Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

14 cm de espessura são suficientes para a instalação de piso radiante e pavimento com madeira maciça?
  2.  # 2

Tem 14 cm de altura de trabalho disponível? Que tipo de piso radiante quer instalar (hidráulico ou elétrico, clássico com betonilha ou de tipo seco)?

Atenção ao escolher o piso em madeira maciça, visto nem todos os tipos de pavimentos em madeira serem compatíveis com o piso radiante e a madeira ter per se uma condutividade térmica baixa.
  3.  # 3

João

já vi pelo outro topico que vai ter piso a piso 3 m, e no rc até á laje 2.65, parece-me que é um pouco á pele 14 cm pois há sempre alguma coisa ( eletricidade por exemplo) a passar por baixo do piso radiante embebido na betonilha de enchimento.
    mas se está a falar de 14 cm só mesmo para piso radiante e pavimento de madeira, chega.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

Colocado por: marco1João

já vi pelo outro topico que vai ter piso a piso 3 m, e no rc até á laje 2.65, parece-me que é um pouco á pele 14 cm pois há sempre alguma coisa ( eletricidade por exemplo) a passar por baixo do piso radiante embebido na betonilha de enchimento.
    mas se está a falar de 14 cm só mesmo para piso radiante e pavimento de madeira, chega.
    Concordam com este comentário:nunogouveia

Sim, piso a piso serão 3 m e teremos de salvaguardar 15 cm para o teto falso e 2,4 m para o pé-direito. A laje de pedreiro terá 30 cm. Portanto, resta-me 15 cm para betonilha de enchimento, piso radiante e acabamentos (madeira maciça). Eu disse 14 para lhe dar 1 cm de margem de erro.

Mas cablagem e tubagem serão colocados dentro do teto falso.
  5.  # 5

Colocado por: OliveiroS/NTem 14 cm de altura de trabalho disponível? Que tipo de piso radiante quer instalar (hidráulico ou elétrico, clássico com betonilha ou de tipo seco)?

Atenção ao escolher o piso em madeira maciça, visto nem todos os tipos de pavimentos em madeira serem compatíveis com o piso radiante e a madeira ter per se uma condutividade térmica baixa.

Hidráulico.

É verdade que a madeira tem baixa condutividade térmica mas uma vez atingido a temperatura pretendida, fica constante. Demora só um pouco mais a aquecer na primeira vez. Pelo menos é o feedback que tenho de quem tem esta configuração.

Não sabia que nem todos os tipos de pavimentos em madeira são compatíveis.
  6.  # 6

15 cm para teto falso é pouco, praticamente não iria dar para passar mais do que uma rede, esgotos, etc...mais uns focos, e nem tudo anda no teto falso, a primeira betonilha de enchimento por cima da laje deve acomodar alguma rede.
    30 cm para laje acho muito, bolas mesmo que seja em laje de vigotas e abobadilha 30 é muito.
    quanto ao pe direito livre aposte em 2.50 para cima pois 2.40 poderá dar uma sensação esquisita dependendo do tamanho e configuração das divisões.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 7

Um emperteiro disse-me que 15 cm poderiam chegar mas irá depender dos cruzamentos e que posso precisar de mais 2 ou 3 cm em certo pontos. Disse que o ideal seriam 20 cm. Mas se assim for só me restam 10 para betonilha de enchimento, piso radiante e acabamentos (madeira maciça).

2.5 nestas condições, parece estar fora de questão.

No projeto de estabilidade o que está indicado é laje aligeirada Inorbel/Solcer de 30 cm de altura. Suponho que os 30 cm sejam só para a parte estrutural. Já questionei o meu arquiteto (costuma dar uns bitaites neste forum) sobre todas estas questões mas ele parece perceber menos que eu. Aliás, existe inconformidade entre o projeto de estabilidade e o de arquitetura. E eu é que ando a tentar resolver todas estas incongruências.

Um conselho a qualquer pessoa que esteja a pensar meter-se nestes trabalhos: escolham bem o arquiteto.
  8.  # 8

Colocado por: JoaoAdamastor2.5 nestas condições, parece estar fora de questão.

Mas a obra já está estruturada?
    Ou seja, as vigas e teto estão feitas?
  9.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Mas a obra já está estruturada?
    Ou seja, as vigas e teto estão feitas?

Não, está tudo aprovado e pronto a construir. De acordo com o que está projetado, como consigo 2.5?

Laje: 0.3 m
    Piso Radiante: 0.08 m
    Teto falso: 0.2 m (o ideal)
    Pé-direito: 2.5 m

Ultrapassa os 3 metros (que está projetado) e sem enchimentos e acabamentos.
  10.  # 10

Colocado por: JoaoAdamastorNão, está tudo aprovado e pronto a construir.

É uma moradia em banda?
    Tem alinhamento de cérceas ou soleiras que tenha que garantir com as casas confinantes?
  11.  # 11

É uma moradia em banda?
    Tem alinhamento de cérceas ou soleiras que tenha que garantir com as casas confinantes?

Não é em banda, mas faz parte de um loteamento e tem de respeitar cotas.

Talvez haja alguma margem na cobertura, mas isso envolve aditamentos, o pagamento do equivalente a um projeto novo e mais atrasos.

Tudo isto teria sido evitado se o meu arquiteto tivesse sido capaz de fazer as coisas em condições.
  12.  # 12

Colocado por: JoaoAdamastorTalvez haja alguma margem na cobertura, mas isso envolve aditamentos,

Só se o Diretor de fiscalização e o Diretor técnico forem uns mete nojo.
    Pelo que percebo estão em causa 5 ou 10cm.
    Será que se a cércea subir isso alguém vai implicar?
    Com sorte as platibandas até comportam essa subida sem mexer na cércea.
    Quem é o seu diretor de fiscalização?
  13.  # 13

o seu projeto de estruturas suscita duvidas, 30 cm de laje acho muito e algo pesadão para uma casa com divisões de dimensões correntes.
    regra geral já não preconizo nada inferior a 3.1 piso a piso e considerando que a laje em si terá no máximo 20 cm seja maciça seja aligeirada
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 14

Colocado por: marco1o seu projeto de estruturas suscita duvidas, 30 cm de laje ach

Deve estar a contar com o isolamento acima da laje? parece ser de rc?
  15.  # 15

Colocado por: zedasilvaAinda não falei com o diretor de fiscalização sobre este assunto (a obra ainda não arrancou).

O arquiteto implica com tudo... Depois de ele me ter dito o preço que ele cobra por um aditamento percebi porquê.

Ainda não falei com o diretor de fiscalização sobre este assunto (a obra ainda não arrancou).

O arquiteto implica com tudo... Depois de ele me ter dito o preço que ele cobra por um aditamento percebi porquê.
  16.  # 16

Colocado por: JoaoAdamastorAinda não falei com o diretor de fiscalização sobre este assunto

Então antes de começar a stressar deveria ter falado com ele.

Colocado por: JoaoAdamastorO arquiteto implica com tudo..

Colocado por: JoaoAdamastoro meu arquiteto (costuma dar uns bitaites neste forum)

Ou seja, ele já está a par de tudo.
    A coisa tem tudo para dar fezes
  17.  # 17

Colocado por: NTORION
    Deve estar a contar com o isolamento acima da laje? parece ser de rc?

Tenho 3 lajes para 3 pisos, todas com 30 cm.

Mas vou questionar o Eng Civil.
  18.  # 18

Colocado por: JoaoAdamastorMas vou questionar o Eng Civil.

Vai questionar o quê?
    O que for está perfeitamente definido no projeto. Mesmo que esteja sobredimensionado acha que o técnico vai assumir?
    Apenas vai criar atritos e areia na engrenagem.
    Não se caçam moscas com vinagre ...
  19.  # 19

Então antes de começar a stressar deveria ter falado com ele.

Ou seja, ele já está a par de tudo.
    A coisa tem tudo para dar fezes

Ele está a par de toda a trapalhada. Infelizmente ele não me apresenta respostas e soluções. E este é só um dos vários problemas que tenho nos projetos.
  20.  # 20

Colocado por: JoaoAdamastoreste é só um dos vários problemas que tenho nos projetos.

Colocado por: JoaoAdamastorInfelizmente ele não me apresenta respostas e soluções.

E já equacionou contratar uma revisão aos projetos?
    Se houver evidencias de negligência grosseira pode ser imputar os custos da reparação aos técnicos, para isso servem os seguros de responsabilidade civil.

0.0233 seg. NEW