos humidade, o bolor desenvolve-se menos e, consequentemente, haverá menos bolor a fazer pintinhas escuras.
  16.  # 19

    porque eu vivia numa casa que tinha acabamentos tradicionais, massas finas e pintura por cima, e a partir do momento que liguei o desumificador, o tecto e paredes começaram a ficar cheias de manchas pretas, agora tenho gesso projectado e como a casa é nova tenho medo de ficar igual. e tambem uma colega minha que tem casa à 5 anos feita pelo mesmo construtor e ligava o desumificador e ficou com os tectos pretos.
  17.  # 20

    Colocado por: jose34porque eu vivia numa casa que tinha acabamentos tradicionais, massas finas e pintura por cima, e a partir do momento que liguei o desumificador, o tecto e paredes começaram a ficar cheias de manchas pretas, agora tenho gesso projectado e como a casa é nova tenho medo de ficar igual. e tambem uma colega minha que tem casa à 5 anos feita pelo mesmo construtor e ligava o desumificador e ficou com os tectos pretos.
    E ligou o desumidificador porquê?
    Porque sentia o excesso de humidade no ar? :-)

    Nesse caso, é provável que já houvesse bolor a crescer desmesuradamente, não é verdade?

    O bolor é quase transparente e anda pelo ar. Quando morre, ficam as pintinhas.

    Provavelmente essas pintinhas pretas apareceram porque o bolor que JÁ lá estava, VIVO, a crescer colado ao estuque, e MORREU.

    Não foi o desumidificador que fez aparecer as pintas pretas. Foi o tempo (o bolor iria morrer com ou sem desumidificador). O que pode ter acontecido é que o ar mais seco (apenas) acelerou o processo.

    Edit.: PS: mas também impediu que a praga se propagasse.
 
0.0247 seg. NEW